Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Painel Setorial

    Pessoal, gostaria de pedir para vocês que me indicassem um bom modelo de painel setorial.
    E qual o melhor equipamento pra ligar nele? Uma rb com cartão ou bullet? qual tem maior alcance?
    Desde já agradeço a vcs

  2. #2

    Padrão Re: Painel Setorial

    Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - RB912UAG-5HPnD

    http://www.wavelan.com.br/produto/detalhe/256-Xwave-SuperPOP-MIMO-5-GHz-RB912UAG-5HPnD

  3. #3

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Carlos, vale a pena investir? Estou "apaixonado" nelas, rsrsrs.
    Pois é amigo, se eu pudesse voltar atrás, colocaria dessas setoriais. Que arrependimento viu...
    Em breve vou ter que colocar mais setoriais em uma torre e com certeza vou colocar esses da computech.
    O principal é o tamanho da área que ela abrange em comparação com as outras setoriais.

    Já viu esse vídeo?


    Se não, vale a pena assistir.

    Abraço!

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Painel Setorial

    Amigo,
    as superpop são Boas sim, mais se eu fosse você já colocaria logo Setoriais com Maior Ganho se pretende atender clientes com maior distancia, vai de Base Station da Ubiquiti com MIKROTIK e não terá problemas.
    pode ta usando a RB 912 só avisando que ainda não esta homologada.
    De preferencia sempre a AP mikrotik, e trabalhe com NV2 e com SXT nos clientes, te garanto que não tera problemas tão cedo se tiver tudo bem montado e configurado.

  5. #5

    Padrão Re: Painel Setorial

    Essa SuperPOP da computech tem o alcance em torno de quanto mais ou menos?

  6. #6

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por paulofelipefs Ver Post
    Essa SuperPOP da computech tem o alcance em torno de quanto mais ou menos?
    O Fabricante fala em torno de 4.900 metros.

  7. #7

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    O Fabricante fala em torno de 4.900 metros.

    Eu tenho aqui elas com bullet 2 hp, em 200mw e clientes a no maximo 6km, com grade de 25 e radio de 400mw.
    Com o bullet 2 comum a distancia é bem menor no maximo 3 km.

    o interessante de usar radio potente com potencia baixa, é a sencibilidade do radio que tb é muito maior.

    Antena muito dbi apenas para area rural, onde vc não poluição, pois elas tb recebem muita carga de ruido.

    E alem do que vc vai acabar tendo que colocar mais atenas.

    Obs. sim eu vi que vcs tavam falando de 5.8, usei meu caso como ex.

  8. #8

    Thumbs up Re: Painel Setorial

    Boa noite amigo, vai de xwave superpop computech depois voce vai me agradecer, rsrsrs ja testei setorial + bullet + de tudo um pouco até encontrar essa computech, pronto achei o que procurava. agora estou usando xwave supepor 2.4 e logo vou trocas as 5.8

  9. #9

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Como você conseguiu usar SuperPOP com Bullet? o.O

    Ola aqui eu uso elas com um pigtail da wavelan mesmo que em uma ponta é conector N.
    Tenho na torre 2 de DP, cada uma com 2 bullets, sendo assim 2 setores por antena, com clientes na horizontal e na vertical.

    Pode falar com o pessoal Tec. deles para ver é possivel sim fazer isso e funciona muito bem.

  10. #10

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Pois é amigo, se eu pudesse voltar atrás, colocaria dessas setoriais. Que arrependimento viu...
    Em breve vou ter que colocar mais setoriais em uma torre e com certeza vou colocar esses da computech.
    O principal é o tamanho da área que ela abrange em comparação com as outras setoriais.

    Já viu esse vídeo?


    Se não, vale a pena assistir.

