Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Amigo dessa forma pode dar certo mais não aconselho , porque vc vai mandar o sinal para muito longe e começa a ter problemas com interferência , o que vc pode fazer e colocar + 1 roteadores em cada andar para o sinal chegar mais forte nos últimos quartos, procurar trabalhar com roteadores da mesma marca e com 3 antenas

  3. #3

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    errado, use Ubiquiti unifi, que terá muito sucesso em sua empreitada. me add no skyper netsouto

  4. #4

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    errado, use Ubiquiti unifi, que terá muito sucesso em sua empreitada. me add no skyper netsouto

    Concordo , mais tem que começar do Zero !!! Mudar tudo!!!

  5. #5

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Meu amigo edileyoliveira em se tratando de redes sem fio todo caso é um caso e deve ser testado. A omni pode ser uma boa ideia, mas depende muito de vários fatores como:
    1- Distância -> pouca distância pode ser um problema porque vc vai ter muita potência chegando ao seus clientes (hospedes e frequentadores do hotel), automaticamente vai ter muito ruído gerado por esta potencia.
    2- Posicionamento -> dependendo da altura e local que vc colocar a omni os clientes do térreo quanto mais próximos da omini poderão ter sinal ruim e fraco por causa do tipo de irradiação da antena, e tb levando em consideração que nas construções verticais a densidade do concreto e aço usados torna dificultoso a propagação do sinal de fora pra dentro.
    3- Throughput -> Vc não colocou detalhes, mais dependendo da quantidade de acessos simultâneos a combinação omni+radio pode não suportar.

    Não sei se o pessoal mais experiente concorda, mais ao meu ver acho melhor vc trabalhar por dentro do hotel, instalando os objetos irradiantes pelos corredores. Ex.: baixa potencia e mais rádios...

    Existem vários outros pontos a serem considerados, posta mais detalhes ai pra gente, vlw. Forte abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    por experiencia de mais de 5 anos, não tem que colocar omini, so vai dar dor de cabeça, coloque os equipamentos dentro do hotel, vai ser muito mais profissional, o que vc esta querendo fazer é um serviço de porco, que funciona, sai barato, rapido, e todo dia o cliente ti liga, falando que a net esta ruin.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    como já dei as dicas, caso queira consultoria me add no skyper que monto um projeto para vc, não é apenas colocar ap, envolve mais coisa.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?
    Bom dia amigo! Tenha um ótimo dia.

    Pode me enviar a planta do hotel com distâncias e área dos quartos?
    Temos hoje materiais nacionais da linha de rádios da Intelbrás que podem solucionar seu problema, mas precisamos dar uma olhada na planta. Acho que o que vai pegar mesmo é o número de acessos simultâneos.
    Trabalhar com equipamento nacional é mais seguro, com suporte, garantia, etc.
    Dois produtos são indicados, o APC 2S 14, que não vai suportar tantas conexões simultâneas e a APC 2M 90, que suporta até 75 conexões de 1Mb. Mas devem ser bem instaladas para que você tenha sinal na maioria do complexo.
    Entre em contato conosco!

    Somos uma das 3 maiores distribuidoras de Intelbrás do Brasil. Distribuimos produtos das linhas de Network, CFTV e Telecom.
    Na linha de Network temos rádios, switchs, roteadores, etc.
    Aqui nós temos bom preço, pronta entrega e você conta com nosso ótimo atendimento.

    Daniel Gaba - 11 2147 3295
    [email protected]
    Skype: daniel.gaba-pltg133

  9. #9

    Exclamation Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Amigo,

    Conforme comentado, existem muitas variáveis a se analisar.

    Já vi várias soluções com cobertura externa e interna, mas uma coisa eu te garanto. não utilize Unifi e nem bullet para uma solução mais robusta como você precisa.

    Devido a uma ótima atuação no Brasil e um excelente plano de marketing, a Ubiquiti cresceu muito e cultivou adoradores que acabaram ficando cegos para outros produtos de melhor qualidade. Você encontra muita coisa melhor por aí!

    Sugiro que procure soluções mais robustas para não ter problemas futuros com seu cliente. Existem APs e roteadores profissionais como Cisco, EnGenius, Ruckus, Xirrus, Wavion e muito mais para que você fique preso só na Ubiquiti.

    Não condeno os equipamentos Ubiquiti, mas acredito que existem ferramentas adequadas para cada aplicação. E, para uma aplicação profissional, não é o mais indicado. Pense que seu cliente sendo um hotel, não pode ficar sem sinal para os hóspedes!

