Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas da computech - linha xwave

    Olá amigos

    Gostaria de saber se alguém possui essas antenas da Computech Tecnologia , em especifico essa antena aqui: Antena Xwave 5817SDP
    (http://www.computechloja.com.br/prod...arizacao-Dupla)


    Perguntas para quem tem :

    1 - A quanto tempo você usa essa antena?

    2 - Quais foram os problemas encontrados nela?

    3 - Em dias de chuva , como essa antena se comportou?

    4 - É uma antena de qualidade se comparando com Ubiquiti e com a Brasileira OIW ?

    5 - Existem outras soluções parecidas no mercado para se usar com uma RB800 + R52Hn e com antenas da ubiquiti?

    Obrigado Galera

  2. #2

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Eu tenho essas antenas funcionando com Rocket M5 em células para atendimento de até 3Km.
    Estão instaladas a cerca de 18 meses e não tenho o que reclamar.

  3. #3

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Eu tenho essas antenas funcionando com Rocket M5 em células para atendimento de até 3Km.
    Estão instaladas a cerca de 18 meses e não tenho o que reclamar.
    Amigo Ijr

    Você usa essa mesma antena?

    Em dias de chuva ela se comporta bem ?

    Se comparando com as antenas ubiquiti , ela se saiu melhor ?

    Meus clientes usam SXT Lite 5 , e o meu provedor usa RB800 + R52Hn , acha que consigo colocar o meu RB800 + R52Hn com essa
    5817SDP , e ainda por cima trabalhar com 2x2 ?

  4. #4

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Também uso elas em 2 POP´s meus e funcionam bem, sinal bom, estabilidade, etc.

    Única coisa chata dela é que ao queimar a lan dos Rocket´s (o que não sei porque, mas é normal no UBNT) é ruim demais ter que abrir o painel todo pra tirar o rádio de dentro, depois recolocar no mesmo lugar, deveria ser algo mais prático.

    Mas no geral, gosto dessas antenas.

  5. #5

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Amigo Ijr

    Você usa essa mesma antena?

    Em dias de chuva ela se comporta bem ?

    Se comparando com as antenas ubiquiti , ela se saiu melhor ?

    Meus clientes usam SXT Lite 5 , e o meu provedor usa RB800 + R52Hn , acha que consigo colocar o meu RB800 + R52Hn com essa
    5817SDP , e ainda por cima trabalhar com 2x2 ?
    Caso queira trabalhar com linha Mikrotik (que eu até prefiro), utiliza a linha RB912, ou até mesmo a 911 da propria computech que já é homologada.

    Não tenho nenhum problema com chuvas nestes painéis.

  6. #6

    Padrão Re: Antenas da computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Olá amigos

    Gostaria de saber se alguém possui essas antenas da Computech Tecnologia , em especifico essa antena aqui: Antena Xwave 5817SDP
    (http://www.computechloja.com.br/prod...arizacao-Dupla)


    Perguntas para quem tem :

    1 - A quanto tempo você usa essa antena?

    2 - Quais foram os problemas encontrados nela?

    3 - Em dias de chuva , como essa antena se comportou?

    4 - É uma antena de qualidade se comparando com Ubiquiti e com a Brasileira OIW ?

    5 - Existem outras soluções parecidas no mercado para se usar com uma RB800 + R52Hn e com antenas da ubiquiti?

    Obrigado Galera
    Já faz 10 meses que coloquei um painel desse com Rocket M5 em uma torre mandando sinal para os clientes de ate 2km uso nano loco M5 e acima disso uso nanobridge M5 22dbi melhorou muito o ccq e a capacidade do airmax , minha região está muito poluído e esse painel e os radomes tem sido a solução, deu um show em cima das basestation e paineis sem blindagem, quero comprar agora os Multishild Xwave para colocar atrás do painel e ver se melhora ainda mais.. pode chover que o sinal se mantem muito bem..
    Meu próximo teste vai ser usar com a RB912UAG-5HPnD-OUT e SXT como clientes

    Contra : não gostei do sistema de conector RJ45 difícil para retirar o cabo de rede conectado e a necessidade e abrir todo painel para troca do rádio em cima de torre é complicado fazer alguma substituição depois de instalado precisa retirar tudo. .

