+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Corrigir erros de disco corrumpido

    Boa Tarde pessoal do Under, venho postar minha duvida citando o seguinte exemplo.
    vamos dizer que tenho uma queda de energia, após ligar o servidor o thunder nao inicia, decido reinstalar o sistema, mas nao pretendo perder o cache em disco, so que no gerenciamento de disco o status estar disco corrumpido, minha pergunta é se eu clicar na opção ''corrigir erros no disco'' os dados voltam todos a funcionar em cache? ou seria necessário formatar o disco? valeu obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    Não é necessário reinstalar em caso de quedas.

    Basta executar o comando, /sbin/fsck -y
    Aguarde o termino e reinicie o servidor usando as teclas Ctrl Alt Del

    Quanto aos HDs de cache, realmente não precisa formatar, basta clicar no botão corrigir e aguardar.

    Dica, melhore sua bancada de baterias, para evitar o desligamento do servidor.

  3. #3

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    [QUOTE=farias;694787]Não é necessário reinstalar em caso de quedas.

    Basta executar o comando, /sbin/fsck -y
    Aguarde o termino e reinicie o servidor usando as teclas Ctrl Alt Del

    Quanto aos HDs de cache, realmente não precisa formatar, basta clicar no botão corrigir e aguardar.

    Dica, melhore sua bancada de baterias, para evitar o desligamento do servidor.[/Q

    valeu farias, quer dizer que se o disco estiver corrompido, o simples fato de ''mandar corrigir erros'' nao vai prejudicar a eficiência do cache, estou com essa duvida por que, quando mandei corrigir erros no hd pois o status estava como ''corrompido'' blz corrigiu e tal, mas notei que quando fui fazer um download de um programa novamente que antes ja estava em cache, simplesmente o thunder nao encontrou e tive que fazer o download a partir do link e nao do cache.

  4. #4

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    Tem algumas coisas que precisa ser consideradas, uma delas é que a correção pode sim afetar alguns arquivos, mas também a qualidade do HD...

    Em geral você não tem problemas!

    Medita no seguinte, se for um HD para servidor, em temperatura ideal você não tem problemas. Agora se for um HD para PC desktop que foi feito para desligar, assim como uma máquina desktop, com certeza terá mais problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    farias de uns meses pra ca o meu ta dano esse mesmo problema constantemente ja troquei de nobreak , ja troquei de HD de sistema e ta mesma coisa

  6. #6

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    Ligue o thundercache na tela de erro eperte a tecla ENTER e execute o comando /sbin/fsck -y -t ufs assim que terminar pressione as teclas CTRL + D pronto seu thundercache vai vai reiniciar e voltar a funcionar normalmente.

  7. #7

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    estou executado esse comando direto as vezes fica 1 mes as vezes fica uma semana e as vezes da todos dias.
    isso ta vem acontecedo ja 4 meses pra ca,agora ta parado

  8. #8

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Tem algumas coisas que precisa ser consideradas, uma delas é que a correção pode sim afetar alguns arquivos, mas também a qualidade do HD...

    Em geral você não tem problemas!

    Medita no seguinte, se for um HD para servidor, em temperatura ideal você não tem problemas. Agora se for um HD para PC desktop que foi feito para desligar, assim como uma máquina desktop, com certeza terá mais problemas.
    Farias mudando um pouco de assunto vc pode dar uma olhada neste script para desligamento automático pois nao esta funfando.
    (echo '0 0 * * * root shutdown -p now' >> /etc/crontab ) o que pode estar errado?

  9. #9

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Troque o "-p" por "-h", e veja se dá certo!
    ok vou aplicar. se der certo posto aki.

  10. #10

    Padrão Re: Corrigir erros de disco corrumpido

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Troque o "-p" por "-h", e veja se dá certo!
    poxa o script nao funciona.!!!!???

  11. #11

    Padrão

    Olá,


    Segue um script para a execução automática do fsck quando houver necessidade.

    com isto não é preciso ficar respondendo Y na tela de início de sistema, ele faz o fsck, corrige os problemas e depois inicia o sistema normalmente.


    Criar o arquivo autofsck em /etc/init.d


    #! /bin/sh

    ### BEGIN INIT INFO
    # Provides: autofsck
    # Required-Start:
    # Required-Stop:
    # Default-Start: 2 3 4 5
    # Default-Stop:
    # Short-Description: autofsck
    ### END INIT INFO

    touch /forcefsck
    echo "-p" > /fsckoptions


    Depois o arquivo autofsck-off no mesmo diretório


    #! /bin/sh

    ### BEGIN INIT INFO
    # Provides: autofsck-off
    # Required-Start:
    # Required-Stop:
    # Default-Start:
    # Default-Stop: 0 6
    # Short-Description: autofsck-off
    ### END INIT INFO

    rm -f /forcefsck
    rm -f /fsckoptions



    Agora devemos dar as devidas permissões para eles "rodarem" :


    chmod a+x /etc/init.d/autofsck
    chmod a+x /etc/init.d/autofsck-off


    E colocarmos eles na inicialização e desligamento do micro.


    update-rc.d autofsck defaults
    update-rc.d autofsck-off defaults





    Retirado do http://marcospaulocarvalho.blogspot....te-quando.html

    Abraços

  12. #12

    Padrão

    estou tentando usar o script e não esta rodando alguém sabe porque