    Procure os distribuidores das marcas acima e compare preços e desempenho.

    Mais uma coisa. Papel aceita tudo! Vários equipamentos dizem uma coisa no papel e quando vc começa a trabalhar com ele, o problema aparece e vc realiza que o que dizia no datasheet não acontece em campo. Cuidado!

    Se precisar de mais alguma informação, meu skype é jmario2k12.

    Grande abraço e boa sorte!

  10. #10

    Smile Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?

    Se não tiver conhecoimentos de propagação para fazer um projeto vai ter que fazer de forma experimental. Não ha receita de bolo para situações onde não se conhece sequer as dimensões do locais a serem afetados.
    Comece primiro com um AP com três antenas localizado no canto e vai fazendo o Survey , quarto por quarto ate o sinal cair a menos de -60dBm. A partir desse ponto instala o outro AP (em outro canal) para elevar o sinal no quarto, e assim por diante.

    A ideia de irradiar desde um ponto externo, apontando as ventanas não esta errada. Foi testada na rede IBIS porem nao sei quais foram as vantagens e desvantagens de tal configuração. Nesse caso utilizar AP com antenas integradas Ubiquiti apontando para setores da fachada interna e vai fazendo os testes. Um bom sinal tem que ser por abaixo dos -60dBm

  11. #11

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?
    bom dia aos amigos

    fico ROUXO de ver tantas opnioes umas descabidas outras nem tanto, amigos se atentem aos conhecimentos tecnicos dos equipamentos que manipulam, é claro que todos sao bons, mas um para cada caso, quando se trata de radios e antenas será sempre caso a caso, prova disto é, quando se monta um ponto a ponto busca-se uma antema direcional de preferencia com radome e shild, com as aplicacoes internas nao será diferente, estuda-se o cenario e o objetivo, entao, mesmo nao tendo o layout do cenario do colega imagino eu que ele queira ter boa intensidade de sinal em todos os quartos e de preferencia com a mesma intensidade, ponto, é possivel, pode pegar um spectrometro e analizar, é possivel ter o mesmo nivel de sinal em todos os quartos, basta fazer da maneira certa, e esta maneira independe de qual radio, eu diria pra colocar um radinho xinglink tabajara baratinho, vai funcionar uma beleza, a questao esta na ANTENA, antena omni funciona no cenario de um hotel NAAAAOOOOOO, e prova disto o colega ja tem operando la no hotel e ta tendo e tera sempre problemas e sombra de senal. agora vai meu minuto de cultura, amigo procure entender de verdade o datashit dos equipamentos que usa no seu dia a dia, pois bem, procure o datashit de cabos irradiantes, imagine voce com os olhos turvos sujos com areia neste momento, entao ao lavar o rosto e os olhos tera uma clareza tremenda pro seu problema tecnico de wifi no hotel, se precisar de alguma ajuda ou dicas me add [email protected] - aaa seguem diagrama operacional dos lobulos para antenas onmi, porem casa antena tem o seu eeeeeeee cada cenario reage diferente pois as elipses serao refletidas e absovidas, em TODOS os casos estaremos trabalhando com percas, o trabalho esta em utizar tecnicas e acessorios que amenizem ao maximo estas perdas, nada de muito complexo, para os tecnicos que trabalham periodicamente com radios e antenas na minha opniao seria PRIMORDIAL o uso da FERRAMENTA spectrometro. se nao, é tudo na tora, sem conhecimento real do que esta se passando.

    http://olhardigital.uol.com.br/video...rradiante/5597

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Índicef.jpeg
Visualizações:	153
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	51197Nome:      images.jpeg
Visitas:     440
Tamanho:  8,2 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Índice.jpeg
Visualizações:	160
Tamanho: 	12,6 KB
ID:      	51199 Nome:      irradiante1.jpg
Visitas:     413
Tamanho:  4,3 KB

