Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém já testou esta configuração?

    Lembrando que é para atender zona rural com poucos clientes porem com longas distâncias e baixo tráfego nos clientes, no máximo 512k
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Pop 5.8.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	28,7 KB
ID:      	50850
    Sei que vai sobrar uma polarização, ou trocar por uma 1X1.
    JMayer

  2. #2

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    A questão principal não é os painéis e sim o uso do divisor de potência, porque se usar ommini o rendimento vai ser menor devido ao ganho, como terei 4 painéis também posso abusar da potência da rb metal. Não posso usar um rádio por painéis vai ser desperdício também, pois como falei é pra atender poucos clientes.
    JMayer

  3. #3

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Hoje com tanta coisa boa e barata e fazer isso amigo, é como dar um tiro no pé

  4. #4

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Hoje com tanta coisa boa e barata e fazer isso amigo, é como dar um tiro no pé
    Por gentileza me indique qual a solução você teria.
    Jmayer.

  5. #5

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Olha eu ja tentei isso e deu uma grande merda.

    Vc terá muita perda nos conectores N e no cabo rgc 213, esse divisor de 1\4 ele para outros tipos de radio transmissão como repetidoras de tv, de radio ht, e outras, para o serviço de internet isso cria uma zinca.

    Se quer distancia e poucos clientes, e esta na area rural trabalhe com 2.4 mesmo, afinal não tem poluição e vc pode passar até 3 megas de link para cliente, claro considerando que seriam poucos clientes.

    Ou então se mesmo assim quer gastar com 5.8, tem a St-com que esta com equipamentos bons, e com preço acessivel.
    painel
    http://stcom.ind.br/wireless_antenas...TC-1558-S.html

    raido + painel
    http://stcom.ind.br/wireless_antenas...-1558-SRI.html

    Cpe
    http://stcom.ind.br/wireless_CPE_ant...958-200mW.html

    mas funciona com airgrid nos clientes.

    att

  6. #6

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Caro Arthur, hoje já tenho pops com Bullet M5/Groove com ommini 10/12 dbi o problema é o ganho que é pouco, atendo no máximo 5 ou 6 km com airgrid 27dbi, mas preciso atender clientes com 10km, fui bem suscinto que é pra atendimento rural, onde aqui na minha região você percorre 10km e ainda tá na mesma propriedade. nos mesmos pops tenho 2.4, mas ficamos limitados â distância. nesses pops muitas vezes não ultrapassa 10 clientes com banda entre 256k e 512k. Pop pra zona urbana é outra história.
    Edmar, obrigado pelas informações, era isso que esperava, experiência, por isso da expressão "testou", porque na teoria é uma coisa, na prática é outra coisa.
    JMayer.

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    Caro Arthur, hoje já tenho pops com Bullet M5/Groove com ommini 10/12 dbi o problema é o ganho que é pouco, atendo no máximo 5 ou 6 km com airgrid 27dbi, mas preciso atender clientes com 10km, fui bem suscinto que é pra atendimento rural, onde aqui na minha região você percorre 10km e ainda tá na mesma propriedade. nos mesmos pops tenho 2.4, mas ficamos limitados â distância. nesses pops muitas vezes não ultrapassa 10 clientes com banda entre 256k e 512k. Pop pra zona urbana é outra história.
    Edmar, obrigado pelas informações, era isso que esperava, experiência, por isso da expressão "testou", porque na teoria é uma coisa, na prática é outra coisa.
    JMayer.
    Amigo, também sou do interior, investi em painéis hyperlink 17dbi 120º 2.4, rb433ah com xr2, no início foi bem, mas agora começou os problemas, como eram poucos clientes a serem atendidos não me preocupei em criar um limite mínimo de sinal, como precisava de clientes fui instalando, hoje tenho 6 torres de distribuição pra atender apenas a 35 clientes, imagina a salada que ficou, cada torre com dois painéis, a solução que mais está se adaptando a minha realidade e talvez seja a sua ai é tirar os painéis e colocar omni hyperlink 15dbi com groove. Como vc citou o alcance em 5.8 com omni é pequeno, uma sugestão seria vc colocar os clientes mais distantes em 2.4 com groove e omni hyperlink de 15dbi, aqui consigo atender clientes a 15 km com sinal -69 e airgrid de 20dbi, não é a perfeição mas pra quem está no interior ta bom.

