Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Switch Gerenciável

    Galera boa tarde!

    Acabei de adquirir um Swicth Intelbras SG 2404 MR de 24 Portas.
    Gostaria de configurar Vlan's, para as portas de 2 a 24 não se comunicassem e que a porta 1 se comunicasse com todas.
    Tentei fazer da seguinte forma: configurei a porta 1 como Trunck (tag) e as demais como Acess(Untag) e criei varias Vlan's para cada porta. Pelo que li no manual era para funcionar, mas acho que deve está faltando algo, será que alguém poderia me da uma ajudinha?

  2. #2

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Se não me engano esse equipamento tem a função de port-isolate.... faz exatamente isso que vc precisa.

  3. #3

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Galera boa tarde!

    Acabei de adquirir um Swicth Intelbras SG 2404 MR de 24 Portas.
    Gostaria de configurar Vlan's, para as portas de 2 a 24 não se comunicassem e que a porta 1 se comunicasse com todas.
    Tentei fazer da seguinte forma: configurei a porta 1 como Trunck (tag) e as demais como Acess(Untag) e criei varias Vlan's para cada porta. Pelo que li no manual era para funcionar, mas acho que deve está faltando algo, será que alguém poderia me da uma ajudinha?

    Ola amigo,

    Pelo que entendi para que as portas 2 a 24 não se comunique você precisa criar 23 vlans e atribuir, elas a cada porta do switch.

    Exemplo:

    Descrição: Vlan2
    vlan id: 2
    porta 2

    Descrição: Vlan3
    vlan id: 3
    porta 3

    até a porta 24, nesse modo as porta não se comunicarão obs: como a porta 1 e a de gerenciamento do switch e por padrão vlan id:1 colocar a porta 24 como trunk tag para não perder acesso ao switch.

    Para que a porta trunk "24" tenha acesso as outras portas você precisa ter um roteador ligado a ela, se for um mikrotik.

    Cria essas vlan no mikrotik e atribui ip as vlans criadas.

  4. #4

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Bom, você cria a Vlan se quiser, por que se o equipamento tiver a função de isolação de portas você terá a configuração que quer sem ter que fazer Vlan.

    Comprei essa MERDA AQUI Ó http://www.entelco.com.br/blog/wp-co...25_entelco.png


    Pensa em um arrependimento, CHEIO DE BUGS software mal desenvolvido, nem isolação de portas essa porcaria está fazendo, está com BUG desde a versão 6.6, para fazer o isolamento só fazendo Vlan e olhe lá...

  5. #5

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Galera boa tarde!

    Acabei de adquirir um Swicth Intelbras SG 2404 MR de 24 Portas.
    Gostaria de configurar Vlan's, para as portas de 2 a 24 não se comunicassem e que a porta 1 se comunicasse com todas.
    Tentei fazer da seguinte forma: configurei a porta 1 como Trunck (tag) e as demais como Acess(Untag) e criei varias Vlan's para cada porta. Pelo que li no manual era para funcionar, mas acho que deve está faltando algo, será que alguém poderia me da uma ajudinha?
    Quanto as portas 2-24 Ok, não importa a VLAN que vc vai colocar em que porta desde que seja Untagged, pode conectar qualquer equipamento que vai se comunicar somente com equipamentos conectados a portas da mesma VLAN.

    Quando se trata de VLAN Tagged, nada mais é do que o acréscimo de uma informação no cabeçalho de cada pacote, identificando a VLAN que está sendo marcada (Tag vem de etiqueta).

    O cabo conectado a porta com as VLANs Taggeds precisa estar conectado na outra ponta a outro equipamento capaz de ler essas tags dos pacote e definir para onde os mesmos vão. Ou seja, conectado a porta 1 do seu switch vc precisa de outro switch (ou qq equipamento com suporte a VLAN - IEEE 802.1Q).

    Acho que o que vc precisa no seu caso se é para isolar as portas e ter uma porta tronco, é o que os colegas falaram acima (port isolation).

