+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Senhores , Boa tarde

    Estou estudando o processo de aquisição da licença SCM para provedor.

    Gostaria de saber qual é o valor gasto total para se ter um provedor completamente legalizado , inclusive com licença SCM.

    Sei entraram novas leis e que são muitos processos a serem adotados ,tais como 0800 obrigatório , , valor da licença anual , técnico essas coisas.

    Os gastos aos quais eu tenho dúvida , não são referente a essas empresas que te ajudam a tirar licença scm , e sim iniciar um processo do 0 junto com a anatel.

    Então as minhas dúvidas são:

    1 - Quais são os gastos mensais , anuais e de compra que tenho? qual é o valor total?

    2 - Sendo um provedor pequeno com 50 clientes por exemplo , o caso o mesmo use 10 links adsl de uma operadora , isso não é ilegal ?Pode ser comercializado assim mesmo tendo uma licença scm ?

    Por hora essas são as minhas dúvidas , obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Poxa Vida

    Ninguém ai pode me ajudar ?

  3. #3

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Poxa Vida

    Ninguém ai pode me ajudar ?
    http://www.iconne.com.br/index.php

    Fale com Luis Fernando.

  4. #4

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Olá Amigo LuspMais

    Na verdade , não quero uma empresa para apoio

    Gostaria apenas de saber o que é preciso para poder tirar a licença

    E no valor total qual será o meu custo

    Alguém aí sabe me dizer ?

  5. #5

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Triste ver 245 visualizações em um post e somente um amigo se pronunciou para ajudar

    Mas emfim , obtive os seguintes dados pelo Google:

    http://www.willbug.com.br/anatel-full.htm


    ATENÇÃO NOVAS REGRAS DE SCM INFORMAMOS QUE OS VALORES ABAIXO JÁ ESTÃO EM VIGOR.
    FOI PUBLICADO NO Diário Oficial da União (DOU) de 31 de Maio de 2013, o NOVO REGULAMENTO DE SCM.
    Com o Novo regulamento a licença SCM passa a custar R$ 400,00 ao invés dos antigos R$ 9.000,00
    Veja a nova lei em http://www.willbug.com.br/leis/Anate...31-05-2013.pdf
    As demais taxas praticamente mantiveram com o mesmo valor.
    A www.ALEXTEL.com.br e a www.r2Internet.com.br.continuam a sua disposição para obter a sua Licença de Funcionamento do SCM.
    Licença SCM Agora sua licença sai em cerca de 120 dias.
    Uma licença normal permite que você repasse licenças para terceiros no sistema de franquias. Permite que você seja um servidor de SCM de nível nacional, permitindo uma licença em cada cidade, em qualquer parte do território Nacional, como se você que estivesse fazendo a transmissão para eles e se responsabilizando por todo o sistema, porém o custo do mesmo é de:
    R$ 400,00 Registro ANATEL + R$ 3.000,00 Serviços de Engenharia, Projetos e Advogados + Taxas e estará disponível para uso em aproximadamente 120 dias caso todos os documentos estejam em ordem.
    Antes de iniciar um processo de licença:
    Recomendamos que abra uma nova empresa tipo limitada com no mínimo 2 sócios e no máximo 6. Após ter em mãos os documentos do CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, Prova de isenção de débitos das fazendas Estaduais e Federal, e isenção de débitos do FGTS e INSS, entre em contato com o Eng. Alexandre da Alextel emwww.alextel.com.br para a regularização e projetos perante a Anatel.
    Perguntas mais Freqüentes:
    1 - É muito caro?
    A outorga agora custa R$400,00 (Quatrocentos Reais) o pagamento é efetuado para a ANATEL via boleto, quando da publicação e pode ser utilizada em todo o território nacional e as Taxas de Engenharia custam R$ 3.000,00
    2 - O que preciso?
    A empresa deve estar:
    Constituída segundo as leis Brasileiras com sede e administração no País;
    Com todas as condições de idoneidade perante o Poder Público (seja quanto a licitações, impostos ou permissões).

