+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    Fala galera do under, mais uma vez venho aqui agradecer a todos que contribuem com informações no fórum.. E venho também relatar o bom funcionamento da priorização de banda para navegação que fiz aqui na rede. Abaixo as regras:


    Mangle (Essa regra marca os pacotes menores que 5mb)


    ip firewall mangle
    add action=mark-packet chain=prerouting connection-bytes=0-5242880 \
    in-interface="LINK" new-packet-mark=naveg protocol=tcp




    Queue Tree (Essa regra da prioridade de banda aos pacotes menores que 5mb, um detalhe é que uso PCQ nesta regra assim eu defino qual a velocidade máxima de cada usuário para fazer download de arquivos menores que 5mb, reparem que ela tem priority=7)


    queue tree
    add name="1 - Navegacao" packet-mark=naveg parent=global priority=7 queue=\
    "PCQ1"




    Mangle (Essa regra marca todos os pacotes que entram através da operadora, ou seja download)


    ip firewall mangle
    add action=mark-packet chain=prerouting \
    in-interface="LINK" new-packet-mark=pcq_down




    Queue Tree (Essa regra faz com que cada usuário tenha uma taxa de download máxima para todos os pacotes que entram através da operadora, reparem que ela tem priority=8)


    queue tree
    add name="2 - PCQ - Down" packet-mark=pcq_down parent=global priority=8 queue=\
    "PCQ2"


    Queue Type(Esse é o PCQ, usado nas Queue Tree acima, o 1º libera 10mb de banda para cada usuário e o 2º libera somente 4mb, sendo um usado para pacotes menores que 5mb e outro para os pacotes maiores que 5mb)


    queue type
    add kind=pcq name="PCQ1" pcq-classifier=dst-address pcq-dst-address6-mask=\
    64 pcq-rate=10240k pcq-src-address6-mask=64


    add kind=pcq name="PCQ2" pcq-classifier=dst-address pcq-dst-address6-mask=\
    64 pcq-rate=4096k pcq-src-address6-mask=64


    Qualquer dúvida estamos aí galera, quem puder ajudar na minha reputação fico grato.

  2. #2

    Padrão Re: Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    Você está liberando 10Mb para cada cliente durante os 5mb iniciais.
    Mas vamos analisar o caso, e se o cliente estiver usando um gerenciador de download?
    Ele pode dividir o download em 100 partes, no final da conta, essa regra so vai fazer efeito depois do cliente ter baixado 500mb.

    Sugestao:
    1 - Diminua para 2mb
    2 - em queue type, selecione o pcq criado e marque src-address e dst-address.... assim ele irá fazer a marcação por IP origem e destino.

    PS: há algum tempo atrás eu postei umas regras parecidas (https://under-linux.org/showthread.php?t=163038), o cliente continuava recebendo o que contratou, mas a velocidade do download era menor... sendo necessário iniciar N downloads para atingir a velocidade total no download.
    EX: cliente contratou 1Mega, tecnicamente um único download dele pode chegar a 128k.
    Mas, com as regras, cada download dele seria de no maximo 32k, sendo necessario ele iniciar 4 download para atingir 128k.
    o intuito era segurar um pouco o download dos clientes, assim virus ou mesmo atualização não "comia" toda a banda do cliente e deixava a navegação lenta..

  3. #3

    Padrão Re: Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Você está liberando 10Mb para cada cliente durante os 5mb iniciais.
    Mas vamos analisar o caso, e se o cliente estiver usando um gerenciador de download?
    Ele pode dividir o download em 100 partes, no final da conta, essa regra so vai fazer efeito depois do cliente ter baixado 500mb.

    Sugestao:
    1 - Diminua para 2mb
    2 - em queue type, selecione o pcq criado e marque src-address e dst-address.... assim ele irá fazer a marcação por IP origem e destino.

