Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    E ai galera do underlinux venho aqui compartilhar com vcs as novas CPE´s da Compex. Venho acompahando o desenvolvimento dessas cpe´s da compex a algum tempo e de acordo com website deles e os datasheets das CPE´s 802.11AC da Compex eles prometem atè 867mbps de throughput trabalhando 80mghz é lógico, aonde se torna um problema para nos aqui do Brasil porque nao podemos trabalhar com os radios a 80mghz de acordo com a scm 045 da Anatel.

    Eu tenho meu provedor e tenho alguns cartoes da compex que trouxe dos USA e trabalham excelentemente bem sao produtos de alta qualidade mas nao sao muito conhecidos nos provedores do Brasil .

    Agora eles estao com estes produtos no website da compex ,produtos que consigo comprar la fora por volta de 160 dolares ,se alguem conhece alguma CPE 802.11 ac neste valor compartilhe ai no topico . Logico temos as airfiber da ubiquiti mas no valor que elas estao ta dificil de trabalhar consigo a 24g de 1100 dolares e a 5.8g nova a 900 dolares nesses preços ai ta dificil...

    Estou pesando em comprar alguns desses equipamentos para tentar um PTP se alguem ja conhece ou ja comprou deixe o seu relato da experiencia com estes equipamentos ai no topico, porque se funcionar bem o provedor wireless do Brasil vai para um novo patamar de velocidades para seus clientes final. O datasheet de uma cpe esta ai no pdf galera da uma olhada e pode comentar a vontade ai no topico . Obrigado pela atençao. DOUGLAS LIMA//// SPEED PC WIRELESS.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MMS344_Dsv1.0.0.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    editado acabei de ler os datasheet disponibilizados hoje pela ubnt que nao tinha no site

  3. #3

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    editado acabei de ler os datasheet disponibilizados hoje pela ubnt que nao tinha no site
    A nanobeam no caso, nada mais é que uma ediçao melhorada da nanobridge M5 mas nao é 802.11ac como as airfiber que custam nos USA em qualquer distribuidora com streakwave USA, flytec computers USA ,roc-noc ou varias que temos nos USA as airfiber sao de $1100 as 24ghz e a nova 5.8ghz a $900...

  4. #4

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    O problema é os 80Mhz, se for pra trabalhar em 20 ou 40 vai fazer o que os outros fazem ?

  5. #5

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    editado acabei de ler os datasheet disponibilizados hoje pela ubnt que nao tinha no site
    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    O problema é os 80Mhz, se for pra trabalhar em 20 ou 40 vai fazer o que os outros fazem ?
    Sim a cpe trabalha em 20 e 40mhz de acordo com o datasheet acima, mas nao chega aos 867mbps prometidos em 802.11AC mas no caso é um excelente PTP de baixo custo e como ela e direrional trabalhar em 80mhz é um problema com a Anatel sem contar a homologaçao, "mas" ptp em uma area nao muito saturada em 5.8 , "nao pode, mas pode ne " se vc me entedi ??? Porque tenho a SCM 045 propria paguei muito dinheiro e sofro pra caramba com os "gatonet" porque nao tem fiscalizaçao, o problema nao e ser "gatonet" e sim, me perdoa pela palavra as "merdas" que os caras fazem saturando o espectro 2.4 e 5.8 .

    Se quer saber estou com um pedido na Anatel a mais de 1 ano para trabalhar em 3.5ghz com PMP NLOS radios alvarion
    "wimax movel" e os caras nao movem uma palha para nos ajudar nem pagando, eles querem fazer inclusao digital mas nada de trabalhar e pelo menos analisar os pedidos requerido pelos lincenciados .

    O projeto que tenho para o Brasil seria como este feito na Italia com 3.5ghz, ASSITA O VIDEO ,"
    http://www.youtube.com/watch?v=QiMfoQngUgg " radios alvarion wimax acredite ou nao funciona e nos Estados Unidos temos empresas que entragam 2 a 4 mega no plano movel com estes equipamentos como a BridgeMAXX dos USA, mas no brasil o problema é a Anatel nos barrando a todo tempo....

  6. #6

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Gostei desse cartão aqui: http://www.compex.com.sg/productdeta...23&acc1Panel=1

    Será que ele é compatível com Mikrotik?

