+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Boa tarde, pessoal.

    Gostaria de saber com vocês sobre qual tecnologia está mais estável e mais adequada às demandas por velocidades mais altas.


    Agradeço desde já.

    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Boa tarde, pessoal.

    Gostaria de saber com vocês sobre qual tecnologia está mais estável e mais adequada às demandas por velocidades mais altas.


    Agradeço desde já.

    Abraços.

    Mantem sua rb como NV2 para ptt

  3. #3

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Mantem sua rb como NV2 para ptt
    Mas e PMP, como está sendo feito para clientes com altas velocidades? Estão usando UBNT com AirMAX ou já estão usando esses SXT's da Mikrotik?

  4. #4

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    opessoa lja ta sando sim para pop essa rb e tb o sxt. mas nã oposso contar esse experiencia pois eu não esto usando.
    Aqui ja ta falando sobre sua duvida https://under-linux.org/showthread.php?t=171588

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    opessoa lja ta sando sim para pop essa rb e tb o sxt. mas nã oposso contar esse experiencia pois eu não esto usando.
    Aqui ja ta falando sobre sua duvida https://under-linux.org/showthread.php?t=171588

    posso falar por experiencia propria rocket m5 e basestation 40 clientes por painel com airmax planos variados de 1 a 4 mega vai de boa

  6. #6

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    posso falar por experiencia propria rocket m5 e basestation 40 clientes por painel com airmax planos variados de 1 a 4 mega vai de boa


    Aqui uso 20Mhz.
    AirMax.
    1-5Mb
    Max 35 clientes e funciona muito bem.

    Sinal limite -69.

  7. #7

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Desempenho não há diferença.... só que não se comunicam entre si...
    Vai depender da escolha de cada um, mas os dois protocolos vão atender com as mesmas velocidades.

  8. #8

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desempenho não há diferença.... só que não se comunicam entre si...
    Vai depender da escolha de cada um, mas os dois protocolos vão atender com as mesmas velocidades.
    Grande Mestre, a dúvida é se optarmos pelo NV2 ficamos limitados a distância pois Mikrotik peca por não ter uma antena de alto ganho como uma airgrid ou nano bridge, embora na parte de hardware temos uma infinidade de recursos, se optarmos pela Ubiquiti que tem antenas de alto ganho, corremos o risco de amontoarmos equipamentos com porta queimada, se deixarmos sem protocolo proprietário desperdiçamos um grande recurso. Ôôô dúvida cruel, principalmente quem como eu que atende clientes próximos e distantes como na área rural. Se fosse só clientes próximos sem dúvida ficaria com NV2. O casamento perfeito RB912+Basestation20dbi+sxt. Hoje tenho um casamento que vem dando certo Mikrotik+SuperPop+Wog212/TL-WA5210G em 2.4, mas preciso migrar e ainda não decidi, embora esteja usando ubiquiti, mas a proporção nº equipamentos e queima seja muito grande.
    Jmayer

  9. #9

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    Grande Mestre, a dúvida é se optarmos pelo NV2 ficamos limitados a distância pois Mikrotik peca por não ter uma antena de alto ganho como uma airgrid ou nano bridge, embora na parte de hardware temos uma infinidade de recursos, se optarmos pela Ubiquiti que tem antenas de alto ganho, corremos o risco de amontoarmos equipamentos com porta queimada, se deixarmos sem protocolo proprietário desperdiçamos um grande recurso. Ôôô dúvida cruel, principalmente quem como eu que atende clientes próximos e distantes como na área rural. Se fosse só clientes próximos sem dúvida ficaria com NV2. O casamento perfeito RB912+Basestation20dbi+sxt. Hoje tenho um casamento que vem dando certo Mikrotik+SuperPop+Wog212/TL-WA5210G em 2.4, mas preciso migrar e ainda não decidi, embora esteja usando ubiquiti, mas a proporção nº equipamentos e queima seja muito grande.
    Jmayer
    Jmayer, agora você definiu tudo.... não temos muitas opções...

