+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Script que informa excesso de e-mail no cpanel

    Boa tarde Galera;
    Quem mexe com servidor de e-mails sabe que de vez em quando tem aquele usuário que pega um virús na maquina e sai distribuindo spam pra todo mundo, fazendo com que a reputação do ip do servidor e do domínio em questão caia nas famosas blacklists, aqui tenho um servidor com qmail e outro com cpanel, no do qmail que já estou mais familiarizado consegui "criar" um script que me informa por e-mail quando as mensagens aumentam muito, mas ainda estou iniciando com o cpanel e preciso de algo que faça algo parecido, alguem ai pode ajudar, ou ja tem algo assim rodando? Desde já agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Script que informa excesso de e-mail no cpanel

    Citação Postado originalmente por maikonarruda Ver Post
    Boa tarde Galera;
    Quem mexe com servidor de e-mails sabe que de vez em quando tem aquele usuário que pega um virús na maquina e sai distribuindo spam pra todo mundo, fazendo com que a reputação do ip do servidor e do domínio em questão caia nas famosas blacklists, aqui tenho um servidor com qmail e outro com cpanel, no do qmail que já estou mais familiarizado consegui "criar" um script que me informa por e-mail quando as mensagens aumentam muito, mas ainda estou iniciando com o cpanel e preciso de algo que faça algo parecido, alguem ai pode ajudar, ou ja tem algo assim rodando? Desde já agradeço a ajuda.
    Vc tem um tem servidor de hospedagem com cPanel/WHM certo? Se sim, na interface do WHM vc tem muitas opções como por exemplo limitar o número de envios/hora para cada pacote de hospedagem que vc vende.

    No menu Pacotes / Acidionar um Pacote ou Pacotes / Editar um Pacote vc tem como informar o número máximo de e-mails que os clientes com aquele pacote podem efetuar, bem como limitar o percentual máximo de envios com falha por hora.

    No caso do percentual de falhas, não atente para o detalhe que este não usa como base o máximo que o usuário pode enviar, mais sim o total enviado na ultima hora, e caso na ultima hora os usuários de uma determinada hospedagem deste pacote tenham feitos poucos envios, não sendo um número significativo, o servidor irá bloquear o envio por uma hora para 5 mensagens com falha acima. Este valor é fixo e fica no arquivo /usr/local/cpanel/Cpanel/Email/Constants.pm.

    Se vc acha este um valor muito baixo, pode alterar a constante dentro deste arquivo. Lembre-se que fazendo a alteração do mesmo, quando vc fizer uma atualização do cPanel/WHM esse arquivo será atualizado novamente para o valor Default (5), para prevenir a atualização deste vc pode incluí-lo no arquivo
    /etc/cpanelsync.exclude.

    Bom com isso vc pode limitar o envio de e-mails, existem inúmeras outras opções no cPanel/WHM para controle de SPAM, meu servidor faz uma longa data que não sofre com blacklists.

    Lembre-se que se vc tem este software instalado, para uma anuidade e logo tem direito a suporte técnico, eu sempre abro tickets junto ao suporte para tirar dúvidas e o pessoal é muito atensioso (suporte somente por e-mail até hoje).

    Tenho mais alguns conhecimentos deste software, trabalho com ele a mais ou menos 2 anos, fico a disposição pra outras dúvidas, basta postar ai no fórum.