  8. #8

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Amigo na teoria quando usa-se este divisor não tem como dizer quanto de potência vai p cada saída então é algo gambiarra mesmo rs,mas vai de cada um.Na verdade não sei porq existe este divisor nunca vi isso funcionar.
    Mas pelo q diz em seu post imagino q vc quer atender estes clientes com o mínimo de custo,acho q vc vai ter q pensar em outra solução.
    ex:rb433+cartões 52hn+antenas direcionais.
    Tem q ver oq vc tem sobrando q possa ser utilizado.

  9. #9

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Meus amigos, não quero polemizar, mesmo porque nunca testei apesar de já ter várias vezes tido vontade de fazer uma instalação deste tipo.

    A L-Com, antiga Hyperlink é um dos mais conceituados fabricantes de antenas. Falar mal de uma hyperlink é quase que um sacrilégio em quase todas as rodas de provedores...
    Então vem a pergunta: porque eles tem uma solução igual a proposta pelo autor do tópico? http://www.l-com.com/wireless-antenn...-with-splitter

    Na verdade eles tem os 4 painéis na torre com duas opções;
    4 rádios e 4 painéis bem pertinhos.. Logicamente neste caso cada um num canal. A questão da proximidade já é outra coisa a ser discutida. Tenho minhas reservas quanto a distancia ser maior ou menor.

    E esta solução do link que postei... 4 painéis e um só rádio.
    Divisor pode ser gambiarra? até pode, mas será que estes divisores genéricos que encontramos no mercado são realmente divisores eficientes? Hyperlink pelo menos tem pedigree.

    Pode até dar mxxda, mas quantas vezes usamos painéis ja consagrados, dentro de instalações consideradas padrão e também dão mxxda? Será que o mau resultado não poderia ser atribuido a outros fatores?

    Agora um conselho, evita ao máximo este mikrotik metal... isso tem uma instabilidade incrível... vai que voce coloca os 4 painéis com o divisor e começa a dar pau e vai colocar a culpa no divisor...ou nos 4 painéis.
    Este metal é tão ruim que mesmo em instalações simples ele trava do nada, perde a emissão do SSID e até perde o acesso remoto... Ele só é bonitinho,,, mas ordinário. Tenho 4 na gaveta que é o melhor lugar para eles..aguardando uma inspiração para fazer uma escultura tipo arte moderna, hehehe

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    ja que e assim por que não usa bullet com omni mesmo .

  11. #11

    Arrow Re: Alguém testou esta configuração?

    Ou mete logo omnitik.
    Tudo bem que são 8dB nas antenas, mas em 2x2, num MCS11 da vida terá toda a potencia e sensibilidade na outra fonte, não deve chegar nem perto dos 5Km que o jmayer comentou mas pra uso urbano isso resolve bem, isso é o preço de um basestation.

    Quem está na duvida com relação a "divisão" da potencia, o problema nem é necessariamente esse, o problema é um aumento legal do VSWR, e isso terá todas as desvantagens das omni, receberá ruído de todo lado, pacotes espúrios de toda a vizinhança (E que eu saiba esse é a grande vantagem da setorial ou direcional, evitar sinais indesejados muito mais que direcionar o sinal desejado). Não sei se tudo se aplica também a 2,4 e 5GHz, mas em sistemas de 700 a 900MHz a emissão é irregular nas antenas (Como se trata do mesmo campo eletromagnético criado com a mesma intensidade e tempo nas 4 antenas o diagrama de irradiação delas muda, na intersercção os sinais se afetam muuuuuito, se tiver muito pacote trafegando o nível de ruido de fundo sobe (Lembra que ele já tinha subido devido ao VSWR maior), de modo que se obtem 1/4 do SNR que se obteria com apenas 1 painel (Isso em paineis de 700 a 900MHz com CDMA, com uma duzia de sinais tipo -70 a -80dB típico dos equip. dessas frequencias)). Eu tenho divisor sem marca de 4 saídas aqui, é grande (Quase 1 palmo), já perdeu a etiqueta de marca, tem uma atenuação razoavel (Imagino que uns 4 ou 5dB), testei com 4 panelinhas 12dB 60° e o resultado fui ruim, troughput pior que omni 12dB Aquario.

    Tem as omni de slot da EMCTest, R$ 690 pela 18dB 2,4GHz, e R$ 590 por 18,5dB 5GHz:http://www.emctest.com.br/wifi/pdf/L...11-12-2007.pdf
    (Tem tanta homologação quanto Basestation...)
    Se for pra usar omni eu usario isso.