    Att,
    Roberto

  7. #7

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    robertosreis , pode comprar a painel com rb 912 e sxt nos clientes , fica show , foi a melhor escolha q eu fiz , to tirando todas as ubnt .

  8. #8

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    depois de muitos dias pesquisando, resolvi comprar esta antena, só que a minha é com rocket m5, só pra te dar uma idéa, o nooise floor da nanostation m5 que eu usava antes era -91, com a troca, melhorou para -98, simplesmente só trocando, nos clientes melhorou também, de -69 para -63, comprei só uma, mas assim que puder já vou comprar mais, extremamente recomendado. fica a dica amigo

  9. #9

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    depois de muitos dias pesquisando, resolvi comprar esta antena, só que a minha é com rocket m5, só pra te dar uma idéa, o nooise floor da nanostation m5 que eu usava antes era -91, com a troca, melhorou para -98, simplesmente só trocando, nos clientes melhorou também, de -69 para -63, comprei só uma, mas assim que puder já vou comprar mais, extremamente recomendado. fica a dica amigo
    Amigo, poderia fazer um comparativo de potencia também?
    O Nano M5 estava configurado com quanto de potencia?
    E esse novo, com rocket, esta com quanto de potencia?

  10. #10

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    andrio, as nanos estavam com 20dbm de potencia, essa antena com rocket m5, estão trabalhando com 10dbm e clientes que estavam mais longe (3km) antes estavam com sinal "aceitável", -70~-72, depois da mudança eu nem acreditei, -63, as antenas são ótimas, as antenas são blindadas, o mais importante, são homologadas, vc recebe um documento como uma nota fiscal da licença pra vc operar com esta antena, é show de bola e tem uma abertura lateral e vertical invejável, não to fazendo propaganda, não ganho nada dizendo isso, é uma opnião sincera e quero ajudar os amigos do fórum, qualquer dúvida pode perguntar que terei prazer em responder

  11. #11

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    meio fora de logica e realidade técnica.

    Antes com 37dB eirp, agora com 27dB eirp e o sinal melhor?
    Pelos cálculos aqui, o sinal teria piorado.

    Mas diga, voce esta olhando o sinal do cliente aonde?
    No AP ou no cliente?

  12. #12

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    amigo, só estou tentando descrever o produto, que você me perguntou. as nanos tinham uma abertura vertical bem inferior à estas, não precisa de potência para o sinal ficar melhor, basta uma antena com mais abertura e uma bom apontamento, veja que diminuí a potência pela metade, melhorando muito a minha própria interferência, o que aconteceu comigo é que eu consegui mandar o sinal mais longe com essas antenas, coisa que as nanos não fazia, melhorando o sinal do cliente que está à 3km da torre, pra mim funcionou, espero que pra quem comprar funcione melhor ainda, estou tentando ajudar, mas se ficar me "tesourando", aí fica difícil, um abraço amigo.

  13. #13

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    amigo,
    Nao confunda os fatos, ou melhor, minhas palavras.
    eu apenas achei estranho pois a experiencia que tive foi o contrario.
    si bem que eu testei Nano comum Vs painel da computech.
    E basestation Vs painel da computech.
    E nao o nano M5.

    todos instalados a 30m de altura, reto.
    EIRP 30 (ou seja, se a antena tinha 20dbi, a potencia era configurada em 10.... se a antena tinha 17dbi, a potencia era configurada em 13)
    Em todos os testes meus, ubiquiti se saiu melhor.
    o sinal ficava de 2 a 6dBm melhor com ubiquiti.
    Cliente proximos a torre, lateral e os mais distantes ficavam com o melhor sinal.

    Sobre o sinal, volto a perguntar...
    Você analisou o sinal aonde?
    diretamente no AP do cliente ou apenas verificou o sinal dos clientes conectados no AP torre?