    Documentos necessários (Básicos): Copias autenticadas.
    Contrato Social da empresa tipo LTDA constando no registro do CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal. Recomendamos que inclua o termo "Provedor de Acesso a Rede de Comunicações" como um dos itens do Ramo de Atividade (6190-6/01).
    Alvará de Licença.
    Comprovante de residência dos sócios
    Cópia do CNPJ
    Inscrição Municipal
    Inscrição Estadual (se houver)
    Registro no CREA, assinado por um responsável técnico que seja engenheiro eletrônico, eletricista ou engenheiro de telecomunicações.
    Certidões Negativas da Fazenda Federal, Estadual e Municipal
    Prova de regularidade Junto ao INSS e FGTS
    Localização GPS da torre e altura da mesma.

    Documentos necessários - Relação Completa no final do texto em http://www.willbug.com.br/leis/Anate...31-05-2013.pdf

    3 - Como proceder?
    Inicialmente você vai precisar ter todos os documentos acima em ordem e os números das homologações dos equipamentos na Anatel.
    Procurar a Willbug que irá elaborar um projeto juntamente com a Alextel Projetos de Engenharia em Telecomunicações.

    4 - Posso ter uma Licença SCM sendo Microempresa?
    A resposta agora é SIM, A Receita Federal estava multando os Provedores alegando que estavam atuando na classificação fiscal errada e que a SCM era apenas para empresas no regime de Lucro Real e não para Microempresas, Simples, Microempreendedores ou empresa em regime de lucro presumido e estava incidindo sobre a SCM os seguintes impostos:
    PIS + Cofins + ICMS + ISSQN e muitas vezes IPI e II, variando entre 42% a 56% de impostos, dependendo da operação realizada e do ICMS do estado onde era efetuado o serviço, porem em Palestra realizada na ABRINT em 12/06/2013 o conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara," lembrou aos provedores que a Norma 4/95 nunca exigiu a autenticação para a conexão à Internet. "O SCM não era caracterizado como serviço de telecom, foi e continua sendo um serviço de valor adicionado (SVA). Por isso, nenhuma vírgula da Norma 4 foi alterada. Em nenhum lugar da norma diz que tem de ter provedor, só diz que é SVA. "
    Resolução CGI.br/RES/2011/004/P – Sobre NORMA 004/95, Anatel
    Considerando o que o Decreto Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, que cria o Comitê Gestor da Internet no Brasil, define em seu Art.61°, parágrafos transcritos abaixo,
    Art. 61. Serviço de valor adicionado é a atividade que acrescenta, a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte e com o qual não se confunde, novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações.
    § 1º Serviço de valor adicionado não constitui serviço de telecomunicações, classificando-se seu provedor como usuário do serviço de telecomunicações que lhe dá suporte, com os direitos e deveres inerentes a essa condição.
    Ou seja, um Provedor é um prestador de serviços, devendo pagar apenas ISS.


    TAXAS DA ANATEL:
    PPDESS – R$ 400,00 (taxa única por prazo indeterminado). A ANATEL encaminha o BOLETO diretamente para o seu endereço e você mesmo faz o pagamento. A Willbug ou Alextel não recebem valores de taxas da ANATEL. Esta taxa é paga uma única vez. Tem o prazo de validade indeterminado.
    TFI –Taxa de Fiscalização de Instalação – R$ 1.340,80 – Taxa com validade para 10 anos.
    TFF –Taxa de Fiscalização do Funcionamento – 33% da TFI – R$ 442,46 – É uma taxa anual, com vencimento no dia 31 de março de cada ano.
    FUNTTEL - 0,5% - É uma contribuição mensal – Calculada sobre a Receita Operacional Bruta, decorrente da prestação de serviços de telecomunicações, deduzindo as vendas canceladas, descontos e as contribuições de ICMS, PIS e CONFINS e outros.
    RESUMO DAS SUAS DESPESAS ATÉ OBTER A LICENÇA
    R$ 3.000,00 com a ALEXTEL (Assessoria, projeto, ART, acompanhamento, até entregar a sua licença própria de funcionamento)
    R$ 400,00 com a parcela única da TAXA PPDESS da ANATEL (válida por prazo indeterminado)
    R$ 1.340,80 com a TAXA TFI (para retirar a licença, válida por 10 anos)

