Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não acredito muito na questão eleitoreira, já que esse projeto começou em 2009, e a entrada dele é de 2011. Acredito mais na falta de conhecimento dos envolvidos neles (Político com conhecimento técnico? Oras... eles saem do povo, são o reflexo do povo...). É daquelas legislações feitas as pressas que diz que "tal coisa não pode, a não ser que informe explicitamente que assim o será", é o caso da neutralidade, todos os pacotes devem ser tratados com equidade, se não for, tem que informar antes (Ou seja, colocar no contrato com letras miúdas, usuario nunca lê mesmo).
    Pelo que entendi no projeto, a neutralidade é mantida, salvo quando for para "proteger" o usuário.
    Mesmo nesse caso, deve ser avisado.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Minhas duvidas são outras:
    - Isso afeta cache? Conteúdo grande, muito acessado, não criptografado, é cacheado, eles levam vantagem frente aos serviços pagos que criptografam as conexões (Por isso a NetFlix tem que fazer acordo com a GVT, cachear o conteúdo deles deve ter implicações jurídicas serias). Eu, desenvolvedor de sites, devo evitar conteúdo dinamico, afinal metade da sensação de navegação no brasil depende dos caches (Porque a infrastrutura interestadual é ridícula, não tem legislação sobre interconexões ou PTT's, as operadores investem bilhões em propagandas na TV pra tapear o usuario besta, mas investem apenas milhares de R$ em infraestrutura de interconexões por dentro do país, tem duzias de torres de celular em cada cafundó, mas tem só 1 fibra ligando esse cafundó ao mundo, não adianta ter torre 4G se todas as conexões da cidade, bairro ou estado, tem um gargalo enorme nas fibras interestaduais, as operadoras tapam o sol com a peneira usando cache, e cache privilegia alguns conteúdos como efeito colateral)
    Cache não infringi a neutralidade.

Veja que Os grandes portais tem que contratar Operadora X ou Y, para que seu conteúdo chegue até o cliente final.
    Acredito que esses grandes portais poderão sim continuar com os acordos, mas acredito que esses acordos serão apenas na velocidade...
    Vamos supor: a Netflix faz um acordo com a GVT, tecnicamente, por essa ter acesso direto a Netflix, seus clientes conseguiram acessar a Netflix com muita qualidade.
    Por outro lado, os clientes da OI (por exemplo) terão que passar pela GVT, para depois acessar a Netflix.
    Nesse ultimo caso, a qualidade vai ser diferente, pois dependerá de fatores como distancia e throughput da troca de trafego entre a OI e GVT.

- Isso afeta os pacotes populares pra telefonia movel, tipo pacotes de redes sociais? Não uso essas babaquices, mas muita gente comenta que paga algo tipo R$ 4,90 pra ter acesso só ao facebook no smartphone. É uma internet limitada, paga, ela deixará de existir? O Facebook acho que não vai gostar... metade dos seus retardados... digo, dos seus usuarios, usa essas conexões baratas pra acessa-los.
    Pelo que foi definido no projeto, isso é quebra de neutralidade.
    Sendo assim, seu fim está próximo!!!

- Na prática o que muda pra gente são as regras pra bloquear p2p ou malwares? Não podemos bloquear as desgraças do Baidu e Hao123, temos que deixar o usuario acessar tudo, é tipo ajudar na eutanasia, dar acesso a tudo pro usuario poder matar o proprio sistema operacional (Ah, como eu queria viver nesse mundo hipotético da legislação em que todo usuario sabe navegar direitinho por toda a web, que não tem essas maria-vai-com-as-outras que resumem a web a facebook, placar.com e globo.com...)
    http://www.camara.gov.br/proposicoes...611-25-03-2014

Página 33 e 34.
    Pelo que entendi.
    O provedor poderá realizar o bloqueio de portas, sites ou serviços.
    Desde que para proteção do cliente e informado ao cliente.

