+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar RB com range diferente

    Bom dia a todos, (senário em bancada)

    Estou com um problema, talvez alguém me ajude.
    Tenho uma 750 fazendo um balanceamento com 2 links na ether 3 e 4 até ai tudo bem. já na ether 1 tenho uma Rb(A) com ip 192.168.3.2/30 e na ether 2 outra Rb(B) com ip 192.168.4.2/30.
    As 2 Rb`s estão gerenciando clientes com hotspot.
    O problema seria quando logo pelo hotspot da Rb(A) consigo acessar até o ip da 750 (192.168.4.1/30), já a Rb(B) não consigo acessar. E vice-versa.
    O que posso fazer?

  2. #2

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    cara aqui uso meu balance com servidor dhcp, tenho duas redes como nomes e cnpj diferentes então eu ativo la na aba ip cliente dhcp e as 2 recebem o ip que o balance entrega, exemplo: se o ip do balance for 192.168.2.1 pertence ao balance
    nas rbs com hotspot vá na aba ip adress tu coloca uma faixa de ip na interface de entrada das exemplo rb1 192.168.23.1 na rb 2 192.168.23.2 pelo winbox tera acessos a todas elas.

    mais se preferir tu pode só liberar servidor dhcp com balance e ativar cliente dhcp nas rbs e acessa-las pelos ips entregue pelo balance. pois uso assim devido alguns equipamentos que tenho e por nao precisar ter que digitar toda vez um ip na config. de rede.

  3. #3

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Fácil amigo criar uma bridge e após isso um ospf.

  4. #4

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Fácil amigo criar uma bridge e após isso um ospf.
    acho que não me expressei direito, mas creio que seria um Ospf. pois Bridge não rola ja tentei fazer o balanceamento com bridge, criei uma bridge e coloquei a ether1 e ehter2 dai conseguia entrar nas 3 RBS sendo que o balanceamento não funcionou legal. Dai resolvi fazer roteado com cada ether com 1 ip diferente, dai surgiu essa difculdade de entrar na RB A quando estiver pelo hotspot da RB B, e entar na RB B quando estiver pelo hotspot da RB A.

  5. #5

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Citação Postado originalmente por wans1105 Ver Post
    cara aqui uso meu balance com servidor dhcp, tenho duas redes como nomes e cnpj diferentes então eu ativo la na aba ip cliente dhcp e as 2 recebem o ip que o balance entrega, exemplo: se o ip do balance for 192.168.2.1 pertence ao balance
    nas rbs com hotspot vá na aba ip adress tu coloca uma faixa de ip na interface de entrada das exemplo rb1 192.168.23.1 na rb 2 192.168.23.2 pelo winbox tera acessos a todas elas.

    mais se preferir tu pode só liberar servidor dhcp com balance e ativar cliente dhcp nas rbs e acessa-las pelos ips entregue pelo balance. pois uso assim devido alguns equipamentos que tenho e por nao precisar ter que digitar toda vez um ip na config. de rede.

    Amigo perdão mas não entendi muito bem sua explicação, mas da uma olhada na outra citação que dei a um amigo que comentou o post, pois acho que não consegui me expressar bem...

  6. #6

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cenário.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	43,3 KB
ID:      	51071

    Seria esse o cenário: Do notebook (A) entrar na RB (B) pelo Winbox, e do notebook (B) entrar na RB (A) pelo Winbox.
    Esse seria o meu problema.

  7. #7

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    A RB750 (onde tem o balance) consegue pingar as outras RB ?
    Se você estiver conectado nas RB que rodam o Hotspot, você consegue pingar a RB que faz o balance ?

  8. #8

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Citação Postado originalmente por HenriqueB Ver Post
    A RB750 (onde tem o balance) consegue pingar as outras RB ?
    Se você estiver conectado nas RB que rodam o Hotspot, você consegue pingar a RB que faz o balance ?
    sim/sim. quando eu estou nas RB que rodam o hotspot, consigo chegar até as 2 ethers do balance, só não consigo chegar na outra RB.

  9. #9

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Você quando esta na RB de um Hotspot, não consegue chegar na RB do outro hotspot ?

    Experimente adicionar um DHCP Client nas duas RB's que rodam o Hotspot.
    IP > DHCP Client.
    Na aba "DHCP Client" clique em ADD (simbolo "+").
    Em interface, selecione a que conecta com a RB do balance.
    Em "Add Default Route", deixe em "no".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-1.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	51084

  10. #10

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    Citação Postado originalmente por HenriqueB Ver Post
    Você quando esta na RB de um Hotspot, não consegue chegar na RB do outro hotspot ?

    Experimente adicionar um DHCP Client nas duas RB's que rodam o Hotspot.
    IP > DHCP Client.
    Na aba "DHCP Client" clique em ADD (simbolo "+").
    Em interface, selecione a que conecta com a RB do balance.
    Em "Add Default Route", deixe em "no".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-1.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	40,0 KB
ID:      	51084


    não consigo chegar até a outra RB. A minha necessidade de chegar até ela seria para cadastrar usuário e etc....
    Mas fazendo esse DHCP CLIENT eu teria que tirar os ips das ethers das RBS?

  11. #11

    Padrão Re: Acessar RB com range diferente

    É só tu pegar o ip que rb 1 receber do ballance ou pegar o ip rb 2 que recebe.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb 1 dhcp.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	51101Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb 2 cliente dhcp.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	22,3 KB
ID:      	51102