Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Sempre quis um roteador que fizesse autenticação no provedor e repassasse ips para meus clientes com o dhcp ativo,sendo assim,a routerboard passa somente um ip válido para o cliente e o rádio dele distribui ips com o seu próprio dhcp.Depois de tanto procurar e pesquisar,encontrei o roteador da Edimax do link a seguir:

    http://www.walmart.com.br/produto/In...Mbps-BR-6228NC

    Segue data sheet do mesmo:

    http://www.edimax.com/images/Image/d..._2012Oct26.pdf

    Já realizei testes em bancada,e até o momento o desempenho foi bacana,deixei o mac dele como estático e realizei o controle de banda com uma "simple queue,funcionou perfeitamente!

    Tradução da função wisp flexível: WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) Modo de Ligação
    Conexão sem fio do seu roteador de banda larga para Access Point de um ISP é possível.Quando o BR-6228nC
    é atribuído para realizar tal tarefa, ele repete o sinal de um provedor de serviços de Internet sem fio para sua casa ou
    escritório, permitindo simultaneamente a ligação de ambas as estações com e sem fio à Internet.

    Espero ter ajudado alguém com a mesma intenção!Boa tarde à todos!

  2. #2

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Muito interecante', sera q funciona bem

  3. #3

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Tenho um roteador TP-Link WR340G que faz o mesmo, disca a conexão PPPoE e faz NAT para a rede interna, todo roteador faz isso, não?
    eu também pensei que todos fazia isso...

  4. #4

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por alfawalker Ver Post
    eu também pensei que todos fazia isso...

    Sempre tentei isso com vários roteadores,Intelbras,Tplink, e por ai vai...Nunca consegui fazer o que este roteador faz,ele não utiliza pppoe para autenticar,ele conecta na rede em modo wisp e já distribui via lan e wireless lan simultaneamente,o que em outros roteadores,no modo wisp,apenas recebem o sinal como cliente e só distribuem via cabo...Segue um print da tela de config:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	1324
Tamanho: 	26,9 KB
ID:      	50945

  5. #5

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Ou eu não entendi o tópico?

    Todo roteador doméstico faz isso.. Configura o rádio que recebe o sinal do provedor como Cliente ISP. E fixa IP do provedor ou em DHCP
    Daí sai um cabo para o roteador interno e entra na WAN. Configura a wireless dele e pronto... coloca outro range de ip que não o do provedor para todos na casa... seja por cabo ou por wireless.

  6. #6

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Sempre tentei isso com vários roteadores,Intelbras,Tplink, e por ai vai...Nunca consegui fazer o que este roteador faz,ele não utiliza pppoe para autenticar,ele conecta na rede em modo wisp e já distribui via lan e wireless lan simultaneamente,o que em outros roteadores,no modo wisp,apenas recebem o sinal como cliente e só distribuem via cabo...Segue um print da tela de config:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	1324
Tamanho: 	26,9 KB
ID:      	50945
    o elsys, oiw, c3tech, intelbras todos fazem isso
    você ta falando do modo ap+cliente alguns não tem essa função mais não recomendo por almentar a latência entre o cliente e o ap na torre. o sinal da wan vem pela wireless por ppoe ou estático ate mesmo dhcp, depois ele distribui por lan e pela wireless também normal isso já tem uns 4 anos que eu vejo isso em routers

  7. #7

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ou eu não entendi o tópico?

    Todo roteador doméstico faz isso.. Configura o rádio que recebe o sinal do provedor como Cliente ISP. E fixa IP do provedor ou em DHCP
    Daí sai um cabo para o roteador interno e entra na WAN. Configura a wireless dele e pronto... coloca outro range de ip que não o do provedor para todos na casa... seja por cabo ou por wireless.
    Justamente neste ponto que queria chegar!!!Este Ap recebe o sinal pela Wlan e repassa para a sua própria "Wan",ou seja,não é necessário outro Ap para passar por cabo em outra "wan".Tudo isso já é feito neste roteador da Edimax...Essa config de wisp é feita na Wan do Edimax,ele faz todo o resto!

  8. #8

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Justamente neste ponto que queria chegar!!!Este Ap recebe o sinal pela Wlan e repassa para a sua própria "Wan",ou seja,não é necessário outro Ap para passar por cabo em outra "wan".Tudo isso já é feito neste roteador da Edimax...Essa config de wisp é feita na Wan do Edimax,ele faz todo o resto!
    Nâo seria a função Repetidor Universal?

