+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Olá pessoal !

    Estou querendo montar uma nova rede e gostaria de saber quais os equipamentos mais indicados para uma rede 5.8ghz, gostaria de fornecer velocidades mais altas, tipo de 1MB a 10MB haveria possibilidade ?

    Fico no aguardo !

    Grato !

  2. #2

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    BaseStation5.8 90ºubiquiti e RocketM5 é um conjunto muito bom, uso e recomendo..

  3. #3

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Equipamentos da Ubiquiti sem dúvidas são muito bons, em termos de desempenho atende bem.
    No entanto existem um grande problema na linha Ubiquiti que eles ainda não conseguiram arrumas, a porta LAN dos equipamentos queimam com muita facilidade!!!

    Diante disse, em uma rede que está sendo instalada no "0" eu iria de Mikrotik..... não vai perder em nada no desempenho, a porta LAN é bem mais resistente e o software do equipamento te permite fazer configurações muito mais detalhada.

  4. #4

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Olá galera, obrigado pelas recomendações, porém quanto a linha ubiquiti se utilizar cabo de rede blindado e aterrado não diminuiria o índice de dano por conta de descargas elétricas ?



    Outro detalhe, vocês conseguem atender clientes com velocidades mais altas ? qual a máxima velocidade que vocês atingiram ?

    Abraço a todos !

    Grato !

  5. #5

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    aqui na minha regiao e quase ''0'' o indice de equipamentos ubnt com porta de rede queimada e nunca usei esse cabo de rede blindado com aterramento nem uso na torre, acredito que deve ser indicado em regioes com alto indice de raios, porem temos aqui o velho problemas do equipamentos com perda de sinal ou sinal do Rf fraco. recomendo voce usar a linha mikrotik ou intelbras.

  6. #6

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Aqui tenho ambos os problemas em cliente, perca de sinal rf e queima da lan, tenho torre minha com pouco mais de um ano em funcionamento cabo de rede blindado torre e radios aterrados separadamente e nao perdi um equipamente se quer.

    Ja em outra torre que alugo o aterramento é PESSIMO, la se chover e nao desligar é certo que vai pro chapeu e tbm ja perdi radio desligado.

    Estou pensando seriamente em migrar os pop para rb912, nos cliente oq vai queimando estou trocando por sxt

  7. #7

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Aqui tenho ambos os problemas em cliente, perca de sinal rf e queima da lan, tenho torre minha com pouco mais de um ano em funcionamento cabo de rede blindado torre e radios aterrados separadamente e nao perdi um equipamente se quer.

    Ja em outra torre que alugo o aterramento é PESSIMO, la se chover e nao desligar é certo que vai pro chapeu e tbm ja perdi radio desligado.

    Estou pensando seriamente em migrar os pop para rb912, nos cliente oq vai queimando estou trocando por sxt
    Fera neste pop que está tendo problemas e você julga ser o aterramento, por acaso já tentou
    fazer um teste com aterrometro e aferir o aterramento e ver ou coloca-lo dentro das normas ?
    valeu ai...

  8. #8

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    O básico para um bom funcionamento dos equipamentos é uma energia bem estabilizada e cabeamento blindado para evitar perdas e interferências.

    Já possuí pops com cluster de Nanostation5 e ficou por 1 ano ligado sem ter problema algum. Nesses pops utilizava cabo furukawa blindado, com conector blindado e todo cabeamento aterrado, além de utilizar nobreaks de qualidade, um detalhe é que na região caia muitos raios.

  9. #9

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NANO.jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	57,9 KB
ID:      	50380Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interferencia.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	81,6 KB
ID:      	50381

    Pra se ter uma boa rede, não se necessita de grandes antenas com grande potencia de cobertura, e sim de pequenos ajustes, como distância, visada, sinal, ccq e mais algumas outras coisas, como você quer atender grandes velocidades, recomendo um bom rádio, já que não pergunto sobre valores, nem se tem ou não homologação no meu caso faria assim...

    (APS) 4 basestation de 17 dbi 90º e 4 rockets titanium m5 (CLIENTES) Nano Loco m5 ou nanostation m5. Percentual aceitável de cliente ficaria assim Sinal aceitável no máximo a -70 CCQ aceitavel no minimo 84%.

    Segue uma imagem de uma nanostation como AP e outra como as interferências da região que ela está apontada. (Coloquei uma lata de zinco fazendo o papel de shild).

