Página 6 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Quando se esta roteado, nao precisa dessas regras... pois ninguem da internet chega diretamente no seu router mk
    Ok Andrio, obrigado por responder.

Então usando modens roteados, ajuda a diminuir o processamento na RB da borda.

E como isso não precisa configurar nada no firewall dos modens p/ evitar problemas ?

Abraço...

2. Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    EXPLICAÇÃO DAS REGRAS IP ADDRESS e IP FIREWALL

As regras acima criam a rede e faz o NAT.

As regras acima criam um address list para cadastrar ips que você queira que saia por um ou pelo outro Link.

A regra acima evita problema com servidores FTP.

A regra acima retira outras portas do Balance.

A Regra acima aceita a conexão de cada Link.

A regra acima marca a conexão de entrada do link para que ele volte pelo mesmo Link.

A Regra acima é responsável pelo balanceamento. Como os dois links tem o mesmo peso, então criamos apenas 2 regra.
    Caso Um link tenha peso maior, então precisa ter 1 regra a mais para esse Link.

A regra acima direciona a marcação para cada Link.

EXPLICAÇÃO DAS REGRAS /IP ROUTE

Aqui vem o pulo de Gato.
    Antes de explicar a Regra, temos que entender 3 coisas:

1 - IP para Teste (a sua escolha).

• Para o Link 1, eu configurei um dos IP do OpenDNS (208.67.222.222) e o site do Terra (200.154.56.80).
    • Para o Link 2, eu configurei o outro IP do OpenDNS (208.67.220.220) e o site do Registrobr (200.160.2.3)

2 - Criar um Gateway Falso (Fake) (a sua escolha).

• Para o Link 1, eu decidi que o Gateway Falso seria 192.168.56.1
    • Para o Link 2, eu decidi que o Gateway Falso seria 192.168.57.1

3 - E finalmente, o Gateway Verdadeiro (veja a faixa de IP de cada link).

• Para o Link 1, Gateway Verdadeiro é 192.168.30.1
    • Para o Link 2, Gateway Verdadeiro é 192.168.31.1

Então vamos lá.

A Regra diz por qual Link cada IP de teste deverá sair.
    Ele irá testar um IP, senão tiver sucesso irá testar o outro IP, se também não tiver sucesso só então irá derrubar a conexão.

A Regra acima cria um destino Virtual.
    As duas primeiras direcionam os IPs de teste para o Gateway Falso do Link 1 (192.168.56.1/32)
    As duas outras direcionam os outros IPs de teste para o Gateway Falso do Link 2 (192.168.57.1/32)

As Regras acima criam a rota de saída dos IPs que foram marcados no firewall (address-list) para sair por um ou outro Link.

As regras acima criam as rotas de saída da marcação do Balanceamento.

As regras acima é do Default Route, para aqueles que foram configurados no Firewall para sair por Fora do Balance.

As regras acima corrigi um bug em algumas versões do Mikrotik.
    Quando um link caia, após retornar, as Rotas não eram recalculadas e todo o trafego continuava saindo por um unico Link.
    Com essas regras tudo é recalculado corretamente.
    Olá Andrio, configurei conforme seu tutorial e adaptei a minha rede. Daí tudo que é HTTPS funcionou normalmente, mas o restante (HTTP) não funcionou, as paginas não abrem.

Do balance consigo pingar p/ qualquer site, já pelo prompt do windows, alguns sites não respondem ao ping.

Tem alguma ideia do que possa ser ?

Abraço.

3. Citação Postado originalmente por REDE ÍCONE Ver Post
    Olá, Andrio... Parabéns pelo ótimo trabalho que vem fazendo, é Obrigado por nos dar um Help quando se trata de Mikrotik o bixo pega mesmo...

estou com problema aqui pra configurar 2 Links Dedicado de operadoras diferente... a Operadora (a) tenho um Boco de IPv4 /27 e Operadora (b) somente o IP valido pra receber o Link... Operadora (a) tenho 8mb Full Duplex e Operadora (b) 5mb Full Duplex... eis a questão.

preciso balancear a carga dos links... aqui está dessa forma... criei 2 range no pool 1 para sair o Link (a) e outro para sair o Link (b).... sendo os Clientes Dedicados, Comerciais e fazendas no Link (a) pois tenho o bloco /27 de ip validos pra repassar e Clientes Residenciais no Link (b) e tbm configurar um FailOver para quando um link cair os clientes serem redirecionados para o outro até o link DOWN voltar a ficar UP... vir-se e versa.

