+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Virtualização + ThunderCache + Storage

    Boa tarde! Gostaria da ajuda dessa galera do Under-linux que ja teve algum tipo de experiência com essa combinação, pois tenho um servidor dell power edge 210 com 16gb de ram - Xeon quad core e neste virtualizo 3 servidores com Hyper-V sendo um servidor MIKROTIK, um Mandriva com servidor Radius e outro Linux com meu servidor DNS e email. Minha dúvida é se terei perda de performance virtualizando o thundercache neste mesmo servidor sendo que os arquivos do cache serão armazenados em um storage iomega com 4 HD's de 1TB. Ainda não comprei o Storage e preciso saber se vai funcionar bem ou se vou ter que comprar outro servidor somente para o cache. Desde já obrigado

  2. #2
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    maycomartins00
    , nao uso virtualização, mas acredito q possa usar do jeito q vc quer, desde que o trafego nao sejas muito alto, usar o thundercache e ou qualquer outro sistema de Proxy virtualizado, reque muito processamento, memoria e I/O dos Discos. Dependendo se sua estrutura é pequena acredito nao atrapalhar.

  3. #3

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    Valew pela opinião, quanto ao processamento acredito que o fluxo de dados do servidor será amenizado pois os arquivos do cache vão estar armazenados no storage e este estará conectado via rede gigabit com o servidor na rede dos clientes, gostaria de saber se minha lógica está correta. Grato

  4. #4
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    Bom ai complicou um pouco, pois ja nao sei como funcionaria a parte de CPU e Memoria... por mais q o Storage tenhas alta taxa de leitura, escrita, e transferencia onde e coo ficaria o processamento e compartilhamento de memoria.
    Seria interessante vc conversar com os desenvolvedores...

  5. #5

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    Ja conversei com eles mas não me recomendaram, e como sou um rapaz novo e cheio de vontades de fazer as coisas do meu jeito vou insistir um pouco mais (rsrs) e assumir os riscos, só gostaria de confirmar com alguém que ja teve esse tipo de experiência. Até porque como ainda não comprei o storage estou com receio de não dar certo e perder o investimento. Comprar um servidor novo só para o cache ficaria um pouco caro inicialmente mesmo sabendo dos benefícios e como não sou o dono da empresa preciso comprovar que realmente funciona antes de qualquer investimento "pesado" se é que me entende hehe. Hoje temos em torno de 650 clientes sendo destes uma média de 350 simultâneos, qualquer opinião é válida e desde já agradeço

  6. #6
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    Concordo com vc, seria um investimento alto.
    Nao uso o thundercache e sim o Speedr, aqui tenho 650 clientes, online media de 320 a 400. Trafego passante media de 28 a 34 Mb sem proxy, com proxy media de 18 a 22Mb.
    Nao utilizo um server profissional e sim um Desktop e esta dando conta trranquilo.
    Conselho, bom se conselho fosse bom nao se daria hehehe venderia-o heheh.

    Nao sei q tipo de servidor vc quer montar, Dell, IBM etc etc. Mas sei q muitos tem usado da marca Sinco.
    um tempo atras pedi um orçamento, mas como nao mando na empresa fiquei com o Desktop.
    Apesar q nao achei caro o orçamento, para tamanha economia.

    Servidor Xeon QuadCore Lynnfield, Modelo Grosse Point, Chipset Intel® Server 3420
    Processador: Intel® Xeon Quad Core HT - "Lynnfield" 3400, TDP 95w, Cache 8MB [Link]
    Placa Mãe: Intel® Server Board Xeon, Modelo S3420GPLC [Link]
    Chipset Intel® Server 3420 (Ibex Peak + ICH10R)
    Memoria: 16 GB Kingston® DDR3-1333 (4x 4GB) [Link]
    SSD: 120 GB Intel® Série 510 SSDSC2MH120A2K5 [Link]
    Array RAID-10/5/50/6/60: 16 (dezesseis) Hard Disks de 500 GB SATA6Gb/s, Seagate® Barracuda® [Link]
    Controladora RAID: Intel® RS2WG160, Cache 512 MB (Walnut Grove) [Link]
    Sem Drives: Sem FDD 1.44 e SEM Unidades Óticas (CD, DVD)
    Monitor: Sem monitor
    Placa de Video Incorporada: Server Engine LLC Pilot II, 8 MB
    Placas de Rede Gigabit com Tecnologia I/O Acceleration: 02 Placas Intel® Gigabit 82578DM [Link]
    Kit: SEM teclado e SEM mouse
    Gabinete: Rack Mount Storage 4U 19" Modelo NK-211EATX-HD [Link]
    Cabeamento e Amarração: "Origami Design" para otimização de fluxo de ar [Link]
    Fonte: PFC Ativo, EPS 1000w SevenTeam® modelo ST1000EAZ [Link]
    Garantia: 5 anos de garantia para mao de obra e 1 ano para pecas
    Condicoes Comerciais: http://www.sinco.net/empresa/duvidas.asp [Link]
    Software: Sem Software. Sistema Operacional por conta do usuário
    Valores para a configuração acima, sendo :
    Equipamento com CPU Xeon X3440 HT - 4x 2.53GHz / 8MB : R$ 13.410,00
    Equipamento com CPU Xeon X3450 HT - 4x 2.67GHz / 8MB : R$ 13.500,00 - Pronta Entrega
    Detalhe, o Speedr nao trabalha com RAID, ele mesmo equilibra as cargas dos HDs.

  7. #7

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    Citação Postado originalmente por maycomartins00 Ver Post
    Boa tarde! Gostaria da ajuda dessa galera do Under-linux que ja teve algum tipo de experiência com essa combinação, pois tenho um servidor dell power edge 210 com 16gb de ram - Xeon quad core e neste virtualizo 3 servidores com Hyper-V sendo um servidor MIKROTIK, um Mandriva com servidor Radius e outro Linux com meu servidor DNS e email. Minha dúvida é se terei perda de performance virtualizando o thundercache neste mesmo servidor sendo que os arquivos do cache serão armazenados em um storage iomega com 4 HD's de 1TB. Ainda não comprei o Storage e preciso saber se vai funcionar bem ou se vou ter que comprar outro servidor somente para o cache. Desde já obrigado

    Olá. O thundercache funciona virtualizado. Se a arquitetura do processador for atual, ajuda bastante. Nunca trabalhei com o virtualizador da microsoft. No entanto no VMware funcona bem e nao tenho nada a reclamar.
    Ligar a storage diretamente ao servidor do cache nao funciona, pois o freebsd do thunder nao reconhe placas de fibra.

  8. #8

    Padrão Re: Virtualização + ThunderCache + Storage

    Sem suporte, extremamente não recomendado!