    TOTAL: R$ 4.740,80 (em aproximadamente 04 meses)
    Principais motivos que causam o atraso na conclusão de um processo:
    - Projeto técnico não conforme com a legislação do serviço;
    - Projeto técnico com dados incompletos;
    - Projeto técnico com freqüências incompatíveis;
    - Projeto técnico com freqüência sobrecarregada na área de uso;
    - Processo com a documentação incompleta;
    - Processo com a documentação em desacordo com a legislação.
    SERVIÇOS• Elaboração de projetos técnicos para licenciamento de estações;
    • Acompanhamento do processo na sede da ANATEL em Brasília e nos
    escritórios regionais;
    • Regularização de estações;
    • Alterações e acréscimos de estações no sistema;
    • Alteração de endereço, frequências e razão social;
    • Escolha de locais para repetidoras;
    • Escolha de freqüências para operação;
    • Teste de viabilidade e propagação;
    • Renovação do prazo de validade das licenças de funcionamento;
    • Defesa para Auto de Infração;
    • Acompanhamento da fiscalização da ANATEL;
    • Homologação de equipamentos de radiocomunicação;
    • Instalação e manutenção dos equipamentos das estações
    repetidoras, fixas, móveis e portáteis;
    • Orientações sobre o uso dos equipamentos.
    PROJETOS• SERVIÇO LIMITADO PRIVADO (SLP)
    • SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (SCM)
    • SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO (SME)
    • SERVIÇO DE RADIOCHAMADA
    • SERVIÇO DE RADIOTAXI
    • SERVIÇO LIMITADO DE ESTAÇÕES ITINERANTES
    • SERVIÇO DE USO TEMPORÁRIO DO ESPECTRO
    • SERVIÇO ESPECIAL DE SUPERVISÃO E CONTROLE
    • SERVIÇO ESPECIAL PARA FINS CIENTÍFICOS OU EXPERIMENTAIS
    • SERVIÇOS ESPECIAIS
    • DEMAIS SERVIÇOS DE RADIOCOMUNICAÇÃO
    • RADIODIFUSÃO SONORA EM FM – FREQUÊNCIA MODULADA
    • RADIODIFUSÃO SONORA EM OM – ONDAS MÉDIAS
    • SERVIÇOS AUXILIARES
    • RADIODIFUSÃO EM SONS E IMAGENS – TV
    • REPETIÇÃO E RETRANSMISSÃO DE TV
    • DEMAIS SERVIÇOS







    Uma coisa me assustou depois que eu assisti a esse video:



    Então eu vou ter mesmo que pagar um salario para um engenheiro todo mês ?

    Quer dizer que além de pagar as LP's , ADSL , impostos , tenho que pagar também para um engenheiro que vai apenas fazer um unico projeto pra min ?

    Alguém pode me confirmar ?

  6. #6
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Huun, quase 5 mil reais.. O.o

  7. #7

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    Huun, quase 5 mil reais.. O.o

    O que seria esses "quase" 5.000 reais ??

    Salario do engenheiro ?

    É um valor pago mensal mesmo (salario) , ou é um valor pago uma vez na vida?

