Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Pessoal, boa tarde.


    Estou com a seguinte dúvida em relação a NAT no mikrotik, estamos implantando a tela de bloqueio no PPPoE, neste caso o RADIUS adiciona a pessoa no Group "avisopg" por exemplo, dai fazemos uma nat que todos que estiverem nesta address list ser direcionado para a nossa pagina de bloqueio, até ai tudo bem.
    Só que eu queria colocar o aviso temporário, por exemplo a cada 10 paginas que "fulano" acessar ele vai ser direcionado para a tela de aviso uma vez.


    Tem alguma opção na regra do NAT que faz isso? Olhei na wiki do mikrotik e não consegui uma solução.


    Agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Pagina de aviso com pppoe é um mistério até hj,tem vários por ai mas o funcionamento pelo menos no q eu fiz me trouxe problema.
    Vai no fórum do Mkauth.

  3. #3

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Boa noite pessoal, amigo... vou lhe passar minha opinião e espero que os amigos façam o mesmo em relação a esse delicado assunto, pagina de aviso não acho uma boa pelo simples fato de causar constrangimento ao cliente, imagine... você uma visita ou um amigo vai acessar a maquina do cliente para fazer algo, quando tenta acessar a internet encontra um aviso de pendência ou bloqueio, alguns clientes são sensíveis quanto a essa questão... sabemos que são ruins de pagar más não acho legal essa pratica, sei que esse não é o tema más gostaria que alguns dos amigos dessem suas opiniões, abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Boa noite pessoal, amigo... vou lhe passar minha opinião e espero que os amigos façam o mesmo em relação a esse delicado assunto, pagina de aviso não acho uma boa pelo simples fato de causar constrangimento ao cliente, imagine... você uma visita ou um amigo vai acessar a maquina do cliente para fazer algo, quando tenta acessar a internet encontra um aviso de pendência ou bloqueio, alguns clientes são sensíveis quanto a essa questão... sabemos que são ruins de pagar más não acho legal essa pratica, sei que esse não é o tema más gostaria que alguns dos amigos dessem suas opiniões, abraços.
    Realmente o que você disse é verdade e também acho que usar paginas de aviso e bloqueio não é uma coisa muito legal para o cliente, mas tem muito cliente por ai que mesmo aparecendo a tela de bloqueio sabe o que acontece e já vi muito acontecer por aqui é cliente ligar e falar estou sem internet dai você vai ver no sistema o cliente já está bloqueado ou as vezes nem pensa em verificar se esse cliente está em dia com sua mensalidade e agenda logo o chamado técnico chega lá o cliente está em atraso já bloqueado com a tela de bloqueio aparecendo na cara dele, isso aconteceu essa semana mesmo fui verificar um chamado técnico o cliente alegando que está sem internet chego lá quando abro a pagina de internet abre logo a tela de bloqueio ai eu falei sua internet está funcionando normal só está em atraso bloqueada ai ele vira e fala mas eu nem recebi o boleto para fazer o pagamento.

    Ai te pergunto porque ele fala que está sem internet se a pagina de bloqueio aparece bem na frente dele ?

    Então isso é muito complicado e mesmo com tela de aviso e bloqueio alguns clientes fazem esse papel bobo com a gente.

  5. #5

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Sou a favor do aviso e bloqueio sim,pois tem muitos picaretas por ai.
    Quem paga em dia fica na boa,quem não paga fica com aviso e posteriormente bloqueio.
    Mas o aviso ficou meio ruim aqui p mim;
    ex cara esta com um dia de atraso aviso nele,ai o cara fez o pagamento hj só irá sair o aviso após tramite bancário ai o cliente reclama pracas.Então prefiri tirar,mas o bloqueio eu deixo.

  6. #6

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Sou a favor do aviso e bloqueio sim,pois tem muitos picaretas por ai.
    Quem paga em dia fica na boa,quem não paga fica com aviso e posteriormente bloqueio.
    Mas o aviso ficou meio ruim aqui p mim;
    ex cara esta com um dia de atraso aviso nele,ai o cara fez o pagamento hj só irá sair o aviso após tramite bancário ai o cliente reclama pracas.Então prefiri tirar,mas o bloqueio eu deixo.

    Como sou programador, desenvolvi um pequeno sistema de controle que uso aqui no meu provedor e nessa semana estou desenvolvendo a tela de aviso, mas vou fazer da seguinte forma:

    2 dias depois de vencido, o cliente cai numa tela informando: Por favor, informe seu CPF/CNPJ para retirar seu boleto.
    Ou seja, não estou falando nada de vencido, só estou oferecendo a ele a comodidade de tirar o boleto.
    Caso ele não informe o CPF/CNPJ, ele continua bloqueado, mas quando ele informa e o boleto é gerado, automaticamente a internet dele é liberada, ou seja, ele tem a chance de acessar o site do banco e pagar.