  9. #9

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Gustavo, como o 1929 disse, parece que o que você está dizendo e a função de "Repetidor Universal", ou seja, ele recebe o sinal wifi do provedor e repete este sinal em uma nova rede wifi criada pelo roteador, além de também distribuir o sinal por cabo através das portas LAN.
    Se for isso mesmo que entendi, você vai criar um mundo de interferência na sua rede Wifi. O correto mesmo é utilizar 2 roteadores, um pra receber o sinal do seu provedor através da antena que está externa na casa do cliente e outro pra transmitir o sinal wifi dentro da casa do cliente.

  10. #10

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Gustavo, como o 1929 disse, parece que o que você está dizendo e a função de "Repetidor Universal", ou seja, ele recebe o sinal wifi do provedor e repete este sinal em uma nova rede wifi criada pelo roteador, além de também distribuir o sinal por cabo através das portas LAN.
    Se for isso mesmo que entendi, você vai criar um mundo de interferência na sua rede Wifi. O correto mesmo é utilizar 2 roteadores, um pra receber o sinal do seu provedor através da antena que está externa na casa do cliente e outro pra transmitir o sinal wifi dentro da casa do cliente.

    Entendi!Mas nunca consegui fazer isso com Tplink,oiw,Intelbras,etc.Mas a questão de aumentar a latência com mais broadcast é verdade,a melhor opção realmente é deixar cada roteador para sua determinada função,um em modo cliente e outro como ap com rede separada ao do pop.Obrigado pelas respostas,mas o que achei interessante foi essa função wisp contar na configuração de Wan e não como modo de operação wireless.Outra dúvida,onde aumenta o desempenho,no cartão wireless ou na cpu da Rb?

  11. #11

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Sempre tentei isso com vários roteadores,Intelbras,Tplink, e por ai vai...Nunca consegui fazer o que este roteador faz,ele não utiliza pppoe para autenticar,ele conecta na rede em modo wisp e já distribui via lan e wireless lan simultaneamente,o que em outros roteadores,no modo wisp,apenas recebem o sinal como cliente e só distribuem via cabo...Segue um print da tela de config:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	1324
Tamanho: 	26,9 KB
ID:      	50945
    Conforme seu Print a segurança esta desativada, isso não é bom! vc testou com segurança WPA2? se não me engano roteador com função WISP, só funciona segurança WEP, ja ultrapassada.

    Para o cenario que você quer eu indico o AirLive G Duo, pena ele não ser no padrao N, tem dupla função WISP+AP simultaneo nos testes que fiz em clientes aqui passa tranquilo 5mbps

  12. #12

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Olá. Ressuscitando o tópico para trazer um novo entendimento da questão.

    Roteadores convencionais oferecem três opções:
    * Receber do provedor por cabo (pela porta WAN, comumente com conexão PPPOE) e compartilhar pelo WiFi e pelas portas LAN.
    * Receber do provedor por WiFi (também com conexão PPPOE) mas compartilhar apenas pelas portas LAN (necessitando de outro roteador se quiser ter uma rede sem fio particular).
    * Repetir o sinal do WiFi com as LAN em bridge, SEM PPPOE.

    O roteador Edimax citado, pelo menos na descrição do Walmart, parece trazer algo diferente dessas três opções, e que há anos atrás procurei bastante e não encontrei em nenhum roteador. Atualmente, mesmo ainda com poucas opções, já encontrei três modelos da TP-Link (TL-WR743ND, TL-WR843ND [esse não disponível no site brasileiro] e TL-WA5110G) que parecem prometer algo parecido:
    * Receber do provedor por WiFi, conectar com PPPOE e compartilhar não somente pelas portas LAN, como de praxe, mas também pelo próprio WiFi, criando uma segunda função para o mesmo, permitindo ainda configurar seu próprio SSID e senha (tipo "virtual wifi"?) . Não é repetição, já que há uma conexão PPPOE no meio.

    Mesmo que a tradução seja muito ruim e em algumas vezes pareça que não diz nada, vejamos a definição do site, com destaque ao que fala que ele executa funções simultâneas (ao que tudo indica, se referindo ao WiFi):
    Modo AP Client Router - WISP Client
    O TL-WR743ND da TP-LINK foi desenvolvido tanto para ser configurado no modo AP Client Router como no modo padrão para suportar uma conexão WISP. Quando ele funciona como um dispositivo WISP para acessar a Internet, computadores locais podem se conectar ao TL-WR743ND via wireless ou cabos. O verdadeiro valor do TL-WR743ND é que ele executa simultaneamente as funções de um modem roteador convencional e um ponto de acesso normal!
    O WR843ND tem até uma chave no fundo para escolher se você quer utilizá-lo como "roteador" ou "wisp" (acredito que o primeiro seja o modo convencional da maioria dos aparelhos).

