+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Olá colegas, venho aqui pedir uma preciosa ajuda, estou com problemas em um rocket meu + omni, vou tentar exemplificar, em uma torre minha tenho rocket+omni, no qual ja instalei clientes com mais de 14 km de distância, com sinal -76, show de bola nesta torre, mais o problema esta em outra torre com os mesmo equipamentos rocket + omni, tem pontos que em menos de 1km, visada 100% da torre, ver a torre completa, e não enxergar nenhum sinal do rocket, já pensei nas possíveis causas como potência, canal, ativando e desativando airmax, autoajust da distância, client reporting, client isoletion, canal automático e fixo, vale lembrar que ambos os rockets o que ta funcionando bem e oque não está, estão nas mesmas configurações, outro fato interessante é que tenho um cliente que usei uma airgrid 28 dbi numa torre de 36 metros de altura, em uma distância de 5km, e adivinhem quanto ficou de sinal, -81, sendo que no rocket que não tenho problemas em um cliente com 14 km, torre de 30 metros, e também um airgrid 28dbi sinal -76,,, Amigos, peço ajuda e o conhecimento de vocês.

  2. #2

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Pode ser 3 coisas:

    - rocket com defeito
    - pig com defeito
    - omni com defeito

    Vai ter que ir testando um por um até eliminar o problema.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Normal, aqui tem o mesmo problema, mais não e um problema, o que acontece e que a abertura dela e somente de 2º, clientes perto da torre ficaram ruins, se vc precisa atender clientes perto e longe o correto e a antena com 10dbi, que tem abertura de 4º

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    JonasMT: eu cheguei colocar outro kit completo, rocket novo, pig taill novo e omni, e mesmo assim nada

    - - - Atualizado - - -

    renanphp

    : eu não entendo porque em outro torre com o mesmo equipamento,, mesma configuração e na mesma altura da torre o sinal e muito melhor. oque será hein?

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    JonasMT: eu cheguei colocar outro kit completo, rocket novo, pig taill novo e omni, e mesmo assim nada

    - - - Atualizado - - -

    renanphp

    : eu não entendo porque em outro torre com o mesmo equipamento,, mesma configuração e na mesma altura da torre o sinal e muito melhor. oque será hein?
    É ai realmente complico.

  6. #6

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    to pesquisando de tudo que é jeito, atrás de uma resposta...

  7. #7

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Tenho o mesmo equipamento em uma torre nunca consegui colocar um cliente com mais de 3 km com qualidade, teste trocar canais, alguns canais deixa o sinal um pouco mais fraco, o motivo eu não sei.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Pois é, eu uso a de 10dbi 2.4 a 28mts na torre na zona rural, atendo cliente desde 150mts até 5.8km da torre sem problema algum

  9. #9

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    De acordo com o datasheet da antena (http://dl.ubnt.com/datasheets/airmaxomni/amo_ds_web.pdf), ela tem 2º de downtilt, se você usasse a de 10 dBi que conta com 4º de downtilt, talvez seria mais feliz; parece que não mas 2º faz muita diferença (pensa nas antenas da Computech, que conta com 9º de downtilt, rsrs).

    Como um colega disse acima, os clientes próximos (digo muito próximo) à antena vão ter sinal fraco ou nenhum sinal, causado pela pouca abertura, qual a distância mínima dos clientes em relação à torre/antena?
    no máximo 5 quilômetros, engraçado que na outra torre eu tenho o mesmo equipamento e funciona melhor, doque com esta que ta com defeito

  10. #10

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    E aquele negocio sinal e sinal, essa antena de 13 pra dentro da cidade e pouco recomendada, uma coisa que interfere bastante no sinal principalmente em airmax e o prumo, elas necessitam estar bem niveladas, da um conferida no prumo da torre do suporte e da própria antena vai ajudar a obter algumas respostas, talvez a antena que esta funcionando melhor esta jogando na direção do clientes, faz um teste coloca uma antena direção oposta e ve se consegue obter o mesmo resultado.

  11. #11

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Só por curiosidade as duas omini estão na mesma altura?
    E a possibilidade de invertido os pig ao ligar na omini.

    att
    muito obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    ja fizz o teste de inverter os pig taill e nada. como também já testei em direções opostas, como tenho cliente.... to perdido e deixando de ganhar clientes

    - - - Atualizado - - -

    as duas omni estão na mesma altura

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    AMigo então para de sacanagem, compra painel de 16db que é baratinho e instala 3 que dá certinho!

  14. #14

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    amigo, atendo no máximo 20 clientes em cada torre, na zona rural, não compensa colocar paineis, já que em outra torre tenho os mesmos equipamentos funcionando normal

  15. #15

    Padrão Re: Rocket M5 + Omni UBNT 13DBi com Pouco força de sinal

    Da uma olhada na energia, esta usando fontes de 2A pois aqui no nosso provedor estavamos apanhando de uma e era fonte.

  16. #16