+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    ola, boa noite caros colegas, gostaria de ajuda de voces, tenho um provedor e atualmente trabalho com 2.4ghz e estou infrentando varios problemas com interferencias e varios outros fatores. quero a ajuda de voces, para a escolha dos melhores aparelhos 5.8ghz. fico grato pelas dicas.

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    os equipamentos vão depender de alguns fatores.
    se os equipamentos são instalados em comodato, se tem dinheiro para investir.

  3. #3

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Já que vai iniciar no 5.8, não é somente com o equipamento que tem que tomar cuidado, mas também com outros detalhes.
    Até porque, nem todos os canais do 5Ghz estão disponíveis para uso, e muitos que estão precisam de cuidados especiais quanto a potencia, ativação do DFS, etc...

    Dá uma olhadinha nesse topico: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  4. #4

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    bom dia AndrioPJ, muito obrigado pela dica, muito bom parabens. em relaçao a os aparelhos estava pensando em adquirir 4 setoriais da computech, nela tem como colocar rockt m5, ou rb. se vc tem algum conhecimentos com esses paineis, me diz se sao bons. estou iniciando em 5ghz e quero iniciar com qualidade de forma correta.


  5. #5

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por subnet Ver Post
    bom dia AndrioPJ, muito obrigado pela dica, muito bom parabens. em relaçao a os aparelhos estava pensando em adquirir 4 setoriais da computech, nela tem como colocar rockt m5, ou rb. se vc tem algum conhecimentos com esses paineis, me diz se sao bons. estou iniciando em 5ghz e quero iniciar com qualidade de forma correta.

    Eu não tive boas experiencias com os equipamentos da computech, na verdade, não somente eu.
    Mas já vi relatos de pessoas que afirmaram estarem satisfeitos.
    então, eu diria que depende do caso.

  6. #6
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Eu ja comprei e testei quase todos modelos de antena e radome shild que a computech vende, a unica coisa que é muito bom e acredito que não tenha nada com a mesma qualidade do deles é os painel setorial 5.8 90 graus, usava basestation ubiquiti e quando troquei vi uma diferença tremenda na qualidade..
    Já as antenas disco da computech tive um desempenho muito muito ruim com elas, a latencia sobe sem mais sem menos, troquei de antena usando o mesmo radio e ficou tudo normal, os shild e radome deles que vai no nanobridge vi bem pouca diferença na qualidade, já na rocket dish tive um resultado muito bom realmente funciona.

    Só que agora com a ALGCOM fabricando a antena ja com o shild e radome direto na antena "sem gambiarra” não vejo mais motivo para comprar shild e radome para por em rocket dish já que sai até mais caro e a qualidade não fica a mesma.

  7. #7

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Eu não tive boas experiencias com os equipamentos da computech, na verdade, não somente eu.
    Mas já vi relatos de pessoas que afirmaram estarem satisfeitos.
    então, eu diria que depende do caso.
    atualmente quais sao os equipamentos que voce trabalha em 5 ghz.

  8. #8

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Eu ja comprei e testei quase todos modelos de antena e radome shild que a computech vende, a unica coisa que é muito bom e acredito que não tenha nada com a mesma qualidade do deles é os painel setorial 5.8 90 graus, usava basestation ubiquiti e quando troquei vi uma diferença tremenda na qualidade..
    Já as antenas disco da computech tive um desempenho muito muito ruim com elas, a latencia sobe sem mais sem menos, troquei de antena usando o mesmo radio e ficou tudo normal, os shild e radome deles que vai no nanobridge vi bem pouca diferença na qualidade, já na rocket dish tive um resultado muito bom realmente funciona.

    Só que agora com a ALGCOM fabricando a antena ja com o shild e radome direto na antena "sem gambiarra” não vejo mais motivo para comprar shild e radome para por em rocket dish já que sai até mais caro e a qualidade não fica a mesma.

    boa tarde muito obrigado por esta tirando minhas duvidas. eu estava pensando em adquirir esta da computech. Antena Xwave 5817SDP - Painel Setorial 5 GHz 90º - Polarização Dupla


  9. #9

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por subnet Ver Post
    ola, boa noite caros colegas, gostaria de ajuda de voces, tenho um provedor e atualmente trabalho com 2.4ghz e estou infrentando varios problemas com interferencias e varios outros fatores. quero a ajuda de voces, para a escolha dos melhores aparelhos 5.8ghz. fico grato pelas dicas.
    Bom dia! Trabalhe com Intelbrás, APC 5M 90 na base e WOM 5000 no cliente até 2Km. Produto nacional, com garantia, suporte, assistência técnica, troca expressa, etc. São muitos os benefícios. Qualidade comprovada por vários profissionais do mercado. Podemos auxiliá-lo na homologação dos produtos, para que ninguém saia no prejuízo.