    O recurso de VLANs taggeds são mais interessantes quando vc precisa trafegar várias sub-redes por um mesmo meio fisico e na outra ponta ter a possibilidade de decompor os pacotes transportados nessas mesmas sub-redes.

  6. #6

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Com relação ao isolation portas, no manual no tem nunhum tópico que trate sobre isso, já tentei Criando as Vlan's como Trunk e as demais como Acess e adicionando outro equipamento na porta1(Mikrotik) criando uma Vlan com suporte Tag mais não consigo pingar para a RB. Vou continuar tentar. Mas vlw galera

  7. #7

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Com relação ao isolation portas, no manual no tem nunhum tópico que trate sobre isso, já tentei Criando as Vlan's como Trunk e as demais como Acess e adicionando outro equipamento na porta1(Mikrotik) criando uma Vlan com suporte Tag mais não consigo pingar para a RB. Vou continuar tentar. Mas vlw galera


    Cria todas as vlan que você criou no switch na rb em uma porta exemplo: ether2

    ether2: vlan1, vlan2, vlan3 a vlan24

    obs: não marcar "User Service tag"

    Atribui ip a vlan2

    Exemplo: 192.168.2.1/24

    conecta o pc na porta 2 do switch coloca ip 192.168.2.2/24 ping no ip 192.168.2.1

  8. #8

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Vlw galera, Conseguir realizar fazer por porta Isolation. Muito obrigado Galera

  9. #9

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Vlw galera, Conseguir realizar fazer por porta Isolation. Muito obrigado Galera
    boa tarde coloca como vc fez pode ser duvidas de alguns tb? grato

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfmonitoramento Ver Post
    boa tarde coloca como vc fez pode ser duvidas de alguns tb? grato

    Amigos, vou implantar 50 roteadores Unifi UAP em um hotel.
    Vou utilizar os Switchs da intelbras SG2400 mr.

    Estou na mesma situação do colega, pretendo isolar todas as APS porém preciso ter o acesso a todas elas para gerenciamento.
    Além disso preciso que os clientes mantenham o mesmo ip ao se deslocar e trocar de uma antena para outra, para que a conexão não seja perdida.

    Vou receber esses equipamentos ainda está semana.

    Alguem pode me ajudar ?

  11. #11

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Olá Diego777!
    Dá pra fazer sim sem problemas.
    É só utilizarmos 2 vlans, sendo uma pra o tráfego dos clientes do hotspot e outra vlan exclusiva para gerenciamento dos AP's e configurar essas Vlan de gerenciamento configurada nos aps e associada a uma subnet. E nos switchs Intelbrás utilizarmos um recurso VLAN Prunning Mode onde a VLAN de gerenciamento não será propagada nas interfaces sentido hostpot, ou caso esse switch da intelbras permita fazer VLAN baseada por MAC ou por IP também seria uma opção boa.

    Em caso de dúvidas entre em contato!

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por diego777 Ver Post
    Amigos, vou implantar 50 roteadores Unifi UAP em um hotel.
    Vou utilizar os Switchs da intelbras SG2400 mr.

    Estou na mesma situação do colega, pretendo isolar todas as APS porém preciso ter o acesso a todas elas para gerenciamento.
    Além disso preciso que os clientes mantenham o mesmo ip ao se deslocar e trocar de uma antena para outra, para que a conexão não seja perdida.

    Vou receber esses equipamentos ainda está semana.

    Alguem pode me ajudar ?

  12. #12

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Bom dia Amigos, alguém poderia me ajudar preciso tirar uma porta do Sw que esta em Trunk alguém pode me ajudar ja dei o comando: #switchport mode access mas..mesmo assim nao muda, ja tentei pela interface WEB e tbm nada.
    não consegui mudar e dei uma breve pesquisada e não achei nada =/


    Citação Postado originalmente por alexribeiro Ver Post
    Cria todas as vlan que você criou no switch na rb em uma porta exemplo: ether2

    ether2: vlan1, vlan2, vlan3 a vlan24

    obs: não marcar "User Service tag"

    Atribui ip a vlan2

    Exemplo: 192.168.2.1/24

    conecta o pc na porta 2 do switch coloca ip 192.168.2.2/24 ping no ip 192.168.2.1

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Guilhermealonso1 Ver Post
    Bom dia Amigos, alguém poderia me ajudar preciso tirar uma porta do Sw que esta em Trunk alguém pode me ajudar ja dei o comando: #switchport mode access mas..mesmo assim nao muda, ja tentei pela interface WEB e tbm nada.
    não consegui mudar e dei uma breve pesquisada e não achei nada =/

    Ola amigo, qual o modelo do switch?