    =======================================
    Edit:
    Alias... acho que valeria o teste de um Rocket M5 em 2 omni de 12 ou 15dB, se com 1x1 com 12dB chega em 6Km, em 2x2 teoricamente chegaria nuns 9Km. Em 2x2 o equipamento emite em tempos diferentes, pacotes diferentes, ele não se atrapalha tanto quanto usando um divisor.

  12. #12

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Rebem, sem falar que antena Slot tem uma grande vantagem de rejeitar muito sinal indesejado. Seria a melhor opção

    Eu só citei o link da L-com porque eles tem esta montagem com 4 paineis e um só rádio... mas nunca usei. É só o prestígio deles...

  13. #13

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Use uma omni com bullet ou groove e nos clientes antes argird;;;

  14. #14

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rebem, sem falar que antena Slot tem uma grande vantagem de rejeitar muito sinal indesejado. Seria a melhor opção

    Eu só citei o link da L-com porque eles tem esta montagem com 4 paineis e um só rádio... mas nunca usei. É só o prestígio deles...
    Sim sim, se a L-com disse que dá pra usar, então dá pra usar. Tenho certeza que isso opera melhor que as omni comuns. O problema fica no desempenho mesmo.

    Eles mesmo afirmam que isso é pra sistemas pequenos, e pra facilitar o aumento futuro (Aumenta interfaces sem precisar trocar antenas), vide:
    http://www.digitalstoreperu.com/porm...4dbi%20120.htm

    Ideal for smaller applications...

    For higher system capacities, the array can be purchased as a individual fed system (each antenna fed individually). The advantages of this type of system includes higher gain than the single fed systems and better isolation of each of the three antennas. Interference from adjoining antennas is reduced thus improving performance.


    Olhando nos foldes de vendas de arrays desse tipo por exemplo da PCTel, fala coisas como "Facilidade de manutenção no radio, permite multiplos azimutes, baixo custo inicial com radios". São "vantagens" de nicho, pra alguns isso é vantagem mas pra boa parte dos provedores com mais de 20 clientes um sistema desse terá desvantagens demais.

    Se é pra ter 4 interfaces um dia, mas inicialmente tem só meia duzia de clientes, parcela um array desse e um Groove em 10x no cartão de crédito e instala, quando estiverem pagos e tiver mais cliente coloca mais interfaces de RF sem mecher nas antenas.

    Eu fiz a bobeira de pegar umas Betel comuns 120°, colocar numa RB433, mas está péssimo, não chega nem aos pés das minhas Hyperlink 90°. SE eu tivesse usado o splitter num bullet ou groove em 3 ou 4 L-com e gasto o valor da RB+3 cartões em antenas melhores, não teria os problemas com as Betel comuns. As antenas foram baratas, mas agora vão pro lixo provavelmente. Um array com divisor é barato, mas não vai pro lixo, é perfeitamente setorizavel com decencia depois.

    Isso pelo visto é mais comum nos Eua e europa porque lá tá cheeeeeio de cidades pequenas. O brasil tem 5 mil cidades com 200 milhões de habitantes, os Eua tem 5x mais população, mas tem 10x mais cidades, e eles tem muito mais megalópoles, ou seja, pra cada cidadezinha brasileira com 5 mil habitantes os Eua tem 10 cidadezinhas com 1000 habitantes, eles tem bem mais demanda por soluções pra pouco cliente pelo visto.

  15. #15

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Eu tinha lido que era para poucos usuários e abrir possibilidade de expansão mais suave... E isto fecha bem com a necessidade do autor do tópico. Ele vai ter poucos usuários mas longas distâncias. E talvez tenha necessidade de ter "tilt" diferente para cada lado.
    Ele vai tirar benefício do ganho de cada painel, e inclinação em separado para cada lado, coisa que na omni não conseguiria para um pouco mais longe.

    Se ele fizer isto, vou ficar curioso em saber o resultado. Como eu disse no início nunca testei. Mas acho também que vai muito melhor do que uma omni.
    Outra coisa que estes Arrays mostram é a proximidade dos paineis... No caso de alimentar com 4 rádios, a prática é afastar o máximo possível um do outro... mas será mesmo que este "pequeno" afastamento vai impedir alguma coisa? Dois metros entre painéis é talvez o máximo que se consiga. Mas nesta distancia a atenuação do lóbulo secundário é praticamente zero.
    Tanto faz 2 metros ou 50 cm. Está para nascer uma antena que tenha uma atenuação tão forte que 1metro para trás já não tenha lóbulo significativo. Nem o multishield da Computech faz isso, apesar de este ser o objetivo do acessório mas não para esta pequena distancia. 100metros sim já começa a aparecer resultados satisfatórios.
    Não seria por isso que as fotos mostram os painéis bem pertos?

