+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    Alguém aqui no fórum, que trabalhe em ISP está utilizando efetivamente quotas de banda consumida mensalmente?

    Exemplo, cliente contrata um plano de 10Mbits e tem uma franquia mensal de 100GB, mais ele usa isso tudo na primeira semana e por isso fica o restante do mês navegando na velocidade mínima do seu plano, seja 35 ou 40%.

    Estou tentando fazer isso usando MPD no FreeBSD. Já consegui fazer todo o ambiente funcionar exceto pela franquia de tráfego.

    Pelo que ví o MPD não tem os AVPs para este tipo de dado no Radius e precisaria ser criado (não sei se é exatamente isso, estou estudando esta parte).

    Algum Guru de FreeRadius aqui no fórum pode me dar uma ajudinha neste tipo de controle?

  2. #2

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    É realmente esse não é um assunto muito conhecido, mais recorrendo aos russos+google translator, lidas e relidas na documentação do FreeRADIUS, MPD5 e estudos de UnLang, estou conseguindo o que queria.

    Controle de acessos por PPPoE usando FreeRADIUS, MPD5.7 como NAS rodando em servidores FreeBSD 10 utilizando Netgraph e controle de franquias de tráfego mensais. Tudo isso baseado em informações centralizadas em um PostgreSQL.

    Devido a dificuldade que tive por falta de informações, assim que concluir isso estarei fazendo um artigo completo sobre a montagem deste cenário, para que outros não tenham as dificuldades que tive.

    Ao fazer isso publicarei aqui para os colegas do fórum.

    Só pra justificar minha iniciativa, vejo muitos amantes de Mikrotik aqui no fórum falar de CloudRouter usando 1000 conexões PPPoE (tentando pelo menos), bom encontrei relatos de usuários do FreeBSD autenticando mais de 9000 clientes em um único servidor. Servidor Dell + FreeBSD = muita tranquilidade rsrs.

  3. #3

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    Caro Marcio, realmente freebsd é o sistema operacional mais estável do qual já instalei e tive o prazer de configurar, gostaria de agradecer pelo esforço de transmitir seus estudos e conhecimento, é realmente louvável.

    Fico no aguardo do artigo..

  4. #4

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    @Arthur Bernardes, por forças alheias a minha vontade, acabei não finalizando o mesmo ainda. Fiquei um tempo focado em BGP e outros assuntos que tomaram meu tempo.

    Estou novamente voltando a fazer testes com PPPoE. Essa semana fiz um teste interessante. Meu chefe não achou boa a opção de autenticação apenas por usuário e senha, queria que fosse também por MAC Address (evitar que o usuário "empreste" seus dados a outro bloqueado ou não cliente). Mesmo explicando a ele que somente um login era permitido, não gostou.

    Pois bem, fiz o seguinte, estou testando (e com sucesso) o seguinte sistema. O usuário novo não tem dados de MAC Address nos atributos do Radius, assim que ele conecta, usando UnLang eu gravo o MAC Address usado na conexão na base de dados, e uso essa informação juntamente com usuário e senha para autenticar o cliente. Se o cliente trocar o equipamento, basta limpar o campo da base de dados que o mesmo conecta, autentica, e grava o novo MAC Address permitido.

    Posso ir passando algumas coisas, acho que na semana que vem vou ter alguma coisa mais concreta já.

  5. #5

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    É minha intenção não é estragar a experiência do usuário, de forma que a quota deve ser suficiente a ponto de propiciar o consumo dos conteúdos atuais. A essência deste sistema é justamente afetar aqueles clientes que consomem banda larga como sendo plano dedicado. Planos de até 3M não vejo muita necessidade no meu caso, mais 5, 10, 20M ou mais ai complica o cara usar a banda toda o tempo todo.

    Trânsito IP ainda não é uma realidade de baixo custo aqui na nossa região, assim como em 99% do Brasil.

  6. #6

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    @benerofonte, olhe minha resposta acima. Por este motivo de clientes emprestarem suas credenciais é que estou implantando também a autenticação de MAC. Basta que o cliente não tenha nenhum MAC cadastrado que assim que ele fizer o primeiro logon o mesmo é gravado, e parindo deste momento somente com este MAC Address o cliente estará autorizado a navegar.

  7. #7

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    Pessoal, enquanto não consigo formatar meu material, aviso aos que ainda não viram, porém estão interessados no assunto.

    Saiu a edição de Novembro da BSDMAG, trazendo a primeira parte do artigo do Tiago Felipe Gonçalves, sobre a montagem de um concentrador PPPoE Dual Stack (IPv4/IPv6) usando MPD no FreeBSD.

    Pra quem quiser dar uma espiada (eu já estou lendo rsrs)...

    http://bsdmag.org/download/2896/

  8. #8

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    Bom dia @Arthur Bernardes, na verdade não tem andado cara.

    vamos ver se em 2016 eu consigo mais tempo pra terminar isso...

  9. #9
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Uso do MPD com PPPoE e Radius com controle de banda baseado em quotas de tráfego

    E ai pessoal conseguiram uma solução ?