+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fundações e torre

    Pessoal, boa noite,

    Teriam algum material resumido e bacana que trate de fundações para torre. Estou montando com um colega uma torre estaiada de 20 mts (óbvio que a estamos modulando 3 a 3mt) mas gostaria de ter algumas orientações quanto as fundações e a tal da anti-torsão, ou seja, estou com algumas duvidas quanto a essa parte....algum help

  2. #2

    Padrão Re: Fundações e torre

    tenho uma com 25mt de altura, 75cm de profundidade, triangular, ficou ótima assim.

  3. #3

    Padrão Re: Fundações e torre

    Pois é,
    Eu tava pensando com meu amigo de fazer 1 x 1 x 1mt mais depois eu vi as bases triangulares que fazem justamente para torres triangulares e ta ótimo, mas e o tal do sistema antitorsão... como faz??

  4. #4

    Padrão Re: Fundações e torre

    a minha nao tem barras anti-torção, eu coloquei 4 lances de estirantes cada lado da torre, nem trator derruba, só que vc tem que arranjar um cara profissional pra fazer pra vc, pra ficar bem esticadinho, qualquer duvida tamos aí.

  5. #5

    Padrão Re: Fundações e torre

    aqui eu monto torre triangulares com 30 metros ou mais, usando 4 estaios.

    Dois lados da torre vc puxa 1 estaio, sempre bem centralizado, e o terceiro lado vc puxa dois estaios acompanhando o o angulo da lateral do triangulo.

    Mas para torre de 20 metros nem precisa de anti torção dependendo do equipamento que vc vai por em cima.
    Mas se quiser fazer mesmo assim é bem simples segue a imagem.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaimento torres.jpg
Visualizações:	2460
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	50323
    Se você monta a torre com 20 metros e na ultima emenda ao invés de colocar 3 estaios vc coloca 6 fazendo o ante torção, para fazer o antitorção de cima vc vai ter 3 bases de amarras de estaios normal, + 3 bases do estaio anti torção.

    Outra maneira que ja fiz em torres que ja estavam montadas é a seguinte.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaimento torres 1.jpg
Visualizações:	562
Tamanho: 	27,8 KB
ID:      	50324
    Essa maneira tambem trava bem a torre, não como do outro desenho, mas trava.

  6. #6

    Padrão Re: Fundações e torre

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    aqui eu monto torre triangulares com 30 metros ou mais, usando 4 estaios.

    Dois lados da torre vc puxa 1 estaio, sempre bem centralizado, e o terceiro lado vc puxa dois estaios acompanhando o o angulo da lateral do triangulo.

    Mas para torre de 20 metros nem precisa de anti torção dependendo do equipamento que vc vai por em cima.
    Mas se quiser fazer mesmo assim é bem simples segue a imagem.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaimento torres.jpg
Visualizações:	2460
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	50323
    Se você monta a torre com 20 metros e na ultima emenda ao invés de colocar 3 estaios vc coloca 6 fazendo o ante torção, para fazer o antitorção de cima vc vai ter 3 bases de amarras de estaios normal, + 3 bases do estaio anti torção.

    Outra maneira que ja fiz em torres que ja estavam montadas é a seguinte.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaimento torres 1.jpg
Visualizações:	562
Tamanho: 	27,8 KB
ID:      	50324
    Essa maneira tambem trava bem a torre, não como do outro desenho, mas trava.
    Gostei do esquema de 4 esticadores que vc reproduziu no 1º desenho, pergunta: - os cabos não ficam roçando contra a torre?? vc deve ter aberto um minimo em relação ao triangulo pra isso não acontecer certo???

    - Pessoal, completando, para uma torre de 20mt o cabo de 4mm tá bom??, revestido é melhor correto?? alguiém sabe me indicar um site onde possa ir dando uma olhada nesse tipo de material que tenha um valor bom??

  7. #7

    Padrão Re: Fundações e torre

    conselho de amigo, não gaste seu dinheiro com cabo de aço, compre arame com "alma de aço", aqueles de cerca, mas não compre muito grosso, pois é pécimo pra mexer, vc vai comprar uns 200 metros para esta torre de 20 metros, com 12 estaios, a legislação não exige que seja cabo de aço, vc vai gastar uns 140,00 de arame e 12 esticadores de 8,00 já com isolador no próprio esticador, qualquer dúvida me pergunta, um abraço amigo.

  8. #8

    Padrão Re: Fundações e torre

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    conselho de amigo, não gaste seu dinheiro com cabo de aço, compre arame com "alma de aço", aqueles de cerca, mas não compre muito grosso, pois é pécimo pra mexer, vc vai comprar uns 200 metros para esta torre de 20 metros, com 12 estaios, a legislação não exige que seja cabo de aço, vc vai gastar uns 140,00 de arame e 12 esticadores de 8,00 já com isolador no próprio esticador, qualquer dúvida me pergunta, um abraço amigo.
    Podeira ser mais preciso quanto a esse 'arame com alma de aço", de repente com um link pra dar uma olhada??
    Ah..e q bitola??
    Grato

  9. #9

    Padrão Re: Fundações e torre

    chega no material para construção ou casa agropecuária e pede; quero arame de cerca, mas daquele galvanizado que não enferruja. ele já vai te mostrar o do mesmo que comprei, porque se vc chegar e pedir arame com alma de aço; nunca ele vai saber o que é alma de aço. com pra esticador de catraca já com isolador embutido. Se vc não souber o que é isso, me dá um toque que amanhã eu tiro uma foto da minha torre e te mando.

