Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por Kernel Panic Ver Post
    Sou suspeito para falar porque sou uma fã assumido desta tecnologia, porque vi funcionando, utilizei, utilizo, testei e conheço suas vantagens e suas limitações. A maioria do pessoal nem dá muita atenção pelo simples fato que é algo novo, vejo alguns comentários negativos que comparam com o que era antigamente, conexão por satélite em banda KA é diferente de banda KU, que como o próprio nome sugere, é exatamente isso. me perdoe o trocadilho infame... gente.. disquete e pendrive são tecnologias diferentes... embora tenham a mesma função...
    Para você ter ideia, hoje (22/02/2014 12:00 h.) por coincidência, tive o melhor teste de qualidade para uma conexão por satélite banda KA. Estou assistindo uma transmissão ao vivo pela internet de uma exposição de gado nelore que acontece em Avaré no interior de SP, lá esta chovendo e o tempo esta totalmente nublado, isso pode ser verificado no próprio site da clima tempo. Esta transmissão esta sendo feita utilizando essa conexão por satélite. Quer melhor prova de desempenho para uma conexão por satélite que transmitir streaming em um dia chuvoso e nublado?

    A conexão comercializada hoje é de uso residencial e/ou corporativo, entretanto a ADSL do nosso colega também é... o que é mais um p....o para quem ja esta c.....do, quero dizer, o que é mais um passo para quem já esta cansado... tudo questão de custo/beneficio...

    []'s

    KP
    Interessante ter passado sua experiencia com o link via satélite, pois em muito lugar ele pode ser a melhor opção.

    Mas vejo um grande problema pra quem pensa em usar pra segurar a rede de um provedor, pois em todos os casos que vi até hoje existe uma franquia de dados e geralmente é bem baixa essa franquia. Em provedor o tráfego é alto e pode ser que esgote a franquia em alguns dias dependendo do caso.

  2. #22

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Olá Kernel panic

    Consultei aqui e no site a minha região não possui cobertura da Banda Ka

    Mas quem sabe futuramente.

    Mas gostaria de perguntar a todos do fórum conforme eu havia pedido ajuda antes , se é certo calcular a banda como se a cada 10 clientes , somente 30% são usuários hardcore e estão online , sendo assim a cada 10 clientes , colocar um link adsl de 4mb , fornecendo aos usuários 256kbps (correspondendo a um plano de 2 MB das operadoras que enganam clientes)...
    Isso é certo ?

    Vi um caso aqui mesmo no fórum onde o provedor tem 16MB ADSL e 35 clientes , fornecendo planos de 2MB pra cada clientes.
    Segundo ele , todos os clientes estão satisfeitos , e não tem problemas com streaming , videos do youtube , e acesso

    Que tipo de calculo e fórmula vocês me aconselham ?

    Obrigado pessoal

  3. #23

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Olá Kernel panic

    Consultei aqui e no site a minha região não possui cobertura da Banda Ka

    Mas quem sabe futuramente.

    Mas gostaria de perguntar a todos do fórum conforme eu havia pedido ajuda antes , se é certo calcular a banda como se a cada 10 clientes , somente 30% são usuários hardcore e estão online , sendo assim a cada 10 clientes , colocar um link adsl de 4mb , fornecendo aos usuários 256kbps (correspondendo a um plano de 2 MB das operadoras que enganam clientes)...
    Isso é certo ?

    Vi um caso aqui mesmo no fórum onde o provedor tem 16MB ADSL e 35 clientes , fornecendo planos de 2MB pra cada clientes.
    Segundo ele , todos os clientes estão satisfeitos , e não tem problemas com streaming , videos do youtube , e acesso

    Que tipo de calculo e fórmula vocês me aconselham ?

    Obrigado pessoal
    minha região também não tem cobertura da banda

  4. #24

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Olá senhores , Boa tarde

    Mais uma vez muito obrigado ao apoio que estão me dando

    Nesses 2 anos ainda não tive nenhuma queixa , mas o meu crescimento é muito , e muito devagar.

    A culpa é minha que disse não para vários clientes , devido a uma estrutura correta que eu ainda não tinha,e coloquei esses clientes em fila de espera.

