+ Responder ao Tópico

1. Olá amigo, o mais sensato a se fazer em qualquer investimento é começar com pouco investimento e gastando o mínimo possível, estou começando um novo provedor também e irei iniciar com um cluster de 6 Nanostation M5.

O ideal é que o investimento seja de acordo com o crescimento, ou seja o próprio negócio deve ir se pagando !

2. Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Olá senhores , Boa madrugada, rsrsrs

Muito obrigado pelas respostas , e por incentivar o crescimento

De fato , conforme relatado pelos colegas acima , eu possuo além dos 10 clientes que ja tenho , tenho mais 30 clientes na fila querendo muito o meu serviço , que esta se espalhando no boca a boca ,onde para o cliente , além de preço o serviço é de qualidade , porém eu pedi que aguardassem justamente para poder atende-los somente quando tiver essa estrutura pronta.

Para os clientes que possui o meu serviço ,estão muitos satisfeitos pois não tenho problemas de quedas , e como o perfil de usuario é simples , ou seja a maioria é apenas para acessar o google , facebook e ver videos no youtube , 10 clientes esta dando certo com esses 2 links, as vezes os links não dão conta , mas é raro (30% dos usuários jogam na PSN e na Live, além baixar filmes)

Porém como pretendo expandir , investi esses R$9.000,00 (juntando o dinheiro do meu trabalho suado + retorno que obtive até hoje com esses 10 clientes) em equipamentos de boa performance , olhando para o lado do provedor ,no investimento que fiz , estou colocando um loadbalance (para novos Links) , servidor cache , Hotspot e PPPoE ,MK-Auth ,Novos projetos de serviços através do provedor, e antenas setoriais de 90º Dupla polarização , com boa abertura de angulo focadas e com Shield , sendo todos os equipamentos homologados pela ANATEL e todos Mikrotik.

Estou também investindo no cliente , colocando SXT Lite 5 , e na estrutura interna do cliente , sempre priorizando a qualidade.

Mas o meu maior problema é com os LINK's de operadora e é aqui que esta a minha duvida:

Hoje meu gasto com link de operadora é R$250,00 total , para 2 links de 4MB , servindo 10 clientes. e o meu retorno chega a ser apenas de no minimo R$270,00 ou +

Conversei com um gerente da Telefônica-VIVO e na minha região ainda não passa LP de dados

GVT , NET , Embratel , Velox , Tim Fibra entre outros , não existe por aqui infelizmente

Pretendo pegar todos esses 30 clientes adicionais , mas pra isso eu preciso ter link o suficiente para atender toda essa demanda.

É aqui que o bicho esta pegando.

Estou montando uma baita estrutura , com qualidade , e técnicas surpreendente , que atende uma alta demanda sem nenhum gargalo , mas e o Link , o que fazer??

Foi então que decidi compartilhar o que estou vivendo e saber de vocês como foi que vocês venceram esse empecilho?

Pois calculando aqui , mesmo aumentando o numero de clientes , obviamente o gasto vai crescer , mas os lucros se mantém baixos do mesmo jeito.

Pensei em colocar um limite de trafego em saida wan do cliente de 128Kbps que é muito pouco (representando uma internet de 1MegaBit ou 1MB para o cliente que acredita nesses MB's) ,ou seja ao sair pela internet o cliente navega em 128kbps , mas caso a pagina em questão esteja em cache, a transferência em cache interno no minimo é de 5MB real ,mas vejo que mesmo assim , vou conseguir colocar apenas 4 clientes em cada LINK de operadora. Onde fazendo as contas seriam necessário 10 Links , elevando o gasto de R$250,00 para R$1250,00 e me dando um lucro (já com desconto) de apenas R$550,00 , sendo que trabalhando legalmente isso não vai servir de nada..

Elevando a quantidade de banda para o cliente para 256Kbps que seria o correto , ou 320kbps que seria o ideal , a situação piora..

CONCLUINDO

Os valores não batem com os links , nao da lucro e mesmo aumentando os clientes , permaneço no prejuizo

Ai eu pergunto , para você que começou e independente do seu porte , como consegue oferecer banda de qualidade para os seus clientes sem preocupação , e consegue elevar o seu retorno de capital?

o que vocês acham que posso fazer para aumentar o meu numero de clientes , sempre oferecendo qualidade?

para quem começou com ADSL assim como eu , como foi resolvido , e no meu caso que não existe LP aqui como posso resolver ?

128kbps + cache para trafego na web de 5MB , vocês acham que é pouco para o cliente ?

