+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Bom dia,

    Pessoal pesquisei aqui no fórum mais não consegui encontrar as seguintes informações e duvidas, peço o auxílio de uns dos amigos aqui do fórum, minha situação e que a maioria dos meus clientes estão comprando roteador e espetando na rede, mando 2 mega para cada usuário sendo que agora ele querem que eu divida os mesmo 02 megas com PC, Notebook, Netbook e telefones quando alego que e preciso mais banda e pagar um pouco mais eles dizem que pode dividir dos 02 megas atuais como faço para dividir esses 02 megas para os 04 usuários? ex: Usuário (A) logado consome 2 megas, quando o usuário (B) se logar fica 1 mega para cada e por ai vai ate chegar a 4º usuário onde todos ficarão com 500k cada 01.

    Outra duvida e qual programa algum amigo aqui do fórum usa para identificar roteadores na rede? pois sempre configuro os APs do clientes como bridge,DHCP desativado mais sempre aparece algum espertinho que compra e espeta na rede ferrando tudo.


    Grato

  2. #2

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Se entendi bem, você tem 4 clientes que tem de receber 2mb, compartilhando da mesma banda, se for isso, caso use mac/ip na queue criada para o cliente, coloque todos os ips na mesma queue, caso seja pppoe, nesse caso você cria uma profile sem limite de banda, e coloca ip fixo nestes clientes, (válidos ou não) e cria uma queue como se fossem mac/ip, estes dois jeitos acredito eu que sejam os mais fáceis, porém existem outros também. Depende muito da situação.
    OBS : isto só funciona caso todos os clientes façam a autenticação na mesma Rb, indiferente se por mac/ip ou pppoe.

  3. #3

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por jonin Ver Post
    Bom dia,

    Pessoal pesquisei aqui no fórum mais não consegui encontrar as seguintes informações e duvidas, peço o auxílio de uns dos amigos aqui do fórum, minha situação e que a maioria dos meus clientes estão comprando roteador e espetando na rede, mando 2 mega para cada usuário sendo que agora ele querem que eu divida os mesmo 02 megas com PC, Notebook, Netbook e telefones quando alego que e preciso mais banda e pagar um pouco mais eles dizem que pode dividir dos 02 megas atuais como faço para dividir esses 02 megas para os 04 usuários? ex: Usuário (A) logado consome 2 megas, quando o usuário (B) se logar fica 1 mega para cada e por ai vai ate chegar a 4º usuário onde todos ficarão com 500k cada 01.

    Outra duvida e qual programa algum amigo aqui do fórum usa para identificar roteadores na rede? pois sempre configuro os APs do clientes como bridge,DHCP desativado mais sempre aparece algum espertinho que compra e espeta na rede ferrando tudo.


    Grato
    Meu querido, o jeito mais fácil sem rastros de dúvidas é o PPOE, até mesmo porque, de quebra ele protege sua rede de problemas, e o cliente pode conectar quantas maquinas quiser dentro dos pools que o roteador dele permitir!

    Vai de PPOE e seja feliz!

  4. #4

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Ainda tem um jeito mais fácil... configura o radio do cliente como "cliente ISP", assim o mac q vai ficar gravado do mk será do rádio... dessa forma, pode ser ligado um switch ou um roteador e a banda será dividida entre os dispositivos na casa do cliente.

    Se sua rede for cabeada, instale um roteador no cliente e cadastre o seu mac no mk. Dessa forma vc isola sua rede e não precisa fazer muitas alterações na conta dos clientes.

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 18-02-2014 às 10:06.

  5. #5

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Se entendi bem, você tem 4 clientes que tem de receber 2mb, compartilhando da mesma banda, se for isso, caso use mac/ip na queue criada para o cliente, coloque todos os ips na mesma queue, caso seja pppoe, nesse caso você cria uma profile sem limite de banda, e coloca ip fixo nestes clientes, (válidos ou não) e cria uma queue como se fossem mac/ip, estes dois jeitos acredito eu que sejam os mais fáceis, porém existem outros também. Depende muito da situação.
    OBS : isto só funciona caso todos os clientes façam a autenticação na mesma Rb, indiferente se por mac/ip ou pppoe.

