Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Olá a todos do fórum venho aqui pedir ajuda para sanar uma pequena dúvida, pesquisei sobre este assunto e não consegui resolver(na verdade em uma parte consegui resolver sim mas em outras não )

    A dúvida é a seguinte:

    A range de ips que uso normalmente "enche" e tenho que ir em leases e apagar os ips "desnecessários". O que fazer?

    Achei a seguinte solução:

    Adicionar uma nova faixa de ips em ip address ex: você ja tem 192.168.10.1/24 ai então adiciona 192.168.11.1/24

    Vai em ip pool e adiciona uma nova faixa 192.168.11.2-192.168.11.254 vamos supor que essa nova pool ficou com nome de pool2, ai você vai na pool que ja estava criada(192.168.10.2-192.168.10.254) abre ela e coloca em next pool a pool2.

    Foi uma parte do problema resolvido, mas só fazendo esta configuração a nova faixa fica sem "net", fui em IP>FIREWALL>NAT e lá criei a regrinha para o novo "ADRESS" da mesma forma do que usei no 1º adress (192.168.10.1/24 e coloquei em masquarade, não estou lembrado se foi este adress que coloquei lá ou se foi 192.168.10.0/24, me desculpem, amanhã irei verificar e postar no fórum, ok pessoal?
    ).

    E consegui net na 2º faixa. Pronto 2º parte do problema resolvido, ai vem a 3º parte que não entendi, quando a 1º faixa termina (192.168.10.2-192.168.10.254) ele muda para a 2º faixa (192.168.11.2-192.168.11.254) mas não é a faixa completa e sim só uma pequena parte, como por exemplo 30 ips e não 254! Ai tenho que ir em IP>DHCP SERVER>LEASES e apagar novamente (periodicamente) os ips "não utilizados". Hoje mesmo chegou a faixa de 269 ips e já não quis mais pegar em alguns clientes ou seja o PC ficou procurando ips "válidos" mas não achava e dava "Rede não identificada" fui lá apaguei uns um "bocado" de ips e ficou 123 ips (sendo usados).

    Uso HOTSPOT,Rede toda em Bridge e DHCP( AVÁ É MESMO ), sem nenhuma configuração "expert" o básico dos básicos que por enquanto está funcionando normalmente.

    Espero que alguém consiga me ajudar!

  2. #2

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    amigo... seu lease time esta configurado para quanto tempo?
    isso pode te ajudar...
    caso nao ajude... uma forma simples (mas com insegurança) seria colocar outra classe de ip ... tipo /16

  3. #3

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    amigo... seu lease time esta configurado para quanto tempo?
    isso pode te ajudar...
    caso nao ajude... uma forma simples (mas com insegurança) seria colocar outra classe de ip ... tipo /16
    Meu lease time está para 2 dias, deveria diminuir tal tempo?

    Como as portas estão todas em bridge eu coloquei o novo adress para ela 192.168.10.1/24(o que já usava), 192.168.11.1/24 (novo) interface: Hotspot (Que é a bridge entre todas as portas do MK, eu coloquei os 2 adress para mesma interface ou seja a Hotspot, não sei se está correto ou errado isto que fiz, desculpem )

    Sobre a sua forma "simples" (mas insegura) quais opções deveria mudar?

    Já o ip que usei em IP>FIREWALL>NAT foi 192.168.10.0/24 (para a 1º regra da pool principal-192.168.10.2-254) e a 2º regra ficou da seguinte forma 192.168.11.0/24 (todas as 2 action: masquerade).

  4. #4

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    voce tem quantos clientes na rede?

  5. #5

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    voce tem quantos clientes na rede?
    Tenho em torno de 65 clientes mas geralmente ficam onlines 25-30 e em horarios de pico ficam 35 mas nem todos utilizam a banda "full"

  6. #6
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Tenho em torno de 65 clientes mas geralmente ficam onlines 25-30 e em horarios de pico ficam 35 mas nem todos utilizam a banda "full"

    Amigo você tem em torno de 65 clientes, e seu pico é 35 online, sua range de ips já esgotou?

    Diminua seu lease time e seu Idle Time.

    E não cria outra Pool não. Apenas acrescenta na Pool uma nova faixa de ip /24 clicando na setinha e coloca outra faixa.

    Creio que isso vai resolver seu problema.

  7. #7

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por Arthuzitow Ver Post
    Amigo você tem em torno de 65 clientes, e seu pico é 35 online, sua range de ips já esgotou?

    Diminua seu lease time e seu Idle Time.

    E não cria outra Pool não. Apenas acrescenta na Pool uma nova faixa de ip /24 clicando na setinha e coloca outra faixa.

    Creio que isso vai resolver seu problema.
    Ok amigo irei fazer isto mas só terei que fazer esta configuração e a nova faixa vai pegar "net"? Não terei que criar Adress nem a regra em nat para a nova faixa?