    Ubiquiti tem a facilidade de configuração e o ganho maior das airgrid..
    Mas esta questão da porta Lan deixa qualquer um com uma "pulga atrás da orelha". Nossas recordações dos NanoLoco e algumas Airgrid não são boas..

    Já com mikrotik está realmente faltando algo mais direcionado a CPEs clientes. Acho que o SXT ainda não é o ideal pois tem um lóbulo mais aberto o que não é bom para clientes... e também já encontramos SXT travando do nada em alguns ponto a ponto. Se acontece com instalação cliente ainda é fácil contornar. Só desligar e religar... Mas em torre isso é crítico.

    Quanto aos WOG212 ou tp-link 5210 são tranquilos... tem chipset atheros. Só isso já é um grande referencial... Em 2.4 nunca tivemos problemas com estes equipamentos. Mas em 5.8 não gostei do 7510N da tp-link. Funciona legal mas o firmware dele deixa muita limitação na seleção de canais... nada em 5.4. E não tem opção de TDMA..
    É isso aí companheiro, a dúvida é cruel para quem está migrando... se tinhamos equipamentos limitados em 2.4 ao migrar não gostaríamos de empatar recursos financeiros em equipamentos que venham a dar problema ou então que não possam tirar melhor proveito do TDMA como o WOM 5000 da Intelbrás que não tem tdma.

    Só temos opção em Ubiquiti e Mikrotik. Aí vai da sorte...

  10. #10

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Como só instalo clientes com sinal bom (entre -50 e -65, no máximo -69 mas já prevendo melhoria nesse)
    E para isso, limito minha cobertura a um raio de 2km da torre.

    Pra mim, nenhum, nem outro protocolo.
    Prefiro usar N puro, assim mantenho compatibilidade e não dependo de um único fornecedor.

  11. #11

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    posso falar por experiencia propria rocket m5 e basestation 40 clientes por painel com airmax planos variados de 1 a 4 mega vai de boa
    com essa quantidade de clientes, dependendo do nível de sinal dos clientes... você nem iria precisar ativar o airmax.
    Com N puro iria funcionar perfeitamente, não te prendia a um único fornecedor

  12. #12

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Como só instalo clientes com sinal bom (entre -50 e -65, no máximo -69 mas já prevendo melhoria nesse)
    E para isso, limito minha cobertura a um raio de 2km da torre.

    Pra mim, nenhum, nem outro protocolo.
    Prefiro usar N puro, assim mantenho compatibilidade e não dependo de um único fornecedor.
    Meu cenário é um pouco diferente como atendo clientes rurais na maioria das vezes o cliente chega a estar 5 ou 6 km do pop tenho que usar antena de alto ganho como airgrid 27dbi, a vantagem é que nesses pops tenho no máximo 15 a 20 cliente outros menos, aí me perguntam se vale a pena? sim pois cobro valor que chega até 8x o valor de uma instalação urbana.
    quanto ao protocolo uso também N Puro, mas na cidade poderia usufruir da vantagem de atender um maior número por rádio.
    JMayer

  13. #13

    Padrão Re: TDMA: NV2 (Mikrotik) ou AirMAX (Ubiquiti) ?

    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    Meu cenário é um pouco diferente como atendo clientes rurais na maioria das vezes o cliente chega a estar 5 ou 6 km do pop tenho que usar antena de alto ganho como airgrid 27dbi, a vantagem é que nesses pops tenho no máximo 15 a 20 cliente outros menos, aí me perguntam se vale a pena? sim pois cobro valor que chega até 8x o valor de uma instalação urbana.
    quanto ao protocolo uso também N Puro, mas na cidade poderia usufruir da vantagem de atender um maior número por rádio.
    JMayer
    Entendo.
    Mas olha, separei os painéis que atendem clientes distantes dos clientes próximos.
    Um único cliente ruim prejudica toda aquela célula.