Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 50 MB

    Amigos, há um tempo atras fiz um enlace para poder passar 50MB em uma distancia de 3,7 km com visada. Comprei dois Nanobridge de 22dbi, só obtive 35MB.

    O que eu utilizo para poder receber os 50MB?

    Rocket? Qual?
    Antena Disco? Qual?
    Mikrotik?

    Gostaria das melhor opção custo x benefício, que não seja uma fortuna!!

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por condenet Ver Post
    Amigos, há um tempo atras fiz um enlace para poder passar 50MB em uma distancia de 3,7 km com visada. Comprei dois Nanobridge de 22dbi, só obtive 35MB.

    O que eu utilizo para poder receber os 50MB?

    Rocket? Qual?
    Antena Disco? Qual?
    Mikrotik?

    Gostaria das melhor opção custo x benefício, que não seja uma fortuna!!

    Obrigado!
    Cara muito perto esse seu elance acredito com sxt bem configurada você passa isso tranquilo, ou voce usa rocket disc de 30 com apc 5 m da intelbras com certeza vc não vai se decepcionar.
    Tem uma antena que o pessoal que falando bem tambem é a 2flex, boa sorte nessa sua empreitada.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Tente fazer um alinhamento fino da nanobridge, mude as frequências em 20, 30 e 40mhz e VA alterando os canais. Se mesmo assim não der as antenas 2flex são ótimas, homologadas e mais baratas que dish ubnt, ai VC pode usar APC 5M, rocket m5 ou 912 MK que tem que passar acima dos 50mb que precisa.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Tente fazer um alinhamento fino da nanobridge, mude as frequências em 20, 30 e 40mhz e VA alterando os canais. Se mesmo assim não der as antenas 2flex são ótimas, homologadas e mais baratas que dish ubnt, ai VC pode usar APC 5M, rocket m5 ou 912 MK que tem que passar acima dos 50mb que precisa.
    Onde encontro essas antenas 2 Flex? com um bom preço e APC 5M?

    E uma coisa, eu sou iniciante, fiz um enlace e tal, entendo algumas coisas, mas assim para este enlace precisarei das duas antenas e dois APC 5M, certo? precisarei de mais algo? algum cabo pig tail? no APC 5m tem duas saidas na parte de cima usarei as duas na antena?
    São dúvidas que gostaria de tira-las...
    Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    cara eu fiz um enlace passando 50 mb com 2 nano de 25dbi com uma distancia de 2km passou tranquilo e nem ficotao alinhada as antenas dando -49 qual a tua localidade que vc quer passar isso ?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    cara eu fiz um enlace passando 50 mb com 2 nano de 25dbi com uma distancia de 2km passou tranquilo e nem ficotao alinhada as antenas dando -49 qual a tua localidade que vc quer passar isso ?
    Amigo criei um tópico a um tempo atras e tem umas fotos do enlace. dá uma sacada: https://under-linux.org/showthread.php?t=164444

    e minha localização é Paulista-Pernambuco!!

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    é necessário passar 50 megas nesse enlace?
    Qual a latência desejada?

    Se usar Rocket, a Antena vai ter uma potencia muito grande para uma distancia muito pequena... a menos que use o Rocket com outra antena sem ser a Rocket Disk.

    Minha sugestão é fechar dois enlaces com Nano Bridge e colocar uma RB de cada lado para fazer bonding dos enlaces.
    Se cada enlace passar 35Mega, a RB irá cuidar de fazer a soma desses dois enlaces, então você teria 70 megas facilzinho do outro lado.
    Sem contar que teria redundância (caso um enlace pare, o outro segura)... e ainda teria uma latência muitoooo baixa (mais baixo até que com Rocket ou Mikrotik).

    O custo disso ficaria = ou próximo ao que gastaria com um unico enlace de Rocket + Rocket Disk.


    PS: cuidado com os canais utilizados em 5Ghz, nem todos estão disponível para uso.
    E alguns exigem alguns cuidados com potencia, etc...
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    é necessário passar 50 megas nesse enlace?
    Qual a latência desejada?

    Se usar Rocket, a Antena vai ter uma potencia muito grande para uma distancia muito pequena... a menos que use o Rocket com outra antena sem ser a Rocket Disk.

