+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    boa noite galera...estou com uma duvida cruel

    Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    em um topico vi falar sobre o motorola ptp 600 que fecha ate 300km...e existe outro para fechar mais distancia

    e esse ptp 600 fecha realmente os 300km? qual antena usar?


    obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Amigo , o limite para enlaces via rádio é a curvatura do planeta, dependendo da frequência e da distância você é obrigado a usar torres para repetição. Dá uma lida neste link aqui... http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...2/pagina_3.asp , espero que te ajude.

  3. #3

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    300km eu acredito q possa até fechar, com antenas de 12pés, mas se vai funcionar em periodos de muita condensação já é outros quinhentos.
    Pra conseguir visada limpa entre os pontos tbm só com grandes picos, ou ter 2 Burj al Khalifa nas pontas, pois a curvatura da terra seria um grande Obstaculo.

    Fui fazer um teste de enlace no link planner e o mesmo nem aceita enlaces nessa distancia.
    Fiz uma simulação com radio da Ligowave e antenas de 2.4.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2014-02-11 11.54.38.jpg
Visualizações:	267
Tamanho: 	80,7 KB
ID:      	50253
    Eu tenho 2 enlaces de 133km com antenas de 1.8, rodam bem.

  4. #4

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Citação Postado originalmente por EmersonCatanha Ver Post
    Amigo , o limite para enlaces via rádio é a curvatura do planeta, dependendo da frequência e da distância você é obrigado a usar torres para repetição. Dá uma lida neste link aqui... http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...2/pagina_3.asp , espero que te ajude.
    Não duvide fecha mesmo! Mas uma coisa é vc fechar um enlace no deserto onde não há chuva e nem obstáculos e outra coisa é vc instalar equipamento em grandes centros, tomando interferência e se lascando na chuva... rsrr Temos enlace de 90Km porém se mijar na frente da antena já modula...

  5. #5

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    amigos onde pretendo fechar essa rede é mata atlantica amazonica...pura mata...sem poluição...encontrei 3 pontos ke fecha ate 270km com visada total fresnel 100% no chão...morro com 500mts...visata total...preciso encontrar o radio...mas é 270km...motorola ptp 600 é 250km...ja ouvi falar em 300km direto...

    vamos fechar essa rede galera?

  6. #6

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Seguinte, vai precisar de antenas bem grandes que multipliquem o ganho de saída do rádio (Alto Ganho) porém quanto maior a distancia e a antena o alinhamento fica mais complexo, atente também se na sua região existem lagos, represas ou rios... eles geram muito vapor e formam espelhos d'agua (vilões dos enlaces!) eu não usaria motorola num enlace gigantesco eu iria de ERICSSON (maior potencia e sub-banda), temos aqui na rede a grandes distancias, usaria ele na configuração 2+0 para garantir... com antenas de 6 pés para uns 120km e 8 pés para uns 160km... acima disso haja torre que suporte a carga das antenas... Antes de tudo faça e refaça o teste de desempenho umas 200X antes de partir para as compras!!!

  7. #7

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    entendo...mas qual radio vcs me recomenda pra um enlace de 238km?

    esses pontos ke tenho é visata total...limpa...com torre de 20metros dos 2 lados fecha 200% freesnel...

    a questao de lagos e rios....tem apenas 1 rio...e é pequeno...só isso...

    obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Bom nunca acompanhei um enlace nessa distancia o maior que tive a oportunidade foi um de 168Km porém era uma dor de cabeça tremenda, não sei a quantidade de banda que deseja trafegar, porém esse que comentei dava um trabalhão enorme para passar 400MB em 2+0 com antena de 8 pés... porém não tínhamos as condições de terreno que vc tem! Acho que ainda sim é bom aguardar alguém aqui do fórum que tenha realizado tal proeza comentar...

  9. #9

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Citação Postado originalmente por grande999 Ver Post
    boa noite galera...estou com uma duvida cruel

    Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    em um topico vi falar sobre o motorola ptp 600 que fecha ate 300km...e existe outro para fechar mais distancia

    e esse ptp 600 fecha realmente os 300km? qual antena usar?


    obrigado.
    Pra não dizerem que sou negativista:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropodifus%C3%A3o

    __________
    André

  10. #10

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Pra não dizerem que sou negativista:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropodifus%C3%A3o

    __________
    André
    Em plena floresta amazônica, atenuação "é mato" (trocadilho infame).

    Esse enlace tem que ser bem estudado e simulado, pois subdimensionar o mesmo só vai gerar ruído pra ele mesmo.
    Um enlace urbano ou em vegetação de cerrado não pode servir como referência.

  11. #11
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    Primeira coisa que você precisa pensar além de fechar o link é qual a BANDA que você quer nela ?
    1mbps? 10?100?

  12. #12

    Padrão Re: Existe radio que fecha 500k, 400k ou 300km direto?

    50mb ja to contente...