    Sobre os equipamentos que eu ja comprei , não me importo de ter investido esses 9k , pois fazendo conta de padaria , em 1 ano e 6 meses , contando com retorno mais baixo possivel que eu tenho , ja paga toda a minha estrutura , além disso vou conseguir atender os clientes com alegria , satisfação e despreocupado com qualidade.

    Prefiro nos primeiros 2 anos apartir de hoje , investir em equipamentos que sejam meus para garantir qualidade para o cliente , além de fornecer os radios dos clientes em regime de comodato.
    Ja que todo esse gasto , foi pago uma unica vez , e não tenho responsabilidade mensal , tendo assim um retorno em 1 ano e 6 meses.

    Mas o meu problema mesmo é com os LINKS ADSL de operadora, ja que é um gasto mensal

    Hoje assim que levantei fiz uma ligação para a empresa que esta me dando um apoio nas configurações MK , e falei sobre essa questão do link e da situação em que me encontro

    o que ele me sugeriu é contar que , a cada 10 clientes , apenas 30% estão online e podem sim fazer download e uso pesado , os demais , ou estão off ou estão acessando apenas paginas.

    de acordo com o calculo que ele fez , 1 link adsl de 4MB , limitando conexão a 256kbs para saida wan , é o suficiente para 10 clientes , e dessa forma , a cada 10 clientes , posso colocar um Link ADSL de 4MB

    O que vocês acham???

    Existe algum outro calculo que posso fazer para cada 10 clientes que eu possuo ??

    Agradeço pelo apoio galera , espero que outros provedores que estejam iniciando , ou iniciaram e só agora vou se levantar , vejam esse tópico..

    Mais uma vez , muito obrigado
    Não existe propriamente um cálculo para isso. O que poderia ser feito é tentar criar um modelo lógico-matemático que representa a dinâmica do sistema, com software específico para isso, como o ARENA (http://www.erlang.com.br/arena.asp) por exemplo.

    Mas esta é uma opção extremamente complexa, utilizada por Engenheiros de Produção e que para seu caso específico é um exagero.

    O que é mais viável e confiável... é realizar a análise de uma rede semelhante a sua, com velocidades e usuários parecido e então ter uma conclusão.

    Só pra ter uma noção posso te adiantar que sua rede está extremamente super dimensionada com um link de 4 Mbps para 10 clientes de 256 kbps, pois sua rede nunca estará sobrecarregada, mesmo que todos seus clientes estivessem conectados e fazendo downloads a taxa maxima, o link ainda estará com folga, pois estaria consumindo somente 2,5 Mbps. Mas essa situação de todos clientes conectados e fazendo download simultaneamente, NUNCA acontece...

    A taxa de ocupação do link, na prática gira em torno de 10%. Ou seja, o link de 4 Mbps pode ser compartilhado com até 10 clientes, que mesmo assim, continuará com ótima qualidade e dificilmente não entregará essa velocidade. Essa é uma experiencia que observei na minha rede, não é chute ou especulação, é vivência prática de mais de 7 anos de provedor. Obs.: isso somente se aplica se tiver um link com boa taxa de upload, com pelo menos 30% da taxa de download, pois senão o link vai ficar limitado pelo upload.

    Faça um teste, observe se em algum momento esses 10 clientes chegam a utilizar mais de 50% do link.

    Faça outro teste. Aumente a velocidade dos seus clientes para 1 Mega ou até 2 Mega e verá que memso assim esses 10 clientes continuarão com boa qualidade, sustentados pelo link de 4 Mbps.

    Após esses testes terá um melhor conhecimento da sua rede e da demanda de seus clientes. É muito provável que irá se surpreender. Se isso ocorrer eu é que vou me surpreender porque seus clientes são muito "hardcore"!!!

    Um abraço e boa sorte!

  5. #25

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Olá Kernel panic

    Consultei aqui e no site a minha região não possui cobertura da Banda Ka

    Mas quem sabe futuramente.

    Mas gostaria de perguntar a todos do fórum conforme eu havia pedido ajuda antes , se é certo calcular a banda como se a cada 10 clientes , somente 30% são usuários hardcore e estão online , sendo assim a cada 10 clientes , colocar um link adsl de 4mb , fornecendo aos usuários 256kbps (correspondendo a um plano de 2 MB das operadoras que enganam clientes)...
    Isso é certo ?

