+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexão entre casas 300m de distância.

    opa!
    Este é meu primeiro tópico, faz mto tempo que frequento o fórum mas nunca tomei iniciativa de participar.
    Apesar de ler bastante, não consegui encontrar qual seria a solução ideal pro meu caso. Podem me ajudar?

    Meus pais moram a uns 250m da minha casa, pensei na possibilidade de possuir apenas um plano de banda larga, hoje temos dois.
    Iria duplicar a internet do meu pai;(Ficaria um plano de 35mb ou 50mb);
    Colocar uma antena externa de longa distância (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=18) numa altura de 5m.
    Ligar esta antena no modem da GVT;
    Receber o sinal em minha casa, caso o sinal estivesse fraco, poderia colocar um repetidor e ficar 100% dentro de casa.

    Fatos e dúvidas:
    É um bairro residencial, não tem nenhum prédio, no máximo dois sobrados e aŕvores no caminho;
    Terrenos praticamente planos, talvez uns 5 metros de diferença de altura.

    Eu poderia usufruir de toda velocidade da internet? Aumento de latência?
    Altura de 5m é suficiente?
    Algum problema que não estou visualizando?


    Vocês vem algum problema no meu projeto? Vale a pena investir nisso?

    Desde já obrigado pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Conexão entre casas 300m de distância.

    Faça um favor a vc e aos provedores vizinho, use antenas com abertura mais fechada que nano loco e tbm de preferencia em 2.4

    Pq se a cada peido furado nego ficar metendo 5.8 logo vai estar pior que 2.4, aqui na minha cidade esta começando a ficar dessa maneira.

    E porcaria da anatel nada.

    2x airgrid m2 fica show de bola

  3. #3

    Smile Re: Conexão entre casas 300m de distância.

    Negada muitas vezes, se toma as dores dos outros, amigo faz com nano m5 mesmo só utilize uma potência no rádio bem baixa, para que os provedores "licenciados"ai não consigam achar seu sinal a todo momento e logo pensarem que vc está comercializando está internet, pois essa frequência 5G e "livre" só use um canal autorizado e seja feliz.

    Resumindo... aprecie com moderação

  4. #4

    Padrão Re: Conexão entre casas 300m de distância.

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Negada muitas vezes, se toma as dores dos outros, amigo faz com nano m5 mesmo só utilize uma potência no rádio bem baixa, para que os provedores "licenciados"ai não consigam achar seu sinal a todo momento e logo pensarem que vc está comercializando está internet, pois essa frequência 5G e "livre" só use um canal autorizado e seja feliz.

    Resumindo... aprecie com moderação
    por favor amigo poste a fonte onde relata que 5gz é frequência livre por favor (pois essa frequência 5G e "livre"), gostaria de se inteirar dos fatos, tenho certeza de apenas 2,4 ser livre mas 5,8 tenho duvidas, dês de já muito obrigado.

  5. #5

    Smile Re: Conexão entre casas 300m de distância.

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    por favor amigo poste a fonte onde relata que 5gz é frequência livre por favor (pois essa frequência 5G e "livre"), gostaria de se inteirar dos fatos, tenho certeza de apenas 2,4 ser livre mas 5,8 tenho duvidas, dês de já muito obrigado.
    Porquê você poderia fazer um enlace em 5.8 e ele não ? por que você tem licença ?
    Se for acredito sim que você esteja enganado se dentro do padrão permitido ele quiser fazer um ptp, de um lado da cidade dele na outra, visando somente o seu uso, não afim de fins lucrativos, sim ele poderá usar está frequência desde que respeite normas.

  6. #6

    Padrão Re: Conexão entre casas 300m de distância.

    Se eu não me engano 5Ghz é livre mesmo, para o caso dele que é somente PTP, sem fins lucrativos. Deixaria de ser livre se fosse para comercializar, é que nem 2.4Ghz, você pode usar a vontade desde que não seja para vender. Inclusive esses dias vi um roteador domestico 5Ghz, eu acho que não funciona adequadamente, pois a frequência é muito sensível à obstáculos...

    Só vale lembrar que para usar a frequência sem problemas, procure usar os canais 5725 a 5850 Mhz, pois nesse intervalo de canais você não precisa ficar se preocupando com EIRP.

    Procure usar potencia baixa, assim melhora a qualidade de seu ptp e ainda não interfere em quem trabalha na sua região.

    E como o amigo citou, a visada é fundamental, você pode até tentar fazer sem visada, mas se fechar o enlace, muito provável que você não consiga atingir esses 50mb da internet.

    A frequência 2.4 é menos problemática com obstáculos, de repente o Airgrid 2M vai lhe atender melhor, não tem qual será a melhor opção, mas o 2.4 de repente vai lhe atender melhor.

    Abraços e boa sorte meu amigo.

  7. #7

    Padrão Re: Conexão entre casas 300m de distância.

    MUITO obrigado a todos pelas respostas!
    vai ser de grande ajuda!

    ainda não decidi qual opção irei optar, mas já deu pra ter uma boa idéia!


    obrigado novamente!!