+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Aircontrol em rede grande

    Estou implantando o Aircontrol e estou tendo problemas. Ele sempre aparece como desligado (luz vermelha) ou nem chega a conectar. O ssh esta habilitado corretamente. A rede tem varias faixas de ip's diferentes separadas por NAT.
    Eu deveria fazer algum direcionamento para a RB que faz essas NAT's?

  2. #2

    Padrão Re: Aircontrol em rede grande

    Rapaz, da mais informação pois eu não consigo te ajudar só com isso.

    Qual versão do Air Control você ta utilizando?
    Qual o Sistema Operacional?
    A rede está funcionando com Rotas?
    Você consegue pingar os rádios do seu servidor?

  3. #3

    Padrão Re: Aircontrol em rede grande

    Estou usando o 1.4.2 beta;
    Windows 7;
    Consigo pingar e acessar os radios, tem alguns inclusive que tem ip válido

  4. #4

    Padrão Re: Aircontrol em rede grande

    Certo, esta versão do airControl foi descontinuada e ele só suporta até a versão 5.3.5 dos Firmwares.

    Então vamos por partes, primeiro verifica em qual versão do firmware dos seus radios.

    O airControl não funciona como o Dude ou qualquer outro software de monitoramento, para monitorar os equipamentos eles utilizam uma solução chamada HeartBeat, se os rádios estiverem em um firmware compatível com o airControl e você não conseguir monitorar, será necessário informar corretamente nas configurações do airControl o IP ou algum DNS no campo address(Eu recomendo fortemente que você configure um DNS para esse servidor, tanto interno quanto externo).

    Se o servidor estiver atras de uma NAT vai ser necessário liberar algumas portas para o rádio com IP válido se comunicar com o servidor.


    Agora assim, eu não acho que seja interessante utilizar o airControl1, pelo seguinte motivo, os rádios da sua rede não vão poder ser atualizados, nos firmwares novos eles adicionaram algumas features e até melhoraram a estabilidade do equipamento, ou seja, a sua rede vai ficando mais vulnerável e instável. Sem contar que o projeto do airControl2 já está quase sendo finalizado e ele não da suporte á migração das configurações do airControl1 pro airControl2, ou seja, quando lançar o airControl2 você vai ter que ter todo aquele trabalho novamente para configurar e adicionar os equipamentos.

    Se você estiver realmente precisando dessa solução o mais rápido possível (como eu preciso), eu recomendo que você siga as instruções do site http://www.ubnt.com/beta e peça autorização para ser um testador de softwares BETA da Ubiquiti, eles disponibilizam o link de download do airControl2 BETA para todos os testadores, e eu estou utilizando este novo airControl2 e posso te dizer que hoje ele se encontra numa fase estável e está BEEEEEM melhor que o airControl1 mesmo sendo beta.

    O meu servidor eu acabei instalando em um Ubuntu Server, mas existe suporte a Windows e MacOS também.

  5. #5

    Padrão Re: Aircontrol em rede grande

    o meu não consegue monitorar nenhum radio minha rede e toda roteada em ospf os ptp, e os ptm são todos UBNT Mikrotik somente nas Bordas não uso nat, acesse qualquer radio de qualquer lugar na rede, porem o aircontrol 2 não consegue verificar o status nem conectar, o mesmo mostra o radio e modelo mais o status não fica verde e da erro logo em seguida o que pode ser?