+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKROTIK)

    Prezados,


    Estou pesquisando uma solução para bloquear servidor DHCP na rede, estou enfrentando diversos problema com clientes que conectam seus roteadores na porta errada.


    Pesquisei em diversas fonte e encontrei uma boa solução do trober que é a ferramenta dhcpdrop, mais infelizmente essa feramenta só roda em S.O Linux, Unix, Windows. Estou em busca de uma solução que trabalhe da mesma forma que o dhcpdrop mais que funcione em plataforma mikrotik, alguém tem alguma solução que possa posta aqui no fórum ?


    Atc,


    Henrique Alves.

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    Amigo, vc usa cpe em cliente?
    Se usa, coloque ela como roteador e acaba o problema.
    Por enquanto não existe um dhcpdrop para mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    Não uso cpe me cliente minha rede está toda roteador e tenho um concentrador em cada site. Fiquei sabendo através de amigos que existe uma possibilidade de fazer isso através do dhcp-alert e rodando um script.

  4. #4

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    dhcp-alert só vai informar que tem um dhcp que não é do seu concentrador rodando na rede, vai lhe dar IP e MAc mas não fara bloqueio algum .... a unica solução é switch com vlan

  5. #5

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    solução 1: migre para autenticação PPoe

    solução 2: Use RB em pontos estratégicos e crie filtros bloqueando determinados tráfegos (como o do DHCP)

    solução 3: use Switches com VLAN, pode ser fixa. ispshop vende SW com VLAN Fixa.

  6. #6
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    Encontrei esse problema também em uma de minhas redes, e a solução foi a que os amigos já falou mais acima.

    Switchs com Vlan fixa, ou rb no caminho.

    Uso o dhcp alert só p saber quando tem alguém "jogando" dhcp na rede. Onde ainda está sem switchs com vlan.

  7. #7

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    A unica forma de voce impedir que o cliente jogue DHCP na rede e com switch de vlan pois ele bloqueia na porta.
    Eu uso o switch da overtek pois ele tem vlan e filtro de serviços.
    Voce pode usar algumas RBs espalhado na rede para impedir o DHCP em segmentos mais fica mais caro.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    solução 1: migre para autenticação PPoe

    solução 2: Use RB em pontos estratégicos e crie filtros bloqueando determinados tráfegos (como o do DHCP)

    solução 3: use Switches com VLAN, pode ser fixa. ispshop vende SW com VLAN Fixa.

    e verdade em redes puramente cabeadas e impossível trabalhar com dhcp se fosse wireless e ate possivel .
    o jeito e pppoe mesmo .

  9. #9
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e verdade em redes puramente cabeadas e impossível trabalhar com dhcp se fosse wireless e ate possivel .
    o jeito e pppoe mesmo .
    Aqui é tudo cabeado, uso RB 750 nos cruzamento e ainda server para fazer redundância com o protocolo RSTP

  10. #10

    Padrão Re: Solução para DHCP de cliente na rede cabeada (MIKR)

    No caso de usar RB, da para bloquear tudo que passa e permiti somente o serviço de pppoe.
    Da para implementar os mesmos serviços que em uma rede wireless mas da um pouco de trabalho.
    Lembrando que a RB tem que esta na versao 6 para ter algumas opções novas.