    Vi um caso aqui mesmo no fórum onde o provedor tem 16MB ADSL e 35 clientes , fornecendo planos de 2MB pra cada clientes.
    Segundo ele , todos os clientes estão satisfeitos , e não tem problemas com streaming , videos do youtube , e acesso

    Que tipo de calculo e fórmula vocês me aconselham ?

    Obrigado pessoal
    Esse cenário de 35 clientes de 2 Mbps "sustentados" por um link de 16 Mbps é perfeitamente possível. Desde que o link tenha uma boa taxa de upload (pelo menos 5 Mbps) e não exista limite de conexão simultânea e nem limite de tráfego.

    Aí entra o problema do link via satélite: Tem limite de tráfego, veja esse exemplo (http://www.viasatbrasil.com.br/planos/)

  6. #26

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Oq mata é o baixo limite de down, o meu provedor é pequeno e mesmo assim nao da pra meio dia de trafego

  7. #27

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Não existe propriamente um cálculo para isso. O que poderia ser feito é tentar criar um modelo lógico-matemático que representa a dinâmica do sistema, com software específico para isso, como o ARENA (http://www.erlang.com.br/arena.asp) por exemplo.

    Mas esta é uma opção extremamente complexa, utilizada por Engenheiros de Produção e que para seu caso específico é um exagero.

    O que é mais viável e confiável... é realizar a análise de uma rede semelhante a sua, com velocidades e usuários parecido e então ter uma conclusão.

    Só pra ter uma noção posso te adiantar que sua rede está extremamente super dimensionada com um link de 4 Mbps para 10 clientes de 256 kbps, pois sua rede nunca estará sobrecarregada, mesmo que todos seus clientes estivessem conectados e fazendo downloads a taxa maxima, o link ainda estará com folga, pois estaria consumindo somente 2,5 Mbps. Mas essa situação de todos clientes conectados e fazendo download simultaneamente, NUNCA acontece...

    A taxa de ocupação do link, na prática gira em torno de 10%. Ou seja, o link de 4 Mbps pode ser compartilhado com até 10 clientes, que mesmo assim, continuará com ótima qualidade e dificilmente não entregará essa velocidade. Essa é uma experiencia que observei na minha rede, não é chute ou especulação, é vivência prática de mais de 7 anos de provedor. Obs.: isso somente se aplica se tiver um link com boa taxa de upload, com pelo menos 30% da taxa de download, pois senão o link vai ficar limitado pelo upload.

    Faça um teste, observe se em algum momento esses 10 clientes chegam a utilizar mais de 50% do link.

    Faça outro teste. Aumente a velocidade dos seus clientes para 1 Mega ou até 2 Mega e verá que memso assim esses 10 clientes continuarão com boa qualidade, sustentados pelo link de 4 Mbps.

    Após esses testes terá um melhor conhecimento da sua rede e da demanda de seus clientes. É muito provável que irá se surpreender. Se isso ocorrer eu é que vou me surpreender porque seus clientes são muito "hardcore"!!!

    Um abraço e boa sorte!
    Ola Amigo Santiago

    Tudo bem ?

    Talvez eu esteja calculando errado , ou você deve ter confundido o meu link de 4MB Adsl por LP de dados.
    Hoje eu tenho 2 links ADSL de 4MB , mas vamos considerar apenas 1 ok ?

    Pegunta 1:
    Será mesmo que 1 link ADSL meu de 4MB (taxa de transferência de 512kb) , é o suficiente para 10 clientes a planos de 2MB (256Kpbs de transferência )para cada cliente ? Pois fazendo as contas , se 2 usuários baixando um filme full com taxa de transferência de 256kbps reais , ja atinge 512kbps e ja pode dar gargalo na comunicação com a internet ja que a taxa de transferência total do meu link é 512kbps (vulgo 4mb Adsl)

    Pergunta 2:
    Uma outra duvida minha é , como calcular o upload correto de um link adsl?

    Pois o calculo que eu faço hoje para Download é:

    LINK 4MB
    KB em cada MB = 1024kb
    Bits:8

    A fómula é:

    = (4*1024) / 8 = 512kbps reais de transferência

    E o upload como é calculado ?