  7. #7

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Pessoal vejam, colocar um produto "comum" AC no espectro outdoor é loucura, mata o espectro.
    Nós estamos desenvolvendo uma linha com o AirPrism onde funcionará como um filtro cavitativo para o equipamento,
    se não fosse por essa tecnologia seria impossível trabalhar com AC em outdoor.

    Apenas ressaltando a Anatel não impede o uso de canais com largura de 80Mhz, está sim autorizado.
    Ainda não posso informar mas o nosso AC trabalhará com uma largura inferior aos 80Mhz, visamos conseguir o melhor resultado e ocupando o mínimo do espectro, os resultados são surpreendentes.

    O AF5 não é AC, o AF5 é um produto projetado e escrito do 0, tanto o Ethernet quanto Wireless são patentes próprias.

    Aguardem excelentes novidades chegando este ano.

  8. #8

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Gostei desse cartão aqui: http://www.compex.com.sg/productdeta...23&acc1Panel=1

    Será que ele é compatível com Mikrotik?
    Tambem gostei mas infelizmente nao é compativel com as RBS, ele é mini-pciE e as rbs sao mini-pci ...

  9. #9

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Pessoal vai tentar fazer milagre com equipamentos em 5.8.. 80Mhz por mais que faça um uso adequado vai sofrer muito com interferência dos outros equipamentos já rodando..

    Duvido hoje montar um enlace em 80Mhz com um noise floor aceitável em todo os 80Mhz em área urbana..

    Ai vem o concorrente ou até mesmo outro técnico do provedor, coloca um painel que invade seu enlace.. pronto, se foi..

    Fora que se o provedor realmente utiliza somente canais licenciados, isso fica bem inviável de se trabalhar.

    Casos de mais de 100Mb é fibra ou link freq. fechada ou até mesmo AF.



    Sem milagres, se ajudem no lugar de se matarem.

  10. #10

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Pessoal vejam, colocar um produto "comum" AC no espectro outdoor é loucura, mata o espectro.
    Nós estamos desenvolvendo uma linha com o AirPrism onde funcionará como um filtro cavitativo para o equipamento,
    se não fosse por essa tecnologia seria impossível trabalhar com AC em outdoor.

    Apenas ressaltando a Anatel não impede o uso de canais com largura de 80Mhz, está sim autorizado.
    Ainda não posso informar mas o nosso AC trabalhará com uma largura inferior aos 80Mhz, visamos conseguir o melhor resultado e ocupando o mínimo do espectro, os resultados são surpreendentes.

    O AF5 não é AC, o AF5 é um produto projetado e escrito do 0, tanto o Ethernet quanto Wireless são patentes próprias.

    Aguardem excelentes novidades chegando este ano.
    Se a ubiquiti colocar no mercado um equipamento que possa nos possibilitar a entregar mais throughput por setor que seja a metade que a 802.11ac entrega sem saturar o espectro, excelente o provedor wireless podera chegar a um novo patamar de velocidade em nossos clientes , eu tenho cursos de wireless dados pela propria empresa que trabalhei a VERIZION dos USA aonde me possibilita a entender pouco bem sobre wireless ,mas o que me parece é que as grandes empreas como UBIQUITI,MIKROTIK,ENGENIUS e outras mais que desenvolvem equipamentos em 802.11; parece que estao atrasando o lançamento dos equipamentos com throughput superiores por setor para vender mais equipamento, porque se temos menos throughput por setor mais equipamentos precisamos de comprar e se tiver mais throughput por setor bem menos equipamentos precisamos de comprar "correto"!!!!!!! Mas concordo 100% com vc que 80mhz satura o espectro para PMP ou que seja PTP em LOS OU NLOS em areas que ja tem muita poluiçao espectral, mas vc me deu pelo menos uma esperança que veremos ainda este ano melhores equipamentos para os provedores wireless...

  11. #11

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Tambem gostei mas infelizmente nao é compativel com as RBS, ele é mini-pciE e as rbs sao mini-pci ...
    Tem RB com miniPCIe sim. Veja: http://i.mt.lv/routerboard/files/RB912.pdf

    Minha dúvida é se o RouterOS irá reconhecer esse cartão.

    No site do fabricante do cartão tem um fórum. O pessoal que é mais afiado em inglês podia postar lá essa dúvida.

