Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Ah, entendi. No seu cenário, você tem dois trânsitos com a mesma operadora? Então, pesquise na Internet sobre o atributo MED para o BGP. Você vai precisar dele para priorizar download por blocos. E no caso do UPLOAD, como é na mesma operadora, o BGP vai eleger pela rota mais antiga, já que o AS-PATH é o mesmo, router-id também, etc.. Provavelmente, você somente adicionará o MED nesses route-map de saída que tem. Me manda uma MP que te envio meu SKYPE e te ajudo a resolver isso.

Att,

2. Uesley, lhe procurei no Skype e tentei te adicionar. Não consigo mandar MP pois minha categoria de usuário no fórum é baixa =(

Tentei atribuir os MED's nas métricas dos route-maps, mesmo assim os bonitinhos insistem em aprender meus prefixos inteiros. É de deixar doido. Com duas operadoras isso foi tão mas tão fácil, e estou apanhando com uma operadora só! Aliás, no mikrotik isso é uma baba, mas deixar um mkt de core router é sacanagem, apesar de eu gostar muito de mkt, alguns recursos do cisco são indispensáveis em uma futura expansão.

3. CONSEGUI!!! AHHH MEU DEUS, que alegria hahahah...

Inicialmente muito obrigado pela ajuda.

Estava esquecendo de apontar as rotas específicas no "ip routes", sem isso o roteador não propaga as rotas sem que as redes estejam no Null0.

fiz usando as prefix-list ao invés dos route-maps (route-maps também funcionam), pois assim simplifica meu arquivo de configuração. Acrescentei apenas 3 linhas por prefix-list e ficou mais fácil de alguém entender depois.

A saída realmente ficou assimétrica, ele escolhe o canal de upstream, mas de certa forma foi até bom, um dos links com maior capacidade de upstream está inteiro para isso. Problemas com aplicativos de banco e conexões seguras por SSL só dão problema se no meio da conexão a rota de saída for alterada, mas o roteador aprendeu na RIB que a saída melhor é por um caminho, creio que ele vai utilizar desse artifício por bastante tempo e isso dê menos problemas em minha rede.

Agora, em questão de redundância. Usando a rede inteira dos dois lados, acha que seria melhor eu configurar com prepend para as redes menores? eu gostaria de saber qual o tempo de retorno com prepend e qual o tempo de retorno com prefixos divulgados. Ouvi dizer que prepend o tempo de retorno é praticamente 0 (afinal quando num vai por um, vai por outro) e com prefixos anunciados demora o tempo necessário para a tabela bgp reconhecer a falha no caminho (até passar a trabalhar com o bloco inteiro).

Um forte abraço!

Tópicos Similares

1. Load Balance ao estilo OSPF
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 18-06-2003, 16:06
  2. Load Balance
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 17-06-2003, 08:53
  3. Load Balance + HA - Possivel ou não dá?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 23-05-2003, 11:30
  4. Load Balance
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 15-05-2003, 08:21
  5. Load Balance - Urgente
    Por Legolas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-04-2003, 08:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L