  12. #12

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Citação Postado originalmente por netdovale Ver Post
    bom dia aos amigos

    fico ROUXO de ver tantas opnioes umas descabidas outras nem tanto, amigos se atentem aos conhecimentos tecnicos dos equipamentos que manipulam, é claro que todos sao bons, mas um para cada caso, quando se trata de radios e antenas será sempre caso a caso, prova disto é, quando se monta um ponto a ponto busca-se uma antema direcional de preferencia com radome e shild, com as aplicacoes internas nao será diferente, estuda-se o cenario e o objetivo, entao, mesmo nao tendo o layout do cenario do colega imagino eu que ele queira ter boa intensidade de sinal em todos os quartos e de preferencia com a mesma intensidade, ponto, é possivel, pode pegar um spectrometro e analizar, é possivel ter o mesmo nivel de sinal em todos os quartos, basta fazer da maneira certa, e esta maneira independe de qual radio, eu diria pra colocar um radinho xinglink tabajara baratinho, vai funcionar uma beleza, a questao esta na ANTENA, antena omni funciona no cenario de um hotel NAAAAOOOOOO, e prova disto o colega ja tem operando la no hotel e ta tendo e tera sempre problemas e sombra de senal. agora vai meu minuto de cultura, amigo procure entender de verdade o datashit dos equipamentos que usa no seu dia a dia, pois bem, procure o datashit de cabos irradiantes, imagine voce com os olhos turvos sujos com areia neste momento, entao ao lavar o rosto e os olhos tera uma clareza tremenda pro seu problema tecnico de wifi no hotel, se precisar de alguma ajuda ou dicas me add [email protected] - aaa seguem diagrama operacional dos lobulos para antenas onmi, porem casa antena tem o seu eeeeeeee cada cenario reage diferente pois as elipses serao refletidas e absovidas, em TODOS os casos estaremos trabalhando com percas, o trabalho esta em utizar tecnicas e acessorios que amenizem ao maximo estas perdas, nada de muito complexo, para os tecnicos que trabalham periodicamente com radios e antenas na minha opniao seria PRIMORDIAL o uso da FERRAMENTA spectrometro. se nao, é tudo na tora, sem conhecimento real do que esta se passando.

    http://olhardigital.uol.com.br/video...rradiante/5597

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Índicef.jpeg
Visualizações:	153
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	51197Nome:      images.jpeg
Visitas:     440
Tamanho:  8,2 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Índice.jpeg
Visualizações:	160
Tamanho: 	12,6 KB
ID:      	51199 Nome:      irradiante1.jpg
Visitas:     413
Tamanho:  4,3 KB







    Concordo plenamente com o amigo , só trabalhe sempre com todos equipamentos da mesma marca por questão de melhor desempenho entre eles , peguei um caso o clientes tinha vários repetidores da tplink e 1 só de uma outra marca e do nada a rede caia e voltava só foi eu trocar o repetidor da marca diferente para o da tplink que tudo funcionou normalmente.
    O cliente tinha uma casa de 3 andares e no 1 andar tinha um roteador tplink de 3 antena no 2 andar tinha o repetidor de outra marca + 1 da tplink e no 3 andar mais 1 repetidor tplink , quando dava o problema o andar 2 e 3 caia e voltava só funcionava o 1 andar , então troquei e já faz 1 ano que não da problem

  13. #13

    Padrão Re: Duvida em Projeto pra wifi em hotel

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Concordo , mais tem que começar do Zero !!! Mudar tudo!!!
    Cara as vezes é necessário começar do zero, se o atual e ruim melhor zerar evita dor de cabeça no futuro. Concordo com o colega acima, por conhecimento próprio tenho uma rede wifi que não funcionava nem a pau.. hoje estou migrando para o Unifi, com bastante sucesso, ele só precisa de um cuidado na configuração inicial, mas nada que uma boa pesquisada não resolva, vamos lá depois do UNIFI:

    - Consegui uma área maior mesmo com as interferências;
    - não tive problema com equipamentos próximo ao unifi "inundação",
    - fácil de administrar, é ppoe, e é alimentado por ppoe facilita muito..
    Cara sem dúvida migra tudo pra o unifi... um bom roteador para baratear, ou então sugiro um mikrotik 1100 com hotspot e corre pro abraço cara.. qualquer coisa posta ai que terei o maior prazer em te ajudar.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?
    Acrescenta mais rádios, coloquem o mais equidistantes possíveis, escolha corretamente as bandas e canais e coloquem todos em wds.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?


    Amigo também trabalho com Internet para lugares indoor e outdoor e como todos eu vejo que o Unifi é a melhor escolha pois ele realmente funciona muito bem em ambos casos (in e Out) porem tem a limitação de 30 clientes por AP e se um dos clientes por algum motivo estiver com o sinal ruim TODOS ficam ruim.