  8. #8
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por edmilson2709 Ver Post
    Ok amigo irei fazer isto mas só terei que fazer esta configuração e a nova faixa vai pegar "net"? Não terei que criar Adress nem a regra em nat para a nova faixa?
    Sim acabei esquecendo de comentar, testa e avisa se funcionou. Abraço!

  9. #9

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Entao vc nao precisa colocar mais um range de ip na rede...
    o que vc precisa fazer é apenas diminuir o lease time... em redes normais se usa 8 horas... coloca 4 horas na sua.
    assim a tabela do dhcp é "limpa" a cada 4 horas automaticamente....

  10. #10
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    Entao vc nao precisa colocar mais um range de ip na rede...
    o que vc precisa fazer é apenas diminuir o lease time... em redes normais se usa 8 horas... coloca 4 horas na sua.
    assim a tabela do dhcp é "limpa" a cada 4 horas automaticamente....
    Sim essa é uma forma de resolver o problema dele. Como falei mais acima, se ele só tem 65 clientes com pico de 35 online, não tem porque a range de ip dele acabar.

    Mais vamos ver o que o amigo resolveu fazer. Abraço!

  11. #11

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    li o email do under... mas nao li as respostas rsrsrs..
    cheguei atrasado

  12. #12
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Não foi uma "crítica" não mano, rsrsr

    O bom do Under é isso, pessoas como eu você, o amigo do tópico, o Arthur Bernardes e outros que sempre acaba trocando uma ideia e compartilhando o conhecimento.

    Abraço!

  13. #13

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    to ligado ..rsrs
    eh nois!

  14. #14

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Ok pessoal com a diminuição do "lease time" espero que não tenha mais problemas com os meus clientes e com a lista "cheia" ... Obrigado a todos por terem me ajudado! Irei testar e após isto posto aqui os resultados dos meus testes!

  15. #15

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Teste o que eu falei, amarre os IP aos MAC, assim evita desperdício de IP na rede!
    Ok amigo como posso fazer isto? Só pegar os macs dos meus clientes ir no sinalzinho de + lá em leases e em adress colocar o ip e em mac colocar o dos meus clientes? No meu caso uso nanostations então terei que amarrar elas também correto?

  16. #16

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    E pra deixar melhor tbm, coloque ip estatico nas nano ou amarra os ip para 65 clientes axo q não deve dar muito trabalho não.

  17. #17

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Amigo já tive esse mesmo problema de dhcp esgotado no caso usei a mascara /23 que libera 513 ips no lugar da /24 que só liberar 253 ips, é só ir em IP> ADDRESS address:192.168.11.1/23 dai você vai ter 513 ips disponíveis também tem que ir em IP>DHCP SERVER e mudar a mascara /24 pela mascara /23 também e vai IP>POOL e aumente a faixa e vai ficar assim 192.168.11.1-192.168.12.254.
    Última edição por freitascs; 05-02-2014 às 12:14.

  18. #18

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Já tentou deixar os clientes com ip fixo, selecione o cliente em lease e click em makestatic, toda vez que ele conectar vai receber o mesmo ip.

  19. #19

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Ele mesmo deixou claro em seu post que o range de ips acabou, então de repente a rede dele é aberta sem cryptografia dai um monte de pessoas com equipamentos 2.4Ghz tipo celulares tablets entre outros ficam conectando e gerando ip e deixando o lease enorme fazendo assim se esgotar os ips da faixa dele, então se o problema é esse é só ele colocar um /23 que resolve o problema, aqui eu tive esse tipo de problema com /24 com 254 ips depois que mudei pra /23 nunca mais tive problema.

  20. #20
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Range de ips acabou, o que fazer agora?!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O problema não é falta de IP e sim desperdício! "Demoroumaluco", isso é o melhor a se fazer, fixar os clientes para evitar esse desperdício de IP!

    Pensem: Ele tem 65 clientes, consequentemente 65 IP's para distribuir para os clientes; ele vai usar 65 (clientes) + 1 (gateway) + 1 (broadcast) + 1 (endereço de rede), isso dá 68 IP's usados, e com máscara /24 terá 256 IP's (estou contando o broadcast e o endereço de rede) usando esses 68 é pra sobrar 188 IP's, agora percebem o desperdício?
    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Ele mesmo deixou claro em seu post que o range de ips acabou, então de repente a rede dele é aberta sem cryptografia dai um monte de pessoas com equipamentos 2.4Ghz tipo celulares tablets entre outros ficam conectando e gerando ip e deixando o lease enorme fazendo assim se esgotar os ips da faixa dele, então se o problema é esse é só ele colocar um /23 que resolve o problema, aqui eu tive esse tipo de problema com /24 com 254 ips depois que mudei pra /23 nunca mais tive problema.

    Os dois lados resolvem o problema do amigo.

    Mais creio que o problema dele estava no tempo do lease time dele, que estava alto por isso o mesmo estava esgotando o range dele. Para uma rede de 65 clientes, com o lease time no tempo certo creio que dificilmente ele terá 188 requisições em sua rede como o amigo freitas falou na questão da rede aberta.

    Bom abraço!