  8. #28

    Padrão Banda ka

    Saudações...

    Abri este tópico porque tenho o pessoal tem me perguntado sobre esta tecnologia.

    Vou tentar explicar, dentro da minha experiência adquirida no uso em projetos, instalação e teste por mim realizados.

    Enfim, vamos ao que interessa.

    BANDA KA

    - - - 8< - - -
    Amigo tenho grandes dúvidas com relação ao serviço da banda KA.
    Como é a resposta,o ping?
    Consegue-se atingir a banda contratada,tipo os 18M?
    Como é o serviço,é estável?
    Dá p começar um pequeno provedor com esse serviço?
    Claro colocando controle de conexões,franqueando tb e colocando cache.
    - - - 8< - - -
    Como é a resposta,o ping?
    PING: Devido ao satélite estar a 35.000 Km. uma das características desta tecnologia é o seu ping alto, a latência média em torno de 700 ms. Sendo uma característica da tecnologia cabe analisar o uso do link e ver até que ponto isso afeta ou não seu uso. Por exemplo instalar esse link para um usar em jogos online pode não ser uma boa escolha, entretanto instalar para um empresa dependendo do seu uso por ser a melhor escolha, depende de como se pretende utilizar o link.

    Consegue-se atingir a banda contratada,tipo os 18M?
    A empresa que detentora da Autorização da ANATEL para operar Banda KA, em seu termo de adesão, coloca 40%. Mas os links que tenho acompanhado e testado a entrega chega a 100%. Pois o link é direcionado a um TELEPORTO, que é um centro convergente de conectividade, hoje eles trabalham com 3 teleportos, Chile, Peru e EUA.
    Isso é muito interessante, pois o usuário não fica ligado a estrutura do provedor e sim diretamente a um centro de internet.

    Como é o serviço,é estável?
    Sim, é. Uptime entre 99,95 e 99,99 conforme pode ser comprovado neste comparativo.
    http://www.vsat-systems.com/Educatio...ce/reliability
    Já acompanhei uma transmissão de um evento ao vivo pela internet em um dia nublado e chuvoso. IMHO, foi a melhor prova da estabilidade deste tipo de conexão.

    Dá p começar um pequeno provedor com esse serviço?
    Tecnicamente, até é possível, embora o serviço seja prestado apenas para usuários, mas ADSL também é.
    Desde que se entenda as vantagens e limitação deste tipo de conectividade. O ponto forte deste tipo de conexão não é competir com provedores locais, mas sim levar internet onde de outra forma é tecnicamente inviável.
    Você poderia fornecer acesso a internet em áreas remotas, pode colocar um painel solar e uma antena e disponibilizar um conexão de até 18 Mb. onde nem energia elétrica tem. Esta é sua maior vantagem! Conexão banda larga onde nenhuma outra chega.
    Basta pensar que 90% da áreas rurais no Brasil não são cobertas por nenhum tipo de internet.


    Espero ter ajudado, se tiverem mais questões e puder ajudar...

    []'s

    KP



  9. #29

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Ola Amigo Santiago

    Tudo bem ?

    Talvez eu esteja calculando errado , ou você deve ter confundido o meu link de 4MB Adsl por LP de dados.
    Hoje eu tenho 2 links ADSL de 4MB , mas vamos considerar apenas 1 ok ?

    Pegunta 1:
    Será mesmo que 1 link ADSL meu de 4MB (taxa de transferência de 512kb) , é o suficiente para 10 clientes a planos de 2MB (256Kpbs de transferência )para cada cliente ? Pois fazendo as contas , se 2 usuários baixando um filme full com taxa de transferência de 256kbps reais , ja atinge 512kbps e ja pode dar gargalo na comunicação com a internet ja que a taxa de transferência total do meu link é 512kbps (vulgo 4mb Adsl)

    Pergunta 2:
    Uma outra duvida minha é , como calcular o upload correto de um link adsl?

    Pois o calculo que eu faço hoje para Download é:

    LINK 4MB
    KB em cada MB = 1024kb
    Bits:8

    A fómula é:

    = (4*1024) / 8 = 512kbps reais de transferência

    E o upload como é calculado ?
    Resposta pergunta 1:

    Sim, é totalmente possível atender 10 clientes de 2 Mbps cada, com um link de 4 Mbps. Na verdade eu digo mais, é possível atender uns 20 clientes.

