Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Combinação para passar de100 a 200mb

    Pessoal, bom dia, Ja fiz varias pesquisas e alguns post's (todos aqui) onde descrevia que iria fechar um enlace de 30km+/- e cheguei a conclusão que a melhor combinação a utilizar no caso seria um AlgCom 5.8 de dupla com 0,9 de diametro + RB912. A soma das duas duplas vai sair na casa dos 4000,00. Olhando daqui e fuçando dali vi varia opiniões controversas sobre a capacidade de tráfego, uns dizem que passa 50mb full, outros dizem que passa 100mb full, isso considerando dela estar bem alilnhada e configurada. Dai vem minha pergunta, acertado bem os ponteiro da pra passar os 100mb full?? Caso fique muito forçado pra ela, que tipo de aparelhagem me recomendam para conseguir entre 100 e 200mb full que tenha um bom PPS, sem fugir muito do patamar de 4000,00?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    as novas nanobeam nbe-m5-400 tem porta lan /1000 e promete fazer isto por um preço barato ate menor que 4k masssss ai so testando ainda mas nesta distancia .

    http://www.ubnt.com/airmax#nanobeam

  3. #3

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Passar 100Mb Full em 30Km eu acredito que você só vai conseguir utilizando rádios digitais (Nec, SIAE, etc).

  4. #4

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Prezados,
    O que estão dizendo-me então é que a combinação de Algcom + RB912 é a melhor relação custo/beneficio que tenho??

    Gostei na nanobeam mas não sei se nessa distancia seria melhor q a combinação q estaria usando a principio.

  5. #5

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Prezados,
    O que estão dizendo-me então é que a combinação de Algcom + RB912 é a melhor relação custo/beneficio que tenho??

    Gostei na nanobeam mas não sei se nessa distancia seria melhor q a combinação q estaria usando a principio.
    Levandoo custo/benefício eu acho que é a melhor opção.

  6. #6

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    E num enalce limpo essa combinação Algcom + RB912 passaria o q full?? uns 70mb??
    Para eu poder começar a pensar na casa dos 200mb o que poderia ser-me interessante como custo/beneficio??

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Boa Noite senhores.
    Acredito que um Par de AIRFIBER 5 consiga passar isso tranquilamente usando antenas de 38dbi ds Algcom, dupla pol e blindadas.
    Abraço a todos.
    Se fossem Rockets M5 Titanium passaria uns 80 a 120full , pois tem interface Gigabit tambem.
    Só testando mesmo pra confirmar.

    - - - Atualizado - - -

    Boa Noite senhores.
    Acredito que um Par de AIRFIBER 5 consiga passar isso tranquilamente usando antenas de 38dbi ds Algcom, dupla pol e blindadas.
    Abraço a todos.
    Se fossem Rockets M5 Titanium passaria uns 80 a 120full , pois tem interface Gigabit tambem.
    Só testando mesmo pra confirmar.

  8. #8

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Agradeço ao retorno + vamos as considerações:

    - Leandro:
    1 - A Airfiber além de ser bem mais cara tem limitação no enlace, ao q li só funciona bem até 13km, no meu caso seriam 30km;
    2 - As especificações do rocket (tirando a porta giga) são inferiores as da RB912, principalmente em processamento ( o que pode acabar refletindo num meno PPS;

    - Arthur:
    Vc esta falando da AirFiber??

  9. #9

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb


    Tire vc mesmo suas conclusões...

  10. #10

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por jamerfay Ver Post

    Tire vc mesmo suas conclusões...
    O vídeo do Zé Alves é exclarecedor, mas somente testes em campo pode realmente confirmar tudo!

  11. #11

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Quanto ao nanobeam, esquece já testei e ta pior que nano bridge !!

    Agora 30 Km pra chegar acima de 100 mb, somente com bonding, ou então airfiber5.

    Com ALgcom + rb912 bem alinhada você deve conseguir uns 70mb, mas não FULL, até porque ninguém (meros mortais provedores ) usa toda banda de um PTP FULL !!

    Agora se não quer ter dor de cabeça e ter banda sobrando, liga na wi2be e aluga um rádio frequência fechada deles paga um poco por mês e depois no fim do contrato paga mais um poco e compra ele.

    http://www.wi2be.com/smart-flex/

    Garanto que os rádios licenciados vão ser a única solução que vai te trazer PAZ de verdade, é colocar e esquecer que existem!