  12. #12

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Pessoal vai tentar fazer milagre com equipamentos em 5.8.. 80Mhz por mais que faça um uso adequado vai sofrer muito com interferência dos outros equipamentos já rodando..

    Duvido hoje montar um enlace em 80Mhz com um noise floor aceitável em todo os 80Mhz em área urbana..

    Ai vem o concorrente ou até mesmo outro técnico do provedor, coloca um painel que invade seu enlace.. pronto, se foi..

    Fora que se o provedor realmente utiliza somente canais licenciados, isso fica bem inviável de se trabalhar.

    Casos de mais de 100Mb é fibra ou link freq. fechada ou até mesmo AF.



    Sem milagres, se ajudem no lugar de se matarem.


    Amigo a cpe tb trabalha em 20 e 40mhz como informado no datasheet e "tem a opçao" de 80mhz e tb é compatível com 802.11n, concordo que 80mhz satura o espectro e principalmente em centros urbanos seria um desastre, a minha inteçao com o topico foi despestar os provedores que la fora ja temos 802.11ac para long range e que acredite ou nao o que vai perdurar no futuro sao as tecnologias wireless por exemplo a LTE que nos USA a empresa que trabalhei por exemplo a VERIZION ja entrega na 4G LTE 10mbps para o cliente final e nos proximos anos ainda vai melhorar com as novas tecnologias ...

  13. #13

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Tem RB com miniPCIe sim. Veja: http://i.mt.lv/routerboard/files/RB912.pdf

    Minha dúvida é se o RouterOS irá reconhecer esse cartão.

    No site do fabricante do cartão tem um fórum. O pessoal que é mais afiado em inglês podia postar lá essa dúvida.
    Vou tentar tirar sua duvida no forum da compex ...

  14. #14

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Tem RB com miniPCIe sim. Veja: http://i.mt.lv/routerboard/files/RB912.pdf

    Minha dúvida é se o RouterOS irá reconhecer esse cartão.

    No site do fabricante do cartão tem um fórum. O pessoal que é mais afiado em inglês podia postar lá essa dúvida.
    nao sei se reponde sua pergunta mas eles tem suas proprias placas com mini-pcie da uma olhada nesta ai :
    http://www.compex.com.sg/Datasheets/...B_DSv2.0.0.pdf

  15. #15

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Amigo a cpe tb trabalha em 20 e 40mhz como informado no datasheet e "tem a opçao" de 80mhz e tb é compatível com 802.11n, concordo que 80mhz satura o espectro e principalmente em centros urbanos seria um desastre, a minha inteçao com o topico foi despestar os provedores que la fora ja temos 802.11ac para long range e que acredite ou nao o que vai perdurar no futuro sao as tecnologias wireless por exemplo a LTE que nos USA a empresa que trabalhei por exemplo a VERIZION ja entrega na 4G LTE 10mbps para o cliente final e nos proximos anos ainda vai melhorar com as novas tecnologias ...
    Claro, não estou desmerecendo o equipamento e sim como muitos veem ele.. uma forma de ter um p*** enlace, sendo que não conseguem fazer um enlace descente com Rocket M5 sem que afete os outros.

    Muitos hoje nem precisam enlaces a 40Mhz o que precisam é um simples enlace de 20Mhz bem feito com boa visada, bom sinal e de preferencia com isolamento. Mas é aquilo: vou fazer um enlace de mais de 100Mb, não é esse o fator determinante para a qualidade..

    É a mesma coisa que equipamento com 1W de potência.. é a mesma coisa.. as pessoas visualizam errado.

    Só alerto pelo fato de que infelizmente existem muitos amadores na nossa área.. e fazem muita merda.


    Mas muito útil esse tópico, fico no aguardo de mais comentários! Obrigado.

  16. #16

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por UBNT-Chadi Ver Post
    Pessoal vejam, colocar um produto "comum" AC no espectro outdoor é loucura, mata o espectro.
    Nós estamos desenvolvendo uma linha com o AirPrism onde funcionará como um filtro cavitativo para o equipamento,
    se não fosse por essa tecnologia seria impossível trabalhar com AC em outdoor.

    Apenas ressaltando a Anatel não impede o uso de canais com largura de 80Mhz, está sim autorizado.
    Ainda não posso informar mas o nosso AC trabalhará com uma largura inferior aos 80Mhz, visamos conseguir o melhor resultado e ocupando o mínimo do espectro, os resultados são surpreendentes.