    Então agora monto de acordo com o padrão do local e se for um hotel com um padrão Top em cada quarto deve ter um roteador com uma potencia baixa que atinja todo o quarto o que não é difícil.

    e como já fiz isso ocorre também de alguns locais serem de difícil acesso para cabeamento.
    dai use TP-LINK TL-PA511 STARTER KIT POWERLINE ETHERNET 500MBPS
    sera 1 para receber o link e outros vários que serão clientes.
    Funciona perfeitamente e tenho em casa Não estragou nenhum deles
    basicamente a internet passa via energia aos quartos facilitando o problema dos cabos.

    Vai por mim FUNCIONA 100% somente assim.

    Claro use uma RB para você ter o controle de seus SM's dos quartos.

    Vale um bilhão minha dica vai ver.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?
    Implantar rede sem fios em hotel (Portugal)

    6 pisos
    2 alas (Norte e Sul)
    103 quartos.

    Equipamento usado:
    UBIQUITI
    18 UniFi AP
    4 toughswitch pro (8 portas 1Gb POE)
    1 UniFi outdoors

    MIKROTIK

    1 router 750GL (5 portas 1Gb)

    Executado o serviço em Fevereiro.
    Todo o hotel tem rede sem fios protegida por password (Gratis para o cliente)

    O software das antenas unifi faz a gestão correcta dos clientes e a sua passagem entre antenas (roaming)

    O router mikrotik 750Gl faz a balanciamento entre os varios acessos.

    A rede suporta um total de 30 utilizadores por antena.

    Maximo conseguido até hoje 206 utilizadores ligados a rede

    Não foram encontrados quaiqueres problemas até hoje excepto, utilizadores com ip fixo nos equipamentos e fora da gama de ip's .

    Acho que pode servir para tirar algumas duvidas.

    Espero que minha experiencia tirar alguma duvida.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cartorre Ver Post
    Implantar rede sem fios em hotel (Portugal)

    6 pisos
    2 alas (Norte e Sul)
    103 quartos.

    Equipamento usado:
    UBIQUITI
    18 UniFi AP
    4 toughswitch pro (8 portas 1Gb POE)
    1 UniFi outdoors

    MIKROTIK

    1 router 750GL (5 portas 1Gb)

    Executado o serviço em Fevereiro.
    Todo o hotel tem rede sem fios protegida por password (Gratis para o cliente)

    O software das antenas unifi faz a gestão correcta dos clientes e a sua passagem entre antenas (roaming)

    O router mikrotik 750Gl faz a balanciamento entre os varios acessos.

    A rede suporta um total de 30 utilizadores por antena.

    Maximo conseguido até hoje 206 utilizadores ligados a rede

    Não foram encontrados quaiqueres problemas até hoje excepto, utilizadores com ip fixo nos equipamentos e fora da gama de ip's .

    Acho que pode servir para tirar algumas duvidas.

    Espero que minha experiencia tirar alguma duvida.
    Print de estatisticas de hotel 290 usuarios ligados.

    Cumprimentos a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Statisticas.pdf  

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edileyoliveira Ver Post
    Olá a todos, estou com uma pequena duvida e gostaria da ajuda de alguem experiente.

    Tenho um cliente que tem hotel, esse hotel tem o formato de L e possui o terreo+2 andares. O cenario hoje é que em cada andar possui dois roteadores devido a extensão dos andares, mas mesmo assim o sinal chega fraco nos ultimos quartos.

    Estava com a intensão de eliminar esses roteadores e colocar uma antena omni+bullet2 num patio que tem no meio do hotel.

    O que vcs acham da minha idéia? se a ideia for boa, de quantos dbi poderia ser a antena?

    Olá edileyoliveira, olhe esse case:


  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BOTTGER Ver Post
    Olá edileyoliveira, olhe esse case:


    Em tempo: O Mikrotik trabalha em rooming, sou seja, quando o sinal ficar fraco (você determina quando)
    automaticamente você é redirecionado para outro AP mais próximo. Fácil Fácil de fazer.
    Abraço !

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BOTTGER Ver Post
    Em tempo: O Mikrotik trabalha em rooming, sou seja, quando o sinal ficar fraco (você determina quando)
    automaticamente você é redirecionado para outro AP mais próximo. Fácil Fácil de fazer.
    Abraço !
    Sem querer ofender.
    Voçe acha esse serviço bem executado?

    Não sei se o equipamento é o recomendado.

    Mas acho que com os ap's da Ubiquiti fica um serviço mais "Bonito"


    Bom trabalho