  16. #16

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Entre 2m e 20cm entre os paineis (Com radios diferentes, claro) pode não mudar o nível de sinal medido (-20dB, digamos), mas quando estão muito proximos a irradiação de uma afeta a irradiação do outro, devido inclusive a sinal parasita induzido no cabo ou ressonando algum elemento da outra antena.

    Não sei qual o nível disso em sinal baixo tipo 0,1 ou 0,2W, mas em sinais de frequencia mais baixa e com 1 ou 2W o incomodo de uma antena na outra é grande. Na verdade tem aqueles calculos de comprimento de onda pra definir que distancias usar, tipo 47cm, 115cm, 143cm, etc, mas com onda milimetrica (2,4GHz são 125mm, 5,8GHz são 5,1mm) uns 40cm de distancia já significa muitas vezes a largura da onda, quase impossível a estrutura ou outra antena operarem como ressonadores ou refletores.

    Radio feito pra lidar com isso, tipo 802.11n com mimo, ou os modos adaptativos tipo dos Wavion WBS, podem ter bom desempenho, mas no basico 1x1 com equip. sem essa previsão, com tecnologias que não prevejam isso, duvido muito que se consiga grandes coisas. Equipamentos antigos de radio pacotes sofriam horrores com antenas proximas, ao invez de ter coisa tipo 9,6Kbps mal se conseguia 300bps quando tentava multiplas conexões com antenas proximas. O pacote está lá, é legível, mas a etapa de RF entrega muito pacote inválido junto com os válidos, o reconhecimento demora um pouco, o troughput vai pro lixo mesmo com sinal bom e SNR ótimos. Afasta as antenas, o snr e nível de sinal não mudam, mas o troughput melhora 10x.

  17. #17

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Obrigado a todos que se manifestaram com seus excelentes comentários, desculpa retornar somente agora, é que passei o dia justamente no interior, fazendo manutenção nas torres trocando os cabos convencionais por cabo hercules porque aqui as coricacas ou biguá, sei lá o nome certo, são aves que resolveram fazer seu habitat nas torres e estão danificando os cabos.
    Como já possuo as antenas slots 2.4 que estão desativadas por motivo de não serem homologadas e ter rompidos as fitas de vedação, vou reformá-las e fazer uns testes com elas, lá onde vão ficar a tia ana não aparece.
    Lembrando: já utilizo bullet ou groove com antenas omminis tanto em 2.4 como 5.8 como falei a questão é a distãncia, não posso montar pop em tudo que é cerrinho, vocês não fazem idéia do tamanho dos municípios que atendemos, estamos presente em cinco só atendendo interior.
    JMayer

  18. #18

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Atendemos comunidades interioranas onde os usuários, via de regra, não passam de 20. Uma solução que funciona beleza é uma OMNI OIW 15 dbi e um Bullet 2 HP. Para esse cenário é ótima solução. Equipamento robusto, não se afeta com os problemas de energia, comuns no interior, e atende bem as necessidades. Recomento.

  19. #19

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Citação Postado originalmente por Candaten Ver Post
    Atendemos comunidades interioranas onde os usuários, via de regra, não passam de 20. Uma solução que funciona beleza é uma OMNI OIW 15 dbi e um Bullet 2 HP. Para esse cenário é ótima solução. Equipamento robusto, não se afeta com os problemas de energia, comuns no interior, e atende bem as necessidades. Recomento.
    nesse cenário vc atende clientes a quantos quilometros e qual equipamento vc usa nos clientes?

  20. #20

    Padrão Re: Alguém testou esta configuração?

    Amigo, esqueci divisor. vou te dar umas opções, vc vai ver seu custo\beneficio e ver qual melhoe se encaixa!

    1. groove+onmini de 15 da aquario

    2. stx 17dbi 90 graus mikrotik mais não é homologada!

    3. 3 ou 6 nano station de 16 dbi dependendo se quizer fechar 360 graus.

    4. rb433 + 3 mini pci xr2 +paineis setoriais da aquario de 120 graus

    ai vai do seu bolso!

    espero ter ajudado!