    O WA5110G oferece uma definição diferente, mas também não tão clara:
    Múltiplos Modos de Operação
    O TL-WA5110G oferece três modos de operação para que múltiplos usuários acessem a Internet: Roteador Cliente AP, Roteador AP e AP. Em modo roteador cliente AP, ele funciona como um CPE WISP. Em modo roteador AP, ele pode acessar a Internet através de ADSL / Cable Modem. No modo AP ele pode trabalhar em vários modos, tais como Ponto de Acesso / Cliente / WDS Bridge / Repetidor.
    Tentando entender, me arrisco a dizer que: AP = WiFi sem roteamento; Roteador AP = modo convencional, da maioria dos roteadores; Roteador Cliente AP = esse é modo diferencial que estou tentando apresentar, no qual o WiFi atua como Cliente e como AP com roteamento, simultaneamente, presumindo existir uma conexão PPPOE e um DHCP entre as duas funções executadas pelo WiFI ("Cliente WISP" e "Roteador AP").

    No caso, a descrição do Edmax (e talvez seu funcionamento) peca por falar de repetição, numa tradução inegavelmente mal feita (mas no original em inglês também fala de repetição):
    WISP flexível (Wireless Internet Service Provider) Modo de ConexãoConexão sem fio do seu roteador de banda larga a um ponto de acesso ISP' S também é possível. Quando a BR-6228nC é atribuído para executar tal tarefa, ele repete o sinal de um provedor de Internet sem fios Serviço para sua casa ou escritório, ao mesmo tempo permitindo à conexão de ambas as estações cabeadas e sem fio à Internet.
    Esse pecado é porque se o que ele fizer for mera repetição, nada o distingue dos demais. E se for mera repetição, não dá pra fazer o que a própria descrição promete, pois se ele repete o sinal do provedor, então cada uma das estações de trabalho necessitaria ter uma conexão PPPOE (a menos que essa não seja a forma de autenticação utilizada).

    Mas o manual dele aparentemente o salva, confirmando seu diferencial, na página 73, falando sobre os modos do Wireless:
    b. Station-Infrastructure: This broadband router acts as both wireless communication client and server - connects to another wireless access point as client, and serves other wireless clients as server
    Finalmente, parece que o Edimax BR-6228NC tem sim um diferencial da grande maioria dos roteadores, coisa que só encontrei semelhança nesses três TP-link citados. Ainda não tive a oportunidade nem a necessidade de testar/usar nenhum deles, visto que quando precisei a tecnologia não existia. Hoje não preciso mais.

  13. #13

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Hahaha. Legal ter este tópico ressuscitado. Na época que eu o testei,ele realmente conectou no pop como cliente wisp,entretanto,vc utiliza um ssid diferente do pop,e distribui com dhcp ativado. Atualmente utilizo ele só como cliente e deixo um tplink wr740n discar uma conexão pppoe e autenticar para navegar.Com a autenticação pppoe no edimax não funcionou de jeito nenhum,então, deixo a wan dele como dynamic e autentico em outro ap.Está funcionando bem!

  14. #14

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Então no fim ele prometeu, mas não cumpriu totalmente, rsrs.

    Esqueci de dizer, a TP-Link também tem umas CPEs que estão na mesma seção de "WISP" dos roteadores e aparentemente possuem função semelhante: http://www.tp-link.com.br/products/?categoryid=1246.

  15. #15

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    @ibraim , você está se referindo a utilizar a funçao repetidor utilizando só um equipamento, no caso o rádio colocado externamente para receber o sinal do provedor?
    Tem vários equipamentos que fazem isso. Alguns como você disse, com o mesmo SSID que recebe no rádio externo mas outros tem a função repetidor que permite criar um novo SSID, como o SmartLan. Já usamos isso faz tempo, mas não gosto muito, só em último caso pois aparece no registration duas entradas para o mesmo cliente.

    O OIW por exemplo ao ativar a função o SSID se não me engano precisa ser o mesmo.
    Outra coisa, eles vão repetir no mesmo canal, eu não sei se isso não poderá criar uma fonte de interferência para o próprio rádio.