    3 dias depois, caso ainda não tenha sido paga, ai sim ele cai numa lista de corte, ai não tem perdão, fica sem acesso mesmo, mas sem página, bloqueio no pppoe mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Na real não acho chato e nem constrangedor, por esses mesmo clientes ruins de pagar, sao os primeiros a encher o saco quando da qualquer problema. entao se nao gosto de ser chamado a atençao eu evito.

  8. #8

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Eu sei más isso pode causar dores de cabeça tb, imagine que você bloqueia a internet de um cliente por engano más... acontece dele não receber o boleto como o amigo citou acima você já pensou no constrangimento pro cliente sem falar que tem clientinho safado que quer logo ganhar encima ameaçando processar por danos, já vi um amigo passar por uma situação assim.

  9. #9

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    amigos na boa, a vivo se o boleto atrasar 3 dias já corta. e se reclamar o atendente fala caro cliente não consta o pagamento, se alegar que não recebeu eles fala que tem vários meios de comunicação para o cliente solicitar o boleta para pagamento e ainda toma dica na cara ( para evitar isto coloque em debito automático sua conta ) e sem o boi de aviso e ficando apenas o telefone e se pagar o boleto ou pedir segunda via só volta depois de cair o pagamento por que a frescura?, quem paga em dia não tem este problema, fiz assim na tela de login com as boas vindas tem um espaço logo a baixo escrito ( não fique sem internet fique atento ao dia do vencimento ) trabalho só com pré pago e dou o boi de 3 dias após o vencimento para mandar aviso, mais 3 para bloqueio. desta forma se ele for reclamar já esta usando de graça vai reclamar do que???. basta dizer que o que ele pagou ja a acabou. 3 dias caso aviso e para bloqueio 8 dias, mas pre pago nem tem este tipo de reclamação se o cara receber o aviso é porque os créditos dele acabou, gostaria que as operadoras de celular desse este boi....

  10. #10

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Sou a favor do aviso e bloqueio sim,pois tem muitos picaretas por ai.
    Quem paga em dia fica na boa,quem não paga fica com aviso e posteriormente bloqueio.
    Mas o aviso ficou meio ruim aqui p mim;
    ex cara esta com um dia de atraso aviso nele,ai o cara fez o pagamento hj só irá sair o aviso após tramite bancário ai o cliente reclama pracas.Então prefiri tirar,mas o bloqueio eu deixo.
    Aqui também deixo o aviso e bloqueio. Já tive chamados técnicos também quando o cliente já está com bloqueio. Mas antes de ir a gente já verifica a situação do mesmo e entra em contato.
    Concordo que é um assunto delicado, pois sabemos das implicações por expor o cliente a constrangimentos. Inclusive já dei atenção a cliente que atrasava, mas não gostava de ver o aviso nem o bloqueio, o qual me sugeriu encontrar outra saída. Até o momento a única forma que encontrei para minimizar a situação foi abrir espaço para negociação: se o cliente não pode pagar na data certa, ele entra em contato e pede novo prazo. Se esse cliente cumprir o novo acordo, mantenho as negociações sempre que ele requisitar. Caso contrário, na próxima vez, deixo por conta do sistema mesmo.
    Não verifiquei se já tem algum post específico para esta questão. Vou dar uma olhada e se não tiver, vou abrir (ou sugerir que alguém com ampla experiência no assunto o faça) um tópico relacionado a questões éticas no relacionamento com o cliente, já que este tópico é para a questão técnica relacionada ao NAT.

  11. #11

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Como sou programador, desenvolvi um pequeno sistema de controle que uso aqui no meu provedor e nessa semana estou desenvolvendo a tela de aviso, mas vou fazer da seguinte forma:

    2 dias depois de vencido, o cliente cai numa tela informando: Por favor, informe seu CPF/CNPJ para retirar seu boleto.
    Ou seja, não estou falando nada de vencido, só estou oferecendo a ele a comodidade de tirar o boleto.
    Caso ele não informe o CPF/CNPJ, ele continua bloqueado, mas quando ele informa e o boleto é gerado, automaticamente a internet dele é liberada, ou seja, ele tem a chance de acessar o site do banco e pagar.

    3 dias depois, caso ainda não tenha sido paga, ai sim ele cai numa lista de corte, ai não tem perdão, fica sem acesso mesmo, mas sem página, bloqueio no pppoe mesmo.
    Prezado amigo, sua solução é muito boa e interessante principalmente por não aparecer aviso de ATRASO ou BLOQUEIO, sou a favor dessa linha de pensamento.
    As grandes operadoras como GVT não envia aviso para o cliente, após um determinado dias em atraso (que vai de 7 a 15 dias), o cliente só navega no site deles, até cair o pagamento.