    Mas aí surge a dúvida que vc colocou: Dois clientes baixando um filme, utilizando a banda total do plano dele (2 mbps) já estrangularia o seu link de 4 Mbps? A resposta eh sim também, somente dois clientes utilizando a banda total do plano dele poderiam consumir todo o link.

    Mas então, como é possível ? O que ocorre é que vc não estará vendendo link dedicado e sim compartilhado, e portanto, na prática vc não deverá terá mais do que 10% dos seus clientes fazendo esse uso intenso da rede.

    Aí vc pode pensar que está deixando de atender as necessidades do seus clientes, mas na verdade não, pois é muito pouco provável eles demandarem mais do que 10% da velocidade máxima do plano (considerando uma média de uso), ou seja, em alguns momentos eles demandam a velocidade máxima, mas depois ficam ociosos, desta forma não é vc que está restringindo a velocidade, mas sim o próprio cliente que não demanda a velocidade máxima O TEMPO TODO.

    Isso é o que acontece em quase todos provedores, pode ser que seu caso seja diferente. Vamos supor que esse 10 clientes ficam o dia inteiro baixando filme.... Aí não jeito, não tem mágica que faça o provedor dar lucro e clientes como esses devem ser evitados, ainda mais se é provedor pequeno, pois vc vai trabalhar de graça pra ele ou até mesmo pagar pra trabalhar. Mas fique tranquilo, este é um cenário muito dificil de acontecer, na maioria dos casos os clientes usam pouco a rede mesmo. Por isso a importancia de fazer esse teste que te falei, libere a velocidade de 2 Mbps para cada cliente e monitore sua rede para ver como fica o consumo do link. Provavelmente irá ficar quase o dia todo com o link em utilização máxima, mas mesmo assim não deve ocorrer lentidão.

    Resposta a pergunta 2:

    O upload vc calcula da mesma forma, exemplo: 1 Mbps (mega bits por segundo) é igual a 125 KBps (kilo Bytes por segundo).

    Mas vou te dar uma dica, pra vc não se confundir mais. Esquece desse negócio de medir a velocidade por Bytes por segundo (que é a medida informada pelo windows quando está fazendo um download), pois todas as medidas de taxa de transferencia de dados na internet são feitas em bits por segundo, não importa se é link por fibra ótica, cabo coaxial, satélite, rádio... Enfim, a unidade de medida pra internet é o bps, kbps, Mbps, Gbps.... Note o "b" minúsculo, ele faz referencia a bits, enquantos o "B" maiusculo faz referencia a Bytes, que é a unidade padrão para unidade de armazenamento como pen-drive e HD's, esses sim usam MByte, GByte, TeraByte.

  10. #30

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Olá,

    Como sugestão, analise os seguintes critérios sobre a qualidade dos serviços que podem servir de base para avaliar a um provedor de internet.


    Disponibilidade: Maior ou igual a 99% (equivalente a 7,2h de interrupção ou menos a cada mês)
    Tempo de Reparo: De no máximo 2 dias úteis
    Não-recorrência de falhas do circuito de acesso: Intervalo entre falhas superior a 180 dias
    Vazão média: Média maior que 60 % da vazão nominal anunciada ao consumidor.
    Vazão instantânea: Valor instantâneo mínimo de 20% da vazão nominal anunciada ao consumidor.
    Perda de Pacotes: Perda máxima de 2 (dois) por cento do volume de dados enviados.
    Latência unidirecional: Valor máximo de 40 milisegundos
    Latência (RTT): Valor máximo de 80 milisegundos
    Jitter: Valor máximo de 50 milisegundos
    Tempo para o estabelecimento de conectividade IP.: Tempo máximo de 1 minuto.
    Número de tentativas para o estabelecimento de conectividade IP.: Valor máximo de 2 tentativas.
    DNS – tempo de resposta do servidor recursivo: Valor máximo de 80 milisegundos.
    DNS – obediência ao campo TTL: Servidor recursivo deve obedecer ao campo TTL
    DNS – resposta a uma consulta a um endereço inexistente: Servidor recursivo deve responder que o endereço é inexistente.
    DNS – possibilidade de consulta ao servidor autoritativo: O cliente deve receber uma resposta à consulta.
    DNS – possibilidade de consulta ao servidor autoritativo: Deve ser verificado no log do servidor autoritativo que houve consulta do cliente, permitindo verificar que não existe um proxy DNS transparente na rede.
    Tempo de instalação do serviço: 7 (sete) dias (sempre assistida por técnico da prestadora, quando disponível)
    Tempo de cancelamento do serviço: Período máximo de 30 dias (Decreto de Lei 6523, de 31 de Julho de 2008)

