+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto OiWifi

    Boa Tarde...

    Gostaria de montar um projeto parecido com o oi Wifi para que não haja a necessidade do cliente usar Kit.
    Para gerenciamento de usuários e transações com cartão de credito ( para comprar pacote e liberar automaticamente ) achei esse servidor CLIQUE AQUI.

    Tenho dúvidas quanto a necessidade de antenas de qual utilizar...
    Lembrando que quero usar um raio de até 2,5km de onde esta a torre.
    Se precisar de roteadores adicionais quais usar?
    Vi alguns case de se usar antenas omnidirecionais de 25dbi e clientes que conseguiram usar até 500m sem precisar de kit... porém quero que vá mais longe...


    Alguém poderia ajudar?


    Att.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto OiWifi

    Não vejo como ser rentável...
    O projeto da Oi é um pouco diferente....
    O cliente compra a assinatura e junto um Access Point comum configurado para integrar a assinatura do cliente com um ambiente wi fi tradicional, com pequena cobertura...

    A proposta da OI é que seus assinantes móveis utilizem estes hotspots que eles querem transformar em milhares, para suprir a deficiencia do 3G em diversas situações. Ou seja, quem vai utilizar o hotspot instalado é o cliente OI móvel. Não sei se o local onde está o hotspot, o dono da assinatura tem alguma vantagem, mas deve ter.

    Já este sistema da LigWay é para instalar também em áreas comerciais densamente frequentadas, onde o responsável pela instalação vai vender planos por tempo limitado, tipo 30 minutos... mas sempre dentro de áreas muito pequenas, pois wifi não tem como dar cobertura ampla para notebooks

  3. #3

    Padrão Re: Projeto OiWifi

    A ideia é seguir o modelo que SP esta implantando em algumas praças, porém no modelo da oi com pacote de minutos ou dias.
    E claro com uma area maior...
    Quero focar em faculdades onde não disponibilizam link que funcione e onde voce consegue segurar o cliente por pelo menos 4 anos que é o tempo do curso dele

  4. #4

    Padrão Re: Projeto OiWifi

    Citação Postado originalmente por falqueto Ver Post
    A ideia é seguir o modelo que SP esta implantando em algumas praças, porém no modelo da oi com pacote de minutos ou dias.
    E claro com uma area maior...
    Quero focar em faculdades onde não disponibilizam link que funcione e onde voce consegue segurar o cliente por pelo menos 4 anos que é o tempo do curso dele

    Isso que vc quer fazer é possivel mas para celulas de wifi, querer usar torre é tiro no pé, pois o sinal espalha e degrada.

    Vc tem que usar varios pontos de acesso, espalhados, e interligalos.

    Outra coisa que precisa de verificar para nao usar omini de alto dbi, pois isso da péssima qualidade, sinal vai bufar mais qualidade vai ser 0.

    Para o pessoal te ajudar melhor, tira um print do google earth da area que vc quer cobrir e de onde vc tem o link.

    Att

  5. #5

    Padrão Re: Projeto OiWifi

    Vamos lá são dois cases a ser estudado.

    Case 1

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vT8AXYb.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	97,6 KB
ID:      	50707

    Nesse caso o Provedor irá me repassar o link ( rádio + licença ), esse link irá até meu servidor, e dele o intuito é ir até a faculdade.
    Do servidor até a faculdade a visada é limpa, talvez consiga por alguns ap la dentro da faculdade sem dificuldade.
    Claro se possível atender a toda a demanda do trajeto até a faculdade, mas sempre no estilo de oi wifi sem kit cliente.


    Case 2


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         JHEXpXf.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	50708


    Iria receber um link a radio também mas a tendencia seria fornecer ao bairro destacado...
    São casas do projeto Minha Casa minha vida da caixa...
    Casas de 1 andar sem prédio por perto visada limpa para o bairro todo. sem contar que é plano.


    Sei que posso gastar 29387295783456 de dinheiro...
    Mas quero saber se funciona oque quero... e quais equipamentos posso estar usando...



    Att.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto OiWifi

    Citação Postado originalmente por falqueto Ver Post
    Sei que posso gastar 29387295783456 de dinheiro...
    Mas quero saber se funciona oque quero... e quais equipamentos posso estar usando...

    Att.
    Neste caso, então usa o UniFi AP da Ubiquiti.... Segundo o fabricante dá para colocar um número ilimitado de rádios interligados. E não precisa configurar nada. Eles reconhecem automaticamente a rede e se configuram sozinhos... ( tenho minhas dúvidas...)

