+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de Conexão

    Olá amigos tudo bem.
    Estou com um problema que não consigo identificar se o problema é meu ou da operadora que me vende o link.
    Possuo uma rb 1100 e nela tenho clientes em PPPOE clientes em HOTSPOT e também PTP para minhas outras torres. No entanto nessa mesma RB possuo dois link dedicados sendo 1 link de 150Mbps e outro de 100Mbps. Ai vocês me perguntam onde esta o problema?

    O problema é que quando estou usando o link de 100Mbps meus clientes não conseguem usar a internet muito bem pois começo a trafegar em meu horário de pico apenas 50Mbps chorando. Já quando ativo a rota com o link de 150Mbps, consigo chegar tranquilamente nos 80, 85Mbps. Sendo que se mantenho os clientes na rota do link 1 100 Mbps meus clientes reclamam de lentidão na rede e quando estou no outro link tudo normal.
    O engraçado é que se eu tiro o cabo da Rb conecto direto no PC o link vem 100Mbps.
    Minha pergunta é será que tenho alguma regra que esta bloqueando a conexão por esse link causando esse problema.
    E preciso de ajuda pra controlar as conexões simultâneas, tanto no hotspot e no pppoe

  2. #2

    Padrão Re: Problema de Conexão

    Boa Noite, olhar estava passando pelo esse mesmo problema porém era na queues.

  3. #3

    Padrão Re: Problema de Conexão

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Boa Noite, olhar estava passando pelo esse mesmo problema porém era na queues.
    Mas no meu caso em um LINK funciona perfeitamente em outro não?
    Eu percei que na ether 1 onde entra o link que está apresentando problemas minha MTU esta 1500 e L2MTU esta em 1598. Já a ether 11 a qual entra o link que não tenho problema esta com MTU em 1500 e L2MTU em 1600.
    Será que isso tem algo a ver qual dever ser as configurações corretas na interface?
    Última edição por salvato; 14-04-2014 às 09:35. Razão: Adicionar conteudo

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Mas no meu caso em um LINK funciona perfeitamente em outro não?
    Eu percei que na ether 1 onde entra o link que está apresentando problemas minha MTU esta 1500 e L2MTU esta em 1598. Já a ether 11 a qual entra o link que não tenho problema esta com MTU em 1500 e L2MTU em 1600.
    Será que isso tem algo a ver qual dever ser as configurações corretas na interface?
    salato, ambos os links sao da mesma operadora?

    nivela esse mtu, deixa eles iguais MTU: 1500 L2 MTU: 1598
    blz

    outra coisa vc usa balanceamento nos links?

    qual Dns vc ta usando?
    posta ai...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isaquebrumel Ver Post
    salato, ambos os links sao da mesma operadora?

    nivela esse mtu, deixa eles iguais MTU: 1500 L2 MTU: 1598
    blz

    outra coisa vc usa balanceamento nos links?

    qual Dns vc ta usando?
    posta ai...
    To usando DNS da google. Os link apesar de virem por empresas diferentes elas pertecem agora a um mesmo grupo ou seja é sim da mesma operadora.
    Não to usando balanceamento apesar de ter essa intenção só não consegui fazer funcionar.
    A alteração da MTU para 1500 e L2 MTU para 1600 parece ter resolvido.

  6. #6

    Padrão

    Efetuei a alteração das MTU conforme descrito acima e ontem o trafego foi normal. Hoje reduzi para 1598 a L2 MTU para verificar assim como nosso amigo indicou. A um tempo atras eu tinha pesquisado sobre MTU mas havia pensado que ela só iria fazer diferença se eu estivesse usando protocolo PPPOE.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Efetuei a alteração das MTU conforme descrito acima e ontem o trafego foi normal. Hoje reduzi para 1598 a L2 MTU para verificar assim como nosso amigo indicou. A um tempo atras eu tinha pesquisado sobre MTU mas havia pensado que ela só iria fazer diferença se eu estivesse usando protocolo PPPOE.

    Amigo te aconselho vc fazer um Load Balance, atraz dessa tua rb 1100, uma rb 750g resolve teu probema. faça o teste qualquer duvida é so postar aqui que resolvemos juntos blz?!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isaquebrumel Ver Post
    Amigo te aconselho vc fazer um Load Balance, atraz dessa tua rb 1100, uma rb 750g resolve teu probema. faça o teste qualquer duvida é so postar aqui que resolvemos juntos blz?!
    Amigo meus links são um de 100Mbps e outro de 150Mbps. Uso em redes destintas. O Load seria apenas por motivos de segurança mais como backup do que como necessidade de mais banda.

    Parece que a alteração da MTU resolveu o problema estou acompanhando

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Amigo meus links são um de 100Mbps e outro de 150Mbps. Uso em redes destintas. O Load seria apenas por motivos de segurança mais como backup do que como necessidade de mais banda.

    Parece que a alteração da MTU resolveu o problema estou acompanhando


    certo qualquer coisa estamos ai.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isaquebrumel Ver Post
    certo qualquer coisa estamos ai.

    Amigo bom dia!
    Parece que a alteração da MTU foi a solução para o problema. Quando ao LOAD voce conhece uma forma funcional de balanceamento onde um determinado ranger de ip sai por um link e o outro ranger por outro. Pois como disse meus links são de 100 Mbps e 150 Mbps sendo que uma rede acaba usando 120Mbps na media e a outra esta quase nisso tambem.
    Então se eu pegar um pequeno ranger e colocar no link de 150Mbps vou desafogar o link de 100 e usar de melhor forma o link de 150.

    Obrigado!