    O AF5 não é AC, o AF5 é um produto projetado e escrito do 0, tanto o Ethernet quanto Wireless são patentes próprias.

    Aguardem excelentes novidades chegando este ano.
    Me desculpe amigo, mas qual a fundamentação técnica sobre esse tal filtro cavitativo para afirmar que "se não fosse por essa tecnologia seria impossível trabalhar com AC em outdoor."

    Essa afirmação soa em um tom muito marketeiro, "pseudo-fundamentado" em aspectos técnicos, o que seria esse tal de filtro cavitativo? Um filtro de equalização? Se for isso, qual a novidade? Todo radio tem filtros de equalização.

    E outra coisa, que história é essa de que Airfiber vai usar menos espectro. O Airfiber é o maior devorador de espectro que existe!!! Vejamos o datasheet: http://dl.ubnt.com/datasheets/airfiber/airFiber_DS.pdf Reparem no asterisco abaixo da tabela de sensibilidade de recepção: * FDD = (2) 100 MHz channels and TDD = (1) 100 MHz channel

    Ou seja, em FDD (duplexação por divisão da frequencia) o airfiber usa absurdamente DOIS canais de 100 Mhz.


    A Ubiquiti tem bons produtos e bons preços, mas essa estratégia de marketing é muito errada. Querer vir aqui no fórum e falar palavras pseudo-técnicas para querer impressionar os usuários e desqualificar demais fabricantes é um INSULTO a nós. É querer nos chamar de ignorantes. Saiba que neste fórum tem muitas pessoas que tem estudando sobre telecomunicações.

    Desculpe, mas não poderia deixar de comentar.

  17. #17

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    nao sei se reponde sua pergunta mas eles tem suas proprias placas com mini-pcie da uma olhada nesta ai :
    http://www.compex.com.sg/Datasheets/...B_DSv2.0.0.pdf
    Então, eu tinha reparado mesmo, que eles tem um equipamento parecido com routerboard. Mas o grande problema é que não conhecemos esse produto. Diferente de Mikrotik que já é bem conhecido e aprovado por nós.

    Mas de qualquer forma, é certeza que a Mikrotik também vai lançar cartões e Rbs 802.11 ac, só que tá demorando demais... rsrs

    Se esse cartão for compatível dá pra adiantar um pouco.

  18. #18

    Talking Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Me desculpe amigo, mas qual a fundamentação técnica sobre esse tal filtro cavitativo para afirmar que "se não fosse por essa tecnologia seria impossível trabalhar com AC em outdoor."

    Essa afirmação soa em um tom muito marketeiro, "pseudo-fundamentado" em aspectos técnicos, o que seria esse tal de filtro cavitativo? Um filtro de equalização? Se for isso, qual a novidade? Todo radio tem filtros de equalização.

    E outra coisa, que história é essa de que Airfiber vai usar menos espectro. O Airfiber é o maior devorador de espectro que existe!!! Vejamos o datasheet: http://dl.ubnt.com/datasheets/airfiber/airFiber_DS.pdf Reparem no asterisco abaixo da tabela de sensibilidade de recepção: * FDD = (2) 100 MHz channels and TDD = (1) 100 MHz channel

    Ou seja, em FDD (duplexação por divisão da frequencia) o airfiber usa absurdamente DOIS canais de 100 Mhz.


    A Ubiquiti tem bons produtos e bons preços, mas essa estratégia de marketing é muito errada. Querer vir aqui no fórum e falar palavras pseudo-técnicas para querer impressionar os usuários e desqualificar demais fabricantes é um INSULTO a nós. É querer nos chamar de ignorantes. Saiba que neste fórum tem muitas pessoas que tem estudando sobre telecomunicações.

    Desculpe, mas não poderia deixar de comentar.
    Grande amigo santiago gostei de vc cara, mas em tese ele esta certo cara e ja ate sei as suas ideas em usar a mini-pcie da compex em RB e para fazer PMP(PONTO MULTI PONTO) mas sera possivel se quem fizer, tiver consciência que so pode trabalhar em 20 e 40mhz porque se abrir em 80mhz vai saturar o espectro ai nem vc e nem seu colega provedor do lado nao passam nada ping alto é um desatre em ambientes urbanos aonde o espectro ja esta poluido, mas tem que ver o que o equipamento entrega em 20 e 40mhz entedi mas a ideia é esta tentar entregar mais banda para o cliente final e ficarmos mais competitivos com as grandes teles meu brother......