2. Acordos tipo o GVT x Netflix relativo a velocidade pra mim corrompe muito a neutralidade, a forma de ter "aceleração" desse conteúdo seria justamente cache, afinal o conteúdo no cache não atrapalha a velocidade dos demais conteúdo e sim libera banda pros conteúdos não cacheados. Já 'priorização' de conexões rumo a Netflix significa tirar banda dos outros pacotes que ficam em 2° plano comparado às conexões com a NetFlix. Se estiver no contrato, com fonte minúscula, então poderá haver esse tipo de prática? Ou seja, tudo se resumirá a alteração nos contratos? (Que ninguem lê, e nem tem opção, afinal toda operadora tem termos similares).

Essa parte de "informar" sobre os gerenciamento adotados (2° paragrafo no 9° artigo) me incomoda, como se informa pra um leigo, de forma clara e precisa, os gerenciamentos, bloqueios, e caches realizados? 90% dos clientes mal sabem diferenciar bps de B/s, pra ser claro com eles precisa um curso de 4 anos, inclusive re-ensinando alguns a ler...

Outra parte que muito me incomoda é o MCI falar em "carater social da internet". Oras, ela nasceu pra interligar redes de defese e de universidades, agora estão concordando que o povão quer mais é p*taria e entretenimento, e não formação e informação na rede? Isso soa como uma porta aberta pra classificar internet como cultura e ela passar a ser adquirível atravez do Vale-cultura, e pra passar a ter mais investimentos estatais em entretenimento futil na web (Tipo o blog da Maria Betania que custaria R$ 1,3 MILHÕES). Aparentemente há cada vez menos interesse em educação, situar a internet como "meio de contato social" só oficializa esse uso maldito que os semi-alfabetizados dão pra rede, internet virou "aquele negocio que tem o facebook". Pra mim esse tipo de atitude insinua que o povão deve mesmo se limitar a sua ignorância e usar a web apenas como atividade social.

3. Não vi em nenhum local diferenciando um IP privado de um Publico. se alguém viu onde diferencia, por favor, me diga?

Sendo assim, mesmo que o provedor faça a guarda dos Registros de conexão (IP)... qual seria o efeito dessa lei para um provedor que utilize ADSL?
    Infelizmente, seria que o provedor que usam o ADSL como link, esta fudi***.
    Cabe a quem usa ADSL, pegar link dedicado e comprar logo seu AS. pois mesmo pegando link dedicado de uma operadora e não tendo AS, você fica limitado que nem o ADSL.
    Já que não podemos guardar LOG de paginas acessado pelo cliente.
    Mais se analisar bem, os LOG de cache não esta servindo mais também, pois a maioria dos sites hoje estão indo para o HTTPS, assim os cache não fazem LOG

4. Não é necessário ter medo, se você não deve não há o que temer, se você tem o endereço de ip daquele determinado cliente mesmo que não seja um ip publico e você tem os dados do cliente com endereço tudo certinho não tem por que temer cliente que faz coisa errada, claro que é uma coisa chata você vai ter dores de cabeça más vai servir de exemplo para outros que querem fazer o mal tb a partir do seu provedor, e um abraço para meu amigo andrio que sempre contribui para o fortalecimento do fórum, abraço a todos!

5. Eu fiquei curioso sobre esta parte sobre a guarda dos registro de conexão:

§2º O disposto no caput se aplica mesmo que as atividades sejam realizadas por pessoa jurídica sediada no exterior, desde que oferte serviço ao público brasileiro ou pelo menos uma integrante
    do mesmo grupo econômico possua estabelecimento no Brasil.
    O thepiratebay.se fornece serviços a usuários brasileiros por exemplo, neste caso a Dilma pode pedir informações a eles? Essa eu queria ver ahuahuahuahuaha

Pra quem desconhece o por que da graça, da uma olhada nesse link:

http://thepiratebay.se/legal

As cartas que os mesmos receberam por parte de empresas e responderam zombando dos mesmos, pelo menos é engraçado.

Tópicos Similares

1. Logs de clientes - Marco Civil
    Por leandrocarlesso no fórum Redes
    Respostas: 51
    Último Post: 10-02-2016, 13:17
  2. Marco Civil - Franquia
    Por N4k4t4 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 14
    Último Post: 15-05-2014, 22:31
  3. Como se proteger do Marco Civil?
    Por thiago____7 no fórum Segurança
    Respostas: 49