  10. #10

    Padrão Re: Fundações e torre

    Pessoal, como o tópico está falando de torre, fundação e amarração, e gostaria de saber sobre "projeto p/ torre estaiada". Aqui na minha cidade esse tipo de coisa é muito limitado. Aqui tem vários engenheiros porem eles gostam mesmo de mexer é c/ projetos de casas e urbanismo. Quando falo que preciso de um projeto de torre p/ telecomunicações eles nem dão bola, não se interessam por esse tipo de trabalho.

    Dai preciso de indicações de profissionais que vocês conhecem e que principalmente tenham interesse em fazer um projeto de torre estaiada.

    Preciso do desenho e detalhes da fundação, amarração, sistema antitorção, e etc...

    Abraço a todos.

  11. #11

    Padrão Re: Fundações e torre

    cara, fala com o Cristiano da Total Crossing, ele talvez te ajude com esse negócio da torre, skype: cristianototalcrossing

  12. #12

    Padrão Re: Fundações e torre

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Pessoal, como o tópico está falando de torre, fundação e amarração, e gostaria de saber sobre "projeto p/ torre estaiada". Aqui na minha cidade esse tipo de coisa é muito limitado. Aqui tem vários engenheiros porem eles gostam mesmo de mexer é c/ projetos de casas e urbanismo. Quando falo que preciso de um projeto de torre p/ telecomunicações eles nem dão bola, não se interessam por esse tipo de trabalho.

    Dai preciso de indicações de profissionais que vocês conhecem e que principalmente tenham interesse em fazer um projeto de torre estaiada.

    Preciso do desenho e detalhes da fundação, amarração, sistema antitorção, e etc...

    Abraço a todos.
    Fabiano, projeto de estrutura metálica é com engenheiro mecânico. Os civis até fazem, mas não é o "chão" deles.
    Procura aqui no UnderLinux pelo usuário "TorresBr". Ele é engenheiro mecânico e está acostumado com este tipo de projeto.
    Ele tem várias formas de comercialização, como por exemplo você comprar o projeto dele, com ART do projeto e um engenheiro na sua cidade executar com ART de execução.

  13. #13

    Padrão Re: Fundações e torre

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    chega no material para construção ou casa agropecuária e pede; quero arame de cerca, mas daquele galvanizado que não enferruja. ele já vai te mostrar o do mesmo que comprei, porque se vc chegar e pedir arame com alma de aço; nunca ele vai saber o que é alma de aço. com pra esticador de catraca já com isolador embutido. Se vc não souber o que é isso, me dá um toque que amanhã eu tiro uma foto da minha torre e te mando.
    Amigo,
    Até imagino o q seja, acredito que vc se refira ao arame liso pra cerca contudo, se tiver uma foto bacana eu gostaria sim, inclusive dos esticadores aos quais se refere.
    Grato

  14. #14

    Padrão Re: Fundações e torre

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    cara, fala com o Cristiano da Total Crossing, ele talvez te ajude com esse negócio da torre, skype: cristianototalcrossing
    Ok Rodrigo, obrigado.

    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Fundações e torre

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fabiano, projeto de estrutura metálica é com engenheiro mecânico. Os civis até fazem, mas não é o "chão" deles.
    Procura aqui no UnderLinux pelo usuário "TorresBr". Ele é engenheiro mecânico e está acostumado com este tipo de projeto.
    Ele tem várias formas de comercialização, como por exemplo você comprar o projeto dele, com ART do projeto e um engenheiro na sua cidade executar com ART de execução.
    Ok 1929. Sei que a parte da estrutura metálica é um engenheiro mecânico que projeta. Engenheiro civil que procurei aqui na cidade era somente p/ "desenhar" a parte da fundação, mas mesmo assim não consegui resolver por aqui.

    Obrigado pela indicação do TorresBR, vou procura-lo agora aqui no fórum.

    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: Fundações e torre

    Sei que o tópico e antigo mais para reforça vamos toma muito cuidado com os estaios pois ai que estar a vida de que sobe na torre estaiada e de quem mora perto, o correto e o uso de cabo de aço ou cordoalhas pois as mesma não estica muito igual ao cabo de aço, mais muito cuidado com arame galvanizado, se for por este rumo de economia, que não e o correto, coloque arame de aço de cerca de gado de 3 em 3 metros no máximo 30 metros de altura.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02629.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	2,14 MB
ID:      	62971Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02581.jpg
Visualizações:	167
Tamanho: 	1,91 MB
ID:      	62972Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02582.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	1,87 MB
ID:      	62973