  10. #10

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NANO.jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	57,9 KB
ID:      	50380Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interferencia.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	81,6 KB
ID:      	50381

    Pra se ter uma boa rede, não se necessita de grandes antenas com grande potencia de cobertura, e sim de pequenos ajustes, como distância, visada, sinal, ccq e mais algumas outras coisas, como você quer atender grandes velocidades, recomendo um bom rádio, já que não pergunto sobre valores, nem se tem ou não homologação no meu caso faria assim...

    (APS) 4 basestation de 17 dbi 90º e 4 rockets titanium m5 (CLIENTES) Nano Loco m5 ou nanostation m5. Percentual aceitável de cliente ficaria assim Sinal aceitável no máximo a -70 CCQ aceitavel no minimo 84%.

    Segue uma imagem de uma nanostation como AP e outra como as interferências da região que ela está apontada. (Coloquei uma lata de zinco fazendo o papel de shild).
    Amigo a ideia de por um PrintScreen foi ótima, mas não ficou bom para ver os dados do SS.
    Poderia dar uma ajustada nisso? Aguardo.

  11. #11

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    amigos sou novo no fórum e gostaria muito de estar participando e interagindo com vocês..
    vamos lá tenho uma dúvida sobre os melhores equipamentos 5.8!!

    seguinte: eu tenho uma torre com 4 base station titanium junto com os rockets titatium com o airmax desativado
    tenho cerca de 300 cliente com velocidades de 1mb a 15 mb todos eles com ubiquit, agora penso em utilizar a wom 5000
    da intelbras para os clientes por conta do preço será que minha rede vai dar algum problema em utilizar base station titanium
    e intelbras nos clientes ? existe alguma outra base station fora o titanium que seja melhor ?, pois me falaram que o rocket titanium suporta 50 clientes simultaneamente com um Throughput de 40mb (suspeito que suporta mais) bom se existe tal equipamento melhor gostaria que compartilhassem a informação!

    atenciosamente Elvis Júnior..

  12. #12

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Olá amigo, obrigado por sua contribuição com a comunidade, olha por experiência própia recomendo utilizar apenas 1 tipo de equipamento em sua rede, porque já tive muitos problemas com misturas.

    Hoje em termos de tecnologia a melhor solução seria Basestation com rocket M5 e airmax ativado em todos os pontos, o que tem que deixar muito bem configurado no rocket é o ack geralmente deixo fixo em 61 e não instalar clientes muito distantes da sua base, o legal seria distribuir diversos pops em distâncias de até 1.000 metros e deixar o CCQ no cliente o mais próximo de 100% possível, fazendo isso com certeza terá uma rede muito bem estruturada e clientes satisfeitos o que redundará sempre em mais $$$$ no bolso.

    Quanto a intelbras ainda não testei os produtos no dia a dia, porém prefiro ficar com o conjunto rocket + base e no cliente Nano Loco m5 ou airgrid.

    Forte abraço !

  13. #13

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Aqui estou trocando conforme vai queimando os ubnt por mk, no cliente sxt lite 5 e nos pop ja encomendei as rb912

  14. #14

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Olá amigo Jonas, pode nos falar mais sobre sua experiência, está utilizando algum protocolo TDMA no mikrotik ?

  15. #15

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá amigo, obrigado por sua contribuição com a comunidade, olha por experiência própia recomendo utilizar apenas 1 tipo de equipamento em sua rede, porque já tive muitos problemas com misturas.

    Hoje em termos de tecnologia a melhor solução seria Basestation com rocket M5 e airmax ativado em todos os pontos, o que tem que deixar muito bem configurado no rocket é o ack geralmente deixo fixo em 61 e não instalar clientes muito distantes da sua base, o legal seria distribuir diversos pops em distâncias de até 1.000 metros e deixar o CCQ no cliente o mais próximo de 100% possível, fazendo isso com certeza terá uma rede muito bem estruturada e clientes satisfeitos o que redundará sempre em mais $$$$ no bolso.

    Quanto a intelbras ainda não testei os produtos no dia a dia, porém prefiro ficar com o conjunto rocket + base e no cliente Nano Loco m5 ou airgrid.

    Forte abraço !
    entendo ubiquit é muito bom porém com a nova atualização 5.5.8 não se pode mais usar o compliance test, isso dificulta um pouco imagina trabalhar uma região com muitos dispositivos 5.8 brigando por um canal disponível e agora ? ficamos com a versão 5.5.6 sem nunca atualizar ? o novos dispositivos teremos que fazer um downgrade ?

  16. #16

    Padrão Re: Melhores equipamentos para rede 5.8ghz

    Será que se mudar o pais não habilita outras frequências ? Acredito que sim !