+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Bom dia Pessoal,

    Apesar de ser uma CPE, muitos clientes estão utilizando o WOM5000 para fazer pequenos PTP.
    Para auxiliar nesta configuração elaboramos um vídeo tutorial.
    Antes de iniciar a configuração, verifique a versão de firmware do seu equipamento. Esta deve ser a mais atual.
    Abaixo segue o link para download da firmware:

    Vídeo Tutorial:


    Firmware:
    http://www.intelbras.com.br/suporte_...lng=1&prod=718

    At.

    Suporte Digital Intelbras

  2. #2
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia Pessoal,

    Apesar de ser uma CPE, muitos clientes estão utilizando o WOM5000 para fazer pequenos PTP.
    Para auxiliar nesta configuração elaboramos um vídeo tutorial.
    Antes de iniciar a configuração, verifique a versão de firmware do seu equipamento. Esta deve ser a mais atual.
    Abaixo segue o link para download da firmware:

    Vídeo Tutorial:
    http://www.intelbras.com.br/arquivos...&idm=1&count=1

    Firmware:
    http://www.intelbras.com.br/suporte_...lng=1&prod=718

    At.

    Suporte Digital Intelbras
    Tenho um PTP de quase 1KM até o momento não tenho o que reclamar não.

  3. #3

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Rapaz, vou conferir no video oq passa ter feito de errado aqui. Pois um cliente queria um ptp de 600mts e para economizar compro as wom. Em bancada funciona perfeito, agora em campo nao conectava de forma alguma.

    Fui la atualizei o firmware para 3.2 beta subi dinovo as conf e nada de conectar, teste em bancada conecto de prima.

  4. #4
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Rapaz, vou conferir no video oq passa ter feito de errado aqui. Pois um cliente queria um ptp de 600mts e para economizar compro as wom. Em bancada funciona perfeito, agora em campo nao conectava de forma alguma.

    Fui la atualizei o firmware para 3.2 beta subi dinovo as conf e nada de conectar, teste em bancada conecto de prima.
    E uma distância bem pequena, porém como está a visada?

    Aqui tenho um com 900 e poucos metros ou seja quase 1KM funcionando perfeitamente. E nele tem vários clientes conectados.

    Ninguém tem o que reclamar não, até o momento já faz 3 meses que está lá e está perfeito.
    Aqui eu tive um problema em relação a se conectar de primeira porém foi uma questão e pouca potência, deixe na medida para minha distância e sinal perfeito. -58

    Qualquer coisa posta print das tuas configurações.

    Abraço e boa sorte!

  5. #5

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Visada 110% limpa, poluiçao praticamente 0. Entao perdi as paciencia e troquei por sxt lite 5. Nao estava com tempo pra ficar testando subindo e descendo torre.

    Agora tenho outro de 1.5km, vou resetar os radios atualizar novamente e reconfigurar. Se nao funcionar paciencia, ja vou levar junto um par de sxt.

  6. #6
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Visada 110% limpa, poluiçao praticamente 0. Entao perdi as paciencia e troquei por sxt lite 5. Nao estava com tempo pra ficar testando subindo e descendo torre.

    Agora tenho outro de 1.5km, vou resetar os radios atualizar novamente e reconfigurar. Se nao funcionar paciencia, ja vou levar junto um par de sxt.

    hehe, tranquilo amigo. Qualquer coisa estamos ai. Porém aqui funciona tranquilamente como já falei. Qualquer coisa só chamar.

    Abraço e boa sorte!

  7. #7

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Após acompanhar vários tópicos com casos de satisfação e insatisfação de quem adquiriu o WOM5000 resolvi eu mesmo testa-lo!

    Pois bem achei que pelo custo beneficio o equipamento até vale o investimento, porém estou com um problema básico que repassei ao fabricante através do fórum da própria Intelbras , e além de não publicarem o tópico nem se deram o trabalho de me falar se existiria solução ou não para meu caso.

    Nas bases utilizo equipamentos UBNT com o airmax desativado, todas as bases utilizo SSID oculto, porem se eu não ativar a visualização do SSID os rádios Intelbras não conseguem conectar-se as bases, no changelog do firmware existe uma informação que o mesmo problema acontecia com mikrotiks, e foi solucionado, porem com UBNT ainda não funciona!
    Fiz a troca de versões de firmware no equipamento sendo elas v3.0, v3.1, v3.2-Beta, e as falhas persistem em todas as versões.

    Nos testes que realizei fiquei satisfeito com o desempenho do radio, comprei 10 unidades e não deixaram a desejar na entrega do serviço a meus clientes onde vendi planos de 2 e 5 megas, porém fiquei descontente em ter que alterar configurações que já estavam prontas em minha rede para adequar-me ao equipamento, quando o caso deveria ser o contrario, como não temos protocolo proprietário algum rodando na rede o mesmo deveria funcionar com os SSID ocultos.

