Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Gostaria de saber se seria uma boa Nanostation5 - 5.8ghz Ubiquiti Antena 14dbi + W. Antena Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz Hg5812u em uma torre de 25 metros W

    ou uma WOM 500 da intelbras + W. Antena Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz Hg5812u esse é para enviar nos clientes


    E para conectar o cliente no servidor qual seria melhor

    lembrando que tenho um pc ap fazendo todo gerenciamento da rede via PPOE...

  2. #2

    Thumbs up Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por leonardotcnet Ver Post
    Gostaria de saber se seria uma boa Nanostation5 - 5.8ghz Ubiquiti Antena 14dbi + W. Antena Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz Hg5812u em uma torre de 25 metros W

    ou uma WOM 500 da intelbras + W. Antena Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz Hg5812u esse é para enviar nos clientes


    E para conectar o cliente no servidor qual seria melhor

    lembrando que tenho um pc ap fazendo todo gerenciamento da rede via PPOE...
    Boa tarde, Amigo.

    Não existe uma receita de como montar um provedor.
    Monte um plano de negocio, quanto mais detalhado for, melhor. Isso feito, contrate uma consultoria para que vc possa otimizar seus custos.
    Para saber qual seria a melhor opção na hora de vc comprar seus equipamentos vc precisa saber de varias coisas como:
    . Quanto de link vc consegue adquirir;
    . Quantos clientes pretende e em quanto tempo;
    . Qual será o perfil dos seus clientes;
    . Quais serão os Tickets que vc pretende oferecer;
    . Faça um estudo para saber qual frequência pode trabalhar, para ter menos interferência possivel.

    > Procure um engenheiro e também a ANATEL, vc vai precisar de SCM.
    > Procure um técnico em telecomunicações e também o CREA do seu estado.

    A medida que for aparecendo dúvidas vai postando, agente te ajuda, amigo.

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Tenho 25 megas de internet velox ADSL 15 + 10

    pretendo ter clientes com plano de 500 KBPS e 1 mega
    ja tenho um provedor com 4 CPE TP link de 2.4 fechando os 4 pontos
    so que onde eu moro a prefeitura distribui sinal na mesma frequência de 2.4, ai ja sabe ne poluição de todos os lados..
    e por isso eu quero ir para o 5.8 onde so tem 2 provedores na minha cidade, e a poluição e bem menor
    Quero fazer um teste para ter a certeza que sera a melhor opção ..

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    1 - Esqueça essa distancia partindo de uma unica torre.
    Ou você perderá na qualidade.
    você pode até conseguir 4km, desde que seja 2km de raio para cada lado.... ou seja, limite a área de atendimento a no máximo 2km, configure a potencia para essa distancia, não mais, não menos.
    Quer começar certo e ter zero chamados? aplique no 5.8 as mesmas teorias do 2.4... micro células, não instale sem visada direta, cuide da potencia, alinhamento... etc e tal.

    2 - Nem todos os canais disponíveis em um AP 5.8 podem sem usados.
    Vários desses canais só podem ser usadas indoor, e outros possuem limites de potencia...
    Recomendo uma boa leitura: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Antes de aventurar em comprar equipamento, faça um treinamento amigo, estude, so assim vai ter garantia de fazer a coisa certa
    não se deve pensar "vou montar um provedor, colocar 100 clientes vender plano de 50 reais e lucrar 5 mil por mes) tem muita coisa em cima disso,

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    E nao quero uma Tirar a licença da ANATEL, e tambem hoje em dia e didicil tirar R$ 10.000,00 assim
    quero fazer um teste pra ver se vai dar certo primeiro na minha cidade tem 50 provedores clandestino em 2.4e eu nao quero ser o unico certinho, apenas perguntei se seria um bom casamento entre uma nano + hyperlink/ ou Wom 5000+hyperlink e nos clientes air grig de 23 DBI

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por leonardotcnet Ver Post
    E nao quero uma Tirar a licença da ANATEL, e tambem hoje em dia e didicil tirar R$ 10.000,00 assim
    quero fazer um teste pra ver se vai dar certo primeiro na minha cidade tem 50 provedores clandestino em 2.4e eu nao quero ser o unico certinho, apenas perguntei se seria um bom casamento entre uma nano + hyperlink/ ou Wom 5000+hyperlink e nos clientes air grig de 23 DBI
    Hoje a licença não ta mais esse valor, a licença custa agora R$ 400,00 e paga Mil por cada torre instalada.
    Ta bem mais em conta.

