+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Configurei o meu Router RB2011UiAS para hotspot em que tenho:

    - o hotspot para dar dhcp e para fazer a autenticação dos clientes na faixa de ips: 192.168.6.1-192.168.6.254 em que 192.168.6.254 é a gateway do hotspot.

    Na restante rede tenho ips fixos nesta faixa de ips: 192.168.0.1-192.168.0.254 em que 192.168.0.254 é a gateway e esta ligado a um router normal na rede.

    A minha questão é se é possível configurar estas duas gateways na mesma porta do router mikrotik de forma a que ao aceder por dhcp ir para a gateway 192.168.6.254 como esta fazendo pelo hotspot, e um cliente fixo ao ligar vai para a outra gateway 192.168.0.254, ou é necessário configurar em duas portas independentes no router mikrotik
    Última edição por portugaonline; 09-04-2014 às 13:10.

  2. #2

    Padrão Re: É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Citação Postado originalmente por portugaonline Ver Post
    Configurei o meu Router RB2011UiAS para hotspot em que tenho:

    - o hotspot para dar dhcp e para fazer a autenticação dos clientes na faixa de ips: 192.168.6.1-192.168.6.254 em que 192.168.6.254 é a gateway do hotspot.

    Na restante rede tenho ips fixos nesta faixa de ips: 192.168.0.1-192.168.0.254 em que 192.168.0.254 é a gateway e esta ligado a um router normal na rede.

    A minha questão é se é possível configurar estas duas gateways na mesma porta do router mikrotik de forma a que ao aceder por dhcp ir para a gateway 192.168.6.254 como esta fazendo pelo hotspot, e um cliente fixo ao ligar vai para a outra gateway 192.168.6.254, ou é necessário configurar em duas portas independentes no router mikrotik


    bom dia amigo, certamente muitos o ajudará, no meu entendimento seu questionamento ta confuso e de dificil entendimento do seu cenario

  3. #3

    Padrão Re: É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	394
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	51202

    Desculpem lá a confusão, postei um desenho da rede, o que pretendo é eliminar o router 192.168.0.254, e colocar os clientes ip fixo a aceder ao mikrotik mas com outra gateway (192.168.0.254) sem pedir a autenticação do hotspot.

  4. #4

    Padrão Re: É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Citação Postado originalmente por portugaonline Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	394
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	51202

    Desculpem lá a confusão, postei um desenho da rede, o que pretendo é eliminar o router 192.168.0.254, e colocar os clientes ip fixo a aceder ao mikrotik mas com outra gateway (192.168.0.254) sem pedir a autenticação do hotspot.
    certo,

    entao, eu nao entendi o objetivo de passar um link direto no swith, masssss tudo bem, de qualquer forma a minha sugestao é que fosse inserido os dois links na RB, nao entendi o porque mas pode continuar como está so que sendo gerenciado pela RB, mmmaaassss fala pra nos ai o porque que tens o hotspot e porque tens aquela outra rede com ips statico?

  5. #5

    Padrão Re: É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Os ips estáticos são para os computadores dos usuários da empresa, o hotspot foi criado para fazer a autenticação para utilizadores registados para a rede wireless que no total tenho 5 routers wireless a utilizar este sistema.

    A minha questão é se á maneira de no mesmo link do RB criar uma gateway para fazer o que o router 192.168.0.254 faz, ou se tenho de configurar uma nova porta no RB para conseguir fazer isto. Pensei nesta solução para eliminar o router 192.168.0.254 pelo qual penso não ser necessário ter dois router a dar internet para a mesma rede, visto ter o router mikrotik onde se calhar consigo gerenciar isto de forma separada.

  6. #6

    Padrão Re: É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Citação Postado originalmente por portugaonline Ver Post
    Os ips estáticos são para os computadores dos usuários da empresa, o hotspot foi criado para fazer a autenticação para utilizadores registados para a rede wireless que no total tenho 5 routers wireless a utilizar este sistema.

    A minha questão é se á maneira de no mesmo link do RB criar uma gateway para fazer o que o router 192.168.0.254 faz, ou se tenho de configurar uma nova porta no RB para conseguir fazer isto. Pensei nesta solução para eliminar o router 192.168.0.254 pelo qual penso não ser necessário ter dois router a dar internet para a mesma rede, visto ter o router mikrotik onde se calhar consigo gerenciar isto de forma separada.

    agora ja facilita o entendimento, entao, sendo so isto é so add mais um ip pode ser ate na mesma interface que sai o hotspot e configurar o mascaremento no nat assim ficando este range de ip que voce quer sem passar pelo dhcp e saindo somente via ip statico,


    mas se tes dois link ai, faz um balanceamento, assim teras maior performance na sua rede e um fail over pras duas redes

  7. #7

    Padrão Re: É possivel ter dois gateways na mesma porta

    Citação Postado originalmente por netdovale Ver Post
    agora ja facilita o entendimento, entao, sendo so isto é so add mais um ip pode ser ate na mesma interface que sai o hotspot e configurar o mascaremento no nat assim ficando este range de ip que voce quer sem passar pelo dhcp e saindo somente via ip statico,
    mas se tes dois link ai, faz um balanceamento, assim teras maior performance na sua rede e um fail over pras duas redes

    Obrigado, funciona, isso do balanceamento e do fail over é boa ideia, tenho de ver como se faz isso.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netdovale Ver Post
    agora ja facilita o entendimento, entao, sendo so isto é so add mais um ip pode ser ate na mesma interface que sai o hotspot e configurar o mascaremento no nat assim ficando este range de ip que voce quer sem passar pelo dhcp e saindo somente via ip statico,
    mas se tes dois link ai, faz um balanceamento, assim teras maior performance na sua rede e um fail over pras duas redes
    Viva,
    Parecia estar a funcionar, mas os users de ip fixo estão a ser redireccionados para o hotspot e não para o ip que coloquei como gateway 192.168.0.254.
    Coloquei o ip na mesma porta do hotspot (192.168.0.254) e fiz o mascaremento no nat, que mais posso fazer.