    Minha sugestão é fechar dois enlaces com Nano Bridge e colocar uma RB de cada lado para fazer bonding dos enlaces.
    Se cada enlace passar 35Mega, a RB irá cuidar de fazer a soma desses dois enlaces, então você teria 70 megas facilzinho do outro lado.
    Sem contar que teria redundância (caso um enlace pare, o outro segura)... e ainda teria uma latência muitoooo baixa (mais baixo até que com Rocket ou Mikrotik).

    O custo disso ficaria = ou próximo ao que gastaria com um unico enlace de Rocket + Rocket Disk.


    PS: cuidado com os canais utilizados em 5Ghz, nem todos estão disponível para uso.
    E alguns exigem alguns cuidados com potencia, etc...
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    OK amigo é disso que eu preciso pessoas amigos para me ajudar nessa tarefa.

    Agora, qual RB vc me indica e como faz essas configurações de bonding.
    Assim eu tenho um link de 50MB na cidade vizinha, pois na minha cidade não possui, quando fiz um enlace, fazendo teste as vezes dava 40MB, mas agora é sempre nesta entre 30 e 40MB.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    meu enlace foi de arthur 2 pra caetes III e conseguir passar os 50 numa boa

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    meu enlace foi de arthur 2 pra caetes III e conseguir passar os 50 numa boa
    pois é o meu tambem de arthur 2 para o centro aki de abreu proximo a mickey.

    como está suas configurações ??

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    cara eu fiz um enlace passando 50 mb com 2 nano de 25dbi com uma distancia de 2km passou tranquilo e nem ficotao alinhada as antenas dando -49 qual a tua localidade que vc quer passar isso ?
    Nessa distancia tenho nanobridge de 22dbi dando 70 half

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Nessa distancia tenho nanobridge de 22dbi dando 70 half
    Cara hoje mudei canais, baixei potencia, e nada não passa mais do que 35MB!!

    Idéias???

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Tente deixar o CCQ acima de 95% e o datarates entre MCs 14 e 15 que terá sucesso no enlace. Como conseguir? Ajustando alinhamento, potência e canal.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Tente deixar o CCQ acima de 95% e o datarates entre MCs 14 e 15 que terá sucesso no enlace. Como conseguir? Ajustando alinhamento, potência e canal.
    "Ajustar o alinhamento" significa alguma confiig? Ou é em realação a só Potência e Canal?

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Alinhamento físico mesmo. Nem sempre o melhor sinal quer dizer a melhor perfomace. É um trabalho demorado, ajustando e testando. Fique sempre atento ao CCQ quanto maior melhor.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    velhoa que manda ta como acess point wds ativado e a outra com station com alguns ajustana distancia canal auto 20/40 em modo bridge so isso nem tente com a de 22 dbi que nao vai passar pois e muita poluiçao

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    velhoa que manda ta como acess point wds ativado e a outra com station com alguns ajustana distancia canal auto 20/40 em modo bridge so isso nem tente com a de 22 dbi que nao vai passar pois e muita poluiçao
    A de 22dbi nao vai passar 50 Mb?? as suas são de 25??

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    velhoa que manda ta como acess point wds ativado e a outra com station com alguns ajustana distancia canal auto 20/40 em modo bridge 30m2.sso nem tente com a de 22 dbi que nao vai passar pois e muita poluiçao
    Esse eeexemplo que falei de 70half esta ligando minha sede ate uma laje que tem minha torre e mais 4 torres de concorrentes, deve ter umas 25 antenas numa laje de 30m2. Tente estabilizar o link indo diminuindo o datarates ate o CCQ chegar próximo de 100%

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	90,7 KB
ID:      	49929Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         throughput.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	81,8 KB
ID:      	49930

    Estou postando só pra vc ver o que tem em um enlace meu...os equipamentos sao: APC 5M e antenas Ubiquiti de 34DB...

    se ajudar em algo ta ai pra vc ver...distancia de 33,7km...visada limpa...

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 50 MB

    Citação Postado originalmente por italope Ver Post
    velhoa que manda ta como acess point wds ativado e a outra com station com alguns ajustana distancia canal auto 20/40 em modo bridge so isso nem tente com a de 22 dbi que nao vai passar pois e muita poluiçao
    Discordo...
    Para essa distancia, a de 22dBi é ideal.

    Citação Postado originalmente por condenet Ver Post
    Cara hoje mudei canais, baixei potencia, e nada não passa mais do que 35MB!!

    Idéias???
    Posta ai print da tela de configuração e da tela main.
    Para vermos sua configuração e o nível de sinal, ccq, etc...