  19. #19

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Claro, não estou desmerecendo o equipamento e sim como muitos veem ele.. uma forma de ter um p*** enlace, sendo que não conseguem fazer um enlace descente com Rocket M5 sem que afete os outros.

    Muitos hoje nem precisam enlaces a 40Mhz o que precisam é um simples enlace de 20Mhz bem feito com boa visada, bom sinal e de preferencia com isolamento. Mas é aquilo: vou fazer um enlace de mais de 100Mb, não é esse o fator determinante para a qualidade..

    É a mesma coisa que equipamento com 1W de potência.. é a mesma coisa.. as pessoas visualizam errado.

    Só alerto pelo fato de que infelizmente existem muitos amadores na nossa área.. e fazem muita merda.


    Mas muito útil esse tópico, fico no aguardo de mais comentários! Obrigado.
    Amigo faço suas palavras as minhas, o problema nao é o equipamento pq sim é possivel trabalhar em 20mhz e 40mhz com este equipamento mas temos ai muitos que ja conseguem poluir o espectro com potencia alta, sem analisar os canais antes de soltar no ar, atrapalhando o provedor ao lado e ai vai amigo.... O grande problema é esse, falta pra nos é consciencia e um pouco mais de conhecimento na parte de wireless nos provedores do brasil . (primeira regra fala baixo que eu te escuto como diz nosso amigo Nicola da microwave BH rsrsrsrsrs... ) o cara é hilario...

  20. #20

    Padrão Re: Cpe 802.11 ac a primeira para long range 600mbps real!!!!!!

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Grande amigo santiago gostei de vc cara, mas em tese ele esta certo cara e ja ate sei as suas ideas em usar a mini-pcie da compex em RB e para fazer PMP(PONTO MULTI PONTO) mas sera possivel se quem fizer, tiver consciência que so pode trabalhar em 20 e 40mhz porque se abrir em 80mhz vai saturar o espectro ai nem vc e nem seu colega provedor do lado nao passam nada ping alto é um desatre em ambientes urbanos aonde o espectro ja esta poluido, mas tem que ver o que o equipamento entrega em 20 e 40mhz entedi mas a ideia é esta tentar entregar mais banda para o cliente final e ficarmos mais competitivos com as grandes teles meu brother......

    Sim, realmente temos que nos preoucupar muito com o prejuízo para o espectro que o uso indiscriminado de canais de 80 Mhz podem causar. Mas na verdade minha idéia não é usar para ponto multiponto não, pelo contrário, sou totalmente desfavorável a esse tipo de aplicação. O que pretendo com canais de 80 Mhz é fazer ponto a ponto, e somente nos casos em que for exigida muita banda, pois até 100 Mbps dá pra usar canal de 40 Mhz, ou seja, minha intenção é única e exclusivamente usar um rádio desses na rede do meu backbone e assim ter uma alternativa mais em conta para tráfego acima de 100Mbps, pois atualmente essa banda só é possível com rádio de frequencia licenciada.

    Temos que nos preoucupar muito com o espectro e aproveitar para divulgar muito essa informação antes dos equipamentos 802.11 ac se popularizarem, pois senão todos serão prejudicados. Eu vejo que tem muitas pessoas que trabalham em provedor que não se preoucupam com isso e acham que o espectro é ilimitado, ou talvez até, infelizmente, nem saibam desse limite do espectro.

    Antes de pensar em mudar de equipamento e aumentar a largura de canal temos que ter certeza absoluta de que extraímos tudo que o canal pode oferecer, ou seja, temos que fazer o uso EFICIENTE do espectro, e ser eficiente significa fazer mais com o mesmo. Vamos citar dois exemplos de técnicas que podem aumentar essa eficiencia espectral: Uso de múltiplas portadoras (MIMO) e uso de modulação de alta ordem (acima de QPSK).

    Saber utilizar essas duas técnicas não é algo simples para um iniciante, ele irá preferir aumentar a largura de banda e não se preoucupar muito, porém depois de um tempo estaremos todos nós sem condições de trafegar nada.