+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF: Download por um enlace, Upload por outro

    Boa noite pessoal.

    Tenho uma rede wireless roteada, rodando OSPF, um lado da minha rede atende a maioria dos meus assinantes, o outro lado atende poucos clientes e serve de backup para o restante da rede quando os enlaces do lado principal param, etc...

    Estava pensando em desafogar um pouco o lado principal e otimizar o uso do "secundário". Lembrei que num curso de OSPF que fiz uma vez, montamos um cenário onde era possível um enlace transportar o UPLOAD dos assinantes enquanto outro enlace transportava o DOWNLOAD dos mesmo assinantes. Ou também, apenas balancear a navegação, os dois lados fazendo tanto DOWNLOAD quanto UPLOAD, mas um pouco por cada lado da rede.

    Acontece que não me recordo como fizemos isso naquela ocasião rsrs ( Só lembro que era usando OSPF )

    Alguém que já tenha feito isso ou saiba como fazer poderia me ajudar?

    Não sei se fui claro, qualquer coisa só perguntar.

    Obrigado por enquanto !

  2. #2

    Padrão Re: OSPF: Download por um enlace, Upload por outro

    Acredito que no seu caso seria interessante a utilização de bonding no mikrotik, com ele, você terá opções como utilizar dois enlaces para tx/rx ou divisão da banda e balanceamento entre os mesmos, ou função failover, para backup, de uma pesquisada sobre bonding, estou no celular aqui, não teria como te passar alguns materiais. Boa sorte

  3. #3

    Padrão Re: OSPF: Download por um enlace, Upload por outro

    alterando o custo das interfaces do link.. voce consegue fazer isto:


    TX-1 custo 10 - RX-2 custo 20
    RX-1 custo 20 - TX-2 custo 10

  4. #4

    Padrão Re: OSPF: Download por um enlace, Upload por outro

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    alterando o custo das interfaces do link.. voce consegue fazer isto:


    TX-1 custo 10 - RX-2 custo 20
    RX-1 custo 20 - TX-2 custo 10
    Alexandre, obrigado pela resposta.

    Eu me recordo mesmo que um dos cenários que usamos era este alterando o custo, chamado de ECMP, mas me parecia que para o caso de manipular upload ou download era utilizado outro recurso, mas devo estar enganado.

    Mas não entendi muito bem, você se refere a alterar o custo nas interfaces do OSPF ou na aba Interfaces do MK ?

    Pois eu dei uma olhada na aba interfaces do MK e não encontrei o valor de custo das interfaces.
    E nas interfaces do OSPF tem o custo, porém só tem um valor, não tem um valor para TX outro para RX.

    Acho que não entendi muito bem, poderia demonstrar como eu faria isso?


    Obrigado desde já !

  5. #5

    Padrão Re: OSPF: Download por um enlace, Upload por outro

    esse custo ai mesmo... o RX e tX especificado.. sao as interfaces...