  14. #14

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    cisco sg300-28

  15. #15

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    conf t
    Switch(config)#interface fastEthernet 0/2

    Switch(config-if)#no switchport mode
    Switch(config-if)#no switchport mode trunk
    Switch(config-if)#exit

    %SYS-5-CONFIG_I: Configured from console by console

    Switch#wr

    Building configuration...



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interface 2 com trunk.png
Visualizações:	212
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	63663Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfece 2 sem trunk.png
Visualizações:	213
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	63664

    Em fastEthernet 0/2 você coloca a interface que quer tirar do trunk.

  16. #16

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    conf t
    Switch(config)#interface fastEthernet 0/2

    Switch(config-if)#no switchport mode
    Switch(config-if)#no switchport mode trunk Switch(config-if)#exit

    %SYS-5-CONFIG_I: Configured from console by console

    Switch#wr Building configuration...




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interface 2 com trunk.png
Visualizações:	212
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	63663Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfece 2 sem trunk.png
Visualizações:	213
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	63664

    Em fastEthernet 0/2 você coloca a interface que quer tirar do trunk.

  17. #17
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    eu tbm estou com problema parecido, comprei uma rb 1100ahx2 para servidor pppoe, e nao quero utilizar switch, quero aproveitar no caso as 13 portas, poderia simplesmente criar uma bridge e madar ver.. mas acho q nao seje a melhor opção.. oq posso fazer? criar vlan p cada porta? alg tem tutorial com vlan em mikrotik? agradeço se alg ajudar

  18. #18

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Amigo coloquei aqui desta forma:

    #conf t
    (config)#interface gi20
    (config-if)#no switchport mode
    (config-if)#no switchport mode trunk
    (me apareceu esta mensagem de erro) ( de parametro errado) % Wrong number of parameters or invalid range, size or characters entered

    pode me ajudar? :/

    Citação Postado originalmente por alexribeiro Ver Post
    conf t
    Switch(config)#interface fastEthernet 0/2

    Switch(config-if)#no switchport mode
    Switch(config-if)#no switchport mode trunk
    Switch(config-if)#exit

    %SYS-5-CONFIG_I: Configured from console by console

    Switch#wr

    Building configuration...



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interface 2 com trunk.png
Visualizações:	212
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	63663Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfece 2 sem trunk.png
Visualizações:	213
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	63664

    Em fastEthernet 0/2 você coloca a interface que quer tirar do trunk.

  19. #19

    Padrão Re: Switch Gerenciável

    Guilherme o comando para interface giga é

    interface GigabitEthernet 0/1

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    eu tbm estou com problema parecido, comprei uma rb 1100ahx2 para servidor pppoe, e nao quero utilizar switch, quero aproveitar no caso as 13 portas, poderia simplesmente criar uma bridge e madar ver.. mas acho q nao seje a melhor opção.. oq posso fazer? criar vlan p cada porta? alg tem tutorial com vlan em mikrotik? agradeço se alg ajudar
    Você pode criar os servidor pppoe nas interface Ethernet e cria uma vlan para cada interface Ethernet para gerenciar os rádios e deixar a interface sem ip.

    O ip você coloca na vlan.

    Exemplo:

    ether01 cria a vlan01
    ether02 cria a vlan02
    ether03 cria a vlan03

    Coloca ip nas vlan's

    vlan01 192.168.1.1/24
    vlan02 192.168.2.0/24
    vlan03 192.168.3.0/24

    Nós rádios você coloca as vlan correspondente a interface e ip da faixa de rede.

    Essa seria uma de varias opções de você utilizar vlan.