    Se quiser ter mais PAZ ainda, contrata o seguro deles, daí meu parceiro e só focar em outras áreas e esquecer este enlace.

    http://www.wi2be.com/wi2be-plus/

  12. #12

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Amigo, tratando-se de RB, posso lhe afirmar com certeza que não há equipamento melhor do que as RBMetal (http://routerboard.com/RBMetal5SHPn)
    Eu tenho um provedor, já testei tudo que é equipamento da linha Ubiquit e Routerboard, ninguém bate ela.
    Fechei um enlace de 8KM com RBmetal + OIW 33, sinal em -40, Throughput na média de 80 a 90megas full, está há mais de 1 ano no ar e nunca precisei mudar um canal se quer. Muito Estável.
    A 30Km só testando mesmo.
    Além disso, existem as linhas de rádios da Intelbras, mas elas eu já não sei porque não testei ainda...

    Nesse valor acredito que não dê para fugir dessas soluções não.

    Espero ter ajudado.

  13. #13

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, tratando-se de RB, posso lhe afirmar com certeza que não há equipamento melhor do que as RBMetal (http://routerboard.com/RBMetal5SHPn)
    Eu tenho um provedor, já testei tudo que é equipamento da linha Ubiquit e Routerboard, ninguém bate ela.
    Fechei um enlace de 8KM com RBmetal + OIW 33, sinal em -40, Throughput na média de 80 a 90megas full, está há mais de 1 ano no ar e nunca precisei mudar um canal se quer. Muito Estável.
    A 30Km só testando mesmo.
    Além disso, existem as linhas de rádios da Intelbras, mas elas eu já não sei porque não testei ainda...

    Nesse valor acredito que não dê para fugir dessas soluções não.

    Espero ter ajudado.
    RB Metal é bom mesmo, mas não é MIMO, por isso não é o que tem maior capacidade. O rádio Mikrotik que tem melhor desempenho atualmente é a RB91UAG. No mesmo cenário ela pode trafegar até o dobro que o RBMetal, tendo em vista que é MIMO 2x2 enquanto RB metal é 1x1.

    Até 200 Mega Half ou 100 Mbps FULL é possível com RB912 (Veja print). Porém quase impossível de se conseguir na prática em ambiente de produção, somente em bancada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100 MEGA FUL MIKROTIK.jpg
Visualizações:	727
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	50976Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         200 MEGA HALF.jpg
Visualizações:	560
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	50975
    Até 110 Mega half ou 55 Mbps FUL é fácil conseguir com RB912 em ambiente de produção, mesmo em locais com muitas redes.

    90 Mega FullDuplex (90 Mbps down-90Mbps up) o que equivale a 180 Mbps Half, com RBMetal é tecnicamente impossível. Nem em laboratório é possível isso. Posta um print pra gente ver aí.

  14. #14

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Quero ver com 30 Km !!

    Até 15 km é tudo lindo, mais que isso já começa a complicar !!

  15. #15

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Não achei nada sobre essa RB91UAG, o nome está correto?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    RB Metal é bom mesmo, mas não é MIMO, por isso não é o que tem maior capacidade. O rádio Mikrotik que tem melhor desempenho atualmente é a RB91UAG. No mesmo cenário ela pode trafegar até o dobro que o RBMetal, tendo em vista que é MIMO 2x2 enquanto RB metal é 1x1.

    Até 200 Mega Half ou 100 Mbps FULL é possível com RB912 (Veja print). Porém quase impossível de se conseguir na prática em ambiente de produção, somente em bancada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100 MEGA FUL MIKROTIK.jpg
Visualizações:	727
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	50976Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         200 MEGA HALF.jpg
Visualizações:	560
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	50975
    Até 110 Mega half ou 55 Mbps FUL é fácil conseguir com RB912 em ambiente de produção, mesmo em locais com muitas redes.

    90 Mega FullDuplex (90 Mbps down-90Mbps up) o que equivale a 180 Mbps Half, com RBMetal é tecnicamente impossível. Nem em laboratório é possível isso. Posta um print pra gente ver aí.

  16. #16

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por messiasribeiro Ver Post
    Não achei nada sobre essa RB91UAG, o nome está correto?
    O correto e rb912uag-5hpnd-out

    http://routerboard.com/RB912UAG-5HPnD-OUT

  17. #17

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    RB Metal é bom mesmo, mas não é MIMO, por isso não é o que tem maior capacidade. O rádio Mikrotik que tem melhor desempenho atualmente é a RB91UAG. No mesmo cenário ela pode trafegar até o dobro que o RBMetal, tendo em vista que é MIMO 2x2 enquanto RB metal é 1x1.

