Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    No caso, quando você tá criando a vlan, você seleciona a interface que sai p/ o rádio que manda sinal p/ os clientes. Ou se for um enlace (que é o exemplo que citei), você seleciona a ether correspondente a saida.

    No caso do Bullet 2, em Network você alterou a opção: Configuration Mode, p/ Advanced ?

    Abraço.

    no caso quando voce diz que é a interface que sai para o rádio, num rocket m5 modo AP (vai mandar sinal para os clientes) é a interface WLAN, certo?

  2. #22

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    no caso quando voce diz que é a interface que sai para o rádio, num rocket m5 modo AP (vai mandar sinal para os clientes) é a interface WLAN, certo?
    Exemplo:
    Concentrador mikrotik
    ether1---->saida rocket M5

    Dai, lá na vlan, você seleciona a ether1, que é correspondente à aquele rocket.

    Qualquer coisa, me adiciona aí no skype
    skype: fcmanutencao

  3. #23

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    talvez fique claro para mais alguém..... exemplo da rede.
    tenho um cabo de rede que sai da ether2 da routerboard, sobe para a torre e manda para a outra torre....
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama da rede - exemplo2.jpg
Visualizações:	276
Tamanho: 	33,4 KB
ID:      	51028
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama da rede - exemplo.jpg
Visualizações:	95
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	51027  

  4. #24

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    talvez fique claro para mais alguém..... exemplo da rede.
    tenho um cabo de rede que sai da ether2 da routerboard, sobe para a torre e manda para a outra torre....
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama da rede - exemplo2.jpg
Visualizações:	276
Tamanho: 	33,4 KB
ID:      	51028
    Nos Enlaces não precisa configurar nada! Nas antenas AP's, faz conforme o print que anexei na resposta.

    Porque o DHCP, você usa hotspot ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print Vlan UBNT.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	51030  

  5. #25

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Nos Enlaces não precisa configurar nada!

    Porque o DHCP, você usa hotspot ?

    atualmente entrego o ip por dhcp, cadastro as leases no mikrotik, não tem pppoe nem hotspot.

  6. #26

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    atualmente entrego o ip por dhcp, cadastro as leases no mikrotik, não tem pppoe nem hotspot.
    Entendi.

  7. #27

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Entendi.

    A idéia seria, cada painel ter 1 rede, isolar os clientes por rede e também ativar a isolação de clientes no rádio. Creio que fazendo isto, já melhore a rede, por ela estar toda em bridge.

  8. #28

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    A idéia seria, cada painel ter 1 rede, isolar os clientes por rede e também ativar a isolação de clientes no rádio. Creio que fazendo isto, já melhore a rede, por ela estar toda em bridge.
    É uma boa ideia. Isolando nos rádios UBNT, já ajuda p/ os clientes não se enxergarem. Dai as Vlan's vão setorizar sua rede, tipo base1 isolada da base2, e por aí vai.

    E c/ as Vlan's você vai ter uma noção melhor de quantos usuários tem em cada base, quanto de trafego cada base consome...

    Sem falar que vai evitar que um loop numa base se espalhe p/ as outras.

    Obs.: quando for criar os dhcp server, em interface, seleciona a Vlan.

    Abraço.

  9. #29

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    É uma boa ideia. Isolando nos rádios UBNT, já ajuda p/ os clientes não se enxergarem. Dai as Vlan's vão setorizar sua rede, tipo base1 isolada da base2, e por aí vai.

    E c/ as Vlan's você vai ter uma noção melhor de quantos usuários tem em cada base, quanto de trafego cada base consome...

    Sem falar que vai evitar que um loop numa base se espalhe p/ as outras.

    Obs.: quando for criar os dhcp server, em interface, seleciona a Vlan.

    Abraço.

    quanto a isso já está feito, 4 dhcp server, 1 em cada vlan criada. como mostra a imagem. meu unico problema ainda é nos rádios, que não consegui fazer funcionar.

  10. #30

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    quanto a isso já está feito, 4 dhcp server, 1 em cada vlan criada. como mostra a imagem. meu unico problema ainda é nos rádios, que não consegui fazer funcionar.
    Mesmo c/ o print que postei ainda não deu certo ?

  11. #31

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Mesmo c/ o print que postei ainda não deu certo ?

    pior que não, vou realizar + uns testes hoje a noite, com mais tempo, qualquer dúvida volto a postar

  12. #32

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Blz, qualquer coisa tamos ai, abraço.

  13. #33

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    pior que não, vou realizar + uns testes hoje a noite, com mais tempo, qualquer dúvida volto a postar
    Olá Rafael,

    se quiser posso te ajudar como ajudei o Fabiano,
    me add no skp: fklabunde, acesso o team viewer e dou uma olhada, depois de pronto você entra e posta o resultado aqui para compartilhar com todos.


  14. #34

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Olá Rafael,

    se quiser posso te ajudar como ajudei o Fabiano,
    me add no skp: fklabunde, acesso o team viewer e dou uma olhada, depois de pronto você entra e posta o resultado aqui para compartilhar com todos.

    Isso aí. Rafael, esse é o cara que eu tinha falado, é fera nas Vlan's, pode confiar de boa.
    Abraço Fernando.

  15. #35

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Olá Rafael,

    se quiser posso te ajudar como ajudei o Fabiano,
    me add no skp: fklabunde, acesso o team viewer e dou uma olhada, depois de pronto você entra e posta o resultado aqui para compartilhar com todos.

    opa, blz klabundee, se der um tempinho hoje, vou trabalhar nisso, amanha tenho que viajar 980km, to meio na correria, mas mesmo assim, obrigado. se não der para fazer hoje, quarta feira estou de volta.. abraços!

  16. #36

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    As VLAN's aqui estão funcionando... Porém encontrei um problema para transporte de xDSL com autenticação. Se em um dos escritórios conectam ao xDSL no outro não vai. Mas se coloco o link dedicado em qualquer porta, ou seja, qualquer vlan funciona normalmente.
    Alguém sabe o que pode estar impedindo o funcionamento do discador? O equipamento do escritório 2 é que não passa a discagem. Fiz as mesmas configurações em uma RB1200 para descartar problemas no equipamento e também não passou.

    MTU igual em todos os equipamentos, setados pelo sistema na hora de foram feitas as VLAN's.
    MTU: 1500
    L2: 1598

    Vou postar as configurações abaixo novamente e alteradas:

  17. #37

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    VLAN ESCRITÓRIO 1 - MIKROTIK Devices RB2011iL-IN

    interface vlan add name=vlandsl102 vlan-id=102 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl103 vlan-id=103 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl104 vlan-id=104 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl105 vlan-id=105 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl106 vlan-id=106 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl107 vlan-id=107 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl108 vlan-id=108 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl109 vlan-id=109 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl110 vlan-id=110 interface=ether1 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl102 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl103 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl104 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl105 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl106 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl107 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl108 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl109 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl110 disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl102" bridge="Bridgevlandsl102" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether2" bridge="Bridgevlandsl102" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl103" bridge="Bridgevlandsl103" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether3" bridge="Bridgevlandsl103" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl104" bridge="Bridgevlandsl104" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether4" bridge="Bridgevlandsl104" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl105" bridge="Bridgevlandsl105" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether5" bridge="Bridgevlandsl105" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl106" bridge="Bridgevlandsl106" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether6" bridge="Bridgevlandsl106" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl107" bridge="Bridgevlandsl107" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether7" bridge="Bridgevlandsl107" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl108" bridge="Bridgevlandsl108" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether8" bridge="Bridgevlandsl108" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl109" bridge="Bridgevlandsl109" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether9" bridge="Bridgevlandsl109" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl110" bridge="Bridgevlandsl110" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether10" bridge="Bridgevlandsl110" disabled=no

    - - - Atualizado - - -

    VLAN ESCRITÓRIO 2 - MIKROTIK Devices RB2011UiAS-RM

    interface vlan add name=vlandsl112 vlan-id=112 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl113 vlan-id=113 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl114 vlan-id=114 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl115 vlan-id=115 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl116 vlan-id=116 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl117 vlan-id=117 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl118 vlan-id=118 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl119 vlan-id=119 interface=ether1 disabled=no
    interface vlan add name=vlandsl120 vlan-id=120 interface=ether1 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl112 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl113 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl114 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl115 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl116 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl117 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl118 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl119 disabled=no
    interface bridge add name=Bridgevlandsl120 disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl112" bridge="Bridgevlandsl112" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether2" bridge="Bridgevlandsl112" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl113" bridge="Bridgevlandsl113" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether3" bridge="Bridgevlandsl113" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl114" bridge="Bridgevlandsl114" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether4" bridge="Bridgevlandsl114" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl115" bridge="Bridgevlandsl115" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether5" bridge="Bridgevlandsl115" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl116" bridge="Bridgevlandsl116" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether6" bridge="Bridgevlandsl116" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl117" bridge="Bridgevlandsl117" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether7" bridge="Bridgevlandsl117" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl118" bridge="Bridgevlandsl118" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether8" bridge="Bridgevlandsl118" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl119" bridge="Bridgevlandsl119" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether9" bridge="Bridgevlandsl119" disabled=no
    interface bridge port add interface="vlandsl120" bridge="Bridgevlandsl120" disabled=no
    interface bridge port add interface="ether10" bridge="Bridgevlandsl120" disabled=no

  18. #38

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    (neste caso eu crio um servidor dhcp para cada vlan, até aqui tudo certo....)
    Não é servidor dhcp! Aqui você precisa criar um servidor PPPOE p/ os clientes autenticarem.

    /interface pppoe-server server
    add authentication=pap,chap default-profile=profile1_pppoe disabled=no \
    interface="vlan - AP3" keepalive-timeout=30 max-mru=1492 max-mtu=1500 \
    one-session-per-host=yes service-name=service1_pppoe

    (os rádios do ponto a ponto, deixo como está, ap-wds e client-wds?, se for sim, então todos os rádios vão ter q ficar com o wds ativado.)
    Sim, todos os rádios em WDS, inclusive os que mandam sinal p/ os clientes.

    (quando adicionar no rádio a vlan, no caso vai ser na interface wlan?, pois meus clientes se conectaram por ela.)
    Veja o print em anexo!Anexo 50988
    Fabiano, efetuei as configurações de acordo e funcionou perfeitamente. cada cliente se loga nas vlans direitinho. O problema é... de dentro do concentrador eu consigo pingar os paineis com rocket, mas de fora (CMD) eu não consigo. como faço para ter acesso aos rocketsM5 no caso de uma outro configuração, troca de canal etc?

    vc se deparou com essa situação, pode me ajudar?

  19. #39

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    @arthursena_ cara aqui do meu note acesso todos as antenas da rede, e de fora (externo) também acesso. Se o seu pppoe-server estiver apontando na porta (sem bridge), adiciona um IP da mesma faixa das antenas no seu concentrador, ip>address. Uma vez, antes de eu subir OSPF, eu precisei fazer um NAT p/ a faixa de IPs das minhas antenas. Abraço.

  20. #40

    Padrão Re: Configurando VLAN's - Dúvidas

    Eu também uso OSPF aqui.
    Me diz uma coisa, vc publicou no OSPF em network todas as faixas de suas antenas?