+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opiniões sobre o FreeNas

    Pessoal,
    Alguém aqui ja usou ou usa o FreeNas??
    Busco uma solução free e robusta para uma rede pequena com o intuito de fazer Nas e ir implementando DLNA Back-up..Etc... inicialmente apenas como experimento porém, gostaria de partir com o pé direito e, para tanto, gostaria da opinião de quem usa ou usou....
    Grato

  2. #2

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal,
    Alguém aqui ja usou ou usa o FreeNas??
    Busco uma solução free e robusta para uma rede pequena com o intuito de fazer Nas e ir implementando DLNA Back-up..Etc... inicialmente apenas como experimento porém, gostaria de partir com o pé direito e, para tanto, gostaria da opinião de quem usa ou usou....
    Grato
    Eu uso o Nas4Free.

    Funciona muito bem.

  3. #3

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    Agradeço,
    Pareceu-me com o FreeNas (a base é a mesma FreeBSB) porém acho que este ultimo tem mais leque de opções por conta das extensões (plug-ins) ou estou errado?

  4. #4

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Eu uso o Nas4Free.

    Funciona muito bem.

    Testei os dois e optei pelo FreeNAS, estou utilizando ele em um storage da Webbers, o qual é acessado via iSCSI por um servidor no qual virtualizo algumas máquinas.

    A virtualização de nosso CPD está em fase inicial, atualmente tenho 8 servidores virtualizados, e funciona muito bem, e com bom desempenho.

    O que pesou na minha escolha, foi a praticidade do FreeNAS, consegui configurar a interface iSCSI em minutos e colocar para funcionar. Mesmo que esta seja uma tarefa simples não consegui ver com tanta clareza no Nas4Free.

    Outro ponto que pesou na minha decisão foi a questão da IX System utilizá-lo em suas soluções de storage. Por sinal, eles assumiram o desenvolvimento do FreeNAS desde 2009.

    http://www.ixsystems.com/about-ix/history/

  5. #5

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    eu peguei um desses mini server da hp, e fiz um servidor de arquivos para uma escola, com cifs/smb, nunca rodou tão bem e rápido a leitura e gravação, usa muito pouca memória. com um simples botão o server se encerra sozinho. faz 3 anos que instalei e nunca fui chamado para problemas.

  6. #6

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    FreeNas com certeza.
    Uso com o NAS para backup das VMS no ESXI.
    Uma maravilha.

  7. #7

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    Blz
    Obrigado pelas opiniões

  8. #8

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal,
    Alguém aqui ja usou ou usa o FreeNas??
    Busco uma solução free e robusta para uma rede pequena com o intuito de fazer Nas e ir implementando DLNA Back-up..Etc... inicialmente apenas como experimento porém, gostaria de partir com o pé direito e, para tanto, gostaria da opinião de quem usa ou usou....
    Grato
    É FreeBSD, eu utilizo e recomendo.

  9. #9

    Padrão Re: Opiniões sobre o FreeNas

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    É FreeBSD, eu utilizo e recomendo.
    Grato