    Abraço!
    Esse vídeo tem alguns erros.
    Por exemplo, com o calculo que ele apresenta, se você ter uma basestation a 30m de altura, o cliente mais perto estará a 1,7km de distancia... ou seja, todo o primeiro quilometro é perdido.
    Quem já usou/usa Basestation sabe que isso não condiz com a realidade.
    Mas tudo bem, o vídeo serviu para seu principal proposito: vender o peixe computech.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Foi bom você citar o uso de antenas com maiores ganhos!

    Antena com maior ganho concentra mais a energia em um foco, e é ideal para atender clientes distantes da torre, mas como hoje sabemos já está sendo melhor trabalhar com micro-células!

    Mas nada o impede de usar, eu prefiro em ambientes urbanos e clientes próximos até 2KM usar setoriais de 17 dBi!
    Eu prefiro usar as de maior ganho pois os podemos usar o radio com menor potencia, logo, menor ruido.
    E como uma micro-célula geralmente é pequena (altura), essa de maior ganho são perfeitas.

    Citação Postado originalmente por paulofelipefs Ver Post
    Essa SuperPOP da computech tem o alcance em torno de quanto mais ou menos?
    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    O Fabricante fala em torno de 4.900 metros.
    Porque a maioria das pessoas se preocupa com distancia ao invés de qualidade?
    ou você tem qualidade, mas não tem distancia.
    ou tem distancia, mas não tem qualidade.

    PS: quando me refiro a distancia baixa ou alta, me refiro a distancia abaixo ou acima de 2km.
    Para 5.8, para se ter qualidade, o sinal nunca pode ser superior a -75.
    Em todo caso, procurem manter o sinal entre -50 e -65.
    Tenham em mente que um cliente ruim prejudica toda a célula.

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola aqui eu uso elas com um pigtail da wavelan mesmo que em uma ponta é conector N.
    Tenho na torre 2 de DP, cada uma com 2 bullets, sendo assim 2 setores por antena, com clientes na horizontal e na vertical.

    Pode falar com o pessoal Tec. deles para ver é possivel sim fazer isso e funciona muito bem.
    Possível é, mas Não aconselho a fazer isso, estará gerando interferência em você mesmo.
    Sem contar (como você citou a indicação da Computech)... o próprio Luciano abomina isso.

  11. #11

    Padrão Re: Painel Setorial

    Não existe nada melhor que basestation ubnt com roquet m5, isso è unanimo entre qualquer provedor.

  12. #12

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Possível é, mas Não aconselho a fazer isso, estará gerando interferência em você mesmo.
    Sem contar (como você citou a indicação da Computech)... o próprio Luciano abomina isso.
    Bom na época que comprei eles da computech não criticaram não, inclusive foi bem na época que lançaram a DP, e eles mesmos diziam que vc poderia ter 2 setores na mesma antena.

  13. #13

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    O Fabricante fala em torno de 4.900 metros.
    em
    cara esse ganho é relativo em comparação a altura de torre a onde estão seu clientes e também não adianta você querer pendurar uma pancada de clientes em uma torre só

  14. #14

    Thumbs up Re: Painel Setorial

    Bom dia amigos, Como falei antes... ja usei painel oiw e tambem hyperlink todas de 14db com rb e também com bullet e um parceiro provedor comprou 2 basionstation de 17 com dois rocket 2.4. hoje decidimos mudar para a xwave superpop computach não foi pro mais ou menos potencia ou por visual até por que vai ficar na torre em cima, a questão é a angulação dela as basion vão de 2 a 4° assim como os demais painel, ja as xwave vão de 8 a 9,5° assim o sinal chega bem perto e longe 3km e o mais importante dela é a insolação quase zera a interferência com as demais antenas da torre sem falar que você não precisa daquele monte de caixa hermética na sua torre.

    Agora se seus clientes são de 2km a 8k ai ninguém segura os basionstatior.
    fica a dica use o que achar melhor.

  15. #15

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Bom na época que comprei eles da computech não criticaram não, inclusive foi bem na época que lançaram a DP, e eles mesmos diziam que vc poderia ter 2 setores na mesma antena.
    Veja essa pagina: http://lucianofranz.blogspot.com.br/...distintos.html

    Palavras do próprio Luciano: Logo você precisa de uma antena para cada rádio. Nunca uma Antena Dupla com 2 rádios distintos.

