+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP NanoBridge M5 800m "sem acesso"

    Caros amigos aqui do fórum, venho pedir a ajuda de vocês pois eu não faço mais ideia do que pode estar acontecendo com meu PTP aqui.

    Vamos por parte.

    Tenho um PTP em 800 metros aproximadamente, com visada, dentro da área urbana. Utilizo para trafegar a internet do NET Virtua que tenho em casa para a oficina de trabalho, visto que ninguém fica em casa durante o dia, então porque pagar por mais uma internet.

    Bom instalei dois NanoBridge M5 com antena de 22db e funcionou perfeitamente durante essas três semanas, isso porque hoje fui usar e simplesmente não acessa.

    Enlace estava em:

    Sinal -81dBm
    Noise Floor -91dBm
    CCQ 97%
    TX/RX Rate 52Mbps
    AirMax Ativado
    AirMax Qualidade 74%
    AirMax Capacidade 40%
    MCS 11 - 52Mbps

    Com tudo isso estava conseguindo acessar a internet na oficina com capacidade de 8Mbps (NET Virtua de 10Mega), estava ótimo.

    Estava, porque agora não esta mais nada, tudo continua igual, mesmo sinal, mesmo noise floor, capacidade e qualidade do airmax esta a mesma coisa, mas o CCQ está com um traço " - " não mostra nada, e o TX/RX rate também com " -/- ".

    O rádio da estação esta mostrando no gráfico o upload normal mas o download forma um risco azul no 0.

    Não consigo pingar o AP e nem de casa consigo pingar a Estação, ou seja o enlace se forma como anteriormente, mas não transmite nada, achei que era a NET, desliguei tudo e liguei de novo, mas não vai, simplesmente parou de comunicar.

    Será que a ponteira do AP queimou?

    Ah, passei o airview nos dois lados, estou na frequência 5.785, está livrinho, sem nenhuma interferência, super limpo.

    Estou com banda de 20Mhz, devo passar pra 10Mhz?

    Estranho que funcionava antes, e cheguei a ler aqui no fórum amigos falando do firmware (uso a 5.5.8) e outros da fonte (estou usando a original de 0.5A, instalada perto do PC, com uns 10 metros de cabo para cada rádio).

    Quem puder me ajudar eu agradeço, pois já reconfigurei tudo e continua a mesma coisa.


    Abraços a todos

  2. #2

    Padrão Re: PTP NanoBridge M5 800m "sem acesso"

    Ftapparo, a primeira coisa que pude observar, para 800 metros, o sinal deveria estar muito melhor que -81dBm, inclusive os valores do AirMax... tenho um cliente distante 1,2km da minha torre, usando nano loco m5 e está com sinal -64dBm...

    Faça um teste novamente com os Nano Station M5 q vc usou inicialmente e procure fazer um alinhamento mais preciso. Eu não gasto menos de 45 minutos para fazer um alinhamento, tentando manter equilibrado o sinal, o CCQ e o AirMax...

    Volto a dizer o que disse pra vc em outro post:

    ACK
    automático no AP e no cliente.


    Automático do MCS sempre ligado no AP e no cliente. Se vc tem visada limpa, pode deixar o MCS em 15 - 130.

    Diminua a potência do nano station m5 ap, a distância é pouca e pode estar saturando o rádio... experimente começar com 7dBm (5mW).

    Pode deixar a banda em 20Mhz mesmo.

    Como eu falei, capriche no alinhamento... seja paciente nesse ponto.

    Qualquer coisa, estamos aqui pra te dar uma força.


    Sucesso pra vc.

  3. #3

    Padrão Re: PTP NanoBridge M5 800m "sem acesso"

    Fala galera, aos amigos aqui do fórum quero dizer que resolvi o problema do ptp aqui, acreditem ou não substitui as fontes originais do Ubnt de 24V 0,5A por fontes eletrônicas de 24V 2A, aumento de qualidade do sinal em incríveis 6 dbm e o CCQ voltou a 97%.

    Lembrando a todos que usei cabos blindados, mas ambo os rádios estão a uma distancia de aproximadamente 12 metros de cada fonte, então pode ter gerado queda de tensão ou corrente devido ao comprimento do cabo, sendo assim trocando as fontes por outras de corrente maior ja resolveu.

    Abraços a todos e mais uma vez obrigado ai galera.