+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Elance de 23 km

    Boa noite amigos da fórum !!!
    Sou novato no forun e
    Gostaria de saber dos amigos que material ( Antena, Radio, etc... ) devo usar para fazer um enlace de 23 km que fique bom e estável e se devo usar 2.4 ou 5.8 e que material devo usar para fazer a distribuição de um sinal de multimídia de 150 kbps e gostaria de saber que altura deve ficar as torres de ambos os lados deste enlace.
    segue a baixo dados de ambas as torres.

    PONTO 1
    LATITUDE 32.03379S
    LONGITUDE 052.09335W


    PONTO 2
    LATITUDE 31.94238S
    LONGITUDE 052.31119W

  2. #2

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Olha eu tenho um elance aqui de 19.8 Km uso duas nanos bridge de 25 dbi o sinal fica -70 e consigo passar 50 mb, provavelmente dar certo com vc tb, um ponto com 45 mts de altura. e o outro com 26

  3. #3

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por demirodrigues Ver Post
    Olha eu tenho um elance aqui de 19.8 Km uso duas nanos bridge de 25 dbi o sinal fica -70 e consigo passar 50 mb, provavelmente dar certo com vc tb, um ponto com 45 mts de altura. e o outro com 26
    Desculpa eu fiquei de queixo caído agora, 50mb a essa distância com nano bridge, caramba que enlace top, só uma pergunta é Full duplex?

  4. #4

    Padrão Re: Elance de 23 km

    super nanosbridge transformar rsrssrs
    sacanagem,amigo para não ter dor de cabeça vai de rocket m5+rocket disc 30dbi .Claro tendo visada.

  5. #5

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    super nanosbridge transformar rsrssrs
    sacanagem,amigo para não ter dor de cabeça vai de rocket m5+rocket disc 30dbi .Claro tendo visada.
    Ta vamos esperar a resposta do cara pode ser half, ai ate pode ser que de, e isso no teste de velocidade na taxa de conexão mas em produção eu dúvido também.

  6. #6

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Desculpa eu fiquei de queixo caído agora, 50mb a essa distância com nano bridge, caramba que enlace top, só uma pergunta é Full duplex?
    amiga desculp ta pegando carona aqui mas eu senpre quis saber como eu fasso este teste para saber se e full ou duplex pode me ensinar? pois tenho aqui um ptp 10km com dua nano bridge de25 cinal -62 mando 60mg la so da 40mg netvirtua

  7. #7

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    amiga desculp ta pegando carona aqui mas eu senpre quis saber como eu fasso este teste para saber se e full ou duplex pode me ensinar? pois tenho aqui um ptp 10km com dua nano bridge de25 cinal -62 mando 60mg la so da 40mg netvirtua
    ok vamos a alguns conceitos primeiro

    Half duplex - significa ou indo ou vindo.
    Full duplex - Significa indo e vindo ao mesmo tempo.

    pense uma rua de uma única pista, esse é o half, se alguém ta vindo, vc tem que esperar ele passar so depois vc pode passar.
    no full duplex não, tem carro indo e vido dos dois lados, geralmente é 50% do half duplex.

    vamos aos testes o ideal é vc ter duas rb's uma de cada lado do enlace(pra um teste de 60mb não pode ser qualquer rb tem que ter no minimo 800mhz de processamento).
    Os testes da ubnt sempre dão bem alem da realidade.
    mas se não tiver vc rb vc pode entrar na sua nano no canto de cima tem ferramentas la tem o teste de velocidade (speed test)
    e so colocar o ip, login e senha da outra nano bridge e executar ele vai te dar um resultado de rx e tx
    se so der rx ou tx o teste é de half se vier dos dois é full, do resultado da ubnt vc pode tirar uns 30%, que vai dar o real.

  8. #8

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Desculpa eu fiquei de queixo caído agora, 50mb a essa distância com nano bridge, caramba que enlace top, só uma pergunta é Full duplex?


    Nao nao é full não, falei em media, fica variando, entre 35 e 40 de download.

  9. #9

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Amigo fiz o teste com os dados que você me passou no site http://www.ubnt.com/airlink/ com Nano Bridge M5 25 dbi e não ficou muito satisfatório deu sinal de -62 acho que vai ficar muito fraco gostaria da opinião de vocês.

    Um amigo do ML me disse que com estes equipamentos a baixo eu conseguiria fazer este enlace sem problemas
    02 Dish 30 dbi
    02 Rocket M5
    01 RB 493ah ou 450
    01 Omni de 25 dbi
    01 Bulleti M5 hd
    e ele me informou que conseguirei passar somente 50 mega neste elance sera que ele esta certo em seus cálculos, e irei gastar uma grana boa com estes equipamentos gostaria de ter certeza que dará certo nestas coordenadas que eu passei a cima.

  10. #10

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por sennaecruz Ver Post
    Amigo fiz o teste com os dados que você me passou no site http://www.ubnt.com/airlink/ com Nano Bridge M5 25 dbi e não ficou muito satisfatório deu sinal de -62 acho que vai ficar muito fraco gostaria da opinião de vocês.