    Se alguém tiver alguma informação a respeito de como solucionar este problema estou no aguardo!

    Obrigado a todos!

  8. #8

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Outra coisa que esqueci de mencionar! tenho um pop onde atendo 20 clientes eu um bairro isolado! os clientes ficam no máximo a 250m mts da base! na base tenho um BulletM5 com ajuste de 18Db na saida e uma omni hyperlink de 12 dbi, este bairro é plano, tem mais ou menos 40 casas populares todas idênticas, o AP está em uma base com 12 metros de altura, o ângulo de abertura vertical desta hypelink é de 6,5° graus, os clientes estão utilizando LocoM5, esta tudo OK, instalei um WOM5000 "(que já fiz o teste de trocar as versões do firmware para v3.0, v3.1, v3.2 beta)", quando entro no rádio ele diz que o sinal está em -54, quando consulto os dados na base diz que estou com -71, então pergunto o que está errado? Pois a informação diferencia em mais de 15Db.

    Já deixei o WOM5000 com 10Db e com 28Db de saída, as informações permanecem as mesmas tanto no cliente quanto na base!

    o que devo fazer para corrigir este problema?

  9. #9

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.jpg
Visualizações:	236
Tamanho: 	86,4 KB
ID:      	50149
    imagem calculo do link

  10. #10

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Excelente vídeo!

    Quem compra o WOM-5000 deve ficar sempre atento a versão do firmware.
    Realmente ajudará muito qualquer um que queira efetuar pequenos PTP.

    Att.

  11. #11

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Citação Postado originalmente por jminfonet Ver Post
    Após acompanhar vários tópicos com casos de satisfação e insatisfação de quem adquiriu o WOM5000 resolvi eu mesmo testa-lo!

    Pois bem achei que pelo custo beneficio o equipamento até vale o investimento, porém estou com um problema básico que repassei ao fabricante através do fórum da própria Intelbras , e além de não publicarem o tópico nem se deram o trabalho de me falar se existiria solução ou não para meu caso.

    Nas bases utilizo equipamentos UBNT com o airmax desativado, todas as bases utilizo SSID oculto, porem se eu não ativar a visualização do SSID os rádios Intelbras não conseguem conectar-se as bases, no changelog do firmware existe uma informação que o mesmo problema acontecia com mikrotiks, e foi solucionado, porem com UBNT ainda não funciona!
    Fiz a troca de versões de firmware no equipamento sendo elas v3.0, v3.1, v3.2-Beta, e as falhas persistem em todas as versões.

    Nos testes que realizei fiquei satisfeito com o desempenho do radio, comprei 10 unidades e não deixaram a desejar na entrega do serviço a meus clientes onde vendi planos de 2 e 5 megas, porém fiquei descontente em ter que alterar configurações que já estavam prontas em minha rede para adequar-me ao equipamento, quando o caso deveria ser o contrario, como não temos protocolo proprietário algum rodando na rede o mesmo deveria funcionar com os SSID ocultos.

    Se alguém tiver alguma informação a respeito de como solucionar este problema estou no aguardo!

    Obrigado a todos!
    Olá jminfonet,

    Testamos este cenário em laboratório com os rádios Rocket M5, NanoLoco M5 e Nano Station M5, todos na função de AP com SSID oculto e o WOM5000 como cliente. Em todas as situações a conexão foi estabelecida normalmente.
    Vale ressaltar que o SSID foi digitado nas configurações wireless do WOM5000, assim como já é feito nos rádios UBNT quando utilizados como clientes de redes com SSID oculto. O WOM5000 só vai se conectar no AP através do Site Survey se o SSID estiver visível.

    Resumindo...

    Você deve configurar o WOM5000 como cliente, com todas as informações wireless (SSID, Criptografia, Senha, etc), salvar, e logo depois reiniciar o equipamento. Assim que ele terminar a reinicialização, já deve voltar conectado no AP.

    At.

    Suporte Digital Intelbras

  12. #12

    Padrão Re: Vídeo Tutorial - Bridge Ponto a Ponto entre dois WOM5000

    Vou ser objetivo, como você já explicou não existe segredo nas configurações! pra você ter ideia eu deixei o radio conectado a base com as configurações salvas ou seja " já está configurado!" e ao marcar no bullet Hide SSID ele passa a não conectar novamente, perdendo o vinculo com a Base!

    Hoje eu não posso ir a casa do cliente pra efetuar os testes, e fazer um vídeo mostrando o que acontece, porem no fim de semana eu posso.... depois de fazer o vídeo entro em contato novamente para mostrar que eu estou fazendo as configurações de forma correta e que realmente não está conectando!

    Por enquanto obrigado!