    Não sei não se este Edimax que você citou é muito diferente. Não achei no datasheet dele qual o chipset utilizado, mas creio que é o mesmo utilizado no SmartLan, 0 RTL 8196.

  16. #16

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Oi, 1929!

    Já vi os roteadores que repetem usando outro SSID, mas não, não estou falando da função de repetidor (eu acho...). Como eu disse, adicione uma autenticação WAN no meio das duas funções executadas simultaneamente pelo WiFi ("cliente" e "ap") numa situação de repetição. É disso que aparentemente trata os roteadores que falei (mais uma vez, não testei nenhum deles). A repetição acho que não tem isso. Mesmo podendo configurar um SSID só seu, não aceita configurar autenticação WAN (por exemplo: PPPOE).

    Estou errado?

    Ainda não configurei nenhum repetidor. Nunca precisei usar. Quando tentei há anos atrás, só por curiosidade, com marcas diferentes, não deu muito certo, rsrs. Sei que hoje está mais fácil, principalmente com roteadores da mesma marca.

  17. #17

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Citação Postado originalmente por ibraim Ver Post
    Oi, 1929!

    Já vi os roteadores que repetem usando outro SSID, mas não, não estou falando da função de repetidor (eu acho...). Como eu disse, adicione uma autenticação WAN no meio das duas funções executadas simultaneamente pelo WiFi ("cliente" e "ap") numa situação de repetição. É disso que aparentemente trata os roteadores que falei (mais uma vez, não testei nenhum deles). A repetição acho que não tem isso. Mesmo podendo configurar um SSID só seu, não aceita configurar autenticação WAN (por exemplo: PPPOE).

    Estou errado?

    Ainda não configurei nenhum repetidor. Nunca precisei usar. Quando tentei há anos atrás, só por curiosidade, com marcas diferentes, não deu muito certo, rsrs. Sei que hoje está mais fácil, principalmente com roteadores da mesma marca.
    Nós quando utilizamos PPPoe fazemos a autenticação na CPE.
    No caso que você propõe, seria para dois ou mais usuários autenticarem independentemente, seja pela lan ou seja pelo wireless?
    Pois no primeiro caso que citei, com autenticação na CPE , fica transparente para quem estiver abaixo dela. Todos vão conectar com uma só autenticação.
    Se queremos que dois ou mais clientes conectem com logins diferentes, então deixaríamos a CPE em bridge mas daí teríamos que colocar outro roteador intermediário. Acho que é isso que você gostaria de fazer mas com um só equipamento, não? E sem colocar um discador na máquina do cliente.

    No caso do Edimax, pelo que li no datasheet, ele também não vai fazer esta autenticação como você quer. Pelo que entendi ele tem a função cliente ISP como muitos outros roteadores wireless.

  18. #18

    Padrão Re: Roteador com função WISP Flexível (Wireless Internet Service Provider) EXCELENTE!!!

    Não, ainda não chegou no ponto em que eu quero chegar (mas também não precisamos chegar lá mesmo, rsrs). De qualquer forma, vou tentar ir no seu exemplo, aproveitando ter utilizado as CPEs: a função que tem nos roteadores Tp-link que eu trouxe e que aparentemente teria também no Edimax citado seria de, no seu exemplo, a própria CPE auntenticar a PPPOE e ela mesma atuar como AP. Claro que numa CPE isso ficaria bizarro, pois a rede wireless seria jogada pra fora de casa, mas usei apenas como exemplo prático para que você entenda o que eu acredito ser o diferencial desses tais roteadores, pelo menos os Tp-link. Infelizmente na prática eu não sei se eles serviriam bem, pois receber com qualidade o sinal do provedor apenas com uma antena interna seria uma proeza. De qualquer forma este é o foco do tópico: roteadores que apresentam essa função dupla do wireless, receber e jogar, como se fosse uma rede virtual. Parece-se até com aqueles roteadores que permitem configurar mais de uma rede sem fio, com SSID e senhas diferentes, mas no mesmo modo (roteador ap) só que nesse caso as duas funções sem fio estariam em modos diferentes (uma cliente, outra roteador ap).

    Espero que tenha conseguido ser claro.

  19. #19

    Padrão

    Todo Roteador Realmente faz isso, mas com a conexão cabeada, não com a sem fio.
    Seria como se existisse duas interfaces wireless, uma fazendo o papel de WAN como estamos acostumados (dhcp cliente, estático, pppoe, bridge ,etc) e a outra como WLAN normalmente.