Desculpem tantas perguntas galera , mesmo assim é ótimo saber que muitos ja passaram por isso , e pelo visto estou caminhando no caminho certo

Mais uma vez muito obrigado a todos
    Saudações,

Como digo sempre.... tem o jeito certo... o jeito errado e o meu jeito de fazer as coisas...
    Se não existe nenhuma outra possibilidade de uma link dedicado em sua região e você precisa resolver a questão...
    Eu faria o seguinte, contrataria um link via satélite de 18Mb ... que custa R$ 739,90 por mês... colocaria um servidor fazendo o balanceamento do link... como a conexão via satélite tem franquia de tráfego de 30 GB.. eu balancearia o trafego de maior consumo na ADSL e deixaria a navegação no satélite.
    - Link de fornecedores diferentes geram a redundância, pois só existe redundância quando os fornecedores são independentes.
    - Acredito que com um link de 18 Mb te ajudaria a aumentar sua base de clientes e gerar a receita necessária para que seu negócio "tome um folego" até que exista a disponibilidade de um link dedicado em sua região.
    - Disse servidor porque é o ambiente que tenho experiência, MK não entendo nada, a galera ai poderá te ajudar melhor com isso, não uso Mk pelo mesmo motivo que não gosto de miojo.

Fica a ideia... analisa o custo / benefício.

Sucesso!!!

[]'s

KP

3. Amigo, faz como eu fiz, possuia um provedor em uma região muito difícil de link ( Interior de MT) e na época a embratel estava vendendo banda larga através de WIMAX, eu comprei 4 links de 2 MB de WIMAX residencial e coloquei em balance com ADSL da oi, e consegui atender vários clientes, o correto não era fazer assim mas aguentou um bom tempo até contratar 4MB de link dedicado e balancear de novo com os outros links.

Se não tem opção, coloca adsl balanceado, ou tenta contratar um link de outro provedor !

Sempre existe uma solução, por mais difícil que seja !

4. Primeiramente parabéns por tomar coragem e postar aqui suas ideias. É muito bom ver um provedor que está iniciando já preocupado com equipamentos e qualidade para os clientes.

No seu caso que ainda tem pouco link e clientes, faça como os amigos já falaram. Evite gastar muito no inicio com setoriais, rb1100ahx2, rocket, etc... Vá investindo conforme for a demanda de clientes, senão você fica com dinheiro empatado e sem retorno.

Abraço!

5. Citação Postado originalmente por Kernel Panic Ver Post
    Saudações,

Como digo sempre.... tem o jeito certo... o jeito errado e o meu jeito de fazer as coisas...
    Se não existe nenhuma outra possibilidade de uma link dedicado em sua região e você precisa resolver a questão...
    Eu faria o seguinte, contrataria um link via satélite de 18Mb ... que custa R$ 739,90 por mês... colocaria um servidor fazendo o balanceamento do link... como a conexão via satélite tem franquia de tráfego de 30 GB.. eu balancearia o trafego de maior consumo na ADSL e deixaria a navegação no satélite.
    - Link de fornecedores diferentes geram a redundância, pois só existe redundância quando os fornecedores são independentes.
    - Acredito que com um link de 18 Mb te ajudaria a aumentar sua base de clientes e gerar a receita necessária para que seu negócio "tome um folego" até que exista a disponibilidade de um link dedicado em sua região.
    - Disse servidor porque é o ambiente que tenho experiência, MK não entendo nada, a galera ai poderá te ajudar melhor com isso, não uso Mk pelo mesmo motivo que não gosto de miojo.

Fica a ideia... analisa o custo / benefício.

Sucesso!!!

[]'s

KP
    Amigo, quanto a esse link via satélite, vi um tópico seu sobre ele outra vez. No caso, ele pode ser revendido ou é como ADSL que não pode? Pois as grandes operadoras não vem atrás, mas uma operadora menor como essa, de uma tecnologia não tão difundida é mais fácil que encomode com isso.

Eu fiquei pensando, talves possa ser uma solução para que eu possa ter redundância. Tenho link embratel aqui, mas do ano passado pra cá tem me dado muita dor de cabeça, andei cotando link de redundancia com a OI e o preço fica caríssimo, então quem sabe essa poderia ser a minha redundância.

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 28-08-2010, 23:16
  2. Respostas: 13
    Último Post: 21-01-2009, 08:09
  3. Venda de acessos a internet por empresas de telefonia celular
    Por portalink no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 03-08-2007, 07:45
  4. Horários de acessos a internet
    Por leopio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6