Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Teste em 2.4Ghz! Leiam

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A princípío toda antena circular é pra polarização circular, que tem a vantagem de ter pouca onda estacionaria (VSWR) com relação a patches comuns, dipolos e biquads, na verdade geralmente é o menor VSWR que se pode ter de cerca de 1 a 10GHz. Isso aí é alguma mistura de patch com antena circular, essas misturas acho que são o futuro das antenas, via software vemos o diagrama de irradiação e reflexão facilmente, grandes fabricantes tem tempo e recursos pra simular isso e achar o que funciona melhor pra cada ganho, frequencia ou angulo.

    Uma yagi de circulares praticamente cria um antena helicoidal, mas tem angulo pequeno tipo 20 ou 30°, pra PTP serve, mas pra PTP o refletor traseiro manda mais (Se bem que tem antena de satelite com helicoidal apontada pro refletor, antenas de alto ganho com refletor pequeno, talvez isso já esteja nas parabolas pra radios digitais 10GHz, desconheço elas). Teoricamente essas circulares "comuns" tem uns 60 a 80° com um refletor comum, a UBNT talvez use o patch logo atras pra aumentar esse angulo pra 120°. Outra vantagem é que chapinha dessa se faz em prensa ou torno facilmente, é facil padronizar a fabricação deles com margem de erro minúscula, coisa que com uma helicoidal classica não dá, tem que manofaturar ou montar uma estrutura pro elemento que sai cara, digamos que a UBNT achou uma solução muito criativa pra usar circular com angulo aberto, teria que ver um diagrama simulado de irradiação, mas a principio é isso, o patch traseiro aparentemente aumenta o angulo da chapinha de polarização circular de vswr minúsculo.

    (E eu não sei como outras pessoas vivem sem saber como as coisas funcionam :-) )
    Interessante, vou esperar para ver se algum dia alguem posta a irradiação desta antena,

    (E eu não sei como outras pessoas vivem sem saber como as coisas funcionam :-) )
    Eu tbm sou assim até gosto de entender o funcionamento de carros, tvs, etc.. rsrs
    O legal de saber dessas coisas que nós mesmo "se-vira" para concertar quando precis. rs

    Como eu tinha falado esse é meu AP (Nano 2) em modo G e Clientes com 8186 Realtek (Cara só fica bom assim porque os clientes estão no parâmetro de 1KM) Se fosse placas mais novas conseguia uns 200m a mais por ai.

    Mas mudando de assunto cara que quero comprar logo minha licença, mais aqui em Campinas/SP Link da GVT de 2MB é 1800R$
    facada, mais não tenho condição de pagar esse valor agora, eu pensei em ir conseguindo clientes até conseguir pagar o link ai corro atras do CNPJ Ltda, SCM, etc... mas começar é que é o dificil, mas eu vou me empenhar.
    Teria também que conseguir um local apropriado para a torre principal que vai ficar o link, mas não sei que local apropriado poderia instalar para eu poder ter somente acesso. (Da uma ideia)

    Obs. Obrigado por ajudar as pessoas, você nunca vai perder com isso.

  2. #22

    Padrão Re: Teste em 2.4Ghz! Leiam

    A coisa é tão complexa que até aquelas trilhas que interligam os elementos tem o seu traçado calculado para casar a impedância entre cada elemento.
    Só com muito equipamento para chegar a este desenho.

    E como é dupla polarização fiquei na dúvida sobre qual dos elementos é horizontal e qual é vertical.

    Só uma explicação para entender as fotos.
    A segunda foto, você removeu o disco para mostrar o patch atrás?

    Olha esta outra foto. https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=26855
    Me pareceu que o disco é um pouco diferente , pois ele é côncavo enquanto na sua foto é convexo.

  3. #23

    Padrão Re: Teste em 2.4Ghz! Leiam

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A coisa é tão complexa que até aquelas trilhas que interligam os elementos tem o seu traçado calculado para casar a impedância entre cada elemento.
    Só com muito equipamento para chegar a este desenho.

    E como é dupla polarização fiquei na dúvida sobre qual dos elementos é horizontal e qual é vertical.

    Só uma explicação para entender as fotos.
    A segunda foto, você removeu o disco para mostrar o patch atrás?

    Olha esta outra foto. https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=26855
    Me pareceu que o disco é um pouco diferente , pois ele é côncavo enquanto na sua foto é convexo.
    A segunda foto é sem o disco, e esse link das foto que vc passou parece outra basestation feito de material de outra qualidade.
    Tem que são feita da propria UBNT e tem as réplicas da para nota a diferença.

    Você tem alguma foto da Basestation aberta de 2.4?

  4. #24

    Padrão Re: Teste em 2.4Ghz! Leiam

    Sobre a polarização, o desenho do patch é quadrado justamente pra manter a polarização horizontal e vertical, senão seria puramente circular (Circular a esquerda, circular a direita). Como o inicio da propagação é no patch (O patch é o driven) em polarização fixa, o elemento circular atua como diretor pelo visto (Ou re-irradiador, não sei a nomeclatura certa dos tipos de elementos).

    O elemento irradiante (Driven) precisa ter a polarização desejada, mas nem sempre os outros elementos (Diretor, refletor, re-irradiador) precisam ter polarização fixa, podem ser redondos, e muitas vezes são, é o caso das parabolas, refletem tudo e cabe ao elemento radiante (Ou absorvedor, na recepção) estar na polarização desejada pra aproveitar só o que lhe interessa.
    (Quem lembra dos servo-motores de parabolica banda C girando pra mudar a polarização?)

  5. #25

    Padrão Re: Teste em 2.4Ghz! Leiam

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre a polarização, o desenho do patch é quadrado justamente pra manter a polarização horizontal e vertical, senão seria puramente circular (Circular a esquerda, circular a direita). Como o inicio da propagação é no patch (O patch é o driven) em polarização fixa, o elemento circular atua como diretor pelo visto (Ou re-irradiador, não sei a nomeclatura certa dos tipos de elementos).

    O elemento irradiante (Driven) precisa ter a polarização desejada, mas nem sempre os outros elementos (Diretor, refletor, re-irradiador) precisam ter polarização fixa, podem ser redondos, e muitas vezes são, é o caso das parabolas, refletem tudo e cabe ao elemento radiante (Ou absorvedor, na recepção) estar na polarização desejada pra aproveitar só o que lhe interessa.
    (Quem lembra dos servo-motores de parabolica banda C girando pra mudar a polarização?)
    Aquele circulo metal concerteza atua como um diretor, acho que por ter uma forma de uma circunferência concentra mais o sinal, notei que no Nano M5 tambem tem diretores (mas quadrados) na frente do driven.

    como eu tinha conversado aqui esta o print da Nano 2 só em G

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         REDE EM G.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	91,4 KB
ID:      	50383