  8. #8
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    TAXAS DA ANATEL:
    PPDESS – R$ 400,00 (taxa única por prazo indeterminado). A ANATEL encaminha o BOLETO diretamente para o seu endereço e você mesmo faz o pagamento. A Willbug ou Alextel não recebem valores de taxas da ANATEL. Esta taxa é paga uma única vez. Tem o prazo de validade indeterminado.
    TFI –Taxa de Fiscalização de Instalação – R$ 1.340,80 – Taxa com validade para 10 anos.
    TFF –Taxa de Fiscalização do Funcionamento – 33% da TFI – R$ 442,46 – É uma taxa anual, com vencimento no dia 31 de março de cada ano.
    FUNTTEL - 0,5% - É uma contribuição mensal – Calculada sobre a Receita Operacional Bruta, decorrente da prestação de serviços de telecomunicações, deduzindo as vendas canceladas, descontos e as contribuições de ICMS, PIS e CONFINS e outros.
    RESUMO DAS SUAS DESPESAS ATÉ OBTER A LICENÇA
    R$ 3.000,00 com a ALEXTEL (Assessoria, projeto, ART, acompanhamento, até entregar a sua licença própria de funcionamento)
    R$ 400,00 com a parcela única da TAXA PPDESS da ANATEL (válida por prazo indeterminado)
    R$ 1.340,80 com a TAXA TFI (para retirar a licença, válida por 10 anos)

    TOTAL: R$ 4.740,80 (em aproximadamente 04 meses)

    Isso ai, Quase 5 mil
    Ai amigão, vc não tem nenhum conhecido q tenha provedor tbm não? junta vc e outro e pra tirar a licença... Aqui eu conheço gnt que compartilha a mesma licença, tem outros provedores q cobram uma taxa para ceder sua scm

  9. #9

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    ola amigo boa tarde gostaria de le mostra uma novidade em rede Gigabit cabeada para provedores esta aqui o video
    o sistema usa a penas uma fonte para alimentação da rede não necessita de Poe reverso para casa do cliente tonado a sim a rede bem mais fácil a instalação e barata só precisa de um Switch e um PD no poste e mais nada Também fabricamos Réguas Poe Gigabit



  10. #10

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Prezados Senhores,


    Sou Engenheiro e trabalho com projetos SCM, gostaria de saber se algúem tem interesse tirar a licença ANATEL?

    Por favor entre em contato através de WhatsApp, (11) 9.5386.0365.

  11. #11

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Lendo para me aprofundar mais sobre licença SCM, que por sinal muito bom o tópico. Parabéns.

    Encontrei vários links que dizem que foi aprovado dia 22 de junho a dispensa para pequenos provedores (até 5mil usários). Mas que os mesmos ainda devem seguir os procedimentos e normas determinada pela ANATEL.

    Alguém já conseguiu solicitar a dispensa ou em termos práticos, essa mudança faz mesmo diferença?

    https://www.baguete.com.br/noticias/...nos-provedores

    http://www.anatel.gov.br/Portal/docu..._teia/1897.pdf

  12. #12

    Padrão Re: Procedimento e valores para aquisição de licença scm -

    Na prática pelo que ja foi divulgado, não muda muita coisa. Vc vai economizar os 400,00 da licença e 1300 e poucos das taxas de licenciamento da estação e metade desse valor anualmente. Além do fato que agora vai sair a licença na hora, só apresentando a documentação de registro de empresa, CNPJ e CNAE corretos da atividade. Nessa modalidade vc não fica desobrigado do licenciamento com o CREA, mas pode começar as atividades sem o mesmo, só que se forem te fiscalizar nessa questão, tomará multa e pode ter as portas fechadas. Ainda fica obrigatório o pagamento de todos impostos, envio de relatório SICI pra Anatel e todas outras obrigações já existentes. Todos seus equipamentos devem ser homologados pela Anatel tb. Ou seja, não tem tanta diferença, as obrigaçoes são as mesmas. Com credenciamento ao inves da SCM vc ainda nao tera direito de participar de licitações nem de usar radio licenciado e ainda poderá, dependendo da CIA Energética, ter liberação de uso de postes negada.