+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Boa tarde

    Gostaria de ajuda na configuração de uma rede wirelles para mais de 250 usuários,

    Estou usando RB1100 Mikrotik, vou configurar uma rede /23 para ate 512 usuários
    Penso usar access points ubiqui nano station 2.4 mas no modo bridge, uma rede com id unico no modo wds

    Em principio dois access points cobrem toda a área que vai ser utilizada pelos usuários com bom sinal de acesso.

    Minha Dúvida:

    Hã alguma configuração especial na RB, lembrando que ela tem licença leve 6 quanto aos acessos simultâneos?


    Preciso usar mais que dois access points, mesmo sabendo que eles não fornecerão dhcp, sendo apenas meio fisico para tal?

    Grato

  2. #2

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Citação Postado originalmente por PhasmaMenandro Ver Post
    Boa tarde

    Gostaria de ajuda na configuração de uma rede wirelles para mais de 250 usuários,

    Estou usando RB1100 Mikrotik, vou configurar uma rede /23 para ate 512 usuários
    Penso usar access points ubiqui nano station 2.4 mas no modo bridge, uma rede com id unico no modo wds

    Em principio dois access points cobrem toda a área que vai ser utilizada pelos usuários com bom sinal de acesso.

    Minha Dúvida:

    Hã alguma configuração especial na RB, lembrando que ela tem licença leve 6 quanto aos acessos simultâneos?


    Preciso usar mais que dois access points, mesmo sabendo que eles não fornecerão dhcp, sendo apenas meio fisico para tal?

    Grato
    Ola.
    Se fosse pra mim montar essa estrutura usaria:
    A sua RB;
    3 a 4 UniFI dos mais simples mesmo..;
    1 Cabo de cada UniFI para 1 porta da RB isolando eles;
    1 Faixa de ip /24 em cada UniFI;
    1 Hotspot pra cada porta;
    Controle de banda com QoS priorizando web, e bloqueando o que for possível de P2P e afins;
    Controle de requisições por usuário.

    Tem que ficar bom

  3. #3

    Post Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Ola

    Primeiro muito obrigado, estou em processo de aprendizagem em rede wirelles,

    Você fala em usar o unifi para não usar o wds, Por conta do ID único?

    Usando mais de uma porta na RB melhora processamento?

    Grato

  4. #4

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Citação Postado originalmente por PhasmaMenandro Ver Post
    Ola

    Primeiro muito obrigado, estou em processo de aprendizagem em rede wirelles,

    Você fala em usar o unifi para não usar o wds, Por conta do ID único?

    Usando mais de uma porta na RB melhora processamento?

    Grato
    Ola.
    Na verdade já usei o Unifi em um local de eventos.. um Pub grande, onde tem ambiente aberto + ambiente fechado, foi usado 2 Unifi e uma RB750, cada Unifi ficou ligado em uma porta da RB750.
    Eu me impressionei com os resultados.
    Ficou muito bom, pessoal tirando foto e postando em Facebook/Instragram e falando muito bem da internet.

    Mas como sua carga vai ser maior do que a que eu fiz.. falei em usar 3 ou 4.
    Sua Rb é boa e acredito que não vai sofrer muito com alto processamento.

    Evite usar WDS pra conectar um roteador no outro, você limita os aparelhos e ainda faz com que um dependa do outro.

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    O Melhor a ser utilizado é o Unifi, se você pode instalar ao menos um UnifiPro pois existem vários celulares que usam 5,8ghz também.

    para 250 users como não vai ser um acesso pesado e simultaneo, creio que 3 unifi do simples e 1 do pro resolva seu problema.

  6. #6

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Olá

    Obrigado pela colaboração,

    Vou acrescentar uma informação que em principio me parecia irrelevante,
    esta rede por alguns momentos irá usar acesso a internet, mas a maior parte do tempo vai acessar um servidor de paginas local,
    ou seja os quase 300 usuarios vao ter que estar na mesma rede deste servidor, por isto tinha pensado no inicio em uma rede /23
    há como fazer isto usando diversas portas da RB?
    O acesso é simultâneo, pois todos devem interagir.
    e sim, acredito que seria bom ter access point alem da rede 2.4, a 5 ghz, mas dai teria que ter outro nome, ou ssid
    Eu nunca usei o unifi antes, é para unificar as redes que ele esta sendo indicado?
    São equipamentos com softwares que gerenciam esta unificacao fazendo ficar tudo em um unico ssid?
    Funciona diferente do wds e do universal repeater?

    Grato

  7. #7

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Citação Postado originalmente por PhasmaMenandro Ver Post
    Olá

    Obrigado pela colaboração,

    Vou acrescentar uma informação que em principio me parecia irrelevante,
    esta rede por alguns momentos irá usar acesso a internet, mas a maior parte do tempo vai acessar um servidor de paginas local,
    ou seja os quase 300 usuarios vao ter que estar na mesma rede deste servidor, por isto tinha pensado no inicio em uma rede /23
    há como fazer isto usando diversas portas da RB?
    O acesso é simultâneo, pois todos devem interagir.
    e sim, acredito que seria bom ter access point alem da rede 2.4, a 5 ghz, mas dai teria que ter outro nome, ou ssid
    Eu nunca usei o unifi antes, é para unificar as redes que ele esta sendo indicado?
    São equipamentos com softwares que gerenciam esta unificacao fazendo ficar tudo em um unico ssid?
    Funciona diferente do wds e do universal repeater?

    Grato
    Ainda não vejo necessidade de colocar um /23.
    Coloca o teu servidor web ligado na RB, usa um /30 nele com a RB..
    E dai quando os usuários forem acessar o ip do servidor a RB sabe a rota..

  8. #8

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Em eventos, tive um ótimo desempenho com a seguinte topologia:

    Utilizando RB2011UAS em cada ponto, colocando os pontos em bridge e fazendo o roteamento e controle da rede em uma RB2011.

  9. #9

    Padrão Re: Rede wirelles para mais de 250 usuários em eventos

    Ola

    Voltando ao assunto depois de algum tempo.

    Primeiro, obrigado pelas informações elas foram muito úteis.

    Segundo, apenas para meu conhecimento

    Das respostas que obtive, todas em principio me indicaram solucao diferente do uso de uma rede /23

    A RB 1100 não suporta?

    Não posso usar esta unica porta com a rede /23 saindo para um switch e colocar os diversos aps através das portas dele?

    É apenas cautela usar mais de uma porta da rb para fornecer o DHCP para os mais de 250 usuarios?
    Ou é apenas para não precisar utilizar um switch?

    Obrigado