  14. #14

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    vou tentar mandar um um print pra vc ver o que estava em -71 agora em 62, que pena que não tirei antes de trocar a antena
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	61,6 KB
ID:      	50325  

  15. #15

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    vou tentar mandar um um print pra vc ver o que estava em -71 agora em 62, que pena que não tirei antes de trocar a antena
    o canal antes era o mesmo?
    esse cliente esta a uns 300m~500m da torre.
    Nessa distancia, é esse o sinal mesmo.

    Não sei quanto a abertura do Nano M5.
    Mas dependendo do local que ele estava, se estava na lateral da abertura, o sinal (de fato) poderia estar pior com o NanoM5.
    Afinal, o NanoM5 tem uma abertura de uns 50 graus, o da computech tem 90.

    PS... pelo amor de Deus, muda esse canal.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  16. #16

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    vou mudar, obrigado amigo, mas pode comprar as antenas se tiver interessado.

  17. #17

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    vou mudar, obrigado amigo, mas pode comprar as antenas se tiver interessado.
    Não sei esse novo modelo deles como está.
    mas eu ja comprei certa vez, e como disse, não tive boas experiencias quando comparada com outra antena semelhante (abertura) e instaladas no mesmo local.

    veja o sinal desse meu cliente.
    Na torre eu estou usando rocket (configurado em 10dbm) com Basestation 20dbi.
    Esse cliente está a 1,3km, duas casas ao lado de uma torre de um concorrente, isso explica o CCQ dele de 98,6%.... Ainda assim, Cliente está com sinal -60.
    Quando coloquei o painel da computech para testar, o sinal desse cliente foi para -63, tentei achar o print aqui, sem sucesso.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	76,6 KB
ID:      	50326

  18. #18

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    pra mim melhorou muito, e elas são homologadas, voltando a questão do sinal, mas os seus clientes que estão pertinho da torre, como fica o sinal? lembrei de outra coisa, veja o seu nooise floor, está em -91, o meu está em -97, por causa da blindagem traseira e lateral da antena, o melhor não é estar o mais perto de -100? você pode me dizer, pois ao que parece você é bem experiente, eu tô começando agora.

  19. #19

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    pra mim melhorou muito, e elas são homologadas, voltando a questão do sinal, mas os seus clientes que estão pertinho da torre, como fica o sinal? lembrei de outra coisa, veja o seu nooise floor, está em -91, o meu está em -97, por causa da blindagem traseira e lateral da antena, o melhor não é estar o mais perto de -100? você pode me dizer, pois ao que parece você é bem experiente, eu tô começando agora.
    Como estou vendo o sinal diretamente no cliente, e esse está ao lado de uma torre de concorrente, explica a diferença.
    Em um cliente que está a uns 300m o noise está em -96, Nos demais, esse o noise está acima de -93.

    O sinal dos cliente até 1km, vai de -50 a -60.
    Procuro deixar todos os cliente com no máximo -65 de sinal.

    Sobre o noise, ele ajuda a verificar o SNR.
    Como posso te explicar..... basicamente, você
    Verifica o sinal do cliente, por exemplo: -62.
    Verifica o noise do cliente, por exemplo: -98.
    verifica a diferença entre eles: =36

    menor que 20, sinal ruim, cliente vai ter problema.
    de 25 a 30, sinal razoável.
    Acima de 30, sinal perfeito.

    Mas atenção, não devemos verificar apenas o sinal no cliente.
    Temos que verificar na torre, o sinal que está sendo recebida do cliente.
    tente deixar o mesmo sinal.
    Já cliente recebendo sinal em -58, mas ao olhar na torre o sinal dele estava em -64, ou seja, antena desalinhada.

  20. #20

    Padrão Re: Antenas d computech - linha xwave

    ainda vou sofrer um pouco, pois só tenho uma torre para a cidade inteira e tem muitas árvores, essa diferença de sinal da torre e do cliente eu não sabia ainda que era antena dasalinhada, obrigado por mais essa experiência