    Sucesso!

  12. #12

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Prezado amigo, sua solução é muito boa e interessante principalmente por não aparecer aviso de ATRASO ou BLOQUEIO, sou a favor dessa linha de pensamento.
    As grandes operadoras como GVT não envia aviso para o cliente, após um determinado dias em atraso (que vai de 7 a 15 dias), o cliente só navega no site deles, até cair o pagamento.

    Sucesso!
    Amigo aqui funciona quase da mesma forma retiramos a tela de aviso pois incomodava demais e deixamos só a de bloqueio que aparece com 10 dias de atraso e mesmo bloqueado o cliente tem acesso total somente ao nosso site.

  13. #13

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo aqui funciona quase da mesma forma retiramos a tela de aviso pois incomodava demais e deixamos só a de bloqueio que aparece com 10 dias de atraso e mesmo bloqueado o cliente tem acesso total somente ao nosso site.

    Legal Freitas, dessa forma fica mais profissional e deixamos o cliente a vontade seja ele pagador ou não!, não abrindo brechas para uma possível ação na justiça!

    sucesso amigo!

  14. #14

    Wink Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Pessoal, agradeço ai o interesse pelo o assunto, referente ao tipo de mensagem já foi tratado o assunto e logicamente tomado o cuidado para não dizer ao cliente que eles está devendo, o que vamos pedir é que ele entre me contato com a central do assinante, quando bloquear mesmo o cliente será exibido apenas a tela para retirar o boleto, isso já resolvemos criando dois grupos no radius, ele direciona o cliente inadimplente para o group correto. A minha dúvida é se existe algum atributo na NAT que consigo fazer as seguintes configurações.

    * Feito a NAT escolher por exemplo que a cada "20" paginas a NAT seja validada e o cliente é direcionado para o meu IP do aviso, nisso o cliente continua navegando, feito mais "20" navegações ele caia novamente nessa pagina.

    Ou seja, teria que ter alguma atributo na NAT que faça essa contagem, testei varias opções diretamente na NAT porém sem sucesso.

    Agradeço o interesse e ajuda.

  15. #15

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    só e ele pagar em dia

  16. #16

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Caras, por lei a gente não pode expor a situação do cliente nunma página web, mesmo que a rede esteja dentro da casa dele, mas a gente por por uma pagina de aviso dizendo algo como: "Você esta sem internet por motivos técnicos ou administrativos. Para maiores informações será necessário entrar em contato com o provedor de serviços."

    Outra, falta de conhecimento não pode ser levada em conta nesses comentários que dizem: "ahhh... nunca consegui com pppoe fazer funcionar", gente é burrice não conseguir fazer funcionar, precisa estudar mais antes de dizer que tal protocolo não funciona, eu sempre fiz funcionar em qualquer sistema, seja linux, mikrotik, JunOS, IOS.. Tem que saber fazer, senão eu xingo mesmo!

    Sobre a dúvida de a cada tantos minutos fazer redirecionar, tire seu cavalo da chuva, você vai ter tanta dor de cabeça que não vai valer o esforço! A dica do colega que desenvolveu algo relacionado ao CPF/CPNJ é ótima e recomendo fortemente, pode ser até envoluida para algo com acesso apenas a central do assinante, para que ele tenha alguns relatórios esclarecedores sobre a situação dele, e sinceramente, ninguém usa central de assinante, haha! mas eu gostei da ideia!

  17. #17

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    achei legai ese tipo de aviso

  18. #18

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Amigo, isto é um assunto que cada um tem o seu entendimento. Mais o que vale é a LEI, se você constranger seu cliente VAI ter que pagar DANO MORAL pra ele, sem choro, não interessa que ele esteja errado, além disso se você começar a chatear os clientes com avisos durante a navegação, vai perder cliente. Simplesmente bloqueie a pessoa e coloque um aviso na tela, SUA INTERNET ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE, PORÉM VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO PROBLEMAS TÉCNICOS, LIGUE PARA NOSSA CENTRAL. Ai o cara liga e você comunica que está em atraso. Melhor que você ter prejuízos financeiros. Tem gente que vive da desgraça dos outros. Espero ter contribuído.

  19. #19
    Avatar de Treme
    Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Linhares / Espirto Santo
    Posts
    67

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Qual sistema?

  20. #20

    Padrão Re: Bloqueio PPPoE com aviso por NAT Mikrotik

    Assim, pelo que sei, quase todos os sistemas tem alguma implementação para isso, porém, eu mesmo desenvolvi o método que uso, funciona perfeito!

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App