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Amigo coloque na sua torre Nanostation M5 5.8 como AP com potencia no máximo de 18dbm e nos clientes use Nanostation M5 ou Intelbras Wom5000 com a mesma potencia 18dbm se caso o sinal do cliente ficar acima -75dBm por causa de distancia longa com visada limpa utilize Nanobridge M5, mantenha o CCQ o mais próximo dos 100%, use autenticação PPPoE direto no equipamento do cliente. se for usar servidor mikrotik não crie bridge, crie um servidor pppoe ou hotspot para cada porta de saída que vai pras Nanostation M5 AP. acho que dessa forma você vai ser feliz.

    Um dica não compre Nanostation Loco M5 tenho mais de 20 peças com defeito.

    Esperto ter ajudado.

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo coloque na sua torre Nanostation M5 5.8 como AP com potencia no máximo de 18dbm e nos clientes use Nanostation M5 ou Intelbras Wom5000 com a mesma potencia 18dbm se caso o sinal do cliente ficar acima -75dBm por causa de distancia longa com visada limpa utilize Nanobridge M5, mantenha o CCQ o mais próximo dos 100%, use autenticação PPPoE direto no equipamento do cliente. se for usar servidor mikrotik não crie bridge, crie um servidor pppoe ou hotspot para cada porta de saída que vai pras Nanostation M5 AP. acho que dessa forma você vai ser feliz.

    Um dica não compre Nanostation Loco M5 tenho mais de 20 peças com defeito.

    Esperto ter ajudado.
    1 - Dependendo do canal que utilizar, se for entre 5470 a 5725, essa potencia vai estar fora do permitido em regulamento.
    Se bem que existe uma pequena perda ai, mas mesmo assim ainda estaria acima.

    2 - Para ter qualidade, o nivel de sinal tem que ficar entre -50 e -65......... -75 já está no limite. uma chuvinha forte, o sinal dele vai para -80 e o cliente não navega mais.

    3 - Essa de fazer autenticação diretamente no equipamento do cliente, você se refere ao Radio que acabou de instalar em cima da casa dele? Se for isso, concordo e assino embaixo. Pois isso cria uma limitação entre a rede do cliente e a do provedor.
    Diminuindo um pouco o trafego broadcast.


    Outras recomendacoes
    4 - Nunca instale cliente sem visada, é pedir para ter problema... um cliente ruim prejudica todo aquele AP.

    5 - Se for ter rede em bridge, somenteuse SW com Vlan (pode ser fixa) e ative a isolação de clientes nos AP

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    1 - Dependendo do canal que utilizar, se for entre 5470 a 5725, essa potencia vai estar fora do permitido em regulamento.
    Se bem que existe uma pequena perda ai, mas mesmo assim ainda estaria acima.

    2 - Para ter qualidade, o nivel de sinal tem que ficar entre -50 e -65......... -75 já está no limite. uma chuvinha forte, o sinal dele vai para -80 e o cliente não navega mais.

    3 - Essa de fazer autenticação diretamente no equipamento do cliente, você se refere ao Radio que acabou de instalar em cima da casa dele? Se for isso, concordo e assino embaixo. Pois isso cria uma limitação entre a rede do cliente e a do provedor.
    Diminuindo um pouco o trafego broadcast.


    Outras recomendacoes
    4 - Nunca instale cliente sem visada, é pedir para ter problema... um cliente ruim prejudica todo aquele AP.

    5 - Se for ter rede em bridge, somenteuse SW com Vlan (pode ser fixa) e ative a isolação de clientes nos AP
    1° Aqui eu uso essa potencia de 18dbm nos canais mais altos 5805,5825 e por ai vai.

    2° Por isso que falei pra não ultrapassar os sinal de -75 pois qualquer movimento por vento ou chuva densa o sinal vai piorar e vai atrapalhar o cliente e o AP da torre então ele tem que conseguir o melhor sinal abaixo disso.