    PS: há algum tempo atrás eu postei umas regras parecidas (https://under-linux.org/showthread.php?t=163038), o cliente continuava recebendo o que contratou, mas a velocidade do download era menor... sendo necessário iniciar N downloads para atingir a velocidade total no download.
    EX: cliente contratou 1Mega, tecnicamente um único download dele pode chegar a 128k.
    Mas, com as regras, cada download dele seria de no maximo 32k, sendo necessario ele iniciar 4 download para atingir 128k.
    o intuito era segurar um pouco o download dos clientes, assim virus ou mesmo atualização não "comia" toda a banda do cliente e deixava a navegação lenta..
    Cara, vc não pode dar um treinamento para meus clientes aceitarem isso rsrs... Aqui tenho planos de 500K a 10M, (10M na fibra) e clientes com 5M no rádio por exemplo, se fizerem download a 350K abrem chamado para verificação de link...

    Estou partindo para outro método, que consiste na implementação de franquias mensais. Por exemplo cliente com 10M tem digamos 100G de franquia, assim que ele atingir essa quota, o link do mesmo é limitado ao valor mínimo (35%) da banda contratada até o final do mês.

    Vou perder clientes? SIM VOU, mais vou perder aqueles que me dão prejuízo, ou seja, pago 90 reais o mega e vendo 5M a 99, mais espero que eles não usem como se fosse um dedicado, o problema é que alguns usam, esses quero mesmo que vão para concorrencia rsrs (a concorrencia aqui também aplica as franquias).

  4. #4

    Padrão Re: Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    Verdade, existem clientes e clientes.
    Mas ha duas alternativas.

    Colocar esse controle antes do Cache, assim ele somente vai limitar o download do que vir da Internet, ja o que vier do cache tera velocidade de 100%.
    E pode tambem colocar um time na regra para ela funciona em um horário especifico, horário de pico talvez?

    Veja que as regras que havia postado não reduz a velocidade do cliente, apenas do download.
    O cliente continua tendo 100% da sua velocidade contratada, mas cada download dele será o máximo que configurar... se você configurar o download em 20%, então ele precisaria iniciar 5 download para atingir os 100% da sua velocidade contratada.

  5. #5

    Padrão Re: Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Você está liberando 10Mb para cada cliente durante os 5mb iniciais.
    Mas vamos analisar o caso, e se o cliente estiver usando um gerenciador de download?
    Ele pode dividir o download em 100 partes, no final da conta, essa regra so vai fazer efeito depois do cliente ter baixado 500mb.

    Sugestao:
    1 - Diminua para 2mb
    2 - em queue type, selecione o pcq criado e marque src-address e dst-address.... assim ele irá fazer a marcação por IP origem e destino.

    PS: há algum tempo atrás eu postei umas regras parecidas (https://under-linux.org/showthread.php?t=163038), o cliente continuava recebendo o que contratou, mas a velocidade do download era menor... sendo necessário iniciar N downloads para atingir a velocidade total no download.
    EX: cliente contratou 1Mega, tecnicamente um único download dele pode chegar a 128k.
    Mas, com as regras, cada download dele seria de no maximo 32k, sendo necessario ele iniciar 4 download para atingir 128k.
    o intuito era segurar um pouco o download dos clientes, assim virus ou mesmo atualização não "comia" toda a banda do cliente e deixava a navegação lenta..
    Legal sua sugestão "1 - Diminua para 2mb", apesar do que não sou provedor de internet e o usuários não ter permissão para instalar nada.. Porém deve existir algum gerenciador desses portátil, posso testar melhor, quanto ao PCQ usando src-address já tenho aqui, só não citei nas regras... Mesmo assim muito obrigado pela sugestão! Se tiver mais alguma estamos aí!! Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    bom o tópico, vou testar para ver se funciona aqui ...

  7. #7

    Padrão Re: Prioridade de banda para navegação (Funcionando)

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    bom o tópico, vou testar para ver se funciona aqui ...
    Aqui melhorou uns 80% a navegação! Testa aí e posta se funcionou.. Qualquer dúvida estamos aí!! Se puder ajudar na reputação..