+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda!! Rede em Bridge - Equipamentos de Marcas Diferentes

    Olá pessoal, venho aqui solicitar ajuda de vocês para ver qual a forma correta de instalação dos meus equipamentos.
    Comprei uma RB450G para fazer o hotspot na minha rede, mas estou com um problema quando um ponto a ponto, o IP da pcba cliente fica alterando a cada segundo (aba HOST), na torre tenho um bullet m2+omni em modo bridge ligada na RB450G, os clientes que se conectam com o notebook diretamente no bullet o hotspot funciona perfeitamente, o problema é quando tenho clientes longe e o acesso é por meio de um kit cliente (pcba krazer+antena grade), a pcba está em modo bridge também, mas mesmo assim o usuário não consegue autenticar, aparece a paágina de login mas quando clica em entrar dá o seguinte erro: web browser did not send challenge response (try again, enable JavaScript) e na aba HOST do HOTSPOT no mac da pcba o ip fica alterando a cada segundo.
    A configuração da rede (bridge) está correta? porque não está funcionando?

    Espero a contribuição de vocês!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda!! Rede em Bridge - Equipamentos de Marcas Diferentes

    Amigo é o seguinte
    Ver si essas placas estão com o DHCP ativos pq essas porras as vezes entram em bridge mais ñ desativa automaticamente.
    mais mesmo ativos era pra autenticar o hotspot

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda!! Rede em Bridge - Equipamentos de Marcas Diferentes

    Fábio, uma sugestão já que você está começando.... Não deixa nos clientes em bridge. Nas pcba dos clientes, usa o modo 'cliente isp'. assim ela vai trabalhar roteada. Configura a lan da pcba com um uma classe de ip diferente da classe de ip que você usa na sua rede.
    E na wan da pcba você aplica o ip que é atribuído ao cliente dentro da sua rede
    Assim você vai diminuir o broadcasting da sua rede.
    Os clientes que conectarem com notebook, daí nestes sim, você vai deixar como está, configurado com o ip da sua rede. Mas cuida para que estes notebooks não estejam chegando com sinal fraco, o que pode ser conferido no registration. Se isso acontecer eles vão estar atrapalhando seu AP de trabalhar melhor. É uma tentação instalar cliente só com o notebook, mas pode ser "uma pedra no sapato".

    Outro ponto a analisar: Eu tive problemas com o DHCP no mikrotik. Passei a usar ip fixo. Cada cliente tem sempre o seu ip.
    No DHCP era para ele sempre dar a preferência para o IP que o cliente já recebe, pois o dhcp cria uma lista chamada "leases" onde ele mantém um referencial de IPs para os clientes. Assim cada vez que o cliente entra, o dhcp procura nesta lista e atribui o mesmo IP. Mas por algum motivo isso nem sempre acontece. Não tenho conhecimento profundo de mikrotik mas a meu ver o Hotspot do mikrotik não consegue um bom desempenho em dhcp. Ele se perde. Passamos para IP fixo e nunca mais deu problemas.
    Não é o que está acontecendo aí, mas acho bom já prevenir do que no futuro ter que alterar tudo novamente.

    De vez em quando você vai notar que mesmo com clientes com a pcba configurada em 'cliente isp' vai aparecer o ip da lan da pcba e não o ip da WAN. O cliente não vai ser desconectado, mas fica chato olhar no registration e ver aquele ip lá. Isto significa que o roteamento na pcba deve estar deixando passar para a rede o ip da lan. Já vi acontecer isso com qualquer marca de rádio cliente. Não é comum mas acontece.
    Uma coisa que também desconecta cliente é o ACK. Se estiver configurado muito baixo não vai dar tempo de resposta para aquele cliente em particular e daí ele é desconectado. As tabelas de ACK com valores e distancias são só para referencia. Um ACK de 65 por exemplo seria para 5km ( As versões mais novas do MK já vem em km ) mas na prática já vi cliente desconectando. Então para início deixa auto no cliente e em default no mikrotik.
    E como você está usando DHCP, pode acontecer que cada vez que desconecta ele volta com um ip diferente. E como está tudo em bridge pode até acontecer de aparecer um IP lá de fora de sua rede

    Outra coisa:
    Hoje você tem um só ponto de distribuição e trabalha em AP bridge. Amanha você coloca outro ponto e também em AP bridge.
    Eu fiz isso e a maioria também faz. Mas a medida que estes pontos vão aumentando, você vai estar também aumentando o tráfego de broadcasting na rede toda, o que pode ser conferido no mikrotik em "bridge" e na aba 'host". Vai estar lá uma lista de todos os que estiverem conectados na rede e não só os que estão naquele AP.
    O ideal é que cada Ponto de distribuição tenha seu próprio roteamento com seus IPs e daí todos os pontos chegarem então numa RB central para concentrar todos os pontos. Mudar isso depois é mais trabalhoso. Vamos ter que fazer isso aqui também pois começamos mal com esta topologia de deixar todos os pontos em bridge.

    Em tempo: uso entre outras também as pcba da Krazer e não tive este problema específico, mas como disse antes, uso o modo "Cliente ISP" e não modo Bridge. Modo bridge você fica sem controle de nada. É como disse o outro companheiro bridge nem sempre vai trabalhar corretamente.
    Faz um teste aí. Não mexe em nada na torre. Só muda a configuração na pcba para cliente IPS, configura a Lan e a Wan e vê se o problema continua.