    3°Isso mesmo amigo autenticação é direto no equipamento instalado Nanostation ou Intelbras

    4° concordo plenamente nunca instale cliente sem visada pois vai atrapalhar o cliente e o AP da torre

    5° aqui usamos switch vlan quando se tem bridge tipo temos cabeamento nas proximidades do provedor pois é desperdício de dinheiro e desnecessário usar via radio com cliente colado no provedor, e uso isolação de cliente nos APs da torre.

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Obrigado pessoal, usarei ppoe direto no aparelho
    Mais esse switch vlan é melhor do que esses normal que vende no mercado?

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por leonardotcnet Ver Post
    Obrigado pessoal, usarei ppoe direto no aparelho
    Mais esse switch vlan é melhor do que esses normal que vende no mercado?
    Sim, pois ele isola as portas.
    Não deixando que o trafego de uma porta passe para outra.
    Diminuindo e muito o broadcast.

    a ispshop vende dele.
    tem um da intelbras tambem, mas ainda não testei ele.

  13. #13

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    mais todas as portas tem injetor poe??

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por leonardotcnet Ver Post
    Gostaria de saber se seria uma boa Nanostation5 - 5.8ghz Ubiquiti Antena 14dbi + W. Antena Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz Hg5812u em uma torre de 25 metros W

    ou uma WOM 500 da intelbras + W. Antena Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz Hg5812u esse é para enviar nos clientes


    E para conectar o cliente no servidor qual seria melhor

    lembrando que tenho um pc ap fazendo todo gerenciamento da rede via PPOE...
    Vai a dica de equipamentos: APC 5M 90 da Intelbrás, base pronta, sem risco de perda em dbm, material nacional, com suporte e troca expressa aqui na Plantec. Nos clientes, use WOM 5000 ou APC 5M 18 para distâncias acima de 2km. Comece com o WOM 5000, faça o teste a 4Km, de repente pode te atender. E temos os melhores preços do mercado! Entre em contato conosco!

    Somos uma das 3 maiores distribuidoras de Intelbrás do Brasil. Distribuimos produtos das linhas de Network, CFTV e Telecom.
    Na linha de Network temos rádios, switchs, roteadores, etc.
    Aqui nós temos bom preço, na maioria das vezes pronta entrega e ótimo atendimento.

    PLANTEC DISTRIBUIDORA

    Daniel Gaba - 11 2147 3295
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  15. #15

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Boom dia Galera... Bom colega , aqui em minha cidade eu comecei do zero!! minha cidade possui 10mil habitantes e existe dois provedores um via radio e a tal da vivo, decidi entao montar, no inicio queria fazer uma torre gigante! Besteira! decidi colocar entao 4 torres de pequeno porte em pontos estrategicos ,cobrindo entao a cidade inteira, nelas eu padronizei pensando em que iria colocar nos clientes, gosto muito de airgrid e loco m2 e m5, mais as distancias das minhas torres para os cliente e no maximo 1km entao coloquei nas torres basestation 2.4 e 5.8 com rocket 5.8 e 2.4 todos da ubiquit , Para gerenciamento uso myauth3 simples e facil principalmente aqui onde a gente so trabalha em familia e para minha mae meu pai darem baixa nos clientes achei o mkauth e mikrotik meu complicado para eles! Hj eu e meus clientes estamos muito satisfeitos. Obrigado

  16. #16

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    isso procede mesmo?

  17. #17

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por horleanredes2015 Ver Post
    isso procede mesmo?
    O que procede?

  18. #18

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    (Vi isso no tópico mais acima) o amigo dizia:

    "Hoje a licença não ta mais esse valor, a licença custa agora R$ 400,00 e paga Mil por cada torre instalada.

    Ta bem mais em conta".

    Por isso perguntei se isso procede?

  19. #19

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    Citação Postado originalmente por horleanredes2015 Ver Post
    (Vi isso no tópico mais acima) o amigo dizia:

    "Hoje a licença não ta mais esse valor, a licença custa agora R$ 400,00 e paga Mil por cada torre instalada.

    Ta bem mais em conta".

    Por isso perguntei se isso procede?

    Ah sim, Procede sim.

  20. #20

    Padrão Re: Qual a melhor opção para iniciar um provedor 5.8 para 50 clientes em torno de 4 a 5 KM ajuda ae

    E lembrando que hj com a alta do dólar, os equipamentos estão muito caro pra testar antes, ou vc começa certo, ou acaba desistindo no caminho, por nao ter feito a escolha certa.