+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dados das baterias via rede.

    Uma situação comum para nós provedores é termos sites em lugares remotos. Sendo assim, seria muito importante termos condições de forma precisa colhetarmos dados tanto de carga do banco de baterias bem como status da energia elétrica da concessionária, alguém sabe de alguma solução que podemos usar? Obrigado e boa noite a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    com arduino por exemplo é facil de fazer.. ja fiz e funciona legal

  3. #3

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Tamebm tenho interesse so bre o assunto pois tenho alguns lugares bem remoto onde o acesso é muito ruim.. Vamo lá procurar uma solução..

  4. #4

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    com arduino por exemplo é facil de fazer.. ja fiz e funciona legal
    Ola Alexandre, vc saberia informar de algum fornecedor que venda essa solução pronta?


    Ivan Galves

  5. #5

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Pessoal, bom dia. Anunciamos aqui uma vez uma solução que desenvolvemos para essa finalidade.

    O projeto amadureceu e hoje tem mais recursos, entre eles:

    Tensão AC (110V ou 220V);
    Status de disjuntor (Ligado ou desligado. 01 principal e outro para retificador/fonte);
    Contador de vezes que a AC foi interrompida e por quanto tempo;
    Valor de temperatura mínima e máxima para sensor de temperatura (acionamento de exaustor);
    Tensão do banco de baterias (0 a 60Vcc);
    Tensão da fonte para baterias;
    Tensão para Consumidores (0 a 60Vcc);
    Corrente da Consumidores (Max 20A).
    Reset remoto de consumidores;
    Reset remoto dos disjuntores AC


    Tudo isso gerenciado via web e com possibilidade de se fazer um plugin para nagios/cacti.

    Este mês estamos finalizando a versão final. A quem interessar, favor entrar em contato: [email protected]

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    com arduino por exemplo é facil de fazer.. ja fiz e funciona legal


    alexandre se você me vender o projeto ou me vender pronto ou tanto faz. preciso ver a voltagem das baterias remoto pela rede
    se você souber de algo me comunique

    [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Só um detalhe, com baterias desequalizadas, ou com alguma celula já danificada, a queda de tensão não é linear conforme o consumo (Fixo ou variavel), não dá pra confiar cegamente na tensão quando se fala em celula que sulfata/enferruja, seca, e desequaliza (Ou seja, todas as baterias de chumbo-acido, seja com agua ou gel, com placas finas ou grossa, cilindricas ou de placas retas). Eu não gastaria muito dinheiro com isso não, geralmente é solução cara tipo R$ 300 ao todo, preferiria gastar isso em baterias extras (E usando RB elas informam com algum pingo de precisão a tensão da alimentação, se já usa RB direto nas baterias o custo disso é zero).

  8. #8

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    e Alexandre Isoltec Telecom

    mostrem ai para galera como é a solução de vcs, isso é muito importante para galera para que possamos nos antecipar aos problemas de energia, se tiver que pagar sem problema, só preciso de algo que me ajude no dia a dia.

  9. #9

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    digitem ARDUINO no google..

    eh uma placa que voce faz isso com ela.. ja publiquei aqui no forum os codigos..

    usem o modulo ethernet com chip WIZNET (o outro que tem, mais barato, trava muito).

  10. #10

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    No site da Isoltec Telecom, tem lá a solução e informa que custa a bagatela de R$. 2.650,00 reais.
    Acho que comprar uma RB 433AH sai mais barato, pq ja tenho o sistema de baterias não preciso trocar e sim monitorar a tensão.

  11. #11

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Onde não tiver muito consumo de energia o melhor negócio é colocar painel solar, mesmo que tenha rede elétrica fácil, ou até mesmo já instalada.

    Com painel solar e bateria, devidamente dimensionados, vc não precisa monitorar a carga da bateria e nem ter opção de reset, pelo simples fato de que raramente irá travar ou ter algum componente danificado, passando anos funcionando sem problema.

  12. #12

    Padrão Re: Dados das baterias via rede.

    Ahh, não podemos esquecer de que mesmo com monitoramento, e proteção (aterramento), pode acontecer de queimar a fonte e Routerboard, em casos de raios muito fortes.

    Aconteceu isso comigo na semana passada. Depois de uma chuva muito forte, 5 repetidoras e até um servidor foram danificados, queimou a fonte e estragou as RBs, que apesar de não terem queimado, ficaram com problema, travando depois de umas horas funcionando. E olha que todas tinham proteção. A sorte foi que tinha backup de tudo e equipamento reserva.

    No locais onde tem painel solar não tive nenhum problema, por isso decidi adotar painel solar mesmo onde já tem energia instalada, pois se fizer as contas vai ver que compensa. Somente de não ter que aguentar o cliente reclamando e pra mim já vale a pena e já desanimei de tentar encontrar solução para energia, que não seja o painel solar. Não existe aterramento que "segure" um raio bem forte, ou se existir, sai mais caro que o painel solar.