Range Pool Clientes Dedicado (PPoE) - 10.10.17.0/24
    Range Pool Clientes Residencial (PPoE) - 10.10.15.0/24

/ip address ( Configurações de recebimento dos Links RB 1100 )

add address=10.10.11.1/24 disabled=no interface=SWITCH-10P network=10.10.11.0 ( Range Rede Enlace toda em Bridge )
    add address=182.193.1.30/30 disabled=no interface=LINK-M.M-ETH12 network=182.193.1.28 ( Entrada Link Fornecedor (a) )
    add address=171.87.1.30/30 disabled=no interface=LINK-G.N-ETH11 network=171.87.1.28 ( Entrada Link Fornecedor (b) )

1º Duvida: o que seria ou pra que seria esse IP para Teste ?

r:

2º Duvida: o que seria ou pra que seria esse Gateway Falso (Fake) ?

r:

se não for muito em comodo poderia me explicar como configuro meu servidor em cima desses dados que coloquei aqui...

Agradeço a todos que puderem me dar uma força tbm...
    1 - IP para teste será o IP do site que o mikrotik ficará pingando/testando.
    Aqui eu configurei para testar conexão com o registro.br, uol, terra, globo, e dns google e open

2 - Gateway Falso - Seria um IP que não existe na sua RB (nem na lan, nem nos moden WAN), um IP falso.

Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Acrescentando oque o amigo disse gostaria de no mesmo cenário saber o que fazer tendo AS, pois estou tirando uma range de ip valido para repassar o aos clientes, e estou contratando uma nova operadora para redundância, vou ter 30MB de cada operadora, vou usar os dois links, passando uma parte dos clientes por um e outra parte por outro e se um link cair passar tudo por um único link, vai ficar lento mais não vai ficar sem internet, pois um chega via fibra de uma operadora e outra via radio de outra operadora ... Atenciosamente ... Rodrigo
    os dois links são Dedicados?
    Ativa o BGP em ambos os links, o próprio BGP cuida de fazer o balanceamento.

Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Ok Andrio, obrigado por responder.

No caso do PCC, onde se faz a divisão, vejo colegas dizendo que a opção both addresses and ports (em Per connection Classifier), dá problemas c/ o numero de conexões. + ou - assim, quando mais clientes, mais endereços e portas sendo usados, dai surgem problemas como erros em algumas paginas, essa informação procede ou nada haver ?

Abraço.
    Meu cenario para testes foi pequeno, então não sei te dizer.

Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Olá Andrio, configurei conforme seu tutorial e adaptei a minha rede. Daí tudo que é HTTPS funcionou normalmente, mas o restante (HTTP) não funcionou, as paginas não abrem.

Do balance consigo pingar p/ qualquer site, já pelo prompt do windows, alguns sites não respondem ao ping.

Tem alguma ideia do que possa ser ?

Abraço.
    voce tem cache ou regra de cache nessa mesma RB?

4. Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    1 - IP para teste será o IP do site que o mikrotik ficará pingando/testando.
    Aqui eu configurei para testar conexão com o registro.br, uol, terra, globo, e dns google e open

2 - Gateway Falso - Seria um IP que não existe na sua RB (nem na lan, nem nos moden WAN), um IP falso.

os dois links são Dedicados?
    Ativa o BGP em ambos os links, o próprio BGP cuida de fazer o balanceamento.

Meu cenario para testes foi pequeno, então não sei te dizer.

voce tem cache ou regra de cache nessa mesma RB?
    Não tenho cache. A rb é somente p/ o balance, não tenho nenhuma outra regra a não ser as do PCC.

5. Parabéns e obrigado por nos compartilhar essas configs. Fiz na mina rb e funcionou legal a parte das rotas, mas a parte do mangle não. Então deixei funcionando as que já estavam, que são aquelas do Wiki do mikrotik.

Agora a minha dúvida e que gostaria de ajuda é a seguinte, o NTP parou de funcionar após colocar as regras da rota. Bom, essa RB é só pra fazer o balance e tá com a versão 6.14. Em teste de ping, quanto tento pingar um site pelo nome (ex. uol.com.br) não pinga, o estranho é que quando aperto o stop, ele da o endereço IP do site. Mas mesmo com o IP do site ele não pinga. Consigo pingar apenas os DNS.

Será que é algum erro meu ao colocar as regras ou fica assim mesmo? No caso de ficar assim mesmo, tem problema pra rede essa RB ficar sem o DNS?Desde já muito obrigado.
    Última edição por lrmurad; 30-06-2014 às 18:12. Razão: aparência do texto

Tópicos Similares

1. Load balance pcc com links ip dinamico , como fazer?
    Por julinribeiro no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 25-10-2017, 08:41
  2. Mini Balance PCC com Failover automático
    Por AndrioPJ no fórum Tutoriais
    Respostas: 149
    Último Post: 11-08-2017, 08:31
  3. Respostas: 35
    Último Post: 01-07-2016, 12:22
  4. Mini Balance PCC com Failover automático
    Por AndrioPJ no fórum Redes
    Respostas: 119