    Tomando isso como base, sua entrega de banda média "deveria" no mínimo ser 60% da vasão contratada.


    []'s

    KP

  11. #31

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Resposta pergunta 1:

    Sim, é totalmente possível atender 10 clientes de 2 Mbps cada, com um link de 4 Mbps. Na verdade eu digo mais, é possível atender uns 20 clientes.

    Mas aí surge a dúvida que vc colocou: Dois clientes baixando um filme, utilizando a banda total do plano dele (2 mbps) já estrangularia o seu link de 4 Mbps? A resposta eh sim também, somente dois clientes utilizando a banda total do plano dele poderiam consumir todo o link.

    Mas então, como é possível ? O que ocorre é que vc não estará vendendo link dedicado e sim compartilhado, e portanto, na prática vc não deverá terá mais do que 10% dos seus clientes fazendo esse uso intenso da rede.

    Aí vc pode pensar que está deixando de atender as necessidades do seus clientes, mas na verdade não, pois é muito pouco provável eles demandarem mais do que 10% da velocidade máxima do plano (considerando uma média de uso), ou seja, em alguns momentos eles demandam a velocidade máxima, mas depois ficam ociosos, desta forma não é vc que está restringindo a velocidade, mas sim o próprio cliente que não demanda a velocidade máxima O TEMPO TODO.

    Isso é o que acontece em quase todos provedores, pode ser que seu caso seja diferente. Vamos supor que esse 10 clientes ficam o dia inteiro baixando filme.... Aí não jeito, não tem mágica que faça o provedor dar lucro e clientes como esses devem ser evitados, ainda mais se é provedor pequeno, pois vc vai trabalhar de graça pra ele ou até mesmo pagar pra trabalhar. Mas fique tranquilo, este é um cenário muito dificil de acontecer, na maioria dos casos os clientes usam pouco a rede mesmo. Por isso a importancia de fazer esse teste que te falei, libere a velocidade de 2 Mbps para cada cliente e monitore sua rede para ver como fica o consumo do link. Provavelmente irá ficar quase o dia todo com o link em utilização máxima, mas mesmo assim não deve ocorrer lentidão.

    Resposta a pergunta 2:

    O upload vc calcula da mesma forma, exemplo: 1 Mbps (mega bits por segundo) é igual a 125 KBps (kilo Bytes por segundo).

    Mas vou te dar uma dica, pra vc não se confundir mais. Esquece desse negócio de medir a velocidade por Bytes por segundo (que é a medida informada pelo windows quando está fazendo um download), pois todas as medidas de taxa de transferencia de dados na internet são feitas em bits por segundo, não importa se é link por fibra ótica, cabo coaxial, satélite, rádio... Enfim, a unidade de medida pra internet é o bps, kbps, Mbps, Gbps.... Note o "b" minúsculo, ele faz referencia a bits, enquantos o "B" maiusculo faz referencia a Bytes, que é a unidade padrão para unidade de armazenamento como pen-drive e HD's, esses sim usam MByte, GByte, TeraByte.

    Olá Santiago, obrigado pela resposta

    Bom sobre a forma como eu meço a velocidade ,eu sei que a velocidade é feita por bits , e justamente para que o cliente não seja enganado por siglas como é feito pelas operadoras , é por este motivo que eu explico o funcionamento e quanto isso vai representar para o cliente , quando eu ofereço um plano ao cliente , eu ja informo o que realmente interessa a ele.

