+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Boa tarde galera!

    Gostaria da opinião dos senhores.

    Tenha um enlace onde entrego link em um bairro da cidade e lá distribuo Via cabo UTP para meus cliente. Só que agora estou passando uma Fibra até o Radio do bairro e gostaria de ativar essa fibra enquanto faço a outra parte para fechar o anel de Fibra. Só que quero continuar usando o Radio caso haja algum problema com a Fibra, ou seja, uma redundância de Rádio, e para isso vou utilizar uma RB.
    Qual a melhor forma de realizar essa redundância?E como deve ser feita?
    Lembrando que minha rede está em Bridge.

  2. #2

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Boa tarde galera!

    Gostaria da opinião dos senhores.

    Tenha um enlace onde entrego link em um bairro da cidade e lá distribuo Via cabo UTP para meus cliente. Só que agora estou passando uma Fibra até o Radio do bairro e gostaria de ativar essa fibra enquanto faço a outra parte para fechar o anel de Fibra. Só que quero continuar usando o Radio caso haja algum problema com a Fibra, ou seja, uma redundância de Rádio, e para isso vou utilizar uma RB.
    Qual a melhor forma de realizar essa redundância?E como deve ser feita?
    Lembrando que minha rede está em Bridge.
    Com bounding vc consegue redudancia que vc deseja...

  3. #3

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    ok. vou da uma estudada sobre o assunto. Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Esqueça o Bonding para essa redundância.

    O bonding é uma forma de somar os links e caso um caia, o outro se mantem.
    O calculo é feito com base no menor link.
    Logo, somar o Wireless e Fibra, pode ser prejudicial, irá diminuir e muito o throughput que pode passar.

    Faz por roteamento, é melhor.

  5. #5

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Esqueça o Bonding para essa redundância.

    O bonding é uma forma de somar os links e caso um caia, o outro se mantem.
    O calculo é feito com base no menor link.
    Logo, somar o Wireless e Fibra, pode ser prejudicial, irá diminuir e muito o throughput que pode passar.

    Faz por roteamento, é melhor.

    Andrio, pode exemplificar como fazer por roteamento?
    Estou muito interessado, porem na minha situação seria 2 pontas de fibra do anel, e outros pontos 1 ponta da fibra + 1 NB 5.8


    Att
    Muito Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Isso mesmo.Exemplifique ai por favor Andrio.

  7. #7

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    O bounding é uma ótima solução mais no caso de wireless e fibra não creio que seria bom.
    Ja o utilizei com dois link de radios e dois link UTP e realmente funciona mas tem que ter mikrotik nas duas ponta.

    Creio que para duas tecnologia tão diferentes seria ideal configurar um failover o qual se um link para o outro assume. Eu não somaria os dois ate mesmo porque sempre vou dar preferencial para a fibra e o rádio para backup.

  8. #8

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    O bounding é uma ótima solução mais no caso de wireless e fibra não creio que seria bom.
    Ja o utilizei com dois link de radios e dois link UTP e realmente funciona mas tem que ter mikrotik nas duas ponta.

    Creio que para duas tecnologia tão diferentes seria ideal configurar um failover o qual se um link para o outro assume. Eu não somaria os dois ate mesmo porque sempre vou dar preferencial para a fibra e o rádio para backup.
    Mais o bounding tem failover, so passa pro outro link se o master cair, uso aqui e funciona 100%, mais é como disse precisa de mikrotik nas duas pontas!!

  9. #9

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Boa tarde galera!

    Gostaria da opinião dos senhores.

    Tenha um enlace onde entrego link em um bairro da cidade e lá distribuo Via cabo UTP para meus cliente. Só que agora estou passando uma Fibra até o Radio do bairro e gostaria de ativar essa fibra enquanto faço a outra parte para fechar o anel de Fibra. Só que quero continuar usando o Radio caso haja algum problema com a Fibra, ou seja, uma redundância de Rádio, e para isso vou utilizar uma RB.
    Qual a melhor forma de realizar essa redundância?E como deve ser feita?
    Lembrando que minha rede está em Bridge.
    Acompanhando

  10. #10

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Rogerio com seria essa configuração usando bounding? Usando a rota do Radio como Backup.

  11. #11

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Citação Postado originalmente por thomasaraujo Ver Post
    Rogerio com seria essa configuração usando bounding? Usando a rota do Radio como Backup.
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/Bonding

    active-backup

    This mode uses only one active slave to transmit packets. The additional slave only becomes active if the primary slave fails. The MAC address of the bonding interface is presented onto the active port to avoid confusing the switch. Active-backup is the best choice in high availability setups with multiple switches that are interconnected.
    ARP monitoring in this mode will not work correctly if both routers are directly connected. In such setups mii-type1 ormii-type2 monitoring must be used or a switch should be put between routers.


    Nunca usei, mas uso aqui balance-rr e funciona muito bem.

  12. #12

    Padrão Re: Redundância Com Fibra e Radio em rede Bridge

    Meu caro,
    Primeiro separe seus objetivos.
    Sua rede é L2 ou L3 (Bridge ou roteada) ?
    Se for L2 (bridge), realmente para trabalhar com um canal de backup, deverá ser usado Mikrotik que possui as configurações para tornar uma conexão prioritária. Podem ser utilizados algumas marcas de switches que também possuem características avançadas no LACP (802.1ax) como:
    CISCO - Port Channel
    Huawei - Ethertrunk
    Netgear - Link Aggregation

    Se for L3 (roteada), sua melhor opção será utilizar OSPF. Faça a configuração dos pesos nos links para que um possa ser utilizado como backup de o outro como preferencial. RIP e iBGP são usados algoritmos Vetor que nesses casos são mais lentos pois suas tabelas são publicadas por periodissidade, há uma menor convergência. Já OSPF utiliza "Link State", onde todos os roteadores possuem um pequeno banco de dados com as rotas que foram publicadas. Cada roteador possui a permissão de calcular a melhor rota para cada destino. As mudanças no OSPF são originadas por evento.

    -----------------------------=====link1 (ativo)=====-----------------------------------
    L3==(10.0.0.1/24)RT01-----------------------------------RT02=(10.0.0.2/24)(clientes)
    -----------------------------=====link2 (backup)====-----------------------------------


    OBS: Nesse exemplo a eleição é pelo STP ou RSTP(a partir de 2004) com o menor custo para o (root bridge)



    ----------------------==(.1)=link1 (10.0.1.0/30)=peso10=(.2)=---------------------------------
    (10.0.0.1/24)RT01-------------------------------------------------RT02=(10.0.3.1/24)(clientes)
    ----------------------==(.1)=link2 (10.0.2.0/30)=peso20=(.2)=---------------------------------


    OBS: Nesse exemplo a eleição é pelo peso colocado nos links, quanto maior menos prioritário. O OSPF sempre soma os pesos dos links para calcular a melhor rota para determinado destino.

    Até mais,