    Mas sabe como é, eles querem vender o peixe deles.

    Citação Postado originalmente por studiofmnet Ver Post
    Bom dia amigos, Como falei antes... ja usei painel oiw e tambem hyperlink todas de 14db com rb e também com bullet e um parceiro provedor comprou 2 basionstation de 17 com dois rocket 2.4. hoje decidimos mudar para a xwave superpop computach não foi pro mais ou menos potencia ou por visual até por que vai ficar na torre em cima, a questão é a angulação dela as basion vão de 2 a 4° assim como os demais painel, ja as xwave vão de 8 a 9,5° assim o sinal chega bem perto e longe 3km e o mais importante dela é a insolação quase zera a interferência com as demais antenas da torre sem falar que você não precisa daquele monte de caixa hermética na sua torre.

    Agora se seus clientes são de 2km a 8k ai ninguém segura os basionstatior.
    fica a dica use o que achar melhor.
    Cara, consigo me conectar em uma Basestation mesmo estando embaixo da torre.
    Logo, essa afirmação sua não condiz com a realidade.

  16. #16

    Padrão Re: Painel Setorial

    As Antenas da computatec citadas aqui parece uma copia das UBNT de 17dbi 5ghz

    podem dar uma olhada neste video:

  17. #17

    Padrão Re: Painel Setorial

    kkkk amigo uma copia melhorzinha por causa da isolação menos interferência entre as outras antenas da torre e a qualidade no sinal, uso elas e gosto muito. não estou nem ai para beleza, só quero ficar livre de problemas com interferência, ping alto e perda de pacotes.

  18. #18

    Padrão Re: Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por studiofmnet Ver Post
    kkkk amigo uma copia melhorzinha por causa da isolação menos interferência entre as outras antenas da torre e a qualidade no sinal, uso elas e gosto muito. não estou nem ai para beleza, só quero ficar livre de problemas com interferência, ping alto e perda de pacotes.
    Por acaso vc não é o Luciano com outro nome de usuário não nê, porque e o mesmo discurso dele das duas uma ou é ele ou é um cara que não entende nada, pq não diz nada de específico do seu provedor, ao o mesmo papo do Luciano, outra coisa me dizer que um Provedor trocou 17 basestation por superpop só por causa de 6 graus de angulo, ou é mentira ou burrice, fala serio nê.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por studiofmnet Ver Post
    kkkk amigo uma copia melhorzinha por causa da isolação menos interferência entre as outras antenas da torre e a qualidade no sinal, uso elas e gosto muito. não estou nem ai para beleza, só quero ficar livre de problemas com interferência, ping alto e perda de pacotes.
    Por acaso vc não é o Luciano com outro nome de usuário não nê, porque e o mesmo discurso dele das duas uma ou é ele ou é um cara que não entende nada, pq não diz nada de específico do seu provedor, ao o mesmo papo do Luciano, outra coisa me dizer que um Provedor trocou 17 basestation por superpop só por causa de 6 graus de angulo, ou é mentira ou burrice, fala serio nê.

  19. #19

    Padrão Re: Painel Setorial

    O Tópico está pegando fogo... rsrsrs
    Muito bom, pois aqui pudemos debater muitas dúvidas a respeito. Eu particularmente pretendo colocar por conta da blindagem contra ruídos e pelo fato de melhorar o sinal nos clientes próximo a torre. Quanto aos clientes distantes, os conectarei nas basestation.

    Tenho clientes "encostados" na torre e as nano conectam com sinal de -72% nas basestation. Quero melhorar isso.

  20. #20
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Painel Setorial

    Apenas para dar uma reavidada nesse tópico, e agora com a basebox 5 da Mikrotik sendo homologada, será que não ficará muito melhor uma setorial com Basebox?