    Sobre o calculo de upload , eu imaginei mesmo que seria por 8 bits o calculo de upload , mas o que eu gostaria de saber era obrigatoriamente qual seria a velocidade em MBps desse link ADSL..mas ai enquanto eu digitava , achei o upload nessa tabelinha aqui:

    http://www.velocidade-internet.net/vivo-speedy-internet

    E vi que o meu link possui 64 kbs reais (512kbps que a operadora informa dividido por 8 )

    Com base em suas informações , vou então manter planos básicos de 256 Kbs (down)/32 kbs (up) para os clientes (representando um plano de 2mbps (down)/ 256 kbps (up) de uma operadora.)

    Espero que não fique lento para os clientes , mas ja que é preciso ter um controle , espero que isso ajude.

    E vou testar pra ver como fica , obviamente estarei realizando essa proeza quando o meu serviço cache ja estiver funcionando e apartir daí explorar novos serviços e clientes.

  12. #32

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Interessante esses indicadores de qualidade. Estou implementando neste ano um Sistema de Gestão da Qualidade em minha empresa e vou usá-los como referencia.


    Mas sobre a questao da entrega de banda média o que acontece é que na realidade a grande maioria dos usuários não demandam esses 60%.

    E quando digo entrega de banda média quero dizer o volume total de dados trafegados por um cliente, divido pelo tempo gasto. Ou seja, se um cliente com um plano de velocidade de 2 Mbps consumiu 500 MBytes tráfego em um dia, qual será o consumo médio daquele dia? Obs.: Leve em consideração que esse consumo foi determinado pelo cliente, ele assistiu alguns vídeos, entrou no facebook, viu email e tudo de forma tranquila, rápida, sem lentidão alguma... e no final do dia seu tráfego total foi de 500 Mbytes.

    500 MegaBytes = 4.000 Mega bits 1 dia = 86400 segundos,
    Portanto >> 4.000/ 86400 = 0,046 Mega bits por segundo ou 46 kilo bits por segundo

    Esse foi o consumo médio diário do cliente, muito abaixo dos 2 Mega bits por segundo contratados.

  13. #33

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Caro amigo, ainda está se confundindo um pouco com essa forma de medição: quando diz por exemplo:

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post

    E vi que o meu link possui 64 kbs reais (512kbps que a operadora informa dividido por 8 )
    Na verdade a operadora não está enganando ninguém, os 512 kbps, são REAIS. a velocidade de 512 kbps quer dizer:512 kilo bits por segundo. Quando você divide por 8, está mudando a unidade de medida, passando para KBps: kilo Bytes por segundos.

    ou seja:

    512 Kbps = 64 KBps

  14. #34

    Padrão Re: Lucros com planos de acesso a internet - o inicio de um provedor

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Caro amigo, ainda está se confundindo um pouco com essa forma de medição: quando diz por exemplo:



    Na verdade a operadora não está enganando ninguém, os 512 kbps, são REAIS. a velocidade de 512 kbps quer dizer:512 kilo bits por segundo. Quando você divide por 8, está mudando a unidade de medida, passando para KBps: kilo Bytes por segundos.

    ou seja:

    512 Kbps = 64 KBps
    rsrsrsrs , é exatamente o que eu queria dizer..

    O importante pra min não é a velocidade em Mbps por segundo e sim em megabytes por segundo , ja que as paginas e transferências são criadas em bytes não é bits.

    Mas eu entendi sim que ao dividir por 8 estou convertendo a unidade de medidas..

    Falei sobre a enganação , pois ja escutei muita gente falando besteira , de que tinha um plano de 1MB achando que era 1 megabyte por segundo e que quando ia baixar um arquivo de 1 MB demorava muito mais que isso ,sendo essas pessoas desconhecidas a diferença entre bytes e bits

    É por esse motivo , é que pretendo evitar o trocadilho usado pela operadora , não que ela esteja enganando , mas acredito que eles abreviam por muitas vezes o MB ,ou não explicam corretamente a velocidade em bytes para o cliente de propósito , aposto que se eu ligar para algumas atendentes agora da operadora , 60% dela não saberia me informar em quanto tempo eu baixaria um arquivo de 40 MB em um plano de 4mb. , ou no maximo iriam chutar falando em 10 segundos

    mesmo assim obrigado pelo apoio santiago , vou arregalar as mangas conforme você me orientou e os demais