    Bom dia, Edson eu estou usando Hotpost posso configurar no mesmo jeito?

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Ainda tem um jeito mais fácil... configura o radio do cliente como "cliente ISP", assim o mac q vai ficar gravado do mk será do rádio... dessa forma, pode ser ligado um switch ou um roteador e a banda será dividir a banda entre os dispositivos na casa do cliente.

    Se sua rede for cabeada, instale um roteador no cliente e cadastre o seu mac no mk. Dessa forma vc isola sua rede e não precisa fazer muitas alterações na conta dos clientes.

    Abraço.

    Bom dia, Parceiro vou testar essa dica que vc me deu blz? depois posto aqui no fórum pois pode ser duvidas de outros também.

  6. #6

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por SAULOURLONGE Ver Post
    Meu querido, o jeito mais fácil sem rastros de dúvidas é o PPOE, até mesmo porque, de quebra ele protege sua rede de problemas, e o cliente pode conectar quantas maquinas quiser dentro dos pools que o roteador dele permitir!

    Vai de PPOE e seja feliz!
    Bom dia, Saulo ja pensei em mudar para PPOE o problema e que meus clientes são bronca meu velho com certeza eles vão me ligar para configurar todo dia, para vc ter uma ideia constantemente eles me liga dizendo que estão sem net, quando chego p ver ou e o adaptador desabilitado, desinstalam o software da CPE, ou de qualquer esquipamento, ja varias vezes pensei em desistir a turma e complicada! e o pior são os que mais atrasam os pagamentos. mais vou fazer um teste aqui
    Última edição por jonin; 21-02-2014 às 03:55.

  7. #7

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por jonin Ver Post
    Bom dia, Saulo ja pensei em mudar para PPOE a bronca e que meus clientes são bronca meu velho com certeza eles vão me ligar para configurar todo dia, para vc ter uma ideia constantemente eles me liga dizendo que estão sem net, quando chego p ver ou e o adaptador desabilitado, desinstalam o software da CPE, ou de qualquer esquipamento, ja varias vezes pensei em desistir a turma e complicada! e o pior são os que mais atrasam os pagamentos. mais vou fazer um teste aqui
    Amigo, eu faço parte de uma cooperativa, são 4 provedores que se tornaram 1, então temos 7 carros rodando com loja própria e Scm a caminho, esse tipo de problema com cliente é inevitável, tomamos algumas prevenções, e o resto agente ajusta no dia a dia! Por exemplo: Cabo na porta do roteador errado: vc coloca um adesivo assim: INTERNET AQUI==> ; desativar placar de rede aqui é difícil mas já aconteceu, então vc tem de chamar a atenção mesmo desses danados se não vc deixa de castigo eles na próxima vez, os amigos aqui devem ter outras situações que não lembro agora mas que todos sabem que são ossos do ofício! Em relação a sua estrutura infelizmente vc tem que fazer algumas mudanças: Trabalhe com uma RB com processamento bom e outra RB fazendo um load balance e a parte financeira utilize o que vc achar interessante eu por exemplo uso o MK-AUTH e sou muito satisfeito, em relação a conexão estamos trabalhando para acabar com hotspot por que da muitos problemas então como eu disse anteriormente PPOE é o melhor em todos os sentidos!!!
    Não estou dizendo que vc deve mudar as coisas de uma hora para outra, mas se deseja crescer no ramo, tem de investir em melhorias e diminuir os contra-tempos!

    Um abraço!

  8. #8

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Pegar cliente curioso e que não sabe o que tá fazendo dá nisso mesmo, rsrs!

    Você usa CPE no cliente? Se sim, coloque o CPE para discar o PPPoE e a LAN em Roteador.