    Somos uma das 3 maiores distribuidoras de Intelbrás do Brasil. Distribuimos produtos das linhas de Network, CFTV e Telecom.
    Na linha de Network temos rádios, switchs, roteadores, etc.
    Aqui nós temos bom preço, na maioria das vezes pronta entrega e ótimo atendimento.

    Daniel Gaba - 11 2147 3295

    Nome:      LOGO PLANTEC DISTR.jpg
Visitas:     182
Tamanho:  12,0 KB
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         datasheet_WISP+ APC 5M 90° 5Ghz MIMO 18dbi.pdf
Visualizações:	87
Tamanho: 	526,7 KB
ID:      	49934
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         datasheet_WISP WOM 5000 5Ghz SISO 12dbi.pdf
Visualizações:	78
Tamanho: 	962,2 KB
ID:      	49935

  10. #10
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    trabalhar com alcance máximo de 2km é fogo.. aja pop pela cidade.

  11. #11

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    trabalhar com alcance máximo de 2km é fogo.. aja pop pela cidade.
    2Km é a média de atuação. Existem cases de até 4Km com esse modelo.
    Para maiores distâncias e maior tráfego, existe a APC 5M 18, que serve tanto como cliente quanto para ponto a ponto. Roda até 8Km da base.
    Segue datasheet.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         datasheet_WISP+ APC 5M 5Ghz 18dbi MIMO.pdf
Visualizações:	99
Tamanho: 	547,0 KB
ID:      	49947

  12. #12

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    trabalhar com alcance máximo de 2km é fogo.. aja pop pela cidade.
    Ter pop com raio de atendimento de no máximo 2km, significa que a cada 4 ou 5km de distancia entre uma e outra, você teria um POP.

    Mas vamos analizar um pouco.
    Você acha um absurdo atender a essa distancia... eu te pergunto:
    Você quer ter qualidade e praticamente 0 (zero) chamado OU quer tirar leite do equipamento e assim faturar mais, mais perder no atendimento?

    Para termos boa qualidade de sinal, SNR... consecutivamente um bom Data Rate.... precisamos manter o nível de sinal de todos os clientes entre -50 e -65.
    Não mais, não menos.
    Esse nível de sinal só é possível se o cliente estiver a no máximo 2km da torre.
    Mais que isso o cliente terá sinal ruim, consecutivamente seu pop terá problemas futuramente.

    Esse é apenas um dos pontos.
    Existem N outros pontos que poderíamos discutir do porque limitar o raio de um pop a no máximo 2km da torre.

    PS: eu me refiro a equipamentos multi ponto, painel e afins.

  13. #13

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Ter pop com raio de atendimento de no máximo 2km, significa que a cada 4 ou 5km de distancia entre uma e outra, você teria um POP.

    Mas vamos analizar um pouco.
    Você acha um absurdo atender a essa distancia... eu te pergunto:
    Você quer ter qualidade e praticamente 0 (zero) chamado OU quer tirar leite do equipamento e assim faturar mais, mais perder no atendimento?

    Para termos boa qualidade de sinal, SNR... consecutivamente um bom Data Rate.... precisamos manter o nível de sinal de todos os clientes entre -50 e -65.
    Não mais, não menos.
    Esse nível de sinal só é possível se o cliente estiver a no máximo 2km da torre.
    Mais que isso o cliente terá sinal ruim, consecutivamente seu pop terá problemas futuramente.

    Esse é apenas um dos pontos.
    Existem N outros pontos que poderíamos discutir do porque limitar o raio de um pop a no máximo 2km da torre.

    PS: eu me refiro a equipamentos multi ponto, painel e afins.
    De acordo.
    Use CPEs e Base da Intelbrás, a WOM5000, a APC 5M 18 e a APC 5M 90. Vocês têm que testar, homologar. É garantia de bom negócio!

    Daniel Gaba
    11 2147 3295

    Nome:      LOGO PLANTEC DISTR.jpg
Visitas:     125
Tamanho:  12,0 KB

  14. #14

    Padrão Re: AJUDA: melhores aparelhos para 5.8

    Estamos instalando WOM 5000 em nossa rede, o radio é muito bom dês de que respeite seus limites, porém afirmar que fecha 2km ou mais com qualidade e estabilidade ai só se for em estado de graça e mão divina. Até 1,5km vai bem, depois disso é pura sorte e incerteza de estabilidade, não convém arriscar e deixar o cliente insatisfeito.

    Pode-se até existir casos de sucesso, mas de forma alguma é regra.

    Deve-se respeitar a capacidade e limite de cada equipamento.