    Um amigo do ML me disse que com estes equipamentos a baixo eu conseguiria fazer este enlace sem problemas
    02 Dish 30 dbi
    02 Rocket M5
    01 RB 493ah ou 450
    01 Omni de 25 dbi
    01 Bulleti M5 hd
    e ele me informou que conseguirei passar somente 50 mega neste elance sera que ele esta certo em seus cálculos, e irei gastar uma grana boa com estes equipamentos gostaria de ter certeza que dará certo nestas coordenadas que eu passei a cima.
    Vamo lá, primeiro 50 megas é muita coisa mas muita coisa mesmo, nessa distancia creio que passa 50 sim com esses equipamentos, mas sobre essa omini de 25 é boato, não existe omini de 25 dbi, e também não te aconselho, use painel setorial é bem mais caro mas o resultado excelente. a rb seria pra vc gerenciar se sim uma rb 750gl de inicio seria o ideal, ate você alcançar 100 clientes depois tem que trocar pra uma mais processamento.

  11. #11

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Bom dia amigos !!!
    Obrigado pela forca que vocês estão me dando , no caso a ajuda do amigo acima que me aconselhou a usar painel setorial invés de antena omni eu também não precisaria usar as bulleti M5 correto.ou estou enganado.e outra coisa se for usar painel setorial terei que usar 4 painéis certo, e como irei ligar este 4 painéis na Rb750g para que possa transmitir nas 4 ao mesmo tempo.

  12. #12

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por sennaecruz Ver Post
    Bom dia amigos !!!
    Obrigado pela forca que vocês estão me dando , no caso a ajuda do amigo acima que me aconselhou a usar painel setorial invés de antena omni eu também não precisaria usar as bulleti M5 correto.ou estou enganado.e outra coisa se for usar painel setorial terei que usar 4 painéis certo, e como irei ligar este 4 painéis na Rb750g para que possa transmitir nas 4 ao mesmo tempo.
    a rb 750gl não tem cartão só vai fazer a gerencia mesmo, o ideal seria 4 paines da ubiquit e 4 roquet m5, mas claro isso e mais caro vai ficar bem melhor, mas se for começar aos poucos pode colocar 4 nano m5 ela ja tem antena integrada atende bem até 1,5km e pode colocar uns 15 clientes em cada a 1 ou 2mb, e é bem mais barata e quando sua rede crescer você troca po base station(setorial), sobre o bullet ele é usado junto com a antena ominni se quiser usar ommin te aconselho a da oiw e homologada e funciona bem, mas isso é pra vc usar em uma area pequena e que não tenha quase rede nenhuma wifi digo isso porque ela vai receber muita interferência.

  13. #13

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Pessoal seguinte este PTP vai ser 5.8 mais na hora de distribuir posso passar para 2.4 pois pelo que andei vendo os kits cliente com Rj45 na versão 2.4 são mais baratos ou tem algum 5.8 que não fique tão caro e que seja com Rj45
    Pensei em colocar a Rb750g com 4 Nanostation M5 16 Dbi para distribuir só que esta nano só tem 5.8 o que posso colocar para distribuir em 2.4 que fique bom e que tenha um alcance de mais ou menos 1,5 km estável.

  14. #14

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    ok vamos a alguns conceitos primeiro

    Half duplex - significa ou indo ou vindo.
    Full duplex - Significa indo e vindo ao mesmo tempo.

    pense uma rua de uma única pista, esse é o half, se alguém ta vindo, vc tem que esperar ele passar so depois vc pode passar.
    no full duplex não, tem carro indo e vido dos dois lados, geralmente é 50% do half duplex.

    vamos aos testes o ideal é vc ter duas rb's uma de cada lado do enlace(pra um teste de 60mb não pode ser qualquer rb tem que ter no minimo 800mhz de processamento).
    Os testes da ubnt sempre dão bem alem da realidade.
    mas se não tiver vc rb vc pode entrar na sua nano no canto de cima tem ferramentas la tem o teste de velocidade (speed test)
    e so colocar o ip, login e senha da outra nano bridge e executar ele vai te dar um resultado de rx e tx
    se so der rx ou tx o teste é de half se vier dos dois é full, do resultado da ubnt vc pode tirar uns 30%, que vai dar o real.
    o meu teste aqui deu tx 30mg e rx de25mg. quanto e ful disto ai

  15. #15

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    o meu teste aqui deu tx 30mg e rx de25mg. quanto e ful disto ai
    seria 25 Mb
    full é a capacidade de ida e vinda, igual.

    você pode tentar melhorar isso com algumas coisas, realinha antena e mudança de canal, e se não tiver jeito, compra um radome shild se a área for muito poluída.

  16. #16

    Padrão Re: Elance de 23 km

    Citação Postado originalmente por sennaecruz Ver Post
    Pessoal seguinte este PTP vai ser 5.8 mais na hora de distribuir posso passar para 2.4 pois pelo que andei vendo os kits cliente com Rj45 na versão 2.4 são mais baratos ou tem algum 5.8 que não fique tão caro e que seja com Rj45
    Pensei em colocar a Rb750g com 4 Nanostation M5 16 Dbi para distribuir só que esta nano só tem 5.8 o que posso colocar para distribuir em 2.4 que fique bom e que tenha um alcance de mais ou menos 1,5 km estável.
    Olha só tem outra variavél ai que vc deve considerar o suporte, as 2.4 dão muito problema principalmente por interferência, como consequência você depois vai ter que trocar pra 5.8, então embora mais caro entra logo em 5.8.