+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para Raio

    Galera , li o topico anterior sobre para raios inclusive o topico esta fechado
    mas a minha pergunta é , cabo de cobre ou cabo de aluminio , os dois podemos fazer a decida da torre e ligar nas barras ???

    porque onde moro, rapais aqui eles roubam todo o cobre ja coloquei tres cobres na torre e ja éra

    alguem ja utilizo o aluminio se sim como se comporta e qual a medida deste cabo em milimetros???

  2. #2

    Padrão Re: Para Raio

    Alumínio funciona sim para aterramente, mas não é cabo ele tem um formato de praticamente uma fita (porém mais grosso).

    As estacas sim devem continuar sendo de cobre, de preferência de alta resistividade.

  3. #3

    Padrão Re: Para Raio

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Alumínio funciona sim para aterramente, mas não é cabo ele tem um formato de praticamente uma fita (porém mais grosso).

    As estacas sim devem continuar sendo de cobre, de preferência de alta resistividade.

    fitas??? , puts nunca vi isto , o que conheco é o cabo multiplex de aluminio estava pensando em usar um de 16 mim pra descida da torre

    me diz uma coisa sera que posso usar o cabo de aco aquele ultimo da torre para descer ??

    se eu colocar uma castanha la em cima e ligar o para raio logo abaixo da castanha

    e descer pelo cabo de aco e este cabo de aco nas barras o efeito seria o mesmo

  4. #4

    Padrão Re: Para Raio

    Vi a companhia de energia aqui usar a cordoalha de aço, a mesma da alta tensão!

  5. #5

    Padrão Re: Para Raio

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Vi a companhia de energia aqui usar a cordoalha de aço, a mesma da alta tensão!
    pois é to pensando em usar esta mesmo

    o 1º la no topo da torre e descer via cordoalha ate as barras
    vamos ver se vai dar resultados

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Para Raio

    Eu usei a própria estrutura da torre como condutor, fato que está sendo usados por muitas torres. O ideal é que se faça jumpers nas emendas da torre e em todas as faces e no solo utilizei cabo de 35 mm² mais arame de "cerca de choque para gado" com 0,50 mt de profundidade mais 30 metros em linha reta(prefiro isso, pq ninguém faz manutenção preventiva).

  7. #7

    Padrão Re: Para Raio

    Procura no comercio local os cabos bimetalicos de cobre com aço por fora, aqui no comercio local é bem mais barato, no preço do 25mm de cobre compro o 35mm bimetalico e sobra pra cerveja. Sem chance de roubar aqui, é difícil cortar e não tem aparencia de algo de valor.

  8. #8

    Padrão Re: Para Raio

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Alumínio funciona sim para aterramente, mas não é cabo ele tem um formato de praticamente uma fita (porém mais grosso).

    As estacas sim devem continuar sendo de cobre, de preferência de alta resistividade.
    verdade amigo, os prédios novos aqui em são paulo só utiliza isto agora, detalhe que vi fica parafusado direto na parede do prédio (edificio) sem o espaçador deve ser pela estética, mas se eles utiliza aqui deve funcionar e bem, pois as grandes captais é referencia para o resto do Brasil.

    é como uma fita crepe de espessura grossa feita de alumínio não sei se passa cobre por dentro mas com toda certeza deve funcionar com mesmo gral de segurança ou superior...

  9. #9

    Padrão Re: Para Raio

    Pessoal,
    Vou pegar uma "ponga" neste tópico para saber se alguém sabe indicar-me uma loja na net onde comprar o Kit para-raio pra torre, só consigo encontrar da Icasol só que acho ridiculo o anuncio pois la eles colocar 6mt de cabo de cobre NU (que que eu faço com 6mt se minha torre tem 25 ???) e não incluem os isoladores.