    Valeu pela dica Arthur, a resenha e que os clientes começam quietinhos mais depois começa a perturbar que fazer do PC laboratório.

    Grato

  9. #9

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por SAULOURLONGE Ver Post
    Amigo, eu faço parte de uma cooperativa, são 4 provedores que se tornaram 1, então temos 7 carros rodando com loja própria e Scm a caminho, esse tipo de problema com cliente é inevitável, tomamos algumas prevenções, e o resto agente ajusta no dia a dia! Por exemplo: Cabo na porta do roteador errado: vc coloca um adesivo assim: INTERNET AQUI==> ; desativar placar de rede aqui é difícil mas já aconteceu, então vc tem de chamar a atenção mesmo desses danados se não vc deixa de castigo eles na próxima vez, os amigos aqui devem ter outras situações que não lembro agora mas que todos sabem que são ossos do ofício! Em relação a sua estrutura infelizmente vc tem que fazer algumas mudanças: Trabalhe com uma RB com processamento bom e outra RB fazendo um load balance e a parte financeira utilize o que vc achar interessante eu por exemplo uso o MK-AUTH e sou muito satisfeito, em relação a conexão estamos trabalhando para acabar com hotspot por que da muitos problemas então como eu disse anteriormente PPOE é o melhor em todos os sentidos!!!
    Não estou dizendo que vc deve mudar as coisas de uma hora para outra, mas se deseja crescer no ramo, tem de investir em melhorias e diminuir os contra-tempos!

    Um abraço!
    Bom dia,

    Saulo vou fazer esse procedimento do PPOE, outra duvida sem querer abusar vc pode me dar umas dicas sobre a cooperativa, a abertura, divisão de serviços e a situação da divisão dos lucros como vc procede? vc fez contrato comercial com o demais, pretendo investir na minha estrutura e bom escutar pessoas mais experientes e tenho alguns amigos que possuem rede de pequeno porte, gostei da ideia de cooperativa.

    Grato

  10. #10

    Padrão Re: como dividir a mesma banda para 03 usuários ou mais na MK??

    Citação Postado originalmente por jonin Ver Post
    Bom dia,

    Saulo vou fazer esse procedimento do PPOE, outra duvida sem querer abusar vc pode me dar umas dicas sobre a cooperativa, a abertura, divisão de serviços e a situação da divisão dos lucros como vc procede? vc fez contrato comercial com o demais, pretendo investir na minha estrutura e bom escutar pessoas mais experientes e tenho alguns amigos que possuem rede de pequeno porte, gostei da ideia de cooperativa.

    Grato
    No começo foi um pouco complicado mas depois agente foi se ajustando, dependendo do tamanho da rede de cada, estabelecemos uma porcentagem de lucro a partir da união sem mexer nos clientes antigos de cada, a partir dai toda responsabilidade em relação a dinheiro ficou dessa forma, incluindo a compra de material, agora se continuar fluindo como está, agente pretende mudar, sempre pra melhor, na realidade no começo todos tem de entender que vão ter custos mais altos, agora claro que vem a divisão através do tamanho de cada um! Uma coisa muito interessante que pessoalmente não achava que fazia diferença, mas hoje vejo que fez uma diferença infinita, foi um aluguel no começo de um ponto na rua principal de um dos bairros que trabalhamos, cara isso foi excelente! Chamou muito a atenção da população, hoje atuamos em 07 bairros e estamos com uma média de 30 instalações por semana, cada um utiliza sua velha e boa RB450g, hoje temos 02 CLOUD CORE, uma no balance com 10 linhas e outra gerenciando alem do MK-AUTH e do THANDER, agora é claro ainda temos muitas deficiencias, principalmente com energia, mas estamos com um plano traçado para mudar isso.
    Na realidade todos pensam que isso é dificil, mas na realidade quando todos querem crescer o caminho menos difícil é esse, temos algumas brigas e discussões (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk), mas sempre em pró do melhor para todos!