+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possível acessar aos conteúdos dos usuáros pelos administradores de uma rede mikrotik

    Olá camaradas,

    Faço parte de uma rede mikrotik onde o administrador insiste em ter todas senhas de acesso as airgrids M5 de usuáros sem querer inclusive compartilhas as mesmas com os próprios donos. Então eu mim pergunto se o mesmo esta tendo o acesso aos dados navedos pelos usuários. Gratidão se alguém puder me dar uma explicação sobre.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: É possível acessar aos conteúdos dos usuáros pelos administradores de uma rede mikrotik

    Citação Postado originalmente por moigenus Ver Post
    Olá camaradas,

    Faço parte de uma rede mikrotik onde o administrador insiste em ter todas senhas de acesso as airgrids M5 de usuáros sem querer inclusive compartilhas as mesmas com os próprios donos. Então eu mim pergunto se o mesmo esta tendo o acesso aos dados navedos pelos usuários. Gratidão se alguém puder me dar uma explicação sobre.
    não tem nada a ver com senhas de acesso a nano ou airgrid ou qualquer equipamento se esta na rede da pessoa ele pode sim invadir seu pc e ter acesso ,masss nehum dono de provedor serio faz isso .
    mas a anatel sim e a policia federal sim exige de grandes provedores relatorios de acesso ,e isso sim e invasão por que acho que ninguem tem que saber se voce esta navegando em um site de diversões diversificadas ...me entende .
    e logicamente quem entende um pouco nunca daria a senha wireless ou de config para um cliente a não ser que fosse um amigo ,eu nem pra minha mother ok.

  3. #3

    Padrão Re: É possível acessar aos conteúdos dos usuáros pelos administradores de uma rede mikrotik

    É como o Naldo disse. São duas coisas bem diferentes.
    As senhas de acesso aos equipamentos são de uso do provedor. Seria impossível administrar um provedor se não houvesse esta proteção das senhas. Já imaginou a confusão que seria? Cada cliente iria querer colocar uma senha diferente e depois na hora de uma manutenção nem ele mesmo ia se lembrar do que colocou de senha.

    Mesmo que o equipamento não seja em comodato, mas o cliente compre, enquanto ele estiver associado a rede, estas senhas precisam ficar protegidas pelo provedor... O dia que o usuário sair do provedor, é só resetar que volta as config de fábrica.
    Isto não significa que os dados dentro da máquina do cliente estarão vulneráveis por causa de senhas dos rádios. São coisas diferentes.
    A segurança da rede é uma coisa, segurança na máquina do cliente é outra coisa. O cliente é que precisará se proteger, nem tanto se proteger do provedor mas sim dos ataques provenientes de fora da rede ou até de outros usuários da mesma rede.
    Para isso os provedores utilizam técnicas de roteamento, ficando o IP da WAN diferente do IP da Lan que entrega o sinal ao cliente.
    Porém tem provedor que ainda insiste em entregar tudo em bridge, o que aumenta a vulnerabilidade. Roteado já coloca uma barreira para uma invasão por IP. E aí termina a responsabilidade do provedor.

    Tem acontecido casos onde conteúdos dentro de uma máquina de um cliente acabam vazando para a rede. Uma das causas é uso de Switches sem Vlan fixa, o que causa um compartilhamento entre as máquinas. Mas mesmo assim, o usuário tem como se proteger.
    Isso é mais comum no caso de redes cabeadas. Via rádio, o roteamento feito na Airgrid por exemplo, já bloqueia isso.

    O mínimo você já fez que é desativar o compartilhamento no windows?