    Pois o que você não pode é ter clientes que fiquem a mais de 100, 150 metros de cada AP, senão não rola... principalmente porque os notebook não tem potencia suficiente para enviar de volta, mesmo que esteja recebendo. E daí fica dando uma latencia alta

    Uma coisa que o fabricante não diz quando fala em interligar um número ilimitado é o fato que cada rádio desse tem um limite... e vai dar gargalo em algum lugar.
    Para isso não acontecer precisa projetar várias saídas para o link.

    O sonho de todo provedor é escapar do kit cliente... mas porque não se vê isso na prática? Porque é inviável para o provedor numa área ampla conseguir esta cobertura só para notebook. Já em ambientes mais densamente povoados até que daria mas sempre respeitando distâncias condizentes com os notebook

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por falqueto Ver Post
    Sei que posso gastar 29387295783456 de dinheiro...
    Mas quero saber se funciona oque quero... e quais equipamentos posso estar usando...

    Att.
    Neste caso, então usa o UniFi AP da Ubiquiti.... Segundo o fabricante dá para colocar um número ilimitado de rádios interligados. E não precisa configurar nada. Eles reconhecem automaticamente a rede e se configuram sozinhos... ( tenho minhas dúvidas...)

    Pois o que você não pode é ter clientes que fiquem a mais de 100, 150 metros de cada AP, senão não rola... principalmente porque os notebook não tem potencia suficiente para enviar de volta, mesmo que esteja recebendo. E daí fica dando uma latencia alta

    Uma coisa que o fabricante não diz quando fala em interligar um número ilimitado é o fato que cada rádio desse tem um limite... e vai dar gargalo em algum lugar.
    Para isso não acontecer precisa projetar várias saídas para o link.

    O sonho de todo provedor é escapar do kit cliente... mas porque não se vê isso na prática? Porque é inviável para o provedor numa área ampla conseguir esta cobertura só para notebook. Já em ambientes mais densamente povoados até que daria mas sempre respeitando distâncias condizentes com os notebook

  7. #7

    Padrão Re: Projeto OiWifi

    Citação Postado originalmente por falqueto Ver Post
    Vamos lá são dois cases a ser estudado.

    Case 1

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vT8AXYb.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	97,6 KB
ID:      	50707

    Nesse caso o Provedor irá me repassar o link ( rádio + licença ), esse link irá até meu servidor, e dele o intuito é ir até a faculdade.
    Do servidor até a faculdade a visada é limpa, talvez consiga por alguns ap la dentro da faculdade sem dificuldade.
    Claro se possível atender a toda a demanda do trajeto até a faculdade, mas sempre no estilo de oi wifi sem kit cliente.


    Case 2


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         JHEXpXf.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	50708


    Iria receber um link a radio também mas a tendencia seria fornecer ao bairro destacado...
    São casas do projeto Minha Casa minha vida da caixa...
    Casas de 1 andar sem prédio por perto visada limpa para o bairro todo. sem contar que é plano.

    Sei que posso gastar 29387295783456 de dinheiro...
    Mas quero saber se funciona oque quero... e quais equipamentos posso estar usando...

    Att.
    Olha no seu caso vc esta bem perto da Faculdade, e pelas fotos é uma area residencial bem densa, e de quadras longas.
    Na minha humilde opinião vc deveria trabalhar com uma rede cabeada, e dividira ela em blocos de no maximo 4x4 quadras, com um link (5.8 ou fibra) e uma alimentação eletrica no centro, e ai nos proprios postes coloca o wifi, ai nesse caso vc coloca uma rb com minipci e omini, fazendo dhcp no wifi e autenticação hotspot ou pppoe, usando radius, não esquece tem que ter registro do cliente, login logout, endereço, e todos os dados.

    Aqui eu estou fazendo isso, e como a verba ta curta p/ colocar rb+cartao+omini, to colocando aps comuns, mas apenas para meu uso e para monitorar através de ping.

  8. #8

    Lightbulb Re: Projeto OiWifi

    Um Amigo meu teve uma ideia parecida com a sua e pois em pratica ele até me perguntou se daria certo dai fui falar de muitas coisas que poderia fazer o projeto não da certo e ele disse como mora em um interior pequeno não tinha problema dai deixei ele fazer.

    Vamos lá o que ele fez:

    Ligou um Roteador em um poste na casa dele a a cada 3 ou 4 postes ele colocava outro roteador em uma caixa usando ominis de 9db todos os roteadores estavam em WDS e ele fez isso em 10 ruas e esta lá funcionando perfeitamente. se você andar por qual quer uma dessas ruas você consegue navegar na rede dele.

    Agora vamos lá

    ele fez a coisa meio que de toda forma fez gatos nos postes pra pegar energia elétrica, ele não paga a locação dos postes onde estão os roteadores e entre outras coisas que ele não podia fazer mais não vem ao caso.

    A ideia é muito boa funciona (Não tem muita qualidade) mais tem muitaaaaaaaaaaa coisa envolvida.