    Até 200 Mega Half ou 100 Mbps FULL é possível com RB912 (Veja print). Porém quase impossível de se conseguir na prática em ambiente de produção, somente em bancada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100 MEGA FUL MIKROTIK.jpg
Visualizações:	727
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	50976Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         200 MEGA HALF.jpg
Visualizações:	560
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	50975
    Até 110 Mega half ou 55 Mbps FUL é fácil conseguir com RB912 em ambiente de produção, mesmo em locais com muitas redes.

    90 Mega FullDuplex (90 Mbps down-90Mbps up) o que equivale a 180 Mbps Half, com RBMetal é tecnicamente impossível. Nem em laboratório é possível isso. Posta um print pra gente ver aí.
    Amigo, Não é pelo fato de ser mimo 2x2 ou não que não irá passar mais de 100megas. Isso não tem fundamento algum!
    O Mimo tem como fundamento dividir em canais aquilo que iria passar em 1 canal só. Isso de fato pode multiplicar a banda, mas não quer dizer que todo equipamento 802.11n que não tenha mimo 2x não passa 100megas... No momento estou trafegando com 20mhz por questão de estabilidade, realmente fiz um teste agora pouco e passou 60megas full, quando instalei esse enlace há mais de 1 ano atrás estava trafegando os 80megas full, mas 5.8ghz vc sabe como é, nunca será como no dia anterior. Poderia setar 40mhz mas irá afetar a produção dos clientes e preferi não fazê-lo, mas com certeza irá chegar os 80megas full e oscilar até para mais, com certeza! Em bancada, até com um cartão XR5 passa 100megas half, quanto mais um rádio 802.11n com MIMO 1x1. Sem comentários.

  18. #18

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Pessoal,
    Então pra sintetizar com a configuração de RB912 + Algcom qual é o razoável a pensar-se +/-75 mb como máximo??
    Mais que isso só com rádio digital né?? e esse bonding, algum tuto ou tópico pra dar uma explorada?

  19. #19

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, Não é pelo fato de ser mimo 2x2 ou não que não irá passar mais de 100megas. Isso não tem fundamento algum!
    O Mimo tem como fundamento dividir em canais aquilo que iria passar em 1 canal só. Isso de fato pode multiplicar a banda, mas não quer dizer que todo equipamento 802.11n que não tenha mimo 2x não passa 100megas... No momento estou trafegando com 20mhz por questão de estabilidade, realmente fiz um teste agora pouco e passou 60megas full, quando instalei esse enlace há mais de 1 ano atrás estava trafegando os 80megas full, mas 5.8ghz vc sabe como é, nunca será como no dia anterior. Poderia setar 40mhz mas irá afetar a produção dos clientes e preferi não fazê-lo, mas com certeza irá chegar os 80megas full e oscilar até para mais, com certeza! Em bancada, até com um cartão XR5 passa 100megas half, quanto mais um rádio 802.11n com MIMO 1x1. Sem comentários.

    Caro amigo, acredito que o que está acontecendo é que está fazendo confusão com relação ao termo FULL. O que quer dizer quando menciona que um RB Metal e capaz de trafegar 80 Mega Full??

    Para esclarecer a situacao vou postar um link explicando... http://nomundodasredes.blogspot.com....ll-duplex.html
    Full duplex: Na comunicação em full duplex, como o fluxo de dados é bidirecional, os dados podem ser enviados e recebidos ao mesmo tempo.

    Ou seja, 80 Megas full duplex equivalem a 160 Megas Half duplex e esse trafego é totalmente impossível de se conseguir com o RBMetal, pois em condições perfeitas ele tem uma capacidade máxima de 150 Mbps em camada física (PHY), que que equivale a uns 120 Mbps de tráfego real TCP.

    Portanto a capacidade máxima de um Rb Metal, funcionando em condições perfeitas, é de 120 mbps Half ou 60 Mbps Full duplex. Caso tenha conseguido um resultado melhor do que esse, não deixe de postar aqui pra nós as provas, pois poderá ter feito uma descoberta imensa, talvez até superado alguma lei da física.

    Já a capacidade do RB912UAG é o exatamente o dobro, pelo fato de ser MIMO 2x2.

  20. #20

    Padrão Re: Combinação para passar de100 a 200mb

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal,
    Então pra sintetizar com a configuração de RB912 + Algcom qual é o razoável a pensar-se +/-75 mb como máximo??
    Mais que isso só com rádio digital né?? e esse bonding, algum tuto ou tópico pra dar uma explorada?
    Não, com a RB912 dá pra conseguir 110 Mbps Half ( 55